fbpx

Clique aqui e entenda as diferenças entre Morte Encefálica e Coma, saiba como os médicos certificam que a pessoa está morta se o coração ainda bate e há movimentos respiratórios.

Por Fabíola Gonçalves Yamauchi 14 mar 2017 - 5 min de leitura

Recentemente, ouvimos muito falar sobre morte encefálica ou morte cerebral, devido ao caso da Ex – primeira dama Dona Marisa Lula da Silva.

Vamos entender quais as possíveis causas, já que o coração continua a bater, a temperatura corporal permanece e alguns movimentos “involuntários” ainda persistem. Será que dá pra constatar que a pessoa realmente está morta?

Morte Encefalica

 

Qual a diferença entre coma e morte cerebral?

 

 

 

morto com o coracao batendo

Coma

O estado de coma é caracterizado pela ausência de consciência, um estado de coma é causado por uma perturbação grave do funcionamento cerebral reversível ou irreversível, devido a traumas, acidentes vasculares cerebrais, tumores, distúrbios metabólicos, envenenamentos ou asfixia. O coma induzido é provocado por medicações administradas pelo médico.

O prognóstico de um indivíduo em coma depende das causas e da duração da enfermidade que o causou, bem como da idade e dos antecedentes patológicos do paciente.

Normalmente o paciente em coma evolui para melhora do nível de consciência ou para a morte encefálica. Ele pode resultar também num estado vegetativo persistente, no qual o cérebro mantém suas funções automáticas, porém sem nenhuma atividade voluntária por parte do paciente.

No coma, o paciente pode respirar quando o ventilador é removido e/ou ter atividade cerebral e fluxo sanguíneo no cérebro.

Morte encefálica

 

De acordo com a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos(ABTO), é a definição legal da morte.

É a completa e irreversível parada de todas as funções do cérebro, o sangue proveniente do corpo que supre o cérebro é bloqueado e o cérebro morre.

O cérebro é responsável por todas as funções do corpo, funcionamento dos órgãos, movimentos voluntários e involuntários, emoções, entre outros. Se esse comando é cessado, a pessoa está morta.

Apesar do coração estar batendo, a pessoa ainda está quente e o movimentos respiratórios estarem presentes, como é possível dizer que a pessoa está morta?

Esses sinais característicos de vida só ocorrem mediante ao uso de aparelhos.

 

O Estado de Coma pode ser reversível, a morte encefálica não!

 

 

Quais são as possíveis causas para morte encefálica?

 cerebro sem oxigenacao

– Traumatismo craniano;

– Falta de oxigênio no cérebro;

– Parada cardiorrespiratória;

– Derrame (AVC);

– Inchaço no cérebro;

– Aumento da pressão intra craniana;

– Tumores;

– Overdose;

– Falta de glicose no sangue.

 

Estas e outras causas levam ao aumento do tamanho do cérebro (edema cerebral), o que impossibilita a expansibilidade do crânio e causa a compressão diminuindo a atividade cerebral e causando danos irreversíveis no sistema nervoso central.

Quando o médico declara a morte encefálica?

 

O médico realiza exames médicos, reconhecidos que darão base sólida para constatação, esses exames possuem intervalos mínimos pré-estabelecidos caracterizados por faixa etária.

Resolucao CFM

Esses exames deverão demonstrar a inatividade elétrica, cerebral, metabólica e ausência de perfusão sanguínea cerebral.

Para os leigos, é impossível diferenciar um corpo em morte cerebral de uma pessoa em sono profundo na cama: em ambos, o abdômen se move normalmente na respiração, os batimentos cardíacos aparecem no monitor e há urina no recipiente plástico. O morto permanece quente.

No entanto, tudo isso é suportado artificialmente para dar condições de tratamento ao sujeito quando ele acaba de chegar ao hospital, sem diagnóstico certo. Depois de verificada a morte cerebral, os aparelhos permanecem ligados enquanto a família é contatada para a doação.

 

Processo de doação de órgãos

 

 

doacao de orgaos

A princípio, qualquer pessoa que tenha tido a morte encefálica confirmada pode se tornar doadora, como já foi dito, esse é um quadro irreversível em que é diagnosticada a parada total das funções cerebrais

Após o diagnóstico de morte encefálica, a família deve ser consultada e orientada sobre o processo de doação de órgãos. Depois de seis horas de atestada a falência cerebral, o potencial doador passa por um novo teste clínico para confirmar o diagnóstico. Em seguida, a família é questionada sobre o desejo de doar os órgãos. 

Mensagens por escrito deixadas pelo doador não são válidas para autorizar a doação

 

 

 Doacao

Por isso, apenas os familiares podem dar o aval da cirurgia, após a assinatura de um termo. De acordo com o Ministério da Saúde, metade das famílias entrevistadas não permite a retirada dos órgãos para doação. Por isso, é importante conversar com a família ainda em vida para deixar claro esse desejo. 

Após a confirmação da morte encefálica e o desejo manifestado de doar os órgãos do parente, a equipe médica realiza um questionário com os familiares para detalhar o histórico clínico do paciente. A ideia é investigar se os hábitos do doador teriam levado ao desenvolvimento de possíveis doenças ou infecções que possam ser transmitidas ao receptor.

Doenças crônicas como diabetes, infecções ou mesmo uso de drogas injetáveis podem acabar comprometendo o órgão que seria doado, inviabilizando o transplante.

De um mesmo doador, é possível retirar vários órgãos para o transplante. Em geral, as cirurgias mais recorrentes são as de coração, pulmões, fígado, pâncreas, intestino, rins, córnea, vasos, pele, ossos e tendões. Com isso, inúmeras pessoas podem ser beneficiadas com os órgãos de um mesmo doador. Os órgãos que duram menos tempo uma vez fora do corpo são retirados antes.

O Ministério da Saúde viabiliza o transporte aéreo dos tecidos e órgãos, quando os doadores e receptores residem em estados diferentes. A pasta tem um acordo voluntário de cooperação com companhias aéreas para assegurar o translado. As empresas transportam os órgãos gratuitamente em voos comerciais.

Recuperação do paciente transplantado

 

 

Depois de transplantado, o paciente tem um pós-operatório semelhante ao de outras cirurgias. Mas o sucesso da operação depende de vários fatores, como as condições do órgão e o estado de saúde do paciente. No entanto, ele terá de tomar remédios imunossupressores durante toda a vida para evitar uma possível rejeição do corpo ao novo órgão.

Você gostaria que fosse postado algum assunto sobre saúde, entre em contato, teremos o maior prazer em fazer um post para você!!

Referência:
 http://www.portalmedico.org.br/resolucoes/cfm/1997/1480_1997.htm
https://www.tuasaude.com/morte-cerebral/
http://www.usp.br/espacoaberto/arquivo/2007
http://www.abc.med.br/p/sinais.-sintomas-e-doencas
http://www.brasil.gov.br/saude/2016/06/entenda-as-etapas-do-processo-de-doacao-de-orgaos

 

 

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Comentários
  • Liliane 08 nov 2017

    Como uma pessoa com morte encefálica pode faser cocô isso é um bom sinal é pra ter esperança impossível recuperação

  • Maxi Educa 08 nov 2017

    Bom dia Liliane. Agradecemos sua participação em nosso post. Entenda como fica esse caso: Uma pessoa em morte cerebral, não responde mais a vida, e a esperança fica apenas para a família de uma possível recuperação, porém é irreversível. O ato de evacuar (defecar), é normal, pois como o corpo não responde, os músculos ficam flácidos e naturalmente há o relaxamento dos esfíncter (anel que controla a abertura e fechamento anal, uretral, etc...), fazendo assim com que as fezes saem naturalmente. Acompanhe-nos todas as terças: http://blog.maxieduca.com.br/terca-da-saude/ Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Aline Matos Tomaz 27 jun 2018

    Por que não existe a cura para a morte cerebral ? Não existe um jeito de fazer o sangue voltar a circular no cérebro ?

  • Maxi Educa 04 jul 2018

    Bom dia Aline Obrigada por participar deixando aqui o seu comentário. A morte encefálica é a morte do cérebro e esse quadro é irreversível significando a morte legal do indivíduo, pois as funções vitais controladas pelo cérebro deixam de funcionar espontaneamente, o despertar desse tipo de morte seria o mesmo que ressuscitar. Acompanhe outros posts sobre saúde, acessando: http://blog.maxieduca.com.br/terca-da-saude/ Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Sidnei 24 jul 2018

    Uma pessoa com morte celebram pode movimentar sozinho os bracos ????

  • Maxi Educa 26 jul 2018

    Bom dia Sidnei. Agradecemos sua participação em nosso post. Na morte cerebral o coração e o pulmão são mantidos funcionando através de aparelhos ou medicamentos, porém o cérebro não funciona a medula pode ainda executar algumas de suas funções como o sistema nervoso autônomo funcionando de forma inconsciente, portanto é possível movimentar braço já que o corpo pode ter alguns reflexos. Acompanhe outros posts sobre saúde, acessando nossa série: http://blog.maxieduca.com.br/terca-da-saude/ Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Paulo batista pereira pinto 09 ago 2018

    Não acredito em morte encefalica,sei que existe esses tais movimentos involuntários de alguma parte do corpo mesmo quando estamos dormindo, o fato é que para esses movimentos acontecerem acho que apenas os músculos seriam incapazes de produzi-los sozinhos sem algum esforço mesmo que mínimo do cérebro. Deveria por lei existir um período maior estabelecido para poder realmente se desligar aparelhos que mantém uma pessoa nessas condiçpes assistidas. Mas isso é Brasil, e os custos saem caro pro governo, principalmente na rede pública de saúde! E ainda se diz que a eutanásia é proibido nesse país.

  • Maxi Educa 14 ago 2018

    Bom dia Paulo Obrigada por participar deixando aqui o seu comentário. As causas de movimentação involuntária dos músculos de modo geral são resultado de alterações genéticas, tumores, lesões cerebrais e doenças neurodegenerativas. Lembrando que existe vários tipos de movimentos involuntários como tremores, distonias, coreia e espamos O protocolo de morte encefálica é dotado de medidas, avaliações e exames que realmente confirmam a interrupção completa e irreversível de todas as funções cerebrais, mesmo na presença de atividade cardíaca ou reflexos primitivos, lembrando também que se trata de um tema muito delicado e merece uma abordagem especifica feita com muita atenção. Temos outros posts sobre saúde, acesse: http://blog.maxieduca.com.br/terca-da-saude/ Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Ana Cleide de Almeida Gomes 13 ago 2018

    Boa tarde minha irmã faz quatro mes que está em coma encefálica como pode ter certeza que escutar

  • Maxi Educa 15 ago 2018

    Bom dia Ana. Obrigada por participar do nosso blog, deixando aqui o seu comentário. O coma é o estado de redução da consciência com perda parcial ou completa da resposta aos estímulos externos, portanto o coma é uma redução do nível de consciência. Há vários graus de coma, a pessoa pode estar inconsciente, mas ainda pode ser capaz de apresentar alguma resposta a estímulos dolorosos. Para avaliar a profundidade do coma é muito utilizado a Escala de Coma de Glasgow sugiro que conheça melhor acessando o link abaixo; http://blog.maxieduca.com.br/escala-glasgow-pediatrica/ Vale ainda destacar que trazemos informações voltadas para concursos públicos e o caso específico da sua irmã deve ser melhor esclarecido com o profissional capacitado para o caso. Não há como sermos precisos nestas situações, que devem ser acompanhadas dia a dia. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Antonio azevedo 08 dez 2018

    para mim quesou leigo na matéria esta ciência é estrondosa

  • Maxi Educa 10 dez 2018

    Olá Antonio, Bom Dia.. Ficamos felizes que tenha gostado do assunto do nosso Blog. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Carolina Viana 07 jun 2019

    Bom meu Padrinho teve dois avc seguidos em menos de 24 horas... Ele está em coma... Porém operaram cerebro retirando a parte direita...mesmo assim sem a parte direita ainda está em coma... E com aparelhos já na garganta para respirar e vão fazer alguma coisa no estômago pois o negócio no nariz já não está alimento e ele está perdendo peso... A pergunta é quais a chances de sobrevivência e quanto tempo pois os médico aqui Mogi das Cruzes falam que não tem resposta pode isso ??? Os médico sem uma resposta conclusiva ??

  • Maxi Educa 07 jun 2019

    Olá Carolina, tudo bem? O AVC ocorre quando o fornecimento de sangue que vai para o cérero é interrompido ou reduzido rapidamente, assim privando as células de oxigênio e de nutrientes, ou quando um vaso sanguíneo se rompe causando uma hemorragia cerebral. O lado direito do cérebro é responsável pelas habilidades visuais, pela resposta ou solução imediata, entendimento e a interpretação. A área do cérebro afetada pelo AVC pode ser reconstituida aos poucos se receber os estímulos certos, há relatos de caso onde o paciente foi submetido à cirurgia e retirada do lado direito do cérebro afim de controlar a epilepsia e após tratamento e recuperação o cérebro se adaptou novamente as condições normais, portanto depende de como será a recuperação dele diante do quadro atual, sabendo que cada organismo reage de uma forma aos estímulos empregados, por isso que muitas vezes os médicos não conseguem dar uma resposta conclusiva. Em relação a alimentação realizada por sondas gastrointestinal também é conduta médica avaliar a melhor via de administração, quantidade e quantas vezes ao dia será administrado o alimento. Obrigado por deixar seu comentário em nosso post. Ah não se esqueça de nós acompanhar nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Joana Torres Peres 23 jul 2019

    Meu primo teve um infarto e demorou muito para ser atendido. Os médicos disseram que ele ficou muito sem oxigênio no cérebro. E que houve sequelas por todo cérebro. Eles tiraram a sedação e ele não acorda. Respira sem ajuda de aparelhos, mas não acorda.

  • Maxi Educa 24 jul 2019

    Olá Joana, boa tarde! O Infarto do miocárdio é a necrose de uma parte do músculo cardíaco causada pela ausência da irrigação sanguínea que leva nutrientes e oxigênio ao coração. Caso a pessoa chegue a desfalecer deverá ser verificado a respiração e o pulso, porém se há ausência dos sinais vitais o procedimento adequado é iniciar imediatamente a recuperação cardiopulmonar até a chegada do socorro. Acredito que seu primo esteja em um estado vegetativo, pois esse estado ocorre quando o cérebro (a parte do cérebro que controla o pensamento e o comportamento) não funciona mais, mas o hipotálamo e o tronco cerebral (as partes do cérebro que controlam as funções vitais, tais como ciclos de sono, temperatura corporal, respiração, pressão arterial, frequência cardíaca e consciência) continuam a funcionar, por isso que respira sem ajuda de aparelhos. Algumas pessoas se recuperam espontaneamente de um estado vegetativo, há casos que são improváveis por isso é importante a discussão do tratamento com os médicos e os membros da família. Obrigado pela leitura em nosso Blog. Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Carlos Adriano Alves Santos 28 jul 2019

    Meu sobrinho tomou um tiro na cabeça e a bala está a lojada no celebro ele deu morte encefálica então não tem como ele sobrevive ainda mais que cortou a veia arterial

  • Maxi Educa 29 jul 2019

    Olá Carlos, boa tarde! A morte encefálica em muitos casos resulta de um acidente repentino ou ferimento sendo definida legalmente de morte. É a completa e irreversível parada de todas as funções do cérebro. Isto significa que, como resultado de severa agressão ou ferimento grave no cérebro, o sangue que vem do corpo e supre o cérebro é bloqueado e o cérebro morre. Após o diagnóstico de morte encefálica, não há qualquer chance de recuperação. Dizer adeus a um ente querido que está em morte encefálica é uma experiência difícil, pois seu ente querido pode parecer estar apenas dormindo. Obrigado por deixar seu comentário!! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • lucelia da silva cohen 18 ago 2019

    meu pai sofreu um acidente e se encontra em coma induzido pois teve um trauma e neste trauma ele perdeu um pouco de massa cefalica do lado esquerdoe ja fazem 8 dias e agora esta apresentando febre alta sera que isso significa que ainda está vivo o cerebro

  • Maxi Educa 20 ago 2019

    Olá Lucelia, boa tarde! O cérebro humano é dividido em duas metades: lado direito e lado esquerdo. Embora essas metades tenham uma estrutura muito parecida, algumas funções são de responsabilidade de um único lado. Geralmente, o hemisfério (lado) dominante de uma pessoa se ocupa da linguagem e das operações lógicas, como fazer contas, estudar, escrever, etc. já o outro hemisfério controla as emoções e a criatividade. A metade esquerda do cérebro comanda o lado direito do corpo, e a metade direita do cérebro comanda o lado esquerdo do corpo. Desta forma, nós conseguimos pensar e nos movimentar ao mesmo tempo. Um acidente de carro ou uma infecção podem levar à perda de partes do cérebro, e com isso, das células que o compõem, os neurônios. Dependendo da extensão e da localização do dano, é possível, sim, se recuperar, porém só os médicos conseguem avaliar a situação do paciente e definir qual será a melhor conduta a ser tomada. Mas mesmo com a perda dos neurônios, que não podem se regenerar, as sinapses, que são as conexões nervosas, conseguem surgir novamente. O cérebro é um órgão que funciona com certa plasticidade. Então, ele consegue encontrar outras partes para executar as funções que sofreram danos. A morte encefálica em muitos casos resulta de um acidente repentino ou ferimento sendo definida legalmente de morte. É a completa e irreversível parada de todas as funções do cérebro. Isto significa que, como resultado de severa agressão ou ferimento grave no cérebro, o sangue que vem do corpo e supre o cérebro é bloqueado e o cérebro morre. No estado vegetativo ocorre quando o cérebro (a parte do cérebro que controla o pensamento e o comportamento) não funciona mais, mas o hipotálamo e o tronco cerebral (as partes do cérebro que controlam as funções vitais, tais como ciclos de sono, temperatura corporal, respiração, pressão arterial, frequência cardíaca e consciência) continuam a funcionar, por isso que pode respirar sem ajuda de aparelhos. Algumas pessoas se recuperam espontaneamente de um estado vegetativo, há casos que são improváveis por isso é importante a discussão do tratamento com os médicos e os membros da família. Obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Kecia 06 set 2019

    Tenho um parente que sofreu um acidente de carro , nessi acidente ele teve traumatismo craniano, e depois teve pelanamonia, e morte selebral mais ainda está com o coração batendo, e está na UTI com os aparelhos ligados, mesmo com a morte encefálica os médicos não querem desliga os aparelhos, ele está somente com o coração batendo , e estão dando medicamentos pra ele, .oque pode ser feito em um caso assim

  • Maxi Educa 09 set 2019

    Olá Kecia, tudo bem? A morte encefálica em muitos casos resulta de um acidente repentino ou ferimento sendo definida legalmente de morte. É a completa e irreversível parada de todas as funções do cérebro. Isto significa que, como resultado de severa agressão ou ferimento grave no cérebro, o sangue que vem do corpo e supre o cérebro é bloqueado e o cérebro morre. Agora no estado vegetativo o cérebro (a parte do cérebro que controla o pensamento e o comportamento) não funciona mais, mas o hipotálamo e o tronco cerebral (as partes do cérebro que controlam as funções vitais, tais como ciclos de sono, temperatura corporal, respiração, pressão arterial, frequência cardíaca e consciência) continuam a funcionar, por isso que muitas vezes respira sem ajuda de aparelhos. Algumas pessoas se recuperam espontaneamente de um estado vegetativo, há casos que são improváveis por isso é importante a discussão do tratamento com os médicos e os membros da família. Após o diagnóstico de morte encefálica, não há qualquer chance de recuperação. Dizer adeus a um ente querido que está em morte encefálica é uma experiência difícil, pois seu ente querido pode parecer estar apenas dormindo. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Tatiane Santos 10 out 2019

    Minha mãe sofreu uma parada cardíaca e ficou um tempo parada até o resgate chegar, com isso o cérebro dela sofreu muito, e desde então ela se encontra em coma (já fazem 13 dias) Os médicos diariamente fazem testes para saber se há alguma atividade cerebral, porém ela respondeu apenas ao estímulo da apneia. Um dos médicos que a acompanham, disse que eu tenho que está preparada para o pior. Gostaria de saber, se ela realmente não pode acordar desse coma. Já houve relatos de alguém acordar de um coma como esse?

  • Maxi Educa 11 out 2019

    Olá Tatiane. Tudo bem? Agradecemos a leitura de nosso blog e sentimos muito pela sua mãe. No entanto, infelizmente, nossos blogs possuem conteúdo meramente informativo, de modo que não temos competência nem mesmo autorização para passarmos um feedback que envolva laudos médicos. Vamos ficar na torcida para que seja feita a vontade de Deus e ela reaja logo. Forte abraço. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Ana Regina 26 jan 2020

    Bom dia,por favor me respondam algo que está acontecendo com meu irmão...ele foi diagnósticado com morte cerebral!!mais os médicos falaram que não podem fechar o protocolo porque a fluxo de sangue muito sangue..se há fluxo de sangue e ele faz um movimentos involuntário e minha cunhada fala com ele ele se mexe... Porque os médicos ainda confirmam que ele está com morte cerebral??fez hemodiálise tiraram adrenalina do coração... E continuam afirmando a morte? Obrigada pela atenção.

  • Maxi Educa 27 jan 2020

    Olá Ana Regina, Tudo bem? Agradecemos a leitura de nosso blog e sentimos muito pelo seu irmão. No entanto, infelizmente, nossos blogs possuem conteúdo meramente informativo, de modo que não temos competência nem mesmo autorização para passarmos um feedback que envolva laudos médicos. Vamos ficar na torcida por ele. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Silvana 27 jan 2020

    Uma pessoa que está em coma, abre a metade dos olhos e pisca, significa que ela tá retornando a consciência aos poucos?

  • Maxi Educa 27 jan 2020

    Olá Silvana, Tudo bem? Agradecemos por sua participação em nosso blog, no entanto, o mesmo possui caráter meramente informativo. De forma que não temos competência para lhe dizer se são indícios ou não de que a pessoa está reagindo. Apenas um exame/laudo médico poderá concluir o diagnóstico. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Jayne 05 jun 2020

    Olá! Existe diferença entre morte cerebral e coma encefálico?

  • Maxi Educa 05 jun 2020

    Olá Jayne, tudo bem?? Na morte cerebral ocorre uma perda definitiva das funções do cérebro e, por isso, a recuperação não é possível. Já o coma encefálico é uma situação em que o paciente mantém algum nível de atividade cerebral, que pode ser detectado num eletroencefalograma, e há esperança de recuperação. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Camilo 25 jun 2020

    Como é diagnosticado o COMA? Meu pai teve uma crise severa de Encefalopatia Hepática e desde que saiu da UTI, teve os exames normalizados, mas segue muito sonolento, já não está conseguindo se alimentar, passa o dia todo dormindo. Desconfiamos que está entrando em coma, mas mesmo dentro do hospital está tudo muito complicado.

  • Maxi Educa 26 jun 2020

    Olá Camilo, tudo bem? Nosso blog tem apenas a intenção de informar, não podemos nos posicionar quanto a diagnósticos médicos. Nós recomendamos que procure um profissional especializado o quanto antes. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Jacicleide 06 nov 2020

    Meu irmão sofreu um acidente teve um TCE e uma fratura medular espinhau A informação que deram no hospital é que, ele só está respirando por causa dos aparelhos Nesse caso ele só está vivo por conta dos aparelhos? Já faz 6 dias e ele não teve nenhuma reação ainda.

  • Maxi Educa 07 nov 2020

    Olá Jacicleide, tudo bem? Nosso blog tem apenas a intenção de informar, não podemos nos posicionar quanto a diagnósticos médicos. Nós recomendamos que procure um profissional especializado o quanto antes. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Mari 11 nov 2020

    Acredito que informar que a "morte encefálica" é irreversível se trata de um equívoco, pois nada na ciência é absoluto. Além disso, podemos observar diversos casos de pessoas que foram declaradas mortas por médicos neurologistas e depois voltaram a viver, como a Taylor Hale, T. Scott Marr e Trenton McKinley.

  • Maxi Educa 11 nov 2020

    Olá Mari, tudo bem? Nosso blog tem apenas a intenção de informar, não podemos nos posicionar quanto a diagnósticos médicos. Nós recomendamos que procure um profissional especializado o quanto antes. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais