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Entenda o que é Cultura Organizacional e gabarite esse assunto em seu concurso

Por Janine Vieira 11 mar 2019 - 8 min de leitura

Olá queridos Maxi Concurseiros, sejam muito bem-vindos a mais uma leitura que vai acrescentar conhecimentos aos seus estudos, e tenho certeza que vocês irão gabaritar o assunto que vamos tratar hoje na prova do seu concurso público!

Quando o edital do seu concurso vem solicitando conteúdos referentes a Administração Geral, Gestão de Pessoas, Administração de Recursos Humanos, Comportamento Humanos das Pessoas na Organizações, Abordagem Comportamental, Psicologia na Administração, existe uma grande chance de o assunto de Cultura Organizacional estar inserido dentro desses conteúdos, então vamos dar início e entender de uma vez o que esse termo significa e como ele é cobrado nos concursos!

 

Cultura segundo o nosso querido dicionário é um conjunto de atividades que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, as leis, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo ser humano que faz parte de um grupo, povo ou civilização.

Fonte: http://www.standaard.be/cnt/dmf20130102_00419422

 

Primeiramente vocês sabem me dizer o que é Cultura?

 

Bom… Cultura segundo o nosso querido dicionário é um conjunto de atividades que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, as leis, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo ser humano que faz parte de um grupo, povo ou civilização.

Cada país tem a sua própria cultura, o nosso país por exemplo, a cultura brasileira, é marcada pela boa disposição e alegria das pessoas, quando se fala em samba, futebol, e carnaval, umas das primeiras coisas que vem à mente das pessoas é o Brasil, que é marcado por essas atividades em sua cultura, não é à toa que somos conhecidos como o país do futebol e do carnaval.

 

Fonte: https://giphy.com/gifs/beyonce-soccer-brazil-1b5geaxCTir4Y

 

Cada país tem a sua cultura, os Estados Unidos da América, por exemplo, comemoram e dão muito valor a datas como o Halloween, datas que não são comemoradas aqui no Brasil, dessa forma podemos dizer que as culturas são muito diferentes de uma nação para outra, e também de uma organização para outra.

 

Fonte: https://giphy.com/gifs/guys-spooky-IRZE8JX2BQikM

 

Portanto fazem parte da cultura de um povo as seguintes atividades: datas comemorativas, manifestações, músicas, teatro, rituais religiosos, língua falada e escrita, mitos, lendas, hábitos alimentares, danças, arquitetura, invenções, pensamentos, formas de organização social, e etc.

 

E a Cultura Organizacional, o que é?

 

Por volta do comecinho dos anos 60, devido a diversas mudanças ocorridas na sociedade, alguns consultores empresariais desenvolveram uma abordagem mais moderna, democrática e variada para a gestão das organizações, denominada Desenvolvimento Organizacional (DO).

Esse termo (Desenvolvimento Organizacional), de acordo com os diversos estudiosos da área de administração, é a aplicação do conhecimento das ciências comportamentais em um esforço conjugado para melhorar a capacidade de uma organização, por meio de processos de solução de problemas e de renovação, e isso faz parte da Cultura Organizacional de uma empresa, devido a mudanças que os integrantes dela vão obter com seu desenvolvimento.

A Cultura Organizacional, também denominada como Cultura Corporativa (fique ligado pois a banca pode pedir esse assunto dessa maneira também), é uma expressão muito comum no contexto empresarial, que tem como significado o conjunto de valores, crenças, rituais e normas adotadas por uma determinada empresa para fazer parte de sua rotina.

Assim como existem a cultura que o povo de um país possui, os integrantes de uma determinada organização também possuem a sua própria cultura, aqui na Maxi Educa por exemplo, todas as segundas-feiras nós nos reunimos para realizar a nossa oração semanal, e isso é considerada uma atividade que faz parte da Cultura Organizacional da nossa empresa.

 

Fonte: https://giphy.com/gifs/pray-praying-prayer-l1J9APRq3KpgBZhkY

 

A Cultura Organizacional deve ser compreendida no contexto onde ela se insere, portanto, além de se considerar os aspectos da cultura nacional, há que se analisar os seus componentes, os seus tipos e as formas pelas quais é aprendida.

Todas as organizações desenvolvem uma cultura, a composição de cada cultura depende do processo de aprendizagem ao resolver problemas de adaptação ao ambiente organizacional e de convivência.

A linguagem é um elemento importante que revela a adaptação do indivíduo ao ambiente organizacional. Assim, como as palavras exame, diagnóstico, prontuário, emergência, fazem parte da rotina do ambiente hospitalar, toda organização tem sua própria linguagem. Quando o indivíduo reconhece essas palavras, é sinal de que ele já está aculturada, inserido na cultura organizacional.

 

As Culturas Organizacionais dividem-se em subculturas

 

Conforme as empresas vão crescendo, ou a também pela forma que elas se organizam, os departamentos podem se diferenciar em termos de missão e do tipo de pessoas empregadas.

A cultura do departamento de finanças pode ser diferente do departamento de marketing, pois as pessoas dali podem desenvolver sua própria cultura ocupacional.

 

Componentes da Cultura Organizacional

 

A Cultura Organizacional é constituída por componentes visíveis e observáveis (orientados aos aspectos operacionais e de tarefas como, por exemplo, a estrutura organizacional, os métodos e procedimentos, os objetivos e estratégias, as políticas e diretrizes de pessoal, entre outros) e por componentes invisíveis e emocionais (orientados aos aspectos sociais e psicológicos, tais como, as relações afetivas, valores e expectativas, padrões de influenciação e de poder, normas grupais, etc.)

 

Os componentes da cultura organizacional são apresentados por meio de três níveis diferentes, que são os artefatos, valores compartilhados e pressuposições básicas.

Os Artefatos: pertencem ao primeiro nível e são mais perceptíveis, incluem os produtos, serviços e padrões de comportamento dos membros de uma organização, tais como, os símbolos, as histórias, os heróis, as cerimônias anuais e os lemas.

Os Valores Compartilhados: constituem o segundo nível e são formados a partir dos valores relevantes para as pessoas numa organização, definindo as razões pelas quais elas fazem as suas atividades.

Pressuposições Básicas: constituem o terceiro nível, ou seja, as crenças inconscientes, sentimentos e percepções, nas quais as pessoas acreditam. Caracteriza-se por ser mais profundo.

 

A Cultura Organizacional constitui uma identidade para a empresa, ou seja, ela estabelece uma marca que é reconhecida pelas pessoas internas e pelas pessoas de fora dela, a identidade é exteriorizada revelando um modo próprio de fazer as coisas, de categorizar, de interagir, que emerge por meio de uma estrutura interna de poder, da configuração criada internamente, com o objetivo de obter uma vantagem competitiva sobre as outras organizações, levando em consideração as solicitações e peculiaridades apreendidas, reconhecidas no meio externo, pelas pessoas das posições dirigentes.

 

Funções que a Cultura Organizacional exerce dentro de uma empresa

 

A sua principal função é distinguir uma organização de outra, pois dessa maneira podemos chegar a conclusão de que nenhuma empresa é igual a outra (Como já dito lá em cima). Além dessa principal função temos também:

– Ela define os limites, a coerência nos atos dos empregados;

– Ela proporciona aos funcionários uma sensação de identidade, de pertencer a algo grande, amplo e sério, trazendo motivação e ainda os fazendo se comprometer com interesses coletivos;

– Ela reduz a ambiguidade, determinando exatamente como os trabalhos devem ser executados;

– E também algumas vezes ela funciona como um vínculo entre os funcionários e a empresa, ajudando a permanecerem unidos através de normas do que se deve fazer e dizer.

 

Tipos de Cultura Organizacional

 

Existem diversos tipos de cultura organizacional, mas, segundo o nosso renomado autor de Administração (Chiavenato) ele destaca 2 tipos, as Culturas Organizacionais Adaptativas e Não-Adaptativas. A escolha por cada uma delas é baseada nas características pessoais de personalidade e nas características da cultura corporativa.

As Culturas Organizacionais Adaptativas: se mostram mais maleáveis e flexíveis frente às mudanças organizacionais, distinguindo-se pela possibilidade de inovação e criatividade, pela atenção voltada ao cliente e pelo valor atribuído às pessoas.

As Culturas Organizacionais Não-Adaptativas: são conservadoras na manutenção de seus costumes, tradições e valores, despertando um comportamento mais burocrático entre os seus administradores.

 

Como esse assunto é cobrado nos Concursos Públicos?

 

Não podemos definir um padrão para as questões relacionadas a esse assunto, pois isso varia muito de banca para banca, mas normalmente elas pedem o conceito e os componentes desse assunto, assim como as questões a seguir:

 

A cultura organizacional

(A) traz informações de satisfação e insatisfação dos empregados como: comunicação, reconhecimento, entre outros.

(B) é um aspecto secundário e temporário, que influencia as organizações.

(C) é importante para promover as mudanças necessárias, a partir do entendimento das crenças e valores que são facilmente identificáveis.

(D) não gera impacto no comportamento, na produtividade e nas expectativas dos empregados.

(E) exige ajustes aos padrões existentes em um processo de intervenção, evitando-se mudanças bruscas que possam gerar resistências.

 

Questão Cobrada em:

Órgão: TRE-RR

Cargo: Analista Judiciário – Administrativa

Banca: FCC

Resposta: E

 

Cultura organizacional é o(a)

(A) conjunto de normas e atitudes comuns aos indivíduos que atuam em uma mesma organização.

(B) comunicação que ocorre entre indivíduos de uma mesma organização em fluxo ascendente e descendente.

(C) símbolo que representa a identidade visual de uma organização em ambiente interno.

(D) costume compartilhado pelas pessoas na sociedade.

(E) conjunto de ações artísticas que ocorrem no ambiente da organização ou apoiado por ela.

 

Questão Cobrada em:

Órgão: IF/AP

Cargo: Relações Publica 2

Banca: FUNIVERSA

Resposta: A

 

Assim como a banca pode solicitar a definição nas alternativas, ela também pode trazer um texto na pergunta e pedir para relacionar com as funções. Fique atento e tenha uma ótima interpretação de texto!

Então é isso pessoal, esperamos que vocês tenham entendido e ficado por dentro do assunto de Cultura Corporativa. E aí na sua empresa? Quais elementos fazem parte da cultura dela? Conte para a gente!!!

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Comentários
  • Ivaneide Salve 12 mar 2019

    Adorei o conteúdo. É sempre bom estar atento ?

  • Maxi Educa 12 mar 2019

    Olá Ivaneide, Bom Dia!! Obrigado por deixar seu comentário em nosso post, nossa meta é passar algum tema de forma clara e objetiva para que todos entendam. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

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