5 dicas para observar ao escolher um curso online para concursos

cursos online para concurso
Por Paula Bidoia 15 maio 2019 - 5 min de leitura
5 min

Quem é concurseiro e está em busca da sonhada aprovação, costuma procurar cursos online para concurso, com o objetivo de complementar os estudos e se preparar da melhor forma para as provas.

Essa é uma alternativa bastante vantajosa: o aluno conta com mais flexibilidade para assistir às aulas, que ficam disponíveis pelo tempo contratado para que as acesse a qualquer hora e de qualquer lugar. Também é possível encontrar opções de planos personalizados, que atendam às necessidades do candidato da melhor forma.

Tem interesse no assunto e quer saber o que você deve observar ao escolher o melhor curso online para concursos? Continue a leitura e confira as 5 dicas que eu separei neste post!

 

1. Avalie a reputação da instituição

 

Existem diversos cursos online para concursos, o que pode dificultar a busca pela melhor opção. Portanto, para ter segurança na escolha, faça uma pesquisa sobre a reputação da instituição de ensino.

Verifique como são as ofertas desses cursos e peça indicações para pessoas conhecidas, principalmente que já tenham sido aprovadas em outros concursos. Essa é uma ótima estratégia para conhecer as alternativas disponíveis e encontrar cursinhos de qualidade.

Outra dica importante é procurar avaliações em redes sociais, fóruns e sites voltados aos consumidores, como o ReclameAqui. Além de saber mais sobre a experiência de outros alunos, você também pode avaliar como é o posicionamento da instituição diante de reclamações e quais atitudes ela toma para solucionar os problemas.

Eventualmente, é normal que surjam alguns alunos insatisfeitos, devido a problemas isolados. Portanto, avalie a recorrência dessas situações e se as soluções oferecidas são satisfatórias. Desse modo, você terá mais segurança em relação à qualidade do serviço ofertado.

 

2. Veja como é a didática das aulas

 

A metodologia de ensino e a didática das lições disponibilizadas pelos cursos online para concurso é outro ponto fundamental. Não basta que os professores sejam especialistas na matéria e tenham uma grande vivência em concursos: é preciso que o método utilizado facilite o aprendizado e proporcione uma boa experiência para os candidatos.

Os materiais didáticos fornecidos devem ser elaborados com foco nos concursos e na banca organizadora, proporcionando um estudo completo e focado nas características de cada prova.

Além disso, cheque se esse recurso de estudos tem reformulação constante. É comum que os conteúdos sofram mudanças, principalmente os da área jurídica, em vista de frequentes reformulações legislativas.

Estudar com apostilas atualizadas é básico para evitar que você erre questões importantes ou use fundamentos que não são mais válidos ao resolver as perguntas do concurso. Com certeza, nenhum concurseiro quer correr o risco de perder a vaga por ter estudado com base em textos incorretos, não é verdade?

 

3. Confira o quadro de professores

 

Analise o corpo docente do cursinho online. Os professores devem ser especialistas nos assuntos ensinados, para garantir um conteúdo de qualidade e com a profundidade necessária, de modo que os alunos se destaquem nas provas.

Verifique quem são os profissionais contratados, a sua formação e as qualificações, como cargos exercidos, especializações e experiência na área de ensino. A mentoria de um profissional com conhecimento prático e que sabe como repassar as informações é importante para que o aluno tenha bom desempenho na prova.

Um cuidado essencial é ver se os docentes têm experiência com concurso público. Entender o estilo das bancas e saber como interpretar o edital, o processo de formulação de questões e as tendências de cada área é um grande diferencial que eles podem oferecer para a preparação dos alunos.

A dinâmica dos concursos é bastante peculiar, então, o domínio sobre como é a elaboração das provas, o estilo das questões e os assuntos mais cobrados é fundamental. Isso permite que os professores deem aulas completas, direcionando o estudo e ensinando macetes que ajudarão os candidatos a ter bom desempenho.

 

4. Conheça as funcionalidades da plataforma

 

Os cursos online para concursos são ofertados por meio de plataformas, então, busque entender quais são os requisitos necessários para acessar as aulas e usar as funcionalidades disponibilizadas.

Como a interação com os professores não é presencial, é importante que o curso ofereça uma área do aluno intuitiva, que facilite o seu uso. Além disso, é importante oferecer canais de contato com a equipe de tutores e o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), para garantir que eventuais dúvidas serão esclarecidas.

Durante os conteúdos, principalmente de assuntos técnicos, é comum surgirem dúvidas, e, ao se matricular em um cursinho, o candidato espera receber a ajuda dos professores para resolver todos os pontos. Portanto, é preciso existir um suporte de qualidade pela plataforma ou por e-mail, a fim de garantir um ensino completo.

Confira, também, quais são os materiais disponibilizados, como videoaulas, apostilas, simulados e banco de questões. Esses detalhes são fundamentais para que o curso realmente dê uma base forte na preparação para o concurso desejado pelo candidato.

 

5. Verifique se é possível personalizar o curso

 

Um grande problema na hora de buscar um cursinho é encontrar aquele que realmente atenda às suas necessidades. Em alguns casos, nem todas as matérias ofertadas são necessárias e, em outros, você pode sentir falta de determinados conteúdos.

Para garantir o acesso a todos os itens procurados e um bom custo-benefício, vale a pena procurar opções de programas que permitam a personalização do curso. Funciona assim: o aluno consegue escolher aulas e recursos específicos, de acordo com as matérias desejadas, e faz o pagamento proporcional às aulas que contratar.

Desse modo, a personalização traz benefícios e permite a escolha de todos os detalhes do curso, sem o risco de pagamento por aulas que não serão feitas. Isso é fundamental para aproveitar esse investimento da melhor forma, principalmente para quem tem dificuldades em determinadas áreas ou ainda não definiu um concurso específico como foco.

Depois de avaliar todos os itens nos cursos online para concurso, com certeza, você encontrará a melhor opção para se preparar antes das provas e conquistar a tão sonhada vaga!

Então, curtiu este post? Se você está em busca de um curso online de qualidade para potencializar os seus estudos, entre em contato com o Maxi Educa e conheça as nossas soluções!

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


Sobre nós

Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

Saiba mais