fbpx

Relação de Cuidar e Educar na Educação Infantil

Por Fernando Massarotti 29 maio 2020 - 3 min de leitura

Olá queridos amigos concurseiros. Você sabe o que é Cuidar? E Educar? Então fique ligado para entender um pouco melhor sobre esse assunto que é muito cobrado nos concursos da área de educação.

Primeiro de Tudo – O que é Cuidar?

Cuidar de alguém tem o significado de tratar, de tomar conta, assistir, auxiliar, etc. E esse significado é o mesmo quando estamos falando na Educação Infantil? Como to sentindo que já fiz muitas perguntas vamos passar para as explicações.

Para começarmos a entender a profundidade desse assunto, vamos olhar o que o RCN (Referencial Curricular Nacional) diz:

“Contemplar o cuidado na esfera da instituição da educação infantil significa compreendê-lo como parte integrante da educação, embora possa exigir conhecimentos, habilidades e instrumentos que extrapolam a dimensão pedagógica. Ou seja, cuidar de uma criança em um contexto educativo demanda a integração de vários campos de conhecimentos e a cooperação de profissionais de diferentes áreas…”

O Cuidar na educação infantil não é somente garantir a saúde e o bem estar físico das crianças, e sim o seu desenvolvimento como um todo. Essa cooperação de muitas áreas são as responsáveis pelo crescimento emocional e social que os alunos irão passar durante o seu tempo na instituição escolar.

Cuidar de você
(Eu vou Cuidar de Você)

Se for levar em conta as perguntas que ainda não foram feitas, a primeira entre elas deve ser algo parecido com…

E Educar? O que significa então?

O RCN também nos mostra o que é Educar:

“Nas últimas décadas, os debates em nível nacional e internacional apontam para a necessidade de que as instituições de educação infantil incorporem de maneira integrada as funções de educar e cuidar, não mais diferenciando nem hierarquizando os profissionais e instituições que atuam com as crianças pequenas e/ou aqueles que trabalham com as maiores. As novas funções para a educação infantil devem estar associadas a padrões de qualidade. Essa qualidade advém de concepções de desenvolvimento que consideram as crianças nos seus contextos sociais, ambientais, culturais e, mais concretamente, nas interações e práticas sociais que lhes fornecem elementos relacionados às mais diversas linguagens e ao contato com os mais variados conhecimentos para a construção de uma identidade autônoma…”

Portanto, como nos é mostrado, o educar e o cuidar é uma relação mutua onde em muitos casos representam a mesma coisa. Obviamente a intenção das duas é zelar pelo desenvolvimento da criança, para que a mesma possa construir sua própria identidade.

Cuidar e Educar
(Vamos Aprender)

Ok, entendi o que é Cuidar e Educar de modo Geral… mas é só isso? (Fiquei empolgado em fazer peguntas nesse blog)

Um detalhe que se chama “Brincar”

Devemos sempre lembrar que parte fundamental do desenvolvimento infantil, é a brincadeira. Ainda citando o RCN:

Para que as crianças possam exercer sua capacidade de criar é imprescindível que haja riqueza e diversidade nas experiências que lhes são oferecidas nas instituições, sejam elas mais voltadas às brincadeiras ou às aprendizagens que ocorrem por meio de uma intervenção direta.

“A brincadeira é uma linguagem infantil que mantém um vínculo essencial com aquilo que é o “não-brincar”. Se a brincadeira é uma ação que ocorre no plano da imaginação isto implica que aquele que brinca tenha o domínio da linguagem simbólica. Isto quer dizer que é preciso haver consciência da diferença existente entre a brincadeira e a realidade imediata que lhe forneceu conteúdo para realizar-se. Nesse sentido, para brincar é preciso apropriar-se de elementos da realidade imediata de tal forma a atribuir-lhes novos significados. Essa peculiaridade da brincadeira ocorre por meio da articulação entre a imaginação e a imitação da realidade. Toda brincadeira é uma imitação transformada, no plano das emoções e das ideias, de uma realidade anteriormente vivenciada.”

Como visto, o brincar é parte fundamental do processo de aprendizagem e deve ser levado em conta na relação Cuidar/Educar.

Mas saiba que muitas outras coisas devem ser levados em consideração quando falamos com especificidade em Educar e Cuidar. Este blog tem a intenção de estabelecer a relação entre os dois.

Certo amigo concurseiro? Espero ter te dado uma esclarecida neste assunto que é tão cobrado nos concursos públicos.

Eu vou ficando por aqui, um grande abraço e bons estudos.

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Comentários
  • helio de siqueira fernandes 25 nov 2020

    |Olá, professor! O senhor publicou ótimo material sobre o Cuidar e Educar, na Educação Infantil. Porém, não permite aos leitores, sequer, copiar o material. Afinal, qual a finalidade da publicação? Ficou sem sentido, não?

  • Maxi Educa 25 nov 2020

    Olá Helio, tudo bem? A finalidade do nosso blog é de caráter meramente informativo e voltado para concursos públicos, que é nosso foco maior, por isso não liberamos para copiar ou se quer fazer algo assim! Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais