fbpx

Você sabe a diferença entre Moral e Ética? Entenda mais com um respaldo na filosofia

Por Angélica Calil 06 jan 2017 - 3 min de leitura

Ética e Moral! Embora estejam relacionados entre si, são conceitos distintos.

primeira-imagem-diferenca-entre-etica-e-moral

Geralmente, ao tomarmos uma decisão ou fazermos uma escolha, nos deparamos com perguntas frequentes, como: Isso é certo ou errado? Bom ou ruim? Devo ou não devo?

Você pode até não saber, mas essas perguntas permeiam a reflexão sobre dois termos: ÉTICA E MORAL.

É muito comum esses termos serem confundidos, como se significassem a mesma coisa.

Vamos começar aprendendo um pouco….

ÉTICA

etica

 

Palavra de origem grega – ethos – que significa caráter.

Diferentes filósofos tentaram conceituar esse termo. Vejamos:

Sócrates

 

socrates

Sócrates ligava o termo ética à condução da felicidade, uma vez que o seu objetivo era preparar o homem para o autoconhecimento, conhecimento esse que constitui a base do agir ético.

A ética socrática prevê a submissão do homem e da sua ética individual à coletiva que pode ser traduzida como a obediência às leis.

Platão

platao

Para Platão a ética está intimamente ligada ao conhecimento dado que somente se pode agir com ética quando se conhece todos os elementos que caracterizam determinada situação posto que somente assim, poderá o homem alcançar a justiça.

Aristóteles

 

aristoteles

Aristóteles, em “Ética a Nicômaco” e em seu pensamento moral de forma geral, entendia que “somos o resultado de nossas escolhas”. Aristóteles acreditava que ela caracteriza-se pela finalidade e pelo objetivo a ser atingido, isto é, que se possa viver bem, ter uma vida boa, com e para os outros, com instituições justas.

Características

caracteristicas-da-etica

 

Tem como características principais a imutabilidade e a validade universal.

 

Imutabilidade: a mesma de séculos atrás está vigente hoje;

Validade universal: no sentido de delimitar a diretriz do agir humano para todos os que vivem no mundo. Não há uma ética conforme cada época, cultura ou civilização. Ela é uma só, válida para todos eternamente, de forma imutável e definitiva, por mais que possam surgir novas perspectivas a respeito de sua aplicação prática.

 

 resumindo

  

Em seu sentido de maior amplitude, a Ética tem sido entendida como a ciência da conduta humana perante o ser e seus semelhantes. Envolve, pois, os estudos de aprovação ou desaprovação da ação dos homens e a consideração de valor como equivalente de uma medição do que é real e voluntarioso no campo das ações virtuosas.

Podemos dizer, de um modo geral, que se trata do conhecimento que oferta ao homem critérios para a eleição da melhor conduta, tendo em conta o interesse de toda a comunidade humana.

etica-e-moral-e-destacada

A palavra ‘moral’ vem do latim mos (cujo plural é mores) e significa costume, ou seja, uma longa e inveterada repetição de atos consagrados como necessários ao bom conviver.

Enquanto a ética, como disciplina filosófica, é especulativa, a moral, seu objeto de estudo, é normativa.

A moral constitui-se como conjunto de normas de conduta que se apresentam como boas, corretas, ou seja, como expressão do ‘bem’.

A experiência humana cotidiana, responsável pela construção do hábito e do costume, é fonte das normas morais. A moral é, portanto, pragmática. As normas morais são fórmulas elaboradas pelo homem para ordenar, regular seu comportamento.

MORAL X ÉTICA

moral-x-etica

Entre os elementos que a compõem, destacam-se a Moral e o Direito. A Moral não é a Ética, mas apenas parte dela.

Assim, ambas não são sinônimas, não apenas pela Moral ser apenas uma parte da Ética, mas principalmente porque enquanto a Moral é entendida como a prática, como a realização efetiva e cotidiana dos valores; a Ética é entendida como uma “filosofia moral”, ou seja, como a reflexão sobre a moral.

Então…

guarde-bem

A Ética é mais ampla e tem como filosofia moral, a reflexão;

Enquanto a Moral, é parte da Ética. Uma realização efetiva e cotidiana dos valores, ou seja, ação.

 

fica-a-dica

Para finalizarmos, segue um quadro comparativo para que você possa fixar com mais facilidade tudo que aprendeu hoje! Aproveite!

 quadro-comparativo-final

 

AGORA, PRECISO DE VOCÊ!!!

 

preciso-de-voce

E então, o que achou deste post? Preciso muito da sua opinião para aperfeiçoar minhas publicações aqui no blog.

Deixe um comentário dizendo o que achou, e ajude a manter esse trabalho vivo. É sua manifestação que me empolga a manter o conteúdo aqui. Até a próxima!

Já que falamos em filosofia, que tal conferirmos esse post abaixo que trata sobre filosofia, filósofos e suas teorias? Garanto que não irá se arrepender!!

Clique agora…

https://www.maxieduca.com.br/blog/filosofia-filosofos-e-suas-teorias/

 

 

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Comentários
  • Natanael Otávio 25 jan 2017

    Parabéns, Angélica! Ótimo conteúdo. Bem didático!

  • Maxi Educa 25 jan 2017

    Olá, Natanael. Fico feliz por ter gostado desse post. Com certeza um assunto de grande valia para concursos e até para o próprio cotidiano. Além desse, temos vários outros posts em diversas áreas de estudos. Acompanhe-nos também nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Fernanda alves 30 out 2017

    obrigada por min ajudar nas minhas pesquisas me esclareceu bem explicado.

  • Maxi Educa 31 out 2017

    Bom dia Fernanda. Obrigada por participar do nosso blog deixando aqui o seu comentário. Melhor ainda saber que pudemos auxiliá-la nas pesquisas. Em caso de sugestão de algum tema, deixe-nos para que possamos analisar. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Reginey 14 nov 2017

    Faça seu comentário aqui* a etica e uma boa disciplina para da uma pensamento boa

  • Maxi Educa 16 nov 2017

    Bom dia Reginey Agradecemos seu comentário em nosso Blog. De fato a Ética é uma boa disciplina em construção do conhecimento. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • joice soares 13 mar 2018

    gostei muita da forma com que voces nos repassam os seus comentários de forma fácil, descomplicada, e descontraente muito bom adorei.

  • Maxi Educa 14 mar 2018

    Bom dia Joice Agradecemos imensamente seu comentário em nosso post. É muito bom saber que conseguimos levar até você o entendimento dessa matéria, que tem a errônea fama de ser difícil. Na verdade, o que precisamos para compreende-la é fazer uma boa leitura. Leia outros posts em nosso blog, tenho certeza que lhes serão muito úteis. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Hagda Pruner 17 abr 2018

    “Gostei bastante, agregou conhecimento e me ajudou muito!!!

  • Maxi Educa 18 abr 2018

    Bom dia Hagda. Agradecemos imensamente sua participação em nosso post deixando aqui o seu comentário. Para que você agregue ainda mais conhecimentos, busque pelos nossos blogs em nosso site, lá você irá encontrar diversas matérias em diversas áreas. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Aparecida Miola 12 jun 2018

    muito bem explicado e de facil entendimento obg me ajudou muito

  • Maxi Educa 13 jun 2018

    Bom dia Aparecida Muito obrigada por ter participado do nosso post, deixando aqui o seu comentário. Que bom saber que você gostou da forma como tratamos esse assunto. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Rosangela ribeiro 23 out 2019

    Enquanto reflexao cientifica que tipo de ciencia seria a etica?

  • Maxi Educa 24 out 2019

    Olá Rosangela, tudo bem? Como ciência a ética estuda os fatos de forma a descobrir-lhes os princípios gerais, sendo neste sentido, partindo de dados empíricos, ou seja, da existência de um comportamento moral efetivo não podendo ficar apenas no registro dos mesmos, ultrapassando com seus conceitos, hipóteses e teorias. A ética deve como conhecimento científico abordar à racionalidade e objetividades mais completas ao mesmo tempo que deve proporcionar conhecimentos sistemáticos, metódicos e, no limite do possível, comprováveis. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Juliana Macêdo 17 jan 2020

    Maravilhosa didática em mostrar de forma simples e objetiva as diferenças entre moral e ética! Parabéns!

  • Maxi Educa 17 jan 2020

    Oi Juliana, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Hiago 20 fev 2020

    Mto bom seu post ?????? mto bem explicativo

  • Maxi Educa 20 fev 2020

    Olá Hiago, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Álvaro Caribe Sivale 17 mar 2020

    Parabéns, gostei muito a exposição do conteúdo.

  • Maxi Educa 18 mar 2020

    Olá Álvaro, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Mateus J. Salimo 22 jun 2020

    para mim achei, bastante ilucidativo e eficiente, pragmatico.

  • Maxi Educa 22 jun 2020

    Olá Matheus, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Miguel Calixto 23 jul 2020

    Esse último quadro está errado. Na verdade está trocado resumidamente. A moral é coletiva, local, temporal e mutável. A moral representa o conjunto de costumes e regras da sociedade. A ética é a reflexão individual sobre a moral e guia a conduta de cada indivíduo de forma pessoal.

  • Maxi Educa 24 jul 2020

    Olá Miguel, tudo bem? Obrigado pelo feedback, isso nos ajuda muito a melhorar nossos artigos!! Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Ana Caroline 06 nov 2020

    Adorei! Me ajudou muito!!

  • Maxi Educa 07 nov 2020

    Olá Ana Caroline, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Yuri 03 maio 2021

    Concordo com os conceitos explicados sobre ética e moral. Porém, a imagem azul e laranja que explicita as diferenças entre moral e ética está incorreta, pois contradiz as explicações textuais da página. Por exemplo, no texto diz-se que a ética independe da situação social e cultural da atualidade, pois ela é imutável e tem abrangência universal. Já no quadro azul sobre a ética, diz-se que as normas e regras da ÉTICA são guiadas pelo consenso moral, da cultura da sociedade. Muito bom o artigo explicativo, só acho necessário a retificação ou retirada deste quadro comparativo azul e laranja.

  • Maxi Educa 03 maio 2021

    Olá Yuri, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Victor 07 jul 2021

    Querido, vc foi bem até o final. No final porém, vc desmantelou tudo o que havia explicado e provavelmente embaralhou ainda mais a cabeça dos pobres estudantes. Os quadros azul e laranja no final da página estão trocados. Ética deveria ser o título da parte laranja e Moral o da parte azul.

  • Maxi Educa 07 jul 2021

    Olá Victor, tudo bem? Nosso blog tem apenas a intenção de informar, não podemos nos posicionar quanto a diagnósticos médicos. Nós recomendamos que procure um profissional especializado o quanto antes. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais