fbpx

A Dissertação em Provas de Contabilidade para Concursos Públicos

Por Guilherme Gotardi 09 nov 2018 - 5 min de leitura

Olá Concurseiros!! Hoje trazemos um blog sobre a dissertação em Contabilidade e apresentar como pode ser feito de forma prática e clara.

Fonte da Imagem: https://portugues.uol.com.br/upload/conteudo/images/a-dissertacao-um-tipo-texto-cuja-finalidade-refletir-informar-os-leitores-respeito-determinado-assunto-57f3cf6a4edcd.jpg

 

DISSERTAÇÃO

A Dissertação é um tipo de texto, sendo estruturado em introdução, desenvolvimento e conclusão, tem o objetivo de passar informações ou de permitir argumentações a respeito de um assunto.

Para produzir uma boa dissertação é necessário se atentar em alguns aspectos como, por exemplo:

a) Conhecimento do assunto que é abordado: permitindo uma escrita mais direta e objetiva;

b) Habilidade com a escrita: podendo assim fazer construção de frases com facilidade e clareza;

c) Organização no texto: para facilitar o raciocínio tanto na escrita quanto na leitura proporcionando uma texto de leitura contínua, sem idas e vindas dos temas;

d) Embasamento de ideias: sendo apresentadas com argumentação convincente e lógica.

Agora que sabe como iniciar sua dissertação, vamos aos dois tipos:

– Dissertação Expositiva: é um texto no qual se expõem ideias e pontos de vista sobre o assunto. Aqui o seu objetivo é de fazer com que o leitor os considere compreensível, razoável, mas sem a obrigação dele concordar com sua exposição;

– Dissertação Argumentativa: é o tipo mais comum e conhecida pela maioria. Aqui o intuito é de convencer o leitor, fazer com que concorde com a ideia ou ponto de vista apresentado. Para tanto são utilizadas ferramentas como estatísticas, opiniões relevantes, dados entre outros fatos para convencer o leitor.

Fonte da Imagem: https://atriopropaganda.com.br/img/blog/1517002178.jpg

 

ALGUNS CUIDADOS NA HORA DE MONTAR SUA DISSERTAÇÃO

Procure na introdução expor a problemática e o caminho a ser seguido. É a partir daqui que se desenvolve a ideia principal, onde posteriormente você pode justificar ou se necessário, apresentar fatos e dados que comprovem sua dissertação dando a ela um bom desenvolvimento.

É importante ressaltar que a conclusão não deve ser um resumo do texto. Serve para dar mais relevância ao texto, onde você pode retornar algumas informações já apresentadas e revela as consequências daquilo que escreveu a respeito do tema. Pode ser sugerido também formar de como resolver ou amenizar algumas problemáticas já expostas.

A Dissertação é um tipo de texto, sendo estruturado em introdução, desenvolvimento e conclusão, tem o objetivo de passar informações ou de permitir argumentações a respeito de um assunto.
Fonte da Imagem: https://abrilexame.files.wordpress.com/2017/09/cacaroot.jpg

 

DISSERTAÇÃO NAS PROVAS DE CONTABILIDADE

A contabilidade é uma ciência social, pois é a ação humana que gera e modifica o fenômeno patrimonial, dito isto podemos afirmar que o principal objetivo da contabilidade é o PATRIMÔNIO, seja ele de pessoa física ou jurídica.

Já sabemos o que é contabilidade e qual seu principal objetivo. Agora, vamos partir para a dissertação. Normalmente as bancas já indicam quais o principais objetivos a serem abordados nas questões, o que já facilitará seu raciocínio ao montar sua dissertação. Procure estrutura-la de forma a contar com introdução, desenvolvimento e conclusão. Pode ocorrer de não tenha espaço suficiente para dissertar uma introdução, sendo assim procure passar para o desenvolvimento de forma clara e objetivo. Na conclusão evite fazer um resume do que abordou, objetivando em apresentar com argumentação convincente sobre o que defendeu no desenvolvimento do texto.

Caso haja uma questão dissertativa sobre Demonstrações Contábeis, por exemplo, procure iniciar dizendo se a demonstração está adequada as normas internacionais de contabilidade, sendo, estruturada principalmente para usuários externos, contendo informações necessárias a esses interessados, evidenciando embasamento nas Normas Brasileiras de Contabilidade, nos pronunciamentos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis e discorrer sobre sua elaboração de forma simples e com fácil entendimento.

Sou houver uma dissertação sobre componentes de Ativo, Passivo, Patrimônio Líquido ou Resultados, procure descrever a qual grupo esse componente se classificam, e em quais demonstrativos aparecem, quais suas funções e se tem alguma Norma ou Pronunciamento que qualifica ou rege esse componente.

Mas atenção em relação a Auditoria, pois é uma matéria regida por muitas normas. Procure se atentar e ler, pelo menos as principais normas que falam sobre o assunto.  

É preciso resumir números, demonstrações e regras em palavras. Quanto maior o conhecimento sobre o assunto, melhor falará sobre ele. Para elaborar dissertações sobre contabilidade, deve-se pautar nos conceitos básicos, regras e normas, que são abordadas e utilizadas em Contabilidade Geral, de Custos e Pública, além de áreas como Auditoria (principalmente). Dissertar é uma forma única, precisando ser o autor, prático, simples e demonstrar domínio sobre o assunto. Assim como em qualquer área, na contabilidade deve-se seguir os mesmos critérios básicos nesse momento.

Fonte da imagem: https://www.jornadadoconcurseiro.com.br/uploads/images/2018/03/muito-assunto-para-estudar-e-pouco-tempo-ate-a-prova-1520556684.jpg

 

O QUE ESTUDAR

Nos concursos são exigidos na área de Contabilidade, principalmente sobre as Demonstrações, CPCs (Pronunciamentos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis, NBC (Normas Brasileiras de Contabilidade), Escrituração Contábil, Operações Contábeis Diversas, Depreciação, Análises das Demonstrações e Índices Contábeis, Planos de Contas, Contabilidade Pública, Contabilidade de Custos e os componentes dos custos, Normas de Auditoria Interna e Externa. Entender contabilidade é uma tarefa que requer atenção e dedicação. Com foco e dedicação irá superar com facilidade as dificuldades da área.

Nesse Blog trouxemos um pouco sobre a Dissertação na área de Contabilidade. Não é muito comum, mas é exigido em alguns concursos. Para dissertar bem, nada melhor do que conhecer sobre o assunto. A regra geral não é apenas saber escrever, é saber sobre o assunto. Para isso é necessário estudo e dedicação. E nós do MaxiEduca estamos aqui para lhe ajudar. Em nosso site você encontra materiais para te auxiliar em diversas matérias que possa ter dificuldade, para os principais concursos públicos e também vídeo aulas.

 

Gostou? Curta, compartilhe, comente. Aproveite e deixe sugestões

 

Referências:

https://www.infoescola.com/redacao/dissertacao/

https://portugues.uol.com.br/redacao/dissertacao.html

https://www.contabeis.com.br

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais