fbpx

O que é a didática e qual sua importância para bom desempenho no dia a dia da sala de aula

Por Maxi Educa 08 set 2016 - 7 min de leitura

O sonho de todo professor é dar uma aula atrativa para os alunos, com uma boa didática, conquistando a atenção dos educandos e o interesse para a construção de uma aprendizagem significativa. Mas, qual seria o segredo para a realização desse sonho?

Em outras palavras, de que forma o professor pode estimular os alunos para uma participação ativa no processo dialógico de ensino e aprendizagem?

didatica-1

Neste post, vamos discutir o conceito e evolução histórica da didática, no sentido de revisitarmos a prática educativa e avaliarmos o trabalho docente. Sinta-se convidado(a) a embarcar nessa leitura fascinante das discussões orientadas para o papel da Didática na formação docente. Vamos lá?

Entendimentos de Didática

didatica-na-escola

O vocábulo “Didática” surgiu do grego e se traduz por “arte” ou “técnica de ensinar”.

Logo, a Didática é a parte da Pedagogia que utiliza estratégias de ensino destinadas a colocar em prática as diretrizes da teoria pedagógica, do ensino e da aprendizagem.

didatica

A Didática, para desempenhar papel significativo na formação do educador, não poderá reduzir-se somente ao ensino de técnicas pelas quais se deseja desenvolver um processo de ensino-aprendizagem.

Como diz Santos (2003): A Didática passou de (…) apêndice de orientações mecânicas e tecnológicas para um atual (…) modo crítico de desenvolver uma prática educativa, forjadora de um projeto histórico, que não se fará tão somente pelo educador, mas pelo educador, conjuntamente, com o educando e outros membros dos diversos setores da sociedade.

Para Libâneo (1992): A Didática é o principal ramo de estudo da Pedagogia. Ela investiga os fundamentos, as condições e os modos de realização da instrução e do ensino. A ela cabe converter objetivos sociopolíticos e pedagógicos em objetivos de ensino, selecionar conteúdos e métodos em função desses objetivos.

Gil (1997), ao abordar a Didática, entende esta como (…) a sistematização e racionalização do ensino, constituída de métodos e técnicas de ensino de que se vale o professor para efetivar a sua intervenção no comportamento do estudante.

Dessa forma, há preocupações de alguns teóricos quanto à sua representação e significação no campo educacional. Vejamos:

Uma ideia resumida da didática

Uma síntese do conceito de Didática pode ser depreendida de Maria Rita Oliveira (1988): A autora conceitua Didática, considerando o Brasil, como uma concepção de ensino e prática social articulada a outras práticas sociais na formação social brasileira. Assim, a autora apresenta uma conceituação da didática como crítica.

Nela, há um compromisso com o ensino, ensino esse voltado para os interesses das classes populares, com a transformação das relações de opressão e dominação e com a democratização da escola pública; com o entendimento da sala de aula como espaço de progressão próprio do saber didático-prático.

Portanto, a didática é definida como teoria pedagógica de caráter prático, ou seja, teoria que busca prover respostas a demandas apresentadas pela sociedade à área pedagógica, sobre o desenvolvimento da prática no dia a dia da sala de aula, por meio de princípios construídos sobre a realidade concreta dessa prática, envolvendo um saber tecnológico que implique técnicas e regras sobre como ensinar. Assim:

A didática – teoria pedagógica – estuda e ensina como transformar o saber escolar, ou seja, o processo de pedagogização do saber científico.

Santos complementa ainda que, ao se apresentar a Didática como responsável pela investigação dos fundamentos, condições e modos de realização da instrução e do ensino, a mesma passa a ter caráter de “ciência da educação e assume o lugar da própria Pedagogia”.

Sobre “uma boa didática”, observe o que nos diz o Gráfico 1 abaixo.

grafico-1 didática

Após o exposto, vamos contextualizar a trajetória histórica da didática.

CONTEXTO HISTÓRICO DA DIDÁTICA

Para estudarmos a história da Didática, precisamos conhecer quem foi o “pai da Didática”. Ele desejava ensinar “tudo a todos” e atingir o ideal de uma “educação ideal”. Você sabe quem foi ele? Jan Amos Komensky ou Comenius (1592-1670)     Educador e pedagogo do século XVII.

contexto-historico didática

–  Pensador e educador pacifista.

–  Pregava, em pleno século XVII, o desarmamento mundial e o diálogo interreligioso.

–  Precursor de diretrizes universais.

–  Declarava o direito universal da educação igualitária para todas as pessoas, de todos os povos e de qualquer condição.

– Tinha o projeto de ensino para todos: ensinar tudo a todos era a sua meta.

– Sua vida foi atribulada de perseguições e fugas, sofrimentos e trabalho árduo.

–  Morreu no exílio, na Holanda, depois de perder pátria, família e bens.

 

HISTÓRICO DA DIDÁTICA

E SEU CARÁTER PEDAGÓGICO

historico-da-didatica-e-carater-pedagogico

De acordo com a autora Maria Amélia Castro (1991), consideremos:

DIDÁTICA

 

– Termo conhecido desde a Grécia antiga.

–  Alguns definem a Didática como uma ação que se refere ao ensino.

– Outros, como uma ciência, cujo objetivo fundamental é ocupar-se das estratégias de ensino, das questões práticas relativas à metodologia e às estratégias de aprendizagem.

a-arte-de-ensinar

– Mas, o que é ENSINAR?

– ENSINAR é dar orientação ou educação; formar; transmitir conhecimentos.

Portanto, podemos afirmar que o ENSINO se relaciona com a DIDÁTICA, ou que é seu objeto principal?

– A disciplina DIDÁTICA, como campo de conhecimento, surgiu no século XVII, e constituiu um marco revolucionário e doutrinário no campo da Educação, com os seguintes educadores:

 

RATÍQUIO e COMÊNIO (século XVII), que propuseram agrupar os conhecimentos pedagógicos.

A obra de ROUSSEAU (1712­1778) deu origem a um novo conceito de infância.

PESTALOZZI (1746­1827) dá dimensões sociais à problemática educacional. A metodologia da Didática destina­se ao desenvolvimento do aluno.

HERBART (1776­1841) defende a ideia da “Educação pela Instrução”. Assim, os fundamentos de suas propostas foram criticados pelos precursores da Escola Nova.

Surgiu na década de 1920 um movimento chamado escola Nova. Intelectuais inspirados nas ideias político filosóficas de igualdade entre os homens e do direito de todos à educação viam num sistema estatal de ensino público, livre e aberto, o único meio efetivo de combate às desigualdades sociais da nação. Dessa maneira:

A Escola Nova

 

– A era do liberalismo, da industrialização e urbanização, exigiu novos rumos na educação.

– Descobertas feitas sobre a natureza da criança pela Psicologia do final do século XIX sustentam uma atenção maior nos aspectos internos e subjetivos do processo didático.

No final do século XIX, a Didática oscila entre diferentes paradigmas. Interpreta-se o ensino de diversas maneiras: há diferenças entre posições teóricas e diretrizes metodológicas ou tecnológicas, assim:

– A dialética professor-aluno causa discussões.

– O inter-relacionamento da Didática com outras áreas do conhecimento é intenso e constante.

Década de 1930 no Brasil

Conservadorismo:

– Sistema de ideias baseado nos conteúdos tradicionais.

– O foco estava no professor e no conteúdo ministrado.

– A exigência da aprendizagem era apenas para o aluno.

– O foco do ensino estava na memorização.

– As provas eram aplicadas somente para dar notas.

Década de 1970, a Didática no Brasil

Tecnicismo

O Tecnicismo é forte na educação, pois:

É uma tendência que define uma prática controlada e dirigida pelo professor com atividades mecânicas. Assim, ela é uma proposta educacional rígida em que o que é valorizado não é o professor, mas sim a tecnologia.

O professor é um especialista em aplicação de manuais técnicos, portanto isso contribui para diminuir a sua criatividade. O foco na eficiência da aprendizagem se dá pela elaboração de planos de ensino e a seleção de conteúdos; pela prática pedagógica altamente controlada e dirigida pelo professor e atividades mecânicas inseridas em uma proposta educacional rígida.

 

QUAL A SITUAÇÃO ATUAL DA DIDÁTICA?

situacao-atual-da-didatica

Afinal, será mesmo a Didática apenas uma orientação para a prática, logo, uma espécie de receituário do bom ensino? Esse é um dos mais discutidos problemas da disciplina.

A Didática se aproxima de outras teorias, em sua necessidade de explicar as relações entre os eventos que estuda, pois a função da teoria é a explicação.

Assim, a Didática deve conviver com essa dupla feição, teórica e prática.

DIDÁTICA HOJE

Há comprometimento com a qualidade cognitiva das aprendizagens. Por isso o professor é o mediador da aprendizagem e estimula os alunos à reflexão.

em-resumo

Por fim, fechamos o conteúdo sobre a “a evolução da didática”, gostaríamos muito de saber sua opinião, dica ou sugestão. 

Não fique de fora desses assuntos. É só me seguir no Instagram @marciomaxieduca

 

Referência:
Tavares, R. H. Didática geral / Rosilene Horta Tavares. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Comentários
  • SANDRA SORAIA BARBOSA PEREIRA 16 mar 2017

    ADOREI O MATERIAL

  • Maxi Educa 16 mar 2017

    Bom dia. Ficamos felizes que você tenha gostado do nosso material, nosso objetivo é auxiliar seus estudos. Temos outras áreas de estudo em nosso Blog. Acompanhe-nos também nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Francis 06 maio 2017

    A minha pesquisa ficou muito importante devido a importância desta matéria meu agradecimento

  • Maxi Educa 08 maio 2017

    Bom dia, Francis. Que boa notícia essa. Nosso intuito é criar temas que ajudem nossos leitores em várias áreas, seja pesquisa, trabalhos, concursos. Continue acessando outros blogs, temos vários assuntos em diversas áreas. Espalhe nosso Blog para outras pessoas que também estejam precisando… Acompanhe-nos também nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Socorro Sousa 19 maio 2017

    Parabéns pelo texto! Muito bem elaborado e compreensível, irá nos ajudar muito sobre o entendimento da Didática e sua prática em sala de aula.

  • Maxi Educa 22 maio 2017

    Bom dia. Agradecemos sua participação em nosso blog e ficamos lisonjeados por ter lhe ajudado com nossa postagem. Continue acessando nossos posts, pois temos várias outras matérias. Acompanhe-nos também nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Esmeraldo 08 ago 2017

    com uma leitura horizontal dos assuntos exposto suscitou- me interesse!

  • Maxi Educa 09 ago 2017

    Bom dia, caro leitor. Desde já agrademos sua participação em nosso post. Que bom saber que através de uma leitura horizontal você já conseguiu se interessar pelo assunto. Convido-lhe para fazer uma leitura mais aprofundada para enriquecimento de conhecimento. Além desses, temos outros assuntos sobre educação, confira lá. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Samuel Benedito luz 21 ago 2017

    Muito proveitoso o material exposto,fico com pensamentos perdidos em debates críticos,pois só pude voltar a estudar pelo EJA e vejo a prática muito afastada da teoria e o professor virando o medíocre na estrutura formada pelos governantes,deixando de poder aplicar qualquer forma de ensino que possa fazer o aluno ter senso crítico e faça o pensar de forma independente da colocada pela mídia governamental.

  • Maxi Educa 22 ago 2017

    Bom dia Samuel. Muito obrigada por deixar seu comentário em nosso post. Que notícia boa, saber que voltou aos estudos, está corretíssimo, vivemos em uma sociedade que exige cada vez mais uma formação pedagógica e educacional. Não desanime em nenhum momento, estamos sempre em constante aprendizado, infelizmente teoria e prática ainda caminham distantes, mas nada impede que sejamos um grão de areia a melhorar isso. Já que você disse que voltou a estudar pelo EJA, clique: http://blog.maxieduca.com.br/eja-jovens-adultos/ e descubra suas particularidades. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Maxi Educa 22 ago 2017

    Samuel, respondi esse comentário juntamente com o outro. Obrigada

  • Samuel Benedito luz 21 ago 2017

    Hoje com 52 anos há 6 voltei aos estudos estou no 6° período do curso de administração ,com uma formação em técnico em segurança do trabalho,com a meta em ser catedrático em humanas,mas tem muita frustração para o professor diante da teoria e prática

  • Maxi Educa 22 ago 2017

    Samuel, respondi esse comentário no outro. Obrigada

  • Anderson Rocha 04 set 2017

    Obrigado! Este Artigo foi muito bom para o meu trabalho.

  • Maxi Educa 02 out 2017

    Bom dia Anderson. Nossa, que notícia maravilhosa, ficamos lisonjeados que nosso post tenha auxiliado nos seus estudos, é isso mesmo que pretendemos. Tenho uma boa sugestão para você: toda quinta, temos a "quinta da educação" em nosso blog, sempre com temas diferentes e que são assuntos para concursos e demais provas. Portanto, aproveite e estude deixando seu comentário. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Pinheiro Afonso Charles 10 set 2017

    Muito proveitoso o material exposto,fico com pensamentos perdidos em debates críticos,pois só pude voltar a estudar pelo EJA e vejo a prática muito afastada da teoria e o professor virando o medíocre na estrutura formada pelos governantes,deixando de poder aplicar qualquer forma de ensino que possa fazer o aluno ter senso crítico e faça o pensar de forma independente da colocada pela mídia governamental.

  • Maxi Educa 02 out 2017

    Bom dia. Agradecemos sua participação em nosso blog. De fato teoria e prática ainda não andam de mãos dadas, porém, devemos lutar pela igualdade entre esses dois pontos. Muito bom saber que você voltou a estudar, isso lhe ajudará muito e com certeza até mesmo seu pensamento crítico. Aproveite e acompanhe-nos na quinta da educação, sempre trazemos matérias novas e interessantes. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Salete Trevizan Testolin 04 out 2017

    Muito bom! Este texto me ajudou muito!!! Agradeço por compartilhar conosco um pouquinho mais de conhecimento para a nossa formação! #OQueÉBomTemQueSerCompartilhado #ConhecimentoParaTodos

  • Maxi Educa 04 out 2017

    Bom dia Salete Obrigada por deixar seu comentário em nosso post. Ficamos muito felizes em saber que colaboramos com seus estudos, repassando-lhe conhecimento. Aproveite e acompanhe nossa "Quinta da Educação", acessando: http://blog.maxieduca.com.br/quinta-da-educacao/ Com certeza você poderá aprender muito. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Maria Nicicleide Carvalho 04 out 2017

    Gostei muito. Foi uma pesquisa muito proveitosa e de grande aprendizado....obg.

  • Maxi Educa 05 out 2017

    Bom dia Ficamos contentes que nosso post tenha colaborado com sua pesquisa. Nosso intuito é ajudar nossos leitores. Aproveite e acompanhe a nossa "Quinta da Educação": http://blog.maxieduca.com.br/quinta-da-educacao/ Toda semana temos uma assunto novo, que pode ajudar na preparação de concursos e outras provas. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Libânia Aguiar de Moura 15 out 2017

    Boa noite,muito bom esse post, me auxiliou bastante, em meu trabalho acadêmico. Obrigada!

  • Maxi Educa 16 out 2017

    Bom dia. Ficamos satisfeitos em saber que pudemos auxilar seus estudos. Obrigada por participar, deixando seu comentário. Caso tenha interesse em algum assunto,deixe-o como sugestão. Acompanhe nossa "Quinta da Educação", acessando: http://blog.maxieduca.com.br/quinta-da-educacao/ Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Flávia Augusta de souza 22 out 2017

    Boa noite!muito enrequecedor o está ferramenta aprendizagem ficoagrafecida.

  • Maxi Educa 23 out 2017

    Bom dia Flávia. Obrigada por sua participar em nosso Blog deixando aqui seu comentário. Nosso intuito é fazer com que leitores como você absorvam o máximo de conteúdo. Toda quinta feira temos um post sobre educação. Aproveite e confira: http://blog.maxieduca.com.br/quinta-da-educacao/ Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Suely da silva santos 13 nov 2017

    tenho que fazer um texto sobre a importancia da didatica na aprendizagem não estou conseguindo queria uma ajuda

  • Maxi Educa 14 nov 2017

    Bom dia Suely. Agradecemos sua participação em nosso post. Ficamos felizes por procurar orientação de nossa equipe. Segue o link sobre a "Quinta da Educação" para que possa auxiliá-la http://blog.maxieduca.com.br/quinta-da-educacao/ Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • tailan lima nunes 19 nov 2017

    Muito bom o material. Amei mesmo de verdade! Me ajudou bastante na elaboração do meu Pré-projeto que fala da importância da didática. Parabéns.

  • Maxi Educa 20 nov 2017

    Bom dia Agradecemos sua participação em nosso post. Que satisfação saber que conseguimos contribuir para o seu aprendizado, e melhor ainda, na elaboração do seu pré-projeto. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Carla Nascimento 28 nov 2017

    Esse material apresentado é de grande valia para o conhecimento, principalmente para quem cursa a pedagogia. Muito obrigado pois me ajudou a expandir meus conhecimentos na área.

  • Maxi Educa 29 nov 2017

    Bom dia Carla. Ficamos imensamente contentes em saber que pudemos elaborar um post que permite expandir ainda mais os conhecimentos. A Pedagogia requer muita leitura e interpretação mas é nela que se tem esperança em formar cada vez mais bons profissionais. Acompanhe nossa "Quinta da Educação" e fique por dentro de muitos posts que pode auxiliar ainda mais os seus estudos: http://blog.maxieduca.com.br/quinta-da-educacao/ Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • marcio sousa 30 nov 2017

    Queria algo com esse tema pois acredito que muitos professores não se encontram qualificados didaticamente pra passar o conhecimento onde ha um índice de desistências muito grande de alunos e desmotivação por conta de professores sem didatica. IMPORTÂNCIA DA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DO DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR APLICADO AO CURSO DE ESTÉTICA E COSMÉTICA.

  • Maxi Educa 30 nov 2017

    Olá Marcio. Agradeço imensamente sua participação em nosso post. Nossoblogs são voltados para concursos públicos, sempre atentos nos editais. Portanto, não conseguiremos elaborar esse tema. Sentimos muito, mas admiramos imensamente seu interesse. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Alcione Flor 05 jan 2018

    Adorei o material exposto, estou fazendo um trabalho de didática e metodologia e aqui pude verificar o que de fato é a didática e como ela se apresenta. Parabéns pela forma maravilhosa de expor o material de fácil entendimento.

  • Maxi Educa 09 jan 2018

    Bom dia Alcione Agradecemos sua participação em nosso post deixando aqui o seu comentário. É gratificante saber que pudemos contribuir com seus estudos, tentamos ser claros e precisos. Quer saber um pouco mais? Acesse a nossa "Quinta da Educação" : http://blog.maxieduca.com.br/quinta-da-educacao/ Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Cléa Maria Lopes Malta 07 jan 2018

    Gostei muito do texto, estou estudando sobre didática e preciso mais sobre educação básica. .

  • Maxi Educa 08 jan 2018

    Boa tarde Cléa. Isso aí, estude bastante, se dedique, pois só vence quem realmente corre atrás dos seus objetivos. Agradecemos sua participação em nosso post e aproveitamos para desejar boa sorte. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Maxi Educa 09 jan 2018

    Bom dia Cléa Ficamos muito contentes que você tenha gostado do nosso post e participado deixando seu comentário. De fato saber sobre educação básica é a chave para entender o universo da Educação. Para saber mais, temos a "Quinta da Educação" que poderá lhe ajudar, já que temos diversos temas, acesse e confira: http://blog.maxieduca.com.br/quinta-da-educacao/ Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Julia 11 jan 2018

    Ola! otimo texto, estudarei esta diciplina agora no 6º semestre de pedagogia.

  • Maxi Educa 12 jan 2018

    Bom dia Julia. Agradecemos seu comentário em nosso post. Fique à vontade para explorar esse conteúdo e outros que tiver em nosso Blog. Aproveite e acesse a "Quinta da Educação", acessando: http://blog.maxieduca.com.br/quinta-da-educacao/ Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Nathanael 13 fev 2018

    Bom dia uma dúvida essas informações já são de algum artigo feito, pois eu estou fazendo um artigo com foco na prática educativa

  • Maxi Educa 14 fev 2018

    Bom dia Nathanael. Agradecemos sua participação em nosso post e aproveitamos para desejar boa sorte nos concursos públicos. Esse post foi elaborado por nosso corpo de tutores, ressaltando que ele foi elaborado com base em Rosilene Horta Tavares. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Josenice Leite 16 fev 2018

    Bom dia! O material é muito bom, apresenta uma didática atraente! Já me ajudou bastante nos meus estudos. Muito obrigada. Abraços.

  • Maxi Educa 19 fev 2018

    Bom dia Josenice. Agradecemos sua participação em nosso post e ficamos felizes que tenhamos conseguido ajudar os seus estudos. Acesse outros blogs sobre educação, através do link: http://blog.maxieduca.com.br/quinta-da-educacao/ Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Fagner Silva 22 fev 2018

    Ótimo conteúdo! Muito importante a DIDÁTICA para o exercício do ensino/aprendizagem. Didática é a arte de ensinar; técnicas de ensino. Um bom professor é identificado pela sua didática de modo que o alunado também saia ganhando com isso. Importantíssimo tal mecanismo para melhor auxiliar as tendências que estão transformando o século XXI.

  • Maxi Educa 23 fev 2018

    Bom dia Fagner. Obrigada por participar do nosso post. Seu comentário enriqueceu ainda mais esse conteúdo por nós explanado. Acesse nossa "Quinta da Educação", clicando: http://blog.maxieduca.com.br/quinta-da-educacao/ Tenho certeza que você irá encontrar muitos assuntos que serão válidos para seu conhecimento. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Aline Carvalho 25 fev 2018

    Excelente material para estudo, grata ao blog pela postagem de grande importância.

  • Maxi Educa 26 fev 2018

    Bom dia Aline. Obrigada pelo seu comentário em nosso post. Para ter mais conhecimento na parte da Educação, acesse: http://blog.maxieduca.com.br/quinta-da-educacao/ Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Elizabeth Guimaraes 12 mar 2018

    Olá Boa noite, estou fazendo uma pesquisa para falar com minhas palavras sobre didática, mas no sentido amplo. Somente aqui encontrei o que eu precisava para encaixar as "peças" do quebra cabeça.Tmb voltei a estudar depois de muito tempo (faço Ead). Muito obrigada, aei mais pesquisas por aqui.

  • Maxi Educa 12 mar 2018

    Bom dia Elizabeth Agradecemos sua participação em nosso post e ficamos felizes que conseguimos ajudar os seus estudos. Didática é um assunto bem extenso mas trouxemos em alguns palavras as partes principais. Que bom que não desistiu dos seus estudos, nunca é tarde para voltar a estudar. Leia outros blogs em nosso site, por meio da nossa série "Quinta da Educação": http://blog.maxieduca.com.br/quinta-da-educacao/ Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • maria socorro freire pardini 03 abr 2018

    Eu estava indecisa sem saber como dar inicio as minhas verificações, do curso de Pedagogia.

  • Maxi Educa 04 abr 2018

    Bom dia Maria Agradecemos sua participação em nosso post e ficamos muito felizes por você deixar aqui a sua experiência. Continue estudando pois com o passar do tempo você vai se encontrando ainda mais no curso. Dê uma conferida na nossa série "Quinta da Educação": http://blog.maxieduca.com.br/quinta-da-educacao/ Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Inês Francisca de Sales 07 abr 2018

    A Didática tem uma importância muito grande na vida do professor para com seus alunos.

  • Maxi Educa 09 abr 2018

    Bom dia Inês Agradecemos sua participação em nosso post. De fato a didática tem importância didática na vida do professor, sendo importante para os alunos. Além desse post temos outros na área da Educação, aproveite para acessar: http://blog.maxieduca.com.br/quinta-da-educacao/ Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Inês Francisca de Sales 07 abr 2018

    Nossa essa orientação de didática é muito boa para poder saber botar em prática .

  • Maxi Educa 09 abr 2018

    Bom dia Inês Ficamos contentes que você tenha gostado das orientações dadas em nosso post. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • josé milson santos carneiro 25 maio 2018

    Fiquei muito satisfeito com a pesquisa que realizei nessa fonte, pois respondeu todas minhas expectativas sobre o tema pesquisado! Texto claro e objetivo de fácil entendimento !

  • Maxi Educa 28 maio 2018

    Bom dia José. Agradecemos imensamente sua participação em nosso post. É um prazer saber que conseguimos fazer um conteúdo que tenha respondido as suas expectativas. Acesse outros posts em Educação: http://blog.maxieduca.com.br/quinta-da-educacao/ Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Edjane Roberto Barbosa 04 jun 2018

    gostei muito e gostaria de imprimir para estudar.

