fbpx

Saiu DEPEN 2020 com 309 Vagas! Então prepare a postura e a cara de funcionário público e já comece a estudar!

Por Fernando Massarotti 14 maio 2020 - 4 min de leitura

Pois é meus caros amigos concurseiros, o Departamento Penitenciário Nacional (Famoso DEPEN) está confiante que a pandemia vai acabar, com isso, o mesmo lançou um edital recheado de vagas e oportunidades.

Dessa forma não pense que é pouca coisa não, pois tem cargo de nível médio (Agente Federal de Execução Penal) e cargo de nível Superior (Especialista Federal em Assistência a Execução Penal).

Primeiro de Tudo – Qual a função da DEPEN?

O DEPEN é o órgão que acompanha e controla a aplicação da Lei de Execução Penal e das Diretrizes da Política Penitenciária Nacional, contudo só por essa apresentação da pra sentir a importância dessa instituição. Olha o que o próprio site deles diz:

“O DEPEN é responsável pelo Sistema Penitenciário Federal, cujos principais objetivos são isolamento das lideranças do crime organizado, cumprimento rigoroso da Lei de Execução Penal e custódia de: presos condenados e provisórios sujeitos ao regime disciplinar diferenciado; Líderes de organizações criminosas; presos responsáveis pela prática reiterada de crimes violentos; os presos responsáveis por ato de fuga ou grave indisciplina no sistema prisional de origem; e os presos de alta periculosidade e que possam comprometer a ordem e segurança pública; réus colaboradores presos ou delatores premiados”

O DEPEN é o órgão que acompanha e controla a aplicação da Lei de Execução Penal e das Diretrizes da Política Penitenciária Nacional
https://giphy.com/gifs/celebrity-reshuffle-aWPGuTlDqq2yc

Assim como deu pra sentir a pressão que esses caras fazem na mente de político corrupto? Pois é…

Segundo de Tudo – O Concurso da DEPEN

Vamos entender como vai ser essa prova tão linda que vai ser aplicada pela Cebraspe (NÃO É POR ISSO QUE VOCÊ VAI DESANIMAR Né???). Ela vai ter 2 Fases:

Na primeira fase você tem que primeiro vencer a Prova Objetiva e a Discursiva.

Portanto para quem não está habituado com as provas objetivas da Cebraspe, as mesmas funcionam da seguinte forma (no geral), as questões podem ser frases ou afirmações e você terá 2 opções de respostas, Certo e Errado. Além disso para cada questão que acertar, vale 1 ponto.

Sendo assim para cada uma que errar, 1 ponto é descontado. Ou seja, não vai sair chutando tudo achando que vai marcar metade da prova hein, não funciona (já tentei).

Contudo uma das estratégias mais comuns utilizadas pelos concurseiros é, se não souber a resposta não responda. Portanto se não marcar nem certo nem errado, você não faz nem pontos negativos nem positivos. #ficaadica

O DEPEN é o órgão que acompanha e controla a aplicação da Lei de Execução Penal e das Diretrizes da Política Penitenciária Nacional
https://giphy.com/gifs/reaction-wrBURfbZmqqXu

Na prova discursiva os critérios seguem mais o padrão mesmo, texto dissertativo de até 30 linhas acerca de tema de atualidades (da uma conferida no item 22.2 do edital). A prova objetiva tem um valor máximo de 120 pontos e a discursiva 20 pontos. Mas ainda não acabou a primeira fase…

TAF

Além destas provas ainda temos o Teste de Aptidão Física (TAF), Avaliação Médica, Avaliação Psicológica e como chefão final Investigação Social. Todos os detalhes destas etapas estão no edital, deixa de preguiça e vai lá ler. Tá bom, tá bom….eu ou falar pelo menos do TAF aqui pra vocês.

De acordo com o edital, só serão convocados para o exame de aptidão física os candidatos aprovados na prova discursiva.

Esse exame será diferente dependendo do cargo que for prestar, para o Especialista Federal em Assistência à Execução Penal os testes são os de flexão abdominal e de corrida de 12 minutos, já para o cargo de Agente Federal de Execução Penal os testes são de barra fixa, flexão abdominal, impulsão horizontal e corrida de 12 minutos. Para mais detalhes só consultar o Anexo III do edital.

Ou seja, pode colocar ai na sua rotina, uns treinos bem bacanas porque você não pode vacilar nessa hora.

Acabou?….. não!

Último de Tudo – Segunda Fase do DEPEN

Afinal, mesmo se você passou em todas as etapas da primeira fase, ainda não da pra comemorar. Portanto tem que primeiro ser aprovado no curso de formação profissional (CFP). Acima de tudo tem caráter eliminatório e classificatório. Então o mesmo consiste em um treinamento inicial das funções que serão exercidas pelos futuros profissionais da DEPEN.

Apesar disso o desempenho de cada candidato vai ser avaliado e a nota máxima é de 10 pontos, contudo deve-se prestar atenção em alguns detalhes.

Observe o que diz o edital sobre as pontuações:

“O candidato que não obtiver, no mínimo, 6,00 pontos em cada avaliação e 7,00 pontos na média geral das avaliações do CFP ou que não obtiver frequência integral no curso, salvo faltas devidamente justificadas e abonadas pela Coordenação do CFP, será considerado reprovado no CFP e eliminado do concurso público”

Em outras palavras, leve a série e se dedique.

Do mesmo modo esse outro ponto importante a ressaltar é que o candidato matriculado no CFP da DEPEN pode receber o auxílio financeiro, que é de 50% do salário inicial do cargo que está concorrendo. Caso seja funcionário público, deverá escolher se quer continuar recebendo o salário atual ou o auxílio.

Concluindo

Definitivamente deu para reparar que vale bem a pena prestar essa prova né? Concurso com salários ótimos e uma boa quantidade de vagas. Então fique atento das datas de inscrição que vão do dia 15 de maio até 05 de junho. As mesmas são feitas no site da Cebraspe e podem ser de R$120,00 a R$130,00 dependendo do cargo.

Portanto a data prevista para a prova é no dia 6 de setembro de 2020, contudo você tem tempo sim para se preparar, e para garantir uma dessas vagas é só estudar com Maxi Educa.

Enfim vou ficando por aqui amigos concurseiros. Um grande abraço e foco nos estudos!

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais