Como acertar na escolha do curso preparatório para OAB?

curso preparatório para oab
Por Angélica Calil 04 jun 2019 - 5 min de leitura
5 min

Depois de uma longa jornada de estudos, o estudante de Direito se vê prestes a realizar o tão esperado Exame da Ordem. No entanto, mesmo que ele tenha se dedicado muito durante a graduação, a matéria é tão extensa que o curso preparatório para OAB torna-se faz fundamental.

Você sabe, de fato, qual a importância dessa revisão? Se você for optar pelo curso, como escolher bem para não jogar dinheiro fora? Neste post, vamos pontuar alguns dos principais critérios que garantem a qualidade de um preparatório especializado. Acompanhe!

 

Qual a importância dos cursos preparatórios?

 

Se você tem dúvidas se um curso preparatório para OAB é importante, veja bem: o Exame precisa avaliar a preparação do profissional após 5 anos de formação. Então, a prova é bastante exigente e densa — tanto os conteúdos mais complexos quanto os temas introdutórios podem ser cobrados.

Por isso, você precisa retomar inúmeros estatutos, teorias de juristas, códigos, atos jurídicos e conceitos para não correr o risco de errar por bobagem. Mesmo depois de uma jornada de estudos tão extensa, é essencial continuar se preparando por meio das revisões!

Lembre-se de que um graduado em Direito sem registro na OAB não consegue o aval legal para advogar. Em outras palavras, a sua vida profissional depende dessa aprovação para começar. Tendo isso em vista, o curso preparatório é aquele diferencial decisivo nesse momento.

 

Como acertar na escolha do curso preparatório para OAB?

 

Mas como escolher um curso preparatório para OAB? Essa é uma pergunta importante — afinal, opções é o que não faltam, tanto presenciais quanto online. Pensando nisso, separamos alguns critérios que fazem muita diferença nessa escolha. Veja só!

 

Verifique o método de ensino

O método de ensino se refere a como as aulas são ofertadas: presenciais, online, em vídeo, somente por apostilas e materiais impressos, entre outros. Nesse quesito, conta muito a sua necessidade como aluno. Por exemplo, se você se dá bem estudando sozinho, um curso online pode ser uma boa opção.

Para os assuntos complexos ou que você encontra mais dificuldade, no entanto, a figura de um professor é essencial para tirar dúvidas e orientar exercícios. Nesse caso, o método presencial ou misto é ideal.

 

Pesquise o histórico da instituição

Já está de olho em um instituição ou plataforma de ensino? Então, pesquise cuidadosamente sobre o histórico em cursos preparatórios. Ela conta com profissionais que têm experiência em OAB? Qual é o índice de aprovação de ex-alunos? Existem reclamações nos sites de proteção ao consumidor?

Um adendo: nem sempre a existência de reclamações de usuários é um sinal ruim, principalmente quando falamos de empresas grandes. Afinal, é impossível agradar a todos. Nesses casos, observe se a instituição teve uma conduta prestativa e se propôs a solucionar os problemas apontados.

 

Compare os cursos oferecidos

Se você gostou da postura e do histórico da instituição, está na hora de avaliar se as opções atendem as suas necessidades. Sabe aquela matéria da graduação em que você teve bastante dificuldade? Procure um curso com amplo conteúdo programático e que trate desse assunto também. Afinal, esses podem acabar sendo justamente os pontos decisivos para sua aprovação no Exame.

 

Tenha atenção ao material didático

O curso é interessante e atende bem suas demandas de estudo. Mas o material de apoio tem qualidade? E não estamos falando somente de apostilas. Veja se o pacote conta com simulados, exercícios e materiais complementares.

Um curso preparatório para OAB que traz vários caminhos para fixação do conteúdo é muito bem-vindo. Afinal, com a tensão pela aproximação do exame e a pressa de revisar toda a matéria da graduação, diferentes formatos são excelentes para estimular a atenção e o interesse no assunto.

 

Avalie a assistência aos alunos

Por fim, esse é um dos critérios mais relevantes: a assistência aos alunos. Tanto em questões administrativas quanto pedagógicas, observe se a instituição oferece soluções para que sua jornada de estudos nesse momento tão crítico seja o mais descomplicada possível.

 

Preste atenção em questões como:

  • possibilidade de parcelamento;
  • limite de acesso às aulas gravadas;
  • grupos de estudos;
  • controle de velocidade na reprodução de vídeos;
  • tutoria personalizada com professores;
  • acesso aos conteúdos em dispositivos móveis;
  • canais para reclamação e dúvidas.

 

Você conhece o Maxi Educa?

 

Difícil encontrar um curso preparatório para OAB com todos esses atributos? Nós temos uma dica: o Maxi Educa. Você já deve ter ouvido falar, não é? Além de tradicional e experiente, ele conta com conteúdos especializados no Exame da Ordem. E com muitos diferenciais, como os que listamos abaixo!

 

Cursos personalizados

Que tal se você puder montar o próprio roteiro de estudos? É isso mesmo! O Maxi Educa tem pacotes prontos, mas também disponibiliza módulos por matéria. Você pode filtrar o assunto do seu interesse, selecionar somente os tópicos que quer estudar e compor um curso totalmente personalizado.

 

Grupos de estudos e professores renomados

Se você gosta de discutir a matéria para fixá-la melhor, ótima notícia: o Maxi Educa também conta com grupos de estudos para interação entre os alunos e reforço. Sem contar que os professores são altamente competentes, com formação extensa e especializada.

 

Flexibilidade no método

Lembra quando falamos no método? No Maxi Educa, há bastante flexibilidade, pois mesmo no curso presencial, um material rico é disponibilizado online. Se você quer aproveitar todos os momentos livres para estudar, também é possível com a versão mobile da Área do Aluno.

 

Assistência ao aluno

O Maxi também conta com uma ampla e eficiente rede de ajuda e suporte, com tutores e canais de atendimento — por WhatsApp, redes sociais, e-mail e telefone. O objetivo é que os alunos sejam realmente amparados nesse momento de estudos e de dedicação.

Diante de tudo isso, você já sabe: o curso preparatório para OAB precisa ser escolhido com todo cuidado. Afinal, trata-se de um grande investimento no seu futuro. Lembre-se de conferir cada um desses critérios para acertar na escolha e ter uma preparação completa antes do Exame.

E então, quer um curso bem perto de você e com todos esses requisitos? É fácil: conheça nosso Intensivo OAB 1ª Fase e garanta a sua aprovação!

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


Sobre nós

Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

Saiba mais