  • Maxi Educa 05 jun 2018

    Bom dia Edjane. Agradecemos sua participação e interesse em nosso post. Enviaremos anexo ao seu e-mail este conteúdo para auxiliar os seus estudos. Temos outros posts sobre Educação, acesse: http://blog.maxieduca.com.br/quinta-da-educacao/ Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • chissomo samuel juliass 17 jun 2018

    Para o meu ponto de vista, as matérias estao bem Clara dá para entender, aprendi muitas coisa, importância da didátia, o historial ,pai da didática e muitas coisas. Muito obigado.

  • Maxi Educa 18 jun 2018

    Bom dia. Agradecemos sua participação em nosso post e aproveitamos para desejar boa sorte nos concursos públicos. Ficamos imensamente contentes que você gostado das matérias e que a forma foi clara. Leia outros posts sobre Educação, acessando: http://blog.maxieduca.com.br/quinta-da-educacao/ Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Luis Jamissone 03 jul 2018

    gostei da aula mas queria ver mais conteúdos como por exemplo, as funções das categorias da didática e porque é que o professor e o aluno precisam das categorias da didática.

  • Maxi Educa 04 jul 2018

    Bom dia Luis Agradecemos imensamente sua participação em nosso post. Repassarei sua sugestão para o tutor responsável pela elaboração das matérias de Educação. Temos muitos posts sobre Educação, acesse: http://blog.maxieduca.com.br/quinta-da-educacao/ Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Quézia Quintanilha Oliveira 14 ago 2018

    Além de tudo que foi exposto aqui , gostaria de conhecer melhor os teóricos que fizeram a diferença na Didática. Aprofundar um pouco mais o que cada um contribuiu para chegarmos até aqui.

  • Maxi Educa 22 ago 2018

    Bom dia Quézia. Agradecemos imensamente sua participação em nosso blog. Vamos seguir essas dicas para nossos próximos blogs. Preste atenção em nossos próximos conteúdos, que tentaremos brevemente abordar mais teóricos na Educação. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • conforme De onecimo manuel 14 set 2018

    gostei muito dessa apostila. estou bem claro. gostaria de ter mais.

  • Maxi Educa 17 set 2018

    Bom dia. Obrigada por deixar aqui o seu comentário. Temos mais posts sobre Educação, basta acessar: http://blog.maxieduca.com.br/educacao/ Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Joelma 19 set 2018

    Bom dia... Parabéns pelo texto esclarecedor sobre a didática... Muito compreensivo os termos sobre a mesma.. Pois cada dia a didática é renovador em cada tema a discutir.Trabalho em sala de aula e uso essa estratégia de modo a ensinar e brincar com o temas diversos .

  • Maxi Educa 27 set 2018

    Bom dia Joelma. Agradecemos imensamente sua participação em nosso blog e aproveitamos para indicar ótimas leituras em nosso blog sobre Educação: http://blog.maxieduca.com.br/educacao/ Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Márcia dos Santos Bernardes Matias 23 set 2018

    Eu quero saber como faco para ter uma boa didática para melhorar o interesse dos alunos para a minha disciplina que é história

  • Maxi Educa 27 set 2018

    Bom dia Marcia Obrigada por deixar aqui o seu comentário. A respeito da prática didática Márcia, vou deixar um conselho que não é regra ok? Se você digitar no Google, vai encontrar muitos sites com listas e dicas. Até aí tudo bem... Algumas dicas caem bem e são bem absorvidas por algumas pessoas e por outras não. E esse é o problema. Tentar seguir alguma estratégia ou tutorial encontrado online ou em livros pode acabar te atrapalhando e tornando sua aula mais mecânica. E essa é a minha principal dica: deixe sua aula o mais natural possível. Como? Sendo você e sendo flexível. Por exemplo: o planejamento é importante para uma boa didática. Uma aula com começo, meio e fim em um tempo previsto e com um objetivo claro: “o que eu quero que eles aprendam ao fim dessa aula?”. Só que as vezes o assunto simplesmente toma outros rumos, você descobre que seus alunos por algum acontecimento ou assunto da moda levaram seus interesses para outra direção. Aula perdida então? Não! É aí que a flexibilidade deve entrar em ação. Tente linkar seu planejamento ao rumo que a aula levou. A mudança de rumo não significa que você não tem “controle” sobre a sala, mas é uma oportunidade de ainda ensinar algo em um dia que estaria perdido em relação ao seu planejamento. E olha... vou te dizer por experiência tanto em rede pública quanto privada... Um dia de “ensino” é um dia ganho, mesmo que não fosse o combinado. Rs. Partes de comunicação, fazer piadas, trazer assuntos atuais (normalmente mais pop´s) vai da personalidade de cada um. Eu particularmente sou péssimo em fazer piadas, e por isso eu não tento... Isso torna a aula menos engraçada por exemplo? Sim... Mas ela é natural. E os alunos sentem isso. Tratá-los como iguais e bater um papo sobre o assunto os faz se sentirem parte do processo e não só receptores... E aí seguem todas as técnicas que você pode encontrar por aí... Deixe eles darem opinião... Dê tempo para respostas... Fale pausadamente.... Enfim... Espero que sua pergunta tenha sido em torno disso. E desculpe se falei demais. São dicas de vivência e não de manual. Rs. Ótimas aulas e aquele abraço!!! Ah vou deixar um link de uma aula minha do Youtube, se quiser dar uma conferida: https://www.youtube.com/watch?v=y9TrkVAbEqA&t=560s Tem as outras partes também. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • sandravalerialima527@gmail.com 19 out 2018

    excelente material

  • Maxi Educa 19 out 2018

    Bom dia Sandra Obrigada por deixar aqui o seu comentário. Temos muitos posts sobre Educação, acesse: https://blog.maxieduca.com.br/educacao/ Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • marli 13 nov 2018

    boa noite,Estou fazendo um paper sobre vivencias educativas,a didática e sua importância,gostaria de contar com a ajuda de vocês pois estou meio perdida...achei o assunto um tanto complicado se puderem me dar um auxilio eu agradeço.obrigado

  • Maxi Educa 13 nov 2018

    Olá, Boa tarde Marli, podemos te ajudar sim, mas precisamos saber onde estão suas dúvidas, para que assim possamos ajuda-la de maneira pontual.

  • Jane Figueredo 30 nov 2018

    Olá boa tarde! Gostei muito do texto,mas queria saber d forma mais clara,qual a importância da Didática na Pedagogia?

  • Maxi Educa 07 dez 2018

    Olá Jane, Obrigado pelo carinho e atenção. Abaixo segue de maneira mais clara a relação entre ambas. “Uma pedagogia que valoriza os conteúdos e as ações mentais correspondentes ao modo de constituição desses conteúdos Uma boa didática, na perspectiva da mediação, é aquela que promove e amplia o desenvolvimento das capacidades intelectuais dos alunos por meio dos conteúdos. Conforme a teoria histórico-cultural, formulada inicialmente pelo psicólogo e pedagogo russo Lev Vygotsky, o objetivo do ensino é o desenvolvimento das capacidades mentais e da subjetividade dos alunos através da assimilação consciente e ativa dos conteúdos, em cujo processo se leva em conta os motivos dos alunos. O ensino é meio pelo qual os alunos se apropriam das capacidades humanas formadas historicamente e objetivadas na cultura material e espiritual. Essa apropriação se dá pela aprendizagem de conteúdos, habilidades, atitudes, formadas pela humanidade ao longo da história. Conforme as próprias palavras de Vygotsky: A internalização de formas culturais de comportamento envolve a reconstrução da atividade psicológica tendo como base as operações com signos. (...) A internalização das atividades socialmente enraizadas e historicamente desenvolvidas constitui o aspecto característico da psicologia humana.” Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Paloma Bispo 03 dez 2018

    Conteúdo melhor do que todo o que foi dado no curso que tive. Parabéns pela clareza e habilidade de resumir e ao mesmo explicar tão bem o conteúdo!

  • Maxi Educa 03 dez 2018

    Boa Tarde Paloma!! Obrigado por deixar seu comentário no nosso blog, ficamos feliz de termos colaborado com seu aprendizado. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Clélia Corrêa Gonçalves 20 jan 2019

    Esclarecedor, para muitos educadores que o lerem; pois a didática é a didática é, segundo Maíra Kubik Mano, a ""Eterna prima pobre" da pedagogia.

  • Maxi Educa 21 jan 2019

    Olá Clélia, Bom Diaa!! Obrigador por participar do nosso blog. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Catarina Augusta 06 fev 2019

    Gostei da matéria. Sou pedagoga creio que a apresentação do tema foi muito válido de firma objetiva, sucinta e que pode estar late de dúvidas a quem as tem e provocar a né essidade de bus ar mais a quem se interessa pelo assunto. Muito bom. ?

  • Maxi Educa 06 fev 2019

    Olá Catarina, Bom Dia!! Obrigado por deixar seu comentário em nosso post, nossa meta é passar alguém tema de forma clara e objetiva para que todos entendam. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Dalva Margarida do Santo A breu 08 fev 2019

    Bom dia , gostei muito do material e sinto que falta ainda nos cursos de Pedagogia mais práticas e não só teoria sobre didática. De como aplicar e trabalhar em sala de aula esta disciplina.

  • Maxi Educa 12 fev 2019

    Olá Dalva, Bom Dia!! A ausência de práticas nos cursos de Pedagogia realmente é algo bastante relatado, pois são através desses meios que encontramos parâmetros que nos ensinam a lidar com situações que possam ocorrer no cotidiano escolar. Obrigado por deixar seu comentário em nosso post. Acompanhe-nos também nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • André Luiz Pinto 13 fev 2019

    Bom dia gostei muito da explicação de onde surgiu a didática de ensino só lamento que os valores inverteram nas escolas de qualquer grau que se destina o aprendizado.Hoje quem "acha que manda " sãos os alunos e não mais professor em sala de aula.

  • Maxi Educa 14 fev 2019

    Olá André, Bom Dia!! Muito obrigado pelo elogio e por acompanhar nosso trabalho. Infelizmente é uma questão que se vê, na maioria, das escolas, onde valores e obrigações passaram a ser invertidos. Muitos pais e/ou responsáveis acabaram denominando que as escolas se responsabilizassem pela Educação de seus filhos e não o Ensino, que é a principal função da Instituição. No entanto, fale a pena refletir também, se as Diretorias de Ensino, Supervisores e Gestores Escolares não permitiram que isso acabasse acontecendo, pois começaram a levar as críticas de pais e/ou responsáveis como se fossem algo com total cabimento, mesmo que essas pessoas não vivenciem o cotidiano escolar, e muitas vezes, tampouco conhecem seus próprios filhos. Obrigado pelo contato. Acompanhe-nos também nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Maria Eduarda Nascimento Lima 07 mar 2019

    Material maravilhoso, ajudou muito para os trabalhos da faculdade da minha tia. Agradecida!

  • Maxi Educa 07 mar 2019

    Olá Maria, Bom Dia!! Obrigado por deixar seu comentário em nosso post, nossa meta é passar algum tema de forma clara e objetiva para que todos entendam. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Francisco Pessôa 11 mar 2019

    Excelente conteúdo, ótima didática apresentada. Parabéns pelo compartilhamento do conhecimento.

  • Maxi Educa 12 mar 2019

    Olá Francisco, Bom Dia!! Obrigado por deixar seu comentário em nosso post, nossa meta é passar algum tema de forma clara e objetiva para que todos entendam. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Salete 14 mar 2019

    Tenho dificuldades em transmitir me falta coerência nas ideias.Em construir frases oque fazer?

  • Maxi Educa 15 mar 2019

    Olá Salete, Bom Dia!! É uma questão um tanto quanto complicada, pois não há receitas. Creio que talvez o que lhe auxilie melhor seja a confecção de planos de aulas, para que dessa forma consiga organizar melhor teus pensamentos e ideias na hora de aplica-las. No entanto, vale ressaltar que muitas vezes um único método não funcione com todas as salas. Por exemplo, você pode ter duas turmas, na mesma escola, do mesmo ano e idades iguais, só que as metodologias e formas de aplicar os conteúdos não caminhem da mesma forma em ambas as turmas, por isso, cabe ao professor ter essa flexibilidade ao entrar em cada sala de aula e perceber que nenhum aluno aprende, absorve e constrói o conteúdo da mesma forma que o outro. Obrigado pelo contato com a gente. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Docíria Figueiredo 20 mar 2019

    qual é a importância da didáctica da biologia?

  • Maxi Educa 20 mar 2019

    Olá Docíria, Boa Tarde!! A didática não tem importância apenas para a Biologia, mas para todas disciplinas, onde devido as estratégias aplicadas e apresentadas de maneira particular em cada sala de aula supre a necessidade dos alunos Uma boa didática, na perspectiva da mediação, é aquela que promove e amplia o desenvolvimento das capacidades intelectuais dos alunos por meio dos conteúdos. O ensino é meio pelo qual os alunos se apropriam das capacidades humanas formadas historicamente e objetivadas na cultura material e espiritual. Essa apropriação se dá pela aprendizagem de conteúdos, habilidades, atitudes, formadas pela humanidade ao longo da história. No campo de Ensino são necessárias teorias tanto da área de educação quanto teorias da área da Biologia para subsidiar o desenvolvimento da prática, com uma permanente reflexão entre teoria e prática. Auxiliar o professor nesta ponte teoria e prática, requer um professor formador que possui conhecimentos epistemológicos teóricos e práticos tanto da área de educação quanto da área de Biologia. Assim, evitaremos a falta de compreensão e valoração dos conteúdos pedagógicos pelos estudantes. Obrigado por deixar seu comentário em nosso post. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Simone 06 abr 2019

    Ótimo conteudo, apresenta clareza no discurso, fazendo nos refletir na trajetória da didática.

  • Maxi Educa 08 abr 2019

    Olá Simone, Bom Dia!! Obrigado por deixar seu comentário em nosso post, nossa meta é passar algum tema de forma clara e objetiva para que todos entendam. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Danilo Educa 15 abr 2019

    Olá estou com uma duvida mas não sei como responder esta pergunta do professor poderia me ajudar? "Diante dos desafios impostos pelas transformações (históricas, sociais, políticas, culturais e econômicas) ocorridas na sociedade contemporânea faz sentido discutirmos uma resinificação da Didática? Por que?"

  • Maxi Educa 23 abr 2019

    Olá Danilo, Boa Tarde!! Ao nosso ponto de vista, na Didática temos estratégias que o docente desenvolve para melhor aplicar o conteúdo e fixar o conhecimento nos alunos, dessa forma, não há uma necessidade de uma ressignificação da palavra. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Carlos André 30 abr 2019

    Fantasístico, parabéns pelo material!

  • Maxi Educa 30 abr 2019

    Olá Carlos, Boa Tarde!! Obrigado por deixar seu comentário em nosso post, nossa meta é passar algum tema de forma clara e objetiva para que todos entendam. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Carmélia 13 maio 2019

    O ensino da Didática teria ou não teria, na ocasião, suporte empírico? Justifique.

  • Maxi Educa 16 maio 2019

    Oi Carmélia, tudo bem? O intuito de nosso Blog é sempre orientar os leitores na construção e formação de opinião e não com o objetivo de justificar propostas. O conhecimento empírico é um fato que se apoia somente em experiências vividas, na observação de coisas, e não em teorias e métodos científicos. Empírico é aquele conhecimento adquirido durante toda a vida, no dia-a-dia, que não tem comprovação científica nenhuma. Dessa forma, não podemos dizer que a Didática é uma ciência empírica, porque tem como base sim teorias e métodos científicos que foram objetivados por outras pessoas e estudiosos. Obrigado por deixar seu comentário em nosso post!! Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Everaldo Fernandes Monteiro 18 maio 2019

    Estou estudando pra um concurso e me deparei com este excelente material, disponível em aberto, o que me motivou muito, pois sempre quis saber alguma informação sobre didática. O mais interessante é que o fato de vocês terem deixado em aberto, fizeram exercer plenamente a sua função social, Parabéns!!

  • Maxi Educa 20 maio 2019

    Oi Everaldo, tudo bem? Obrigado por deixar seu comentário em nosso post, nossa meta é passar algum tema de forma clara e objetiva para que todos entendam. Ah não se esqueça de nós acompanhar nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • francisco 11 jun 2019

    boa noite, como faço para baixar este conteúdo, pois gostei muito do material

  • Maxi Educa 12 jun 2019

    Oi Francisco, tudo bem? Que bom que gostou do nosso post, mas não disponibilizamos o mesmo para download. Obrigado por deixar seu comentário em nosso post. Ah não se esqueça de nós acompanhar nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Francisco Albino 02 jul 2019

    Fiquei muito satisfeito com o texto. Parabéns. Ajudaram me muito na minha tarefa.

  • Maxi Educa 02 jul 2019

    Francisco, que bom podermos participar da sua tarefa! Fico feliz! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Adelly Cristine dos Santos 14 jul 2019

    Olà, Parabéns belímo poste! Gostaria de saber se vcsvtem simulados para estudo. ?✏??

  • Maxi Educa 15 jul 2019

    Oi Adelly, tudo bem? Obrigado por deixar seu comentário em nosso post!! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Isabel 14 jul 2019

    Gostei bastante!Sou professora e estou a preparar um trabalho de dissertação e gostaria de falar sobre o impacto da falta didática como disciplina no curso de formação de professores primários de Moçambique.

  • Maxi Educa 15 jul 2019

    Oi Isabel, tudo bem? Obrigado por deixar seu comentário em nosso post!! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Joelma 18 jul 2019

    Parabéns, é um excelente material, me ajudou muito na minha pesquisa. Gostaria que descrevesse sobre conhecimento,contribuindo também com os seus. Desde já agradeço por tudo e que Deus lhe abençoe grandemente .

  • Maxi Educa 19 jul 2019

    Olá Joelma, tudo bem? Eu que agradeço seu comentário em nosso post. Fique ligada em nosso post logo terá vários assuntos novos. Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • MARIA DA GLORIA 27 jul 2019

    ADOREI A MATÉRIA

  • Maxi Educa 27 jul 2019

    Olá Maria, tudo bem? Ficamos felizes que tenha gostado do nosso post, obrigado por deixar seu comentário!! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Ana Karolina Vieira de Moraes 31 jul 2019

    Muito bom saber que a didática evoluiu e foi observado por vários críticos. Gostei do texto.

  • Maxi Educa 31 jul 2019

    Olá Ana Karolina, tudo bem? Obrigado por deixar seu comentário!! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • ONAZIONIR 08 ago 2019

    Muito bom esse conteúdo, gostaria de saber mais sobre o conteúdo

  • Maxi Educa 09 ago 2019

    Oi Onazionir, tudo bem? Muito obrigado pelo seu comentário, ficamos bem contentes que tenha gostado. De uma conferida no nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você vai achar o máximo. Lá tem bastante conteúdo e é sempre atualizado. Navegue pelas guias de apostilas, cursos e não se esqueça também do "Monte seu Curso", que é o lugar onde você pode escolher matérias específicas para aprender. Um grande abraço! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Raimunda Margarete Feitosa Rocha. 16 ago 2019

    Quero agradecer, pois aprendi um pouco sobre o assunto didática pois não tinha esse entendimento que vi aqui. Foi um grande prazer poder aprender um pouco com sua ajuda.

  • Maxi Educa 16 ago 2019

    Oi Frank, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Raimunda Margarete Feitosa Rocha. 16 ago 2019

    Quero agradecer, pois aprendi um pouco sobre o assunto didática pois não tinha esse conhecimento antes, obg.

  • Maxi Educa 16 ago 2019

    Oi Raimunda, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • ^Maria das graças 20 ago 2019

    Muito importante essa matéria, estou cursando pedagogia sem ter cursado magistério, concluí o ensino médio estudando sozinha, fiz as provas no cesec. Passei no ENEM, ganhei a bolsa integral e com 68 anos tô realizando meu sonho, mas tenho dificuldades para colocar em prática o que entendi da teoria.

  • Maxi Educa 20 ago 2019

    Oi Maria, tudo bem? Parabéns pelas suas conquistas!!! E não se preocupe tenho certeza que logo logo você vai conseguir botar em prática tudo o que aprendeu. Sua didática vai ser incrível, pode acreditar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Miriam Nascimento 29 ago 2019

    Boa noite! Gostei muito do material , me ajudou bastante. Obrigada!

  • Maxi Educa 29 ago 2019

    Olá Miriam, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Wagner Rodrigues de campos 02 set 2019

    É um excelente material. Gostei da matéria.

  • Maxi Educa 03 set 2019

    Olá Wagner, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • wagner campos 06 set 2019

    Legal a didática gostei por ajudar no meu progresso.

  • Maxi Educa 09 set 2019

    Olá Wagner, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Angelina Lopes 16 set 2019

    Amei o material. Gostaria muito de poder baixá-lo para imprimir e colar no meu caderno de estudos. Há possibilidade de disponibilizá-lo? Agradecida!

  • Maxi Educa 17 set 2019

    Oii Angelica, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Infelizmente não podemos disponibilizar esse tipo de conteúdo. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Geovanna Caetano de Alecrim 22 set 2019

    Parabéns por colocarem o conteúdo de forma sucinta e de fácil compreensão.

  • Maxi Educa 23 set 2019

    Oii Geovanna, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • AUSELITA DOS SANTOS COELHO BRITO . 23 set 2019

    Bom dia! O material apresentado é um auxílio na nossa prática pedagógica, faz uma abordagem desde o surgimento da Didática até a atualidade.

  • Maxi Educa 23 set 2019

    Oii Auselita, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Yuran 23 set 2019

    Importância da didáticas

  • Maxi Educa 23 set 2019

    Oii Yuran, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Joelma 10 out 2019

    Bom dia Como a didática se relaciona com o processo de ensino aprendizagem?

  • Maxi Educa 11 out 2019

    Oi Joelma, tudo bem?? Não basta ao professor reproduzir pressupostos teóricos ou programas disciplinares pré-estabelecidos, as informações acumuladas na prática ao longo do processo ensino-aprendizagem devem despertar a capacidade crítica capaz de proporcionar questionamentos e reflexões sobre essas informações a fim de garantir uma transformação na prática. Como um processo em constante transformação, a formação do educador exige esta interligação entre a teoria e a prática como forma de desenvolvimento da capacidade crítica profissional. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • lara 15 out 2019

    gostaria de saber onde está as referencias deste artigo?

  • Maxi Educa 16 out 2019

    Olá Iara, tudo bem? Ressaltamos que nossos blogs possuem conteúdo meramente informativo, portanto, tratam-se de meros "posts" e não artigos. Ainda assim são sempre referenciados. Note que a referência localiza-se logo abaixo do conteúdo finalizado e anterior à aba de compartilhamento: TAVARES, R. H. Didática geral / Rosilene Horta Tavares. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • MARIA CRISTINA 23 out 2019

    Muito obrigada, me ajudou muito nos meus estudos.

  • Maxi Educa 24 out 2019

    Oi Maria, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • juvanice cruz Rodrigues 27 out 2019

    A importância da didática no dias de hoje

  • Maxi Educa 29 out 2019

    Olá Juvanice, tudo bem? Sobre a importância da didática nos dias de hoje, não basta ao professor reproduzir pressupostos teóricos ou programas disciplinares pré-estabelecidos, as informações acumuladas na prática ao longo do processo ensino-aprendizagem devem despertar a capacidade crítica capaz de proporcionar questionamentos e reflexões sobre essas informações a fim de garantir uma transformação na prática. Como um processo em constante transformação, a formação do educador exige esta interligação entre a teoria e a prática como forma de desenvolvimento da capacidade crítica profissional. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Erael Rodrigues 21 nov 2019

    Foi muito gratificante esse método de material da parte da didática,gostei muito.

  • Maxi Educa 21 nov 2019

    Oi Erael, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Francisca Queria 15 dez 2019

    Queria saber mais detalhado a didática em sala de aula . vou passar numa prova seletiva entrevista.

  • Maxi Educa 16 dez 2019

    Olá Francisca, tudo bem? Gostaríamos de informar que nossos blogs possuem caráter meramente informativo e não de resolução de dúvidas ou elaboração de conteúdos detalhados. Porém, acesse nosso site (www.maxieduca.com.br). Lá você encontra bastante conteúdo atualizado e aproveite para nos acompanhar nas redes sociais. Sobre a importância da didática nos dias de hoje, não basta ao professor reproduzir pressupostos teóricos ou programas disciplinares pré-estabelecidos, as informações acumuladas na prática ao longo do processo ensino-aprendizagem devem despertar a capacidade crítica capaz de proporcionar questionamentos e reflexões sobre essas informações a fim de garantir uma transformação na prática. Como um processo em constante transformação, a formação do educador exige esta interligação entre a teoria e a prática como forma de desenvolvimento da capacidade crítica profissional. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Edson 07 jan 2020

    Quando em uma turma alunos evoluem na aprendizagem e outros caem de rendimento, quem é o responsável ?

  • Maxi Educa 08 jan 2020

    Olá Edson, tudo bem? Cada aluno possui seu tempo e aos educadores não basta a reprodução de pressupostos teóricos ou programas disciplinares pré-estabelecidos. As informações de cada aluno e seu respectivo desenvolvimento são acumuladas por seus educadores na prática diária ao longo do processo ensino-aprendizagem. Cabe ao educador despertar a capacidade crítica capaz de proporcionar questionamentos e reflexões sobre as informações de cada aluno a fim de garantir a transformação de cada um na prática. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Leila Vasconcelos 10 jan 2020

    Bom dia. Trabalho na Secretaria de Educação de meu Município e estamos preparando um material sobre didática para professores do Fundamental 2. Gostaria de copiar esse material, há essa possibilidade?

  • Maxi Educa 10 jan 2020

    Olá Leila, tudo bem? Infelizmente não podemos disponibilizar esse post, pois esses materiais são escritos por terceiros e os mesmos não autorizaram a disponibilização. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • MARIA LUCIA LIMEIRA DELFINO DA SILVA 07 fev 2020

    BOM DIA . Obrigada pela matéria através dessas leituras tem me auxiliado no meu dia dia como professor.

  • Maxi Educa 08 fev 2020

    Olá Maria Lucia, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Ana Márcia 18 fev 2020

    Acredito ser muito importante conhecer um pouco mais sobre o surgimento da Didática, principalmente nós que trabalhamos na área da Educação. Faz-se necessário reciclar os conhecimentos adquiridos, bem como construir novas aprendizagens a respeito da Didática para assim, melhorarmos nossa prática em sala de aula.

  • Maxi Educa 20 fev 2020

    Olá Ana, tudo bem? Sobre a importância da didática nos dias de hoje, não basta o professor reproduzir pressupostos teóricos ou programas disciplinares pré-estabelecidos, as informações acumuladas na prática ao longo do processo ensino-aprendizagem devem despertar a capacidade crítica capaz de proporcionar questionamentos e reflexões sobre essas informações a fim de garantir uma transformação na prática. Como um processo em constante transformação, a formação do educador exige esta interligação entre a teoria e a prática como forma de desenvolvimento da capacidade crítica profissional. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • MÁRCIA ADRIANA 25 fev 2020

    Concordo com pontos expostos no texto que mostra que teve evolução que hoje é necessário mudar manter didática no dia a dia para que possamos melhorar a qualidade de aprendizagem no nosso país. Necessário ver que nem professor sabe tudo e que se apreende também com aluno que traz seus conhecimentos.

  • Maxi Educa 26 fev 2020

    Olá Márcia, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Alexandre Marques 25 fev 2020

    Estou cursando licenciatura em matemática, e gostaria de me aprofundar na questão sobre didática, de como ministrar uma aula e chamar a atenção do educando, e como ser um bom docente.

  • Maxi Educa 04 mar 2020

    Olá Alexandre, tudo bem? Primeiramente gostaria de lhe dar os parabéns por escolher cursar licenciatura em matemática, eu me chamo Mário e também fiz licenciatura em matemática, depois fiz especialização em Educação Especial e por fim pude concluir um Mestrado em Matemática, sei que esta área de atuação é difícil, seja pela falta de valorização do Estado, ou pelo olhar com que a sociedade atual enxerga o professor, mas não podemos generalizar, quando entramos em uma sala de aula, precisamos nos doar 100%, tente sempre entender as dores e as angustias que o educando possui, não esteja distante deles, muitas vezes alguns alunos só precisam de um pouco de carinho e reconhecimento para poder se tornar pessoas melhores, se mesmo assim precisar chamar a atenção de alguém, seja o mais sutil possível, procure entender o real motivo dele estar cometendo aquele ato. Para ser um bom professor, você precisa estar ligado as tecnologias ao seu redor, procure ministrar aulas envolventes, traga para a realidade de seus alunos o contexto matemático, transforme seu aluno em um aluno protagonista, onde você como professor irá mostrar o caminho, não irá fazer para ele, existe uma fala do filósofo Mário Sergio Cortella que eu admiro muito e procuro sempre seguir, ele diz que exibir comportamentos arrogantes apenas mostra o despreparo para a função, a construção do conhecimento é um caminho que precisa ser percorrido em conjunto, de forma a agregar vivência e experiência, para então fortalecer a relação que você terá com seu aluno. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • RUTH MEIRE MARQUES 06 mar 2020

    material maravilhoso... sou educadora e a escola na qual trabalho usa os livros MAXI... são ótimos.

  • Maxi Educa 07 mar 2020

    Oi Ruth, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • como surgiu a didática 11 mar 2020

    preciso de ajuda como surgiu a didática

  • Maxi Educa 17 mar 2020

    Olá Débora, tudo bem? A Didática foi concebida como base de uma reforma educacional importante pela primeira vez no século XVII, com João Amós Comenius, em sua obra Didática Magna. Nesta época, ele havia observado que a educação se dava de maneira muito espontânea, permeada de puro praticismo, não havia sistematização, organização ou planejamento. Com o objetivo de organizar e sistematizar a educação, Comenius escreveu a Didática Magna, que pretendia estabelecer os fundamentos da ‘arte universal de ensinar tudo a todos’, privilegiando sobretudo o professor, o método e o conteúdo. Dessa forma, acredita-se que foi assim o surgimento do conceito da Didática no mundo. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Girley Borges Duarte 18 mar 2020

    Queria muito algo bem específicado sobre didática e metodologia vou fazer um concurso

  • Maxi Educa 23 mar 2020

    Olá Girley. Tudo bem? Temos muitos blogs totalmente gratuitos na área da educação. Você pode acessá-los por aqui: blog.maxieduca.com.br/educacao Aproveite também e conheça nosso site: www.maxieduca.com.br. Lá você pode adquirir por preços muito acessíveis materiais completos, com assessoria particular de toda nossa equipe de tutores. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • REGO DAIMONE LUIS 23 mar 2020

    1. Como que o professor pode conseguir a educação e instrução 2 .Porque o ensino deve ser realizado em função do aluno?

  • Maxi Educa 26 mar 2020

    Olá Rego, tudo bem?? Precisamos que especifique melhor tua pergunta 1, pois ela está muito ampla, educação e instrução do quê? Se for referente a didática, espera-se que você consiga essas orientações por meio da graduação, onde no decorrer das disciplinas e práticas de ensino os teus docentes lhe ajudarão. Na tua pergunta 2, o aluno é nosso “instrumento” de trabalho enquanto docentes, nosso objetivo é ensiná-lo, seja de forma conteudista, construtivista, entre outras, é o nosso papel, por isso se fala que deve ser em função do aluno. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Sandra Valéria Soares dos Santos 23 mar 2020

    Amo ensinar e principalmente aprender. Obrigada ame o tema

  • Maxi Educa 24 mar 2020

    Olá Sandra, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Maria da gloria Silva de sousa 01 abr 2020

    Gostei muito de todos os ceteudos dessa plataforma

  • Maxi Educa 01 abr 2020

    Olá Maria da gloria, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Cybelle 09 abr 2020

    De que forma o professor pode estimular os alunos para participar ativamente no processo de ensino aprendizagem?

  • Maxi Educa 18 maio 2020

    Olá Cybelle, tudo bem? Gostaríamos de informar que nossos blogs possuem caráter meramente informativo e não de resolução de dúvidas ou elaboração de conteúdos detalhados. Porém, acesse nosso site (www.maxieduca.com.br). Lá você encontra bastante conteúdo atualizado e aproveite para nos acompanhar nas redes sociais. Sobre a importância da didática nos dias de hoje, não basta ao professor reproduzir pressupostos teóricos ou programas disciplinares pré-estabelecidos, as informações acumuladas na prática ao longo do processo ensino-aprendizagem devem despertar a capacidade crítica capaz de proporcionar questionamentos e reflexões sobre essas informações a fim de garantir uma transformação na prática. Como um processo em constante transformação, a formação do educador exige esta interligação entre a teoria e a prática como forma de desenvolvimento da capacidade crítica profissional. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Felisberto 05 maio 2020

    Gostei imenso

  • Maxi Educa 06 maio 2020

    Olá Felisberto, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Wagner rodrigues de campo. 07 maio 2020

    É UM CONTEÚDO VALIOSO POR LEVAR CONHECIMENTOS A TODOS OS INTERESSADOS .ONDE JUNTOS VAMOS EVOLUIR EM NOSSOS ESTUDOS E ENSINAMENTOS.ISSO É FUNDAMENTAL EM NOSSAS VIDAS .

  • Maxi Educa 08 maio 2020

    Olá Wagner, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Edivania Passos 09 maio 2020

    Boa tarde! Nesse período de pandemia o melhor que fiz foi me ingressar nessa área e estou amando as dicas de leitura e o conteúdo expresso. Tudo e uma novidade para mim. Obrigada.

  • Maxi Educa 11 maio 2020

    Olá Edivania, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Didimo Ferreira Homem 22 maio 2020

    Porque não libera para copiar para citação em tcc?

  • Maxi Educa 22 maio 2020

    Olá Didino, tudo bem? Infelizmente não podemos disponibilizar esses artigos, pois os mesmos pertencem a tutores e professores, desta forma não podemos disponibilizar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Rose barbosa 06 jun 2020

    Material maravilhoso. Muito bem elaborado e explicativo. Muito me ajudou a entender a Didática. Parabéns!.

  • Maxi Educa 08 jun 2020

    Olá Rose, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Adriano Da Silva 24 jun 2020

    Olá, muito obrigado por terem me ajudado a entender melhor a importância da didáctica no dia a dia ou na sala de aula. muito obrigado mesmo

  • Maxi Educa 25 jun 2020

    Olá Adriano, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Tatiane Carmin 08 ago 2020

    Vcs estão de parabéns o conteúdo e Claro e simplificado, não tenho palavras pra agradecer, ajudou em tudo em que precisava.

  • Maxi Educa 10 ago 2020

    Olá Tatiane, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Tatiane Carmin 08 ago 2020

    Estou fazendo Formação de professores e realizando uma pesquisa para uma atividade encontrei o seu Blog, eu realmente me encantei e indiquei pra minha professora, percebi pelo comentários que vc's realmente levam a sério o conteúdo da Educação e claro que estarei acompanhando pelas redes sociais novos Artigos e Pesquisas.

  • Maxi Educa 10 ago 2020

    Olá Tatiane, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Excelente 15 ago 2020

    Muito bom, ter conhecimento sobre didática sempre nos auxiliar em nossos aprendizagem.

  • Maxi Educa 15 ago 2020

    Olá Creunice, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Cassia 30 set 2020

    A didática contemporânea ainda é predominantemente tecnicista? Por que a maioria dos professores (as) de cursinho pré-vestibular são de alto desempenho e realmente são focados na aprendizagem e os demais não?

  • Maxi Educa 30 set 2020

    Olá Cassia, tudo bem? A respeito de suas dúvidas, informamos que nossos blogs possuem caráter meramente informativo e voltado para concursos públicos, que é nosso foco maior. Inclusive você pode ficar de olho em nosso site https://www.maxieduca.com.br/, para caso abra algum concurso nessa área. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • CONCEIÇÃO 25 out 2020

    CONTEÚDO COMPLETO E DE FÁCIL ENTENDIMENTO, AMEI !

  • Maxi Educa 26 out 2020

    Olá Maria Rocha, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Edno M de Carvalho 02 nov 2020

    "O sonho de todo professor é dar uma aula atrativa para os aluno", diria mais, de todo verdadeiro professor! Como em todas as profissoes há bons e ruins profissionais, uns por não terem tido oportunidades de escolha, outros por imposições dos pais acabam realizando sonhos que eram deles, outros por não descobrir em tempo sua aptidão e assim vai. Me recordo ďe uma aula de geografia quando tinha 6 anos hoje 53 quando a professora Noêmia, vê como fixa, para ensinar os países da América central sorteou os nomes e os países o meu foi Honduras, uma frase para rescitar em apresentação à comunidade , que coisa eu de calça, chapeu dem palha, sem camisa, bota e um cachoo de bananas, Pais agrícola e a frase era "eu sou Honduras capital tegucigalpa rico em madeira e café uma produção muito variada" nunca mais esqueci. PARABENS pelo conteúdo Ana Maria Quinteto, obrigado pela recordação. A didatica produziu isso.

  • Maxi Educa 03 nov 2020

    Olá Edno, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Pedro Estácio Da Silva 06 jan 2021

    Gostei muito do conteúdo, maravilhoso, conciso e claro !

  • Maxi Educa 07 jan 2021

    Olá Pedro, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • DJÁRIO DE ARAÚJO 06 fev 2021

    Excelente texto ! Gostei muito ! A autora é a Ana Maria Quiqueto? Quero compartilhar com meus alunos e gostaria de confirmar.

  • Maxi Educa 08 fev 2021

    Olá Djário, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Milena 16 fev 2021

    O que falta na didatica 1

  • Maxi Educa 16 fev 2021

    Olá Milena, tudo bem? A respeito de suas dúvidas, informamos que nossos blogs possuem caráter meramente informativo e voltado para concursos públicos, que é nosso foco maior. Inclusive você pode ficar de olho em nosso site https://www.maxieduca.com.br/, para caso abra algum concurso nessa área. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • ESTUDANTE GUIFITE CHIPONGUE 06 jul 2021

    Eu quero sua ajuda Descer os princípios didáticos Conceito Em que consiste os princípios didáticos Obrigado espero por sua ajuda

  • Maxi Educa 06 jul 2021

    Olá, tudo bem? Nosso blog tem apenas a intenção de informar, não podemos nos posicionar quanto a diagnósticos médicos. Nós recomendamos que procure um profissional especializado o quanto antes. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Albaniza 20 jul 2021

    De que forma as dimensões do processo didático tem se configurado na ação docente?

  • Maxi Educa 20 jul 2021

    Olá Albaniza, tudo bem? Nosso blog tem apenas a intenção de informar, não podemos nos posicionar quanto a diagnósticos médicos. Nós recomendamos que procure um profissional especializado o quanto antes. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Valéria 14 ago 2021

    Gostei foi muito bom rever essa matéria

  • Maxi Educa 16 ago 2021

    Olá Valéria, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • ROSANGELA RIBEIRO 19 set 2021

    Oi @marciomaxieduca! Só quero agradecer por todas as contribuições deste material riquíssimo para cada docente ou acadêmicos em cursos de licenciaturas!!!

  • Maxi Educa 20 set 2021

    Olá Rosangela, tudo bem? Nosso blog tem apenas a intenção de informar, não podemos nos posicionar quanto a diagnósticos médicos. Nós recomendamos que procure um profissional especializado o quanto antes. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Lucielen da silva Borges 21 set 2021

    Qual seria a realização desse sonhos?

  • Maxi Educa 22 set 2021

    Olá Lucielen, tudo bem? Nosso blog tem apenas a intenção de informar, não podemos nos posicionar quanto a diagnósticos médicos. Nós recomendamos que procure um profissional especializado o quanto antes. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • ivonete alves 29 set 2021

    Boa noite ! estudando p prova então vim buscar mas sobre a matéria e amei tudo

  • Maxi Educa 30 set 2021

    Olá Ivonete, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Carmelina Jaime langa 30 out 2021

    Existe professor que sabe muito mas não ter didáctica na sala de aulas

  • Maxi Educa 30 out 2021

    Olá Carmelina, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Macedogelo 11 nov 2021

    Bom dia. Mas eu adorei imensamente este conteúdo… não tenho muito a dizer. No entanto, gostava de saber como posso ter o material?

  • Maxi Educa 11 nov 2021

    Olá Macedogelo, tudo bem? Nosso blog tem apenas a intenção de informar, não podemos nos posicionar quanto a diagnósticos médicos. Nós recomendamos que procure um profissional especializado o quanto antes. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Sara 11 abr 2022

    Qual é a relação en

  • Maxi Educa 12 abr 2022

    Olá Sara, tudo bem? Nosso blog tem apenas a intenção de informar, não podemos nos posicionar quanto a diagnósticos médicos. Nós recomendamos que procure um profissional especializado o quanto antes. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • ELIENE 24 abr 2022

    NOS DIAS ATUAIS DEPARAMO-NOS COM POUCAS DEFINIÇOES DIFERENTES DE DIDATICA ?

  • Maxi Educa 25 abr 2022

    Olá Eliene, tudo bem? Nosso blog tem apenas a intenção de informar, não podemos nos posicionar quanto a diagnósticos médicos. Nós recomendamos que procure um profissional especializado o quanto antes. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • mariléia 23 maio 2022

    adorei! muuito bem explicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais