fbpx

O Detran-SP enrola a gente mais que contatinho. Mas com 600 vagas de desculpas a gente perdoa.

Por Matheus De Marchi 04 fev 2019 - 4 min de leitura

Ahhh (…), esse Detran/SP! O malandrinho parece o(a) crush que nos enche de promessas e faz a gente ficar sonhando com aqueles presentes especiais… Aqueles presentes! (Imaginem o emoji de diabinho aqui).

 

Mas, do mesmo jeito que o(a) contatinho, ele tem uma desculpa pronta para nos manter sempre com o whats aberto às suas mensagens de “oi sumido(a)”.

 

Mas o que aconteceu no nosso flerte?

 

Tudo caminhava bem, o seu França (ex-governador) já tinha fechado com a FCC como banca e deixou tudo direcionado para que o edital fosse lançado no início de janeiro desse ano.

Dito isso, a vilã cruel de malhação apareceu (Doria), chegou chegando e exigiu que todos os concursos que ainda não tivesse suas inscrições iniciadas fossem reavaliados.

Tem lá os motivos para isso, mas explicar é conteúdo para outro blog. Então… Se você votou no Doria, a culpa é sua. ¬¬”

 

Falei! Mas não sei se eu concordo. Anyway…

 

O fato é que não podemos cravar que o número de vagas será mantido (575 entre oficial estadual de trânsito I e agente oficial de trânsito I), mas não é sensacionalismo dizer que ele ainda sai esse ano, lembrando que o último concurso foi em 2013.

 

O que é o que?

 Ahhh (...), esse Detran/SP! O malandrinho parece o(a) crush que nos enche de promessas e faz a gente ficar sonhando com aqueles presentes especiais... Aqueles presentes! (Imaginem o emoji de diabinho aqui).

 <https://giphy.com/gifs/reactionseditor-reaction-xUPGcmF2iGsTGEFVL2>

 

De acordo com as atribuições do último edital, o Oficial Estadual de Trânsito é quase o estagiário. Ele que vai atender ao público, verificar registros, expedir documentos, fazer o café e levar a culpa pelo que der errado.

 

Nesse primeiro caso, certificado de formação no nível médio ou técnico é o suficiente.

 

Para essa vaga ser sua, com seus R$ 1.863,00 e 30 horas de deleite semanal, você vai ter que mandar bem na prova que pedirá questões de: matemática, língua portuguesa, legislação, legislação de trânsito e noções de informática.

 

Já o Agente Oficial de Trânsito atuará nas áreas financeira, jurídica, administrativa… (de acordo com a sua formação em nível superior), além de atividades como examinador de trânsito e vistoriador de veículos. Nesses últimos casos o Detran/SP oferece um curso de formação a parte uma vez que você esteja dentro.

 

Aqui o buraco é um pouco mais embaixo. Você precisava de certificado de conclusão em formação de nível superior e pelo menos CNH categoria B. Mas em compensação você pode descontar o stress no estagiário além do salário de R$ 4.657,50.

 

A matéria é a mesma, com a adição de Direito Administrativo e Gestão Pública. Lembre-se sempre, verifique o edital com todos os detalhes. O anterior está aqui.

 

As provas da Fundação Carlos Chagas

 

 

<https://giphy.com/gifs/90s-cartoon-cartoons-Ala8Pjo4RN9kY>

 

Se você é concurseiro, provavelmente já cruzou com a FCC pelo seu caminho. Se você não é, ou se ainda não teve esse encontro muitas vezes pouco simpático, vai aqui algumas impressões.

 

A FCC balanceia bem o nível de suas provas. Não fica puxada demais para nível médio, nem fica forçada demais para nível superior. Vamos dizer que ela é honesta nesse sentido.

Segue o padrão queridinho nacional, questões diretas com cinco alternativas e apenas uma correta (ou errada).

E agora é a hora do “presta atenção”. A FCC curte bastante aquela história de “assinale a alternativa ERRADA”.

Então: PRESTA ATENÇÃO no enunciado seus preguinhos lindos e desatentos! A gente não quer perder questões por bobeira.

 

Li em algum blog que o CC da FCC recebeu o atencioso apelido de “copia e cola”. Bom… Considerem isso verdade, uma vez que quando o assunto envolve leis, é necessário que vocês saibam a letra. Nesse sentido não tem como ajudarmos mais, é ver edital e seguir na decoreba mesmo.

 

As provas de português normalmente trazem algum texto generoso em linhas e em seguida pede mais de uma questão em cima dele. Nessa parte é necessário ter conhecimento gramatical, tempo verbal, regência (…) enfim, conhecimento mesmo. A interpretação fica um pouco de lado.

 

E matemática é matemática né. Números… alguma coisa… mais números…. E mais números! Hahaha. Logo vocês veem que é um cara de humanas falando.

 

Para fugir da repreensão abusiva que sofro dos meus superiores no trabalho, vou falar dela também. =D

 

Mais da metade da prova vai englobar lógica e problemas matemáticos. Aquelas coisas sem sentido como inferência, equivalência e o diabo a quatro estarão divididas na outra metade. Lembre-se sempre, leia o edital. Aqui por vezes também há um contexto como texto base, história ou gráfico para só depois a chibata descer.

 

E a dica permanece, deem aquela olhadinha nas provas anteriores.

 

É claro que, com o melhor material você tem mais chances. Enquanto o edital não é confirmado, a preparatória você encontra no melhor lugar!

Agente.

Oficial.

 

Não se esqueçam de dar uma olhada no nosso  canal do Youtube e acompanhar o Videos que os três concurceiros fizeram a respeito do concurso Detran-SP.

 

 

No mais, bons estudos e ótima prova!!!

Nos lemos!

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais