fbpx

Conheças as peculiaridades sobre as diferentes tarjas de medicamentos

Por Fabíola Gonçalves Yamauchi 03 out 2016 - 3 min de leitura

Você sabe para que serve a identificação das medicações por tarjas e a importância de conhece-las?

 

Tarjas

 

 

Quem nunca precisou fazer uso de algum medicamento seja para tratar, prevenir alguma doença ou mesmo a prevenção da gravidez?

Os medicamentos possuem finalidades como: profilática (usados para prevenção de doenças), curativa, paliativa (que tem finalidade de reduzir os sintomas) ou para fins de diagnóstico.

Você já se perguntou o motivo das tarjas dos medicamentos possuírem cores diferentes?

As tarjas dos medicamentos existem para sinalizar as consequências e efeitos colaterais do seu uso contínuo.

 

Efeito Colateral

 

 

efeitos-colaterais

É a consequência que a ingestão de determinado medicamento pode causar ao organismo do indivíduo, é o que pode causar em paralelo com o que é esperado da substância farmacológica absorvida.

Os sete critérios aprovados para o enquadramento dos medicamentos como isentos de prescrição (MIP) consideram:

– Tempo de comercialização;

– Segurança do medicamento;

– Sintomas identificáveis;

– Utilização por curto período de tempo;

– Ser manejável pelo paciente;

– Apresentar baixo potencial de risco;

– Não apresentar dependência.

Verifique a função e a diferença de cada uma e entenda a finalidade dos medicamentos tarjados destas formas.

Foi adotado o critério de tarjas (faixas), que são facilmente identificadas nas embalagens dos medicamentos.

 

 

– Tarja Vermelha

 

 

 tarja-vermelha

 

 

As Tarjas vermelhas são para medicamentos que possam oferecer risco intermediário ao consumidor, essas tarjas podem vir com dois tipos de escritas diferentes variando de acordo com o medicamento Portanto podem apresentar uma das seguintes escritas:

“Venda sob prescrição médica”

“Venda sob prescrição médica, só pode ser vendido com retenção da receita”

 

Na primeira situação, esse medicamento pode ser vendido na drogaria sem que haja a retenção da receita por parte da drogaria, é comum o caso de pessoas utilizarem medicamentos de forma contínua sem apresentação da receita (como nos casos de medicamentos para pressão arterial, diabetes e outras doenças crônicas) embora seja necessária a apresentação para que o farmacêutico dê melhor orientação ao consumidor.

Já na segunda situação, a apresentação da receita deverá ser obrigatória e a drogaria deve ficar com uma das vias para documentar a venda do medicamento, assim como fazem com os de tarja preta.

 

 

-Tarja Preta

 

 

 

tarja-preta

 

Os medicamentos que possuem a faixa preta são de venda e uso controlado. Eles exercem ação sedativa ou estimulante sobre o sistema nervoso central. São muito perigosos e necessitam ser tomados seguindo rigorosamente a indicação do médico. Os remédios de tarja preta são considerados psicotrópicos e o uso prolongado pode causar dependência. Só devem ser vendidos com receituário especial de cor azul, que fica retido na farmácia.

 

-Tarja Amarela

 

 

tarja-amarela

 

A tarja amarela na embalagem de um remédio com uma letra “G” escrita indica que se trata de um genérico. Esse medicamento genérico traz em sua embalagem o nome do princípio ativo, ou seja, o componente responsável pelo efeito do remédio.

Os medicamentos genéricos são seguros, têm o mesmo efeito de um remédio de marca mais cara, e frequentemente custam quase a metade do preço do chamado remédio de marca ou referência. 

 

– Sem tarjas (não tarjados)

 

 

nao-tarjados

 

Os não tarjados ou Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs) apresentam poucos efeitos colaterais ou contraindicações, desde que usados corretamente e sem abusos, por isso podem ser dispensados sem a prescrição médica. Os MIPs são utilizados para o tratamento de sintomas ou males menores (resfriados, azia, má digestão, dor de dente, etc.)

Você achou importante esse post???

Nos envie sugestões para próximos assuntos.

 

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais