fbpx

Entenda a Corrida de 14 min do TAF-i para o Concurso de Aprendizes Marinheiros

Por Fernando Massarotti 26 fev 2020 - 3 min de leitura

E ai galera! Mais uma vez estamos aqui para falar da prova do TAF-i do concurso de Aprendizes Marinheiros do Brasil. Dessa vez é a prova de Corrida de 14 min, ela pode parecer com outras provas de corrida que são comuns nos concursos públicos, mas tem suas diferenças. Então borá lá!

Primeiro de Tudo: Sobre a Corrida de 14 min

Já falamos de outros teste de corrida (só ler clicando aqui), mas nesta prova específica do TAF-i da Marinha temos 2 diferenças principais que deixou ela muito mais fácil. É ISSO MESMO, ESTÁ MAIS FÁCIL. Isso é claro quando comparamos com outras provas (A corrida de 12 min por exemplo).

Corrida de 14 min (Forest Gump)
https://giphy.com/gifs/justin-g-run-away-fast-3o7ZetIsjtbkgNE1I4

O Primeiro motivo que deixa esta prova mais fácil é bem óbvio: Você tem um tempo maior! São dois minutos e meio a mais para correr a mesma distância que em muitas outras provas (geralmente são exigidos 12min). Mas nessa prova o edital descreve que o candidato deve correr a mesma distância (2400 metros) em 14 minutos e 30 segundos (por isso chamamos de Corrida de 14 min ).

Se liga como diz no edital:

“Para ser aprovado no TAF, o candidato deverá:…

a) …

b) Correr o percurso de 2.400 (dois mil e quatrocentos) metros no tempo de 14 (quatorze) minutos e 30 (trinta) segundos. A corrida poderá ser realizada em pista oficial de atletismo ou em qualquer percurso plano previamente demarcado.”

Isso é uma vantagem muito grande galera. Pois se você estivesse seguindo as dicas que eu dei no último Blog de corrida, iria ter muito mais tempo para concluir essa prova. Vamos entender, o plano para iniciar do zero um treino era o seguinte:

“Vamos pegar por exemplo que você deve correr uma distância de 2400m em 12 minutos, e cada volta na pista tem a extensão de 400m. Portanto, é necessário completar 6 voltas no tempo estipulado para ser aprovado nesse teste. O pace que você deve manter é de 2min para cada volta, ou seja, uma média de 200m em 1 minuto.

Dessa forma é possível montar um esquema de treino para garantir que está correndo o necessário em tempo hábil para concluir a prova.”

Ou Seja…

Agora o jogo virou, pois seguindo essa mesma estratégia, ao invés de você ter que correr 200 metros a cada minuto, você terá de correr aproximadamente 165,5 metros a cada minuto. Isso muda drasticamente as suas chances de cumprir a prova com sucesso. No treino anterior, considerando uma pista de 400 metros, você teria que dar uma volta completa a cada 2 min. Mas nessa prova (Corrida de 14 min ) de Aprendizes Marinheiros, você terá pelo menos 25 segundos mais por cada volta. Pode parecer pouco, mas te garanto que é uma vantagem enorme.

Corrida de 14 min
https://giphy.com/gifs/storm-area-51-naruto-run-JRlqKEzTDKci5JPcaL

A outra grande diferença para essa prova da Marinha veio em uma retificação do edital original, e ela afeta tanto esta prova de corrida quanto a prova de natação que já escrevi a respeito nesse blog. O edital traz assim:

“Caso o candidato seja reprovado em uma ou em ambas as provas, ser-lhe-á concedida uma última tentativa, em data a ser determinada pela Comissão de Avaliação. A data desta última tentativa não poderá ultrapassar o último dia do período para o TAF previsto no Calendário de Eventos do anexo II”.

GALERA, OLHA ISSO!!! Se você não conseguiu cumprir umas das provas no dia marcado, você terá mais uma chance!!! Isso é muito massa, pois se você se descuidou e comeu algo que te fez passar mal, ou aconteceu algum imprevisto durante a prova que te fez não ser aprovado, você tem mais uma chance. Muito da hora a galera da Marinha, dando essa chance extra pra pessoal passar!

Concluindo

E olha a melhor dica desse Blog. Se você quer garantir que vai ser aprovado nesse teste, é só seguir as instruções que o nosso Professor Luiz Eduardo traz nesse vídeo:

Ele fala a respeito especificamente desta prova da Corrida de 14 min de Aprendizes Marinheiros, então não da pra perder hein. E para você garantir total aprovação neste concurso, adquira também nossa Apostila Digital, em outras palavras, é só clicar abaixo:

https://giphy.com/gifs/run-warning-warn-3o6gDPfI2hFxYMn3a0

E ai galera, curtiram esse blog? Então deixem ai nos comentários suas opiniões e perguntas. Não esqueça também de compartilhar com todo mundo. Um grande abraço e Bora Treinar!

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Comentários
  • Moniz 14 mar 2020

    como passar factores para dentro do radical

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais