Conheças as peculiaridades sobre as diferentes tarjas de medicamentos

Por Maxi Educa 03 out 2016 - 3 min de leitura
3 min

Você sabe para que serve a identificação das medicações por tarjas e a importância de conhece-las?

 

Tarjas

 

 

Quem nunca precisou fazer uso de algum medicamento seja para tratar, prevenir alguma doença ou mesmo a prevenção da gravidez?

Os medicamentos possuem finalidades como: profilática (usados para prevenção de doenças), curativa, paliativa (que tem finalidade de reduzir os sintomas) ou para fins de diagnóstico.

Você já se perguntou o motivo das tarjas dos medicamentos possuírem cores diferentes?

As tarjas dos medicamentos existem para sinalizar as consequências e efeitos colaterais do seu uso contínuo.

 

Efeito Colateral

 

 

efeitos-colaterais

É a consequência que a ingestão de determinado medicamento pode causar ao organismo do indivíduo, é o que pode causar em paralelo com o que é esperado da substância farmacológica absorvida.

Os sete critérios aprovados para o enquadramento dos medicamentos como isentos de prescrição (MIP) consideram:

– Tempo de comercialização;

– Segurança do medicamento;

– Sintomas identificáveis;

– Utilização por curto período de tempo;

– Ser manejável pelo paciente;

– Apresentar baixo potencial de risco;

– Não apresentar dependência.

Verifique a função e a diferença de cada uma e entenda a finalidade dos medicamentos tarjados destas formas.

Foi adotado o critério de tarjas (faixas), que são facilmente identificadas nas embalagens dos medicamentos.

 

 

– Tarja Vermelha

 

 

 tarja-vermelha

 

 

As Tarjas vermelhas são para medicamentos que possam oferecer risco intermediário ao consumidor, essas tarjas podem vir com dois tipos de escritas diferentes variando de acordo com o medicamento Portanto podem apresentar uma das seguintes escritas:

“Venda sob prescrição médica”

“Venda sob prescrição médica, só pode ser vendido com retenção da receita”

 

Na primeira situação, esse medicamento pode ser vendido na drogaria sem que haja a retenção da receita por parte da drogaria, é comum o caso de pessoas utilizarem medicamentos de forma contínua sem apresentação da receita (como nos casos de medicamentos para pressão arterial, diabetes e outras doenças crônicas) embora seja necessária a apresentação para que o farmacêutico dê melhor orientação ao consumidor.

Já na segunda situação, a apresentação da receita deverá ser obrigatória e a drogaria deve ficar com uma das vias para documentar a venda do medicamento, assim como fazem com os de tarja preta.

 

 

-Tarja Preta

 

 

 

tarja-preta

 

Os medicamentos que possuem a faixa preta são de venda e uso controlado. Eles exercem ação sedativa ou estimulante sobre o sistema nervoso central. São muito perigosos e necessitam ser tomados seguindo rigorosamente a indicação do médico. Os remédios de tarja preta são considerados psicotrópicos e o uso prolongado pode causar dependência. Só devem ser vendidos com receituário especial de cor azul, que fica retido na farmácia.

 

-Tarja Amarela

 

 

tarja-amarela

 

A tarja amarela na embalagem de um remédio com uma letra “G” escrita indica que se trata de um genérico. Esse medicamento genérico traz em sua embalagem o nome do princípio ativo, ou seja, o componente responsável pelo efeito do remédio.

Os medicamentos genéricos são seguros, têm o mesmo efeito de um remédio de marca mais cara, e frequentemente custam quase a metade do preço do chamado remédio de marca ou referência. 

 

– Sem tarjas (não tarjados)

 

 

nao-tarjados

 

Os não tarjados ou Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs) apresentam poucos efeitos colaterais ou contraindicações, desde que usados corretamente e sem abusos, por isso podem ser dispensados sem a prescrição médica. Os MIPs são utilizados para o tratamento de sintomas ou males menores (resfriados, azia, má digestão, dor de dente, etc.)

Você achou importante esse post???

Nos envie sugestões para próximos assuntos.

Tutora:

Fabíola Gonçalves Yamauchi

 

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


Sobre nós

Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

Saiba mais