fbpx

Saiba Como Funciona a Corrida de 12 Min e se Prepare Para o TAF

Por Fernando Massarotti 15 jan 2020 - 6 min de leitura

Corrida de 12 min (alguns editais chamam de teste de resistência) esse é o nosso assunto no blog de hoje e também traremos algumas dicas para dar aquela força e você conseguir mandar super bem no seu TAF.

Primeiro de Tudo

Existem variações nas regras dessa prova, portanto leia o edital com muita atenção para ter certeza de como ocorrerá o teste. Assim você pode melhor se preparar e conseguir um resultado mais satisfatório.

Não deixe de se preparar para a prova. O erro mais comum entre os candidatos, é ter uma falsa certeza de que consegue correr o tempo (ou a distância) necessário só porque joga aquele futebol do fim de semana.

Assim como o treino físico uma dieta saudável é fundamental para garantir um melhor resultado. Então engole o choro e troque e comece a se alimentar de forma mais consciente.

A famosa Corrida de 12 min (alguns editais chamam de teste de resistência) e também traremos algumas dicas para dar aquela força no seu TAF.
https://giphy.com/gifs/dog-lol-U3Z17Y0qPjqGk

Como me preparar?

Para começar a se preparar você pode usar algumas estratégias de acompanhamento do seu ritmo de corrida, que é chamado de “pace” (é tipo uma medida de velocidade). Vamos pegar por exemplo que você deve correr uma distância de 2400m em 12 minutos, e cada volta na pista tem a extensão de 400m. Portanto, é necessário completar 6 voltas no tempo estipulado para ser aprovado nesse teste. O pace que você deve manter é de 2min para cada volta, ou seja, uma média de 200m em 1 minuto.

Dessa forma é possível montar um esquema de treino para garantir que está correndo o necessário em tempo hábil para concluir a prova.

https://giphy.com/gifs/fail-treadmill-gangsta-KSMFlpSRzTeZG

Tem roupa obrigatória?

Fique muito atento ao tipo de vestimenta, pois o edital pode exigir algum tipo específico. Veja como foi pedido no edital da PM-SP:

“O candidato deverá trajar, em todos os testes, vestimenta adequada para a prática desportiva, ou seja, shorts (masculino), vestimenta esportiva tipo “legging”, bermuda com tecido esportivo tipo suplex ou lycra (feminino), tênis ou sapatilhas, meias e camiseta regata ou de manga curta, sendo facultado o uso de bermuda térmica, recomendando-se às candidatas do sexo feminino a utilização de top esportivo sob a camiseta.”

“Este edital também traz a seguinte informação: O candidato poderá utilizar relógio, entretanto, não será permitida a utilização de acessórios que facilitem a execução dos testes previstos”

Repare que pede vestimenta adequada, portanto use roupa de corrida mesmo e não vá inventar moda.

https://giphy.com/gifs/exercise-treadmill-high-heels-ugtDoVAyV4xZ6

Este é igual em todos os concursos?

Nãããããoooo! A corrida de 12 min pode ter várias variações além do Masculino e Feminino. Observe abaixo alguns dos concursos mais concorridos como o teste foi requisitado:

(PM-RN)

1. O procedimento para a preparação e execução do teste de corrida de 12 (doze) minutos obedecerá aos seguintes aspectos:

a) o candidato deverá no tempo de 12 (doze) minutos, percorrer a distância mínima estabelecida. O candidato efetuará, durante os 12 (doze) minutos, um deslocamento contínuo, podendo andar ou correr;

b) o início e término do teste serão indicados ao comando da comissão avaliadora, emitidos por sinal sonoro;

c) após o final do teste, o candidato deverá permanecer parado ou deslocar-se em sentido perpendicular à pista/local, sem abandoná-la, até ser liberado pela comissão.

d) não será informado o tempo que restar para o término do teste, mas o(a) candidato(a) poderá usar relógio ou cronômetro somente para controlar o seu tempo, porém, o único cronômetro, o do Examinador de Banca, controlará o tempo oficial do teste, sendo o único que servirá de referência para o início e término.

2. Não será permitido ao candidato:

a) uma vez iniciado o teste, abandonar a pista/local antes de ser liberado pela comissão avaliadora;

b) dar ou receber qualquer tipo de ajuda física;

c) deslocar-se, no sentido progressivo ou regressivo da marcação da pista/local, depois de finalizados os 12 (doze) minutos, sem ter sido liberado pela comissão avaliadora.

3. O candidato deverá completar o percurso (na distância estabelecida – feminino / masculino), no tempo de 12 (doze) minutos, para obter o APTO. A não execução da distância mínima eliminará o candidato.

(PM-SP)

O teste deverá ser realizado em terreno plano, com demarcações de 50 em 50 (cinquenta) metros. O candidato se posicionará atrás da linha de largada, aguardando o sinal de partida. Ao sinal do avaliador, o candidato iniciará o teste, estabelecendo um ritmo apropriado de corrida, objetivando percorrer a maior distância possível em metros, dentro do limite de tempo de 12 (doze) minutos, que será anotada pelo avaliador ao término do teste.

– o teste iniciar-se-á com a voz de comando do avaliador “Atenção!” “Já!!!”. Ao comando “Já!!!” o avaliador acionará o cronômetro ou será realizada por meio eletrônico. Aos 10 (dez) minutos, será dado um silvo curto de apito para ciência dos candidatos, sendo o final do teste sinalizado com 2 silvos longos de apito, momento em que o candidato deverá interromper o esforço e aguardar na pista até que o avaliador constate e faça a anotação de sua marca;

– o candidato não pode parar durante a realização do teste, sob pena de ser considerado desistente e, portanto, inapto.

– o candidato que, após o apito de término do teste, continuar se deslocando para aumentar a metragem percorrida, terá seu teste anulado e será excluído do certame.

(PF)

3.5.1 A metodologia para a preparação e execução do teste de corrida de 12 minutos, para os candidatos dos sexos masculino e feminino, será a seguinte:

I – o candidato deverá, no tempo de 12 minutos, percorrer a maior distância possível. O candidato poderá, durante os 12 minutos, se deslocar em qualquer ritmo, correndo ou caminhando, podendo, inclusive, parar e depois prosseguir;

II – o início e o término do teste serão indicados ao comando da banca examinadora, emitido por sinal sonoro;

III – após o final do teste, o candidato deverá permanecer parado ou se deslocando em sentido perpendicular à pista, sem abandoná-la, até ser liberado pela banca.

3.5.3 Cada candidato terá apenas uma tentativa para realizar o teste.

3.5.3 Não será permitido ao candidato:

I – uma vez iniciado o teste, abandonar a pista antes de ser liberado pela banca examinadora;

II – deslocar-se, no sentido progressivo ou regressivo da marcação da pista, após finalizados os 12 minutos, sem ter sido liberado pela banca;

III – dar ou receber qualquer tipo de ajuda física.

3.5.4 O teste do candidato será interrompido caso ocorra quaisquer das proibições do subitem 3.5.3 deste Anexo, sendo a distância percorrida desconsiderada e implicando na eliminação do candidato.

3.5.5 O teste de corrida de 12 minutos deverá ser aplicado em uma pista com condições adequadas, apropriada para corrida e com marcação escalonada a cada 10 metros.

3.5.5.1 O piso da pista de corrida de 12 minutos poderá ser asfáltico, de concreto, sintético, de carvão, de cascalho, de saibro, dentre outros tipos de materiais existentes.

Viu as diferenças? Portanto confira direitinho como é a corrida no concurso que deseja prestar.

E ai Jovem Concurseiro, o que achou do nosso blog de hoje? Deixe nos comentários suas sugestões.

Ah, não esqueça de compartilhar para dar aquela força.

a famosa Corrida de 12 min (alguns editais chamam de teste de resistência) e também traremos algumas dicas para dar aquela força e você conseguir mandar super bem no seu TAF.

Um grande abraço e boa corrida.

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais