fbpx

05 Principais dicas sobre as doenças diarreicas agudas que merecem destaque nos estudos

A doença diarreica é uma síndrome causada por vários agentes etiológicos (bactérias, vírus e parasitas)
Por Antonio Carlos Gelamos 31 out 2017 - 2 min de leitura

Quando um concurso exige doenças diarreicas agudas surge aquela interrogação… Será que tem muito conteúdo para estudar? Ah, vou deixar de lado porque é irrelevante.

Caro amigo concurseiro é ai que você peca por desmerecer um assunto que parece ser fácil e que pode salvar a sua prova.

01. Terminologia

 

fonte: http://prensa-libre.com.mx
 

 A doença diarreica é uma síndrome causada por vários agentes etiológicos (bactérias, vírus e parasitas), cuja manifestação predominante é o aumento do número de evacuações, com fezes aquosas ou de pouca consistência.

Além desses sintomas é frequente o acompanhamento de vômito, febre e dor abdominal, podendo até mesmo a apresentar mucos no sangue.

02. Duração

 

Esse quadro é consideravelmente limitado, durando de 2 a 14 dias, já que podem variar de formas leves a graves, com desidratação e distúrbios eletrolíticos, principalmente quando associadas à desnutrição prévia.

 03. Agentes etiológicos

A doença diarreica é uma síndrome causada por vários agentes etiológicos (bactérias, vírus e parasitas) 

fonte: http://www.healthandtrend.com

 a) Bactérias – Staphyloccocus aureus, Campylobacter jejuni, Escherichia coli enterotoxigênica, Escherichia coli enteropatogênica, Escherichia coli enteroinvasiva, Escherichia coli enterohemorrágica, Salmonelas, Shigella desinteriae, Yersínia enterocolítica e Vibrio cholerae.

 b) Vírus – Astrovírus, Calicivírus, Adenovírus entérico, Norwalk, Rotavírus grupos A, B e C.

 c) Parasitas – Entamoeba histolytica, Cryptosporidium, Balatidium coli, Giardia lamblia e Isospora bell.

 04. Complicações das doenças diarreicas

As doenças diarreicas são uma síndrome causada por vários agentes etiológicos (bactérias, vírus e parasitas), cuja manifestação predominante é o aumento do número de evacuações

fonte: https://static.tuasaude.com

As complicações das doenças diarreicas surgem pela desidratação e desequilíbrio hidroelétrico, quando não for medicado de início, podendo, em casos mais extremos levar a óbito. Nos casos crônicos ou com episódios repetidos, acarretam desnutrição crônica, com retardo do desenvolvimento estato-ponderal.

05. Como é feito o diagnóstico?

fonte: https://blogdebienestar.files.wordpress.com

Via de regra, só pode ser feito entre os agentes causadores das diarreias através dos exames específicos. Quando ocorrem vários casos associados entre si (surtos), para o diagnóstico etiológico de um ou mais casos, ou da fonte de infecção, utiliza-se também o critério clínico-epidemiológico.

Para que ocorra a reidratação é preciso sal de reidratação oral (SRO), independente do diagnóstico obtido pelo médico.

Conheça a quantia de soro que deve ser ministrada nas crianças, em diferentes idades:

Persistindo os sinais de desidratação e se o paciente vomitar, deve-se reduzir o volume e aumentar a frequência da administração; manter a criança na unidade de saúde até a reidratação. O uso de sonda nasogástrica- SNG é indicado apenas em casos de perda de peso após as 2 primeiras horas de tratamento oral, de vômitos persistentes, de distensão abdominal com ruídos hidroaéreos presentes ou de dificuldade de ingestão. Nesses casos, administrar 20 a 30ml/kg/hora de SRO. Só se indica hidratação parenteral quando houver alteração da consciência, vômitos persistentes, mesmo com uso de sonda nasogástrica, a criança não ganha ou perde peso com a hidratação por SNG e na presença de íleo paralítico. Os antimicrobianos devem ser utilizados apenas na disenteria e nos casos graves de cólera (vide capítulo específico). Quando há identificação de trofozoítos de G. lamblia ou E. hystolytica, é recomendado o Metronidazol, 15 e 30mg/kg/dia, respectivamente, dividido em 3 doses, por 5 dias.

 E agora? Viu como temos um vasto número de informações sobre as doenças diarreicas?

Participe deixando seu comentário.

 

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais