fbpx

Crase e seus 13 mandamentos (Não deixe de ler o 8º)

Por Ayeda Sanches 10 mar 2017 - 3 min de leitura

Se tem algo que nos deixa de cabelo em pé, é a tal da crase. Já notou que, nosso papo é sobre a complicada e perfeitinha “dona crase”.

Conheça a famosa crase

– Crase é a superposição de dois “a”, geralmente a preposição “a” e o artigo a(s), podendo ser também a preposição “a” e o pronome demonstrativo a(s) ou a preposição “a” e o “a” inicial dos pronomes demonstrativos aqueles(s), aquela(s) e aquilo. Essa superposição é marcada por um acento grave (`).

– Assim, em vez de escrevermos “entregamos a mercadoria a a vendedora”, “esta blusa é igual a a que compraste” ou “eles deveriam ter comparecido a aquela festa”, devemos sobrepor os dois “a” e indicar esse fato com um acento grave: “Entregamos a mercadoria à vendedora”. “Esta blusa é igual à que compraste”. “Eles deveriam ter comparecido àquela festa.”

– O acento grave que aparece sobre o “a” não constitui, pois, a crase, mas é um mero sinal gráfico que indica ter havido a união de dois “a” (crase).

Para haver crase, é indispensável a presença da preposição “a”, que é um problema de regência. Por isso, quanto mais conhecer a regência de certos verbos e nomes, mais fácil será para ele ter o domínio sobre a crase.

Fique atento aos casos onde a crase não aparece de jeito nenhum!

 

13 mandamentos

13 mandamentos para evitar a crase: Não existe Crase

 1. Antes de palavra masculina: Chegou a tempo ao trabalho; Vieram a pé; Vende-se a prazo.

2. Antes de verbo: Ficamos a admirá-los; Ele começou a ter alucinações.

3. Antes de artigo indefinido: Levamos a mercadoria a uma firma; Refiro-me a uma pessoa educada.

4. Antes de expressão de tratamento introduzida pelos pronomes possessivos Vossa ou Sua ou ainda da expressão Você, forma reduzida de Vossa Mercê: Enviei dois ofícios a Vossa Senhoria; Traremos a Sua Majestade, o rei Hubertus, uma mensagem de paz; Eles queriam oferecer flores a você.

5. Antes dos pronomes demonstrativos esta e essa: Não me refiro a esta carta; Os críticos não deram importância a essa obra.

6. Antes dos pronomes pessoais: Nada revelei a ela; Dirigiu-se a mim com ironia.

7. Antes dos pronomes indefinidos com exceção de outra: Direi isso a qualquer pessoa; A entrada é vedada a toda pessoa estranha. Com o pronome indefinido outra(s), pode haver crase porque ele, às vezes, aceita o artigo definido a(s): As cartas estavam colocadas umas às outras (no masculino, ficaria “os cartões estavam colocados uns aos outros”).

E lá vem o 8º !!!!!

Lá vem oitavo

8. Quando o “a” estiver no singular e a palavra seguinte estiver no plural: Falei a vendedoras desta firma; Refiro-me a pessoas curiosas.

9. Quando, antes do “a”, existir preposição: Ela compareceu perante a direção da empresa; Os papéis estavam sob a mesa. Exceção feita, às vezes, para até, por motivo de clareza: A água inundou a rua até à casa de Maria (= a água chegou perto da casa); se não houvesse o sinal da crase, o sentido ficaria ambíguo: a água inundou a rua até a casa de Maria (= inundou inclusive a casa). Quando até significa “perto de”, é preposição; quando significa “inclusive”, é partícula de inclusão.

10. Com expressões repetitivas: Tomamos o remédio gota a gota; Enfrentaram-se cara a cara.

11. Com expressões tomadas de maneira indeterminada: O doente foi submetido a dieta leve (no masc. = foi submetido a repouso, a tratamento prolongado, etc.); Prefiro terninho a saia e blusa (no masc. = prefiro terninho a vestido).

12. Antes de pronome interrogativo, não ocorre crase: A que artista te referes?

13. Na expressão valer a pena (no sentido de valer o sacrifício, o esforço), não ocorre crase, pois o “a” é artigo definido: Parodiando Fernando Pessoa, tudo vale a pena quando a alma não é pequena…  

E aí, será que ficou mais tranquilo?

Ficou mais tranquilo

Guarde estas dicas, que com certeza será mais fácil lembrar onde usar.. ou não!

Gostou da leitura?

Comente, curta e compartilhe!

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Comentários
  • Josué Santos 10 mar 2017

    Gostei.

  • Maxi Educa 14 mar 2017

    Olá, Josué... Agradecemos seu feedback e ficamos muito felizes que tenha gostado de nossa postagem. Além de Português trabalhamos com outras matérias. Confira lá!!! Acompanhe-nos também nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Luiz Walter Leite De Castro 26 set 2019

    Gostei. Sempre tive dificuldade em crase. Estes casos onde não se aplica crase é muito importante. Obrigado pela orientação.

  • Maxi Educa 30 set 2019

    Oii Luiz, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Regina 01 maio 2020

    Adorei a explicação sobre crase.

  • Maxi Educa 02 maio 2020

    Olá Regina, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Josué Rocha 15 jun 2020

    Compartilhei com o meu filho. Foi muito útil. Obrigado.

  • Maxi Educa 17 jun 2020

    Olá Josué, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Natália 03 mar 2022

    Obrigada pelas dicas valiosas.

  • Maxi Educa 04 mar 2022

    Olá Natália, tudo bem? Nosso blog tem apenas a intenção de informar, não podemos nos posicionar quanto a diagnósticos médicos. Nós recomendamos que procure um profissional especializado o quanto antes. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais