fbpx

Coronavírus bagunçou o mundo dos concursos. E você verá um lado positivo nisso!

Por Matheus De Marchi 23 mar 2020 - 6 min de leitura

O Coronavírus (COVID-19) literalmente parou o mundo. O Brasil se atrasou um pouco, mas apesar dos esforços de algumas pessoas que eu não vou citar nomes para não mexer com os ânimos (no entanto vou dizer que ela tem uma faixa presidencial guardada a gaveta), finalmente começamos a trabalhar contra a proliferação do vírus.

Entre todas as medidas tomadas, a recomendação para se evitar aglomerações é um dos pontos fortes dessa campanha, logo, nós entendemos que colocar milhares de pessoas juntas em pequenas salas espalhadas pelo país é uma péssima ideia. Seus/nossos concursos foram cancelados ou adiados!

Isso é motivo de lamentação? Claro que é! Muitas pessoas esperavam e se prepararam para essas provas! Mas também pode ser uma segunda chance para quem não se preparou como deveria ou até para quem nem cogitava encarar um concurso para cargo público.

Se o Coronavírus é uma realidade e está aí, recomendamos que você tome todas as medidas conhecidas e divulgadas para evitá-lo (leve a sério), contudo, aqui vamos focar no que você pode controlar, e o que você pode controlar agora são os seus estudos!

Veja como aproveitar a limitações impostas por causa do Coronavírus e se prepare melhor para o seu concurso!

O Coronavírus me deu quanto tempo?

Olha, não vamos conseguir responder isso. O blog vai trabalhar aqui com a ideia de que o seu concurso-alvo foi adiado e de que por algum motivo você tem mais tempo para estudar, seja por paralização no trabalho, diminuição de carga horária, home office, ou até desemprego (acontece).

Qualquer que seja a situação, ainda temos uma quarentena rolando, portanto, você deve/deveria passar bastante tempo em casa.

– Tornar a vida do crush/cremosa mais infeliz é tentador, mas foque um pouquinho na sua maturidade, ok?

Eis a seguir algumas sugestões para melhorar seu rendimento nos estudos em X situações.

Planejamento é essencial!

Você agora tem mais tempo (mais ou menos tempo, depende da sua situação), mas o importante é: como você vai utilizá-lo de forma eficaz?

O seu estudo nesse momento deve ser planejado. Se você tem família ou mora com mais pessoas, sabe que todo mundo o tempo todo juntos não formam uma receita eficiente de estudos. Nesse ponto você precisa mexer alguns pauzinhos.

Já falamos aqui sobre como é possível estudar sem a necessidade de um Cursinho (por exemplo). Sugiro que você comece seu planejamento lendo esse blog. Em resumo ele vai te orientar a adequar seu local de estudos, escolher um material e montar um cronograma.

O seu planejamento no nosso cenário vai ser um pouco diferente. Aqui, você precisa se planejar para “emergências”. A possibilidade de sair por aí e comprar mais materiais (se você usa caderno, grifa texto, lousa, post-it…), será menor, então sem terrorismo, mas compre uma quantidade um pouco maior do que o normal.

Se você não gosta muito de materiais digitais, essa é a hora de você dar uma chance. Escolha de preferência um material online, em que na pior das hipóteses, se você precisar trocá-lo ou devolvê-lo não necessitará sair de casa ou ter contato desnecessário. X materiais oferecem esse tipo de produto e claro, eu sugiro esse aqui!!

Coronavírus me mandou pro Home Office!

Esse tópico é para quem nunca trabalhou em Home Office… Sabe todos aqueles memes que estão rolando a respeito disso?

Não é bem assim que funciona…!

Fora o benefício de você poder trabalhar vestido (ou não) como bem entender (atenção em conferências), é muito importante que você mantenha uma rotina e não relaxe demais. o Home Office pode ser uma armadilha à desorganização.

Em primeiro lugar, tente não mudar demais seus horários. Mesmo de casa mantenha horários de despertar, café, almoço (…) parecidos. Não deixe que essa liberdade lhe tome mais tempo do que o necessário. Em segundo lugar, atenção!

O fato de estar em casa, com mais estímulos que não sejam ligados ao profissional pode fazer com que sua produção/trabalho não seja tão boa. As empresas que não têm o Home Office como prática estão atentas à isso, portanto à sua atenção para não deixar a qualidade cair deve ser maior ainda!

Com relação aos estudos, uma sugestão é você separar o seu local de trabalho caseiro, como local de estudos. Mas não misture as coisas! Tenha bem definido o tempo que você dedicará aos serviços e o tempo que você dedicará aos estudos. Se bem organizado você terá tempo de sobra…! Lembre-se de que o tempo gasto entre deslocamento para ir e voltar ao trabalho não existe mais. Use-o!

O Coronavírus não te excluiu do mundo!

Veja bem, a sugestão de evitar contato físico com outras pessoas não quer dizer que você não terá contato com outras pessoas!

É quase desnecessário falar, mas você pode (e deve) usar a tecnologia a seu favor! Em relação aos estudos, mantenha-se conectado com outros estudantes. Utilize grupos de redes sociais ou apps de comunicação. Ressuscite os fóruns se for o caso… Tire dúvidas, entre em contato com os responsáveis pelo seu material, as boas empresas oferecem tutores para lhe ajudar com os estudos e tirar suas dúvidas, tudo ONLINE!

Os grupos de Whats e Telegram não servem só para irritar a família ou trocar nudes viu?

Não deixe de levar a sério o Coronavírus, mas se possível, divirta-se!

Mas se divirta com foco!

Ficar em casa o tempo todo e trabalhando/estudando no mesmo ambiente por dias pode ser (e será) estressante. Vai chegar um momento em que você vai desanimar e cair na tentação do ócio. Tudo bem, é natural…

Nossa dica é que você utilize a mesma tecnologia que falamos ali em cima para o bem (não! não estou falando dos nudes!). Cansou da apostila e da vídeo-aula? Não quer mais resolver exercícios? Ok…

Felizmente a internet está cheia de alternativas. Assista filmes (de preferência documentários). Veja animações sobre X temas ou ouça Podcasts (vai encontrar sobre um monte de temas, literalmente!).

Precisa virar um monge que abdica de toda a diversão e só vive de estudos? Não! Mas encare as coisas pensando adiante. Não está fácil e reclamar já é algo que todos fazemos (eu pessoalmente adoro).

Entretanto, no meio da bagunça há uma chance. E isso vale para tudo! Tire do armário aquele projeto antigo (pós? mestrado?), leia o livro que você vive fugindo, escreva algo e é claro, estude para sua prova!

Se você já estava preparado, não desanime, estudar mais nunca é demais! Se você precisava de mais tempo, olha ele aí! Mas se você nem pensava em seguir uma carreira pública, pense! A estabilidade é um objetivo que você deve perseguir, olhe os exemplos por aí hoje!

O Coronavírus não chegou para ajudar ninguém, mas se nós conseguirmos ser um pouco conscientes e ter foco, podemos terminar essa fase melhor do que quando entramos nela.

Como está a quarentena de vocês?

Ótimos dias… E lavem bem as mãos!

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Comentários
  • Christiene 28 mar 2020

    Adorei as dicas. Estou reinventando meu home office e meus estudos. Obrigada, viu!

  • Maxi Educa 28 mar 2020

    Olá Christiene, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais