fbpx

A chave para o sucesso: desligue o piloto automático!

Por Alan Martins de Souza 21 nov 2019 - 6 min de leitura

Você já teve a impressão de estar sendo levado(a) pela vida? Que suas atitudes são apenas um ato reflexo? Caso sua resposta seja positiva, bem-vindo ao clube. Você quer sair dessa situação e encontrar a chave para o sucesso? Então desligue o piloto automático!

Ora, mas que raios de piloto automático? Será que, por acaso, me transformei num carro? Basta apertar um botãozinho e seguir viagem? Seria interessante se fosse tão simples. Porém, como tudo na vida, existem as complexidades. E nada é tão complexo quanto o ser humano!

Desligar o piloto automático é se tornar uma pessoa mais ciente. O assunto também é complexo, mas tentarei descomplicá-lo. Os tópicos a seguir darão forma à minha ideia. Sendo assim, continue a leitura e aprenda um conhecimento riquíssimo para sua vida. Um conhecimento que poderá ser usado imediatamente!

 

O que é viver no piloto automático?

 

Você já teve a impressão de estar sendo levado(a) pela vida? Que suas atitudes são apenas um ato reflexo?

http://gph.is/29QYigZ

 

Ao longo da vida, passamos por diversas fases de nosso desenvolvimento. Cada fase nos deixa uma marca. São marcas que vão moldando nossa personalidade. Somos, hoje, um reflexo do passado.

Conseguimos nos lembrar de algumas dessas marcas. De outras, nem tanto. Estas são mais profundas, permanecem em nosso inconsciente.

Apesar disso, esses traços de nossa personalidade acabam nos dominando. Eles estão inconscientes para nós, porém, muito ativos. Caso tivéssemos consciência deles, tudo ficaria mais simples!

Viver no piloto automático é ser levado pelo inconsciente. É não estar ciente dos próprios atos. Imagine alguém controlando uma marionete por meio de cordinhas. Nós somos essa marionete, sendo controlados pelos nossos atos inconscientes.

 

Por que vivemos no piloto automático?

 

http://gph.is/1WNwTPn

 

Porque é mais fácil. É fácil se adaptar a uma rotina, fazer sempre a mesma coisa. Assim como é fácil agir sempre da mesma forma. O inconsciente teme tudo aquilo que é novo, ele não quer ser incomodado. Você já tentou criar um novo hábito? Foi fácil? Tenho certeza que não.

Pensar só em si e olhar apenas para o próprio umbigo não dói. É muito mais cômodo, na verdade. Isso é viver na normose. Todavia, quem vive dessa forma não sai do lugar. Não há como evoluir sem dor, sem tomar consciência daquilo que nos prende.

É um erro fazer a mesma coisa repetidamente e esperar resultados diferentes. Se eu sempre falo que vou iniciar uma dieta, mas nunca a início, então não posso esperar perder peso. Quem vive no piloto automático não pode esperar nada de diferente. Afinal, a rotina já tomou conta dessa pessoa. Seu inconsciente a domina!

 

Viver no piloto automático é ruim?

 

http://gph.is/1gViE4b

 

A resposta para essa pergunta pode variar. Para mim é muito ruim, sim. Eu quero ser diferente, sempre almejo melhores resultados. Quero uma vida melhor, quero transformar o mundo e as pessoas. Se eu viver no piloto automático, jamais atingirei meus objetivos. Ficarei sempre na mesma, acomodado, sendo levado pela vida.

Viver dessa forma pode ser bom para quem não quer nada da vida. Para aqueles que só querem viver, seja como for. Já que não há nenhum objetivo, então não existe motivo para se mexer. É mais simples seguir o ciclo da rotina. Se escorar nas costas da mesmice.

Todavia, acredito que a grande maioria das pessoas possui um objetivo. A grande maioria possui uma missão de vida. Essa missão acaba sendo ofuscada pela vida em piloto automático, porém. É preciso se descobrir para conhecer essa missão. Para realizá-la, é necessário trabalhar duro. Como eu disse, o inconsciente foge dessas coisas.

Concluímos então que, para aquelas pessoas que almejam algo, viver no piloto automático é muito ruim. É péssimo, na verdade!

 

O que eu ganho desligando o piloto automático?

 

https://de.wikipedia.org/wiki/Datei:Iceberg.svg

 

Você vai ganhar uma nova vida. Isso mesmo, uma vida totalmente diferente. Quando vivemos no piloto automático, deixamos de notar inúmeros detalhes.

Primeiro: você vai se conhecer muito mais. Pensamos que nos conhecemos, só que a maior parte de nossa personalidade está inconsciente. É como um iceberg. O que vemos sobre o mar não é nada, a maior parte dele está submersa.

Segundo: você vai conhecer melhor os outros. Ao deixar de olhar apenas para si, você se tornará mais empático. As pessoas se tornarão mais interessantes, assim como o ambiente à sua volta. Você não só vai compreender o motivo de agir de tal forma, vai também compreender como o ambiente e as pessoas te afetam. Boa parte do autoconhecimento está em entender e conhecer os outros.

Desligando o piloto automático você tomará as rédeas de sua vida. Será a consciência no controle. Chega de atos inconscientes. Já notou como comer um alimento com pressa é diferente de degustá-lo, sentir seu sabor e texturas? A vida consciente é assim, plenamente apreciada, sendo possível sentir cada nuance.

Sem falar que uma vida consciente possibilita a conquista de objetivos. A realização de sua missão.

 

Como desligar o piloto automático?

 

https://gph.is/2M7hWVu

 

Qualquer resposta simples seria um desastre. Uma boa resposta exigiria um artigo especial. Quem sabe eu não venha a escrever esse texto. Seria um post interessante? Deixe aí seu comentário, dizendo se devo, ou não, escrevê-lo!

Contudo, posso oferecer alguma resposta. Sendo assim, o primeiro passo para desligar o piloto automático é o autoconhecimento. Isso pode ser obtido de várias maneiras, como terapia, análise, entre diversas outras estratégias.

Comece a prestar atenção em seus atos. Por que será que sempre ajo assim? Por que todo dia faço isso? Por que isso me irrita? Por que não consigo dar continuidade a uma tarefa? Tire, pois, um tempo somente para si. Você vai se surpreender como o seu EU se mostrará um completo estranho.

Nos conhecemos muito pouco, e isso não é certo. Para ajudar alguém, é preciso, antes, se ajudar. Quando estamos bem, conseguimos fazer a diferença. Para chegar lá, o autoconhecimento é indispensável!

Então dê o primeiro passo agora mesmo! Faça algo de diferente ao tirar um tempo para refletir. Dessa forma você já estará quebrando a rotina. Ademais, já será um pequeno cutucão no inconsciente. Você leu até aqui, faça bom uso dessa leitura!!!

 

A Maxi Educa pode ajudar!

 

https://gph.is/2QdSzon

 

Se o seu objetivo é se dar bem em um concurso público, a Maxi Educa vai te ajudar! O autoconhecimento também pode auxiliar nos estudos, pois aumenta o seu foco. Por que será que você não consegue estudar de forma eficaz? Que tal conhecer os motivos?

Além disso, um bom trabalho de mentoria vai te ajudar a planejar melhor sua rotina de estudos. É a união de planejamento e autoconhecimento. Tudo aquilo que você precisa para se tornar uma pessoa mais focada, apta a conquistar a vaga tão sonhada!

Gostou da ideia? Quer ter a oportunidade de potencializar seus estudos? Então deixe o piloto automático e tome uma atitude consciente! Além disso, é só clicar no banner abaixo para conhecer mais a respeito do Maxi Coaching!

 

 

E se você gostou deste post, deixe um comentário! Seu feedback é muito importante!!!

Abraço e até mais.

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais