fbpx

Quebre os mitos sobre doação de órgãos e salve-se de possíveis erros na sua prova

A doação de órgãos ou de tecidos é um ato pelo qual manifestamos a vontade de doar uma ou mais partes do nosso corpo para ajudar no tratamento de outras pessoas
Por Antonio Carlos Gelamos 14 nov 2017 - 5 min de leitura

A Doação de Órgãos é uma conversa que poucos gostam de falar, ainda mais se for no ato de decisão: “Vocês querem doar os órgãos?”. Acontece que nós fomos criados a vida, sempre neste contexto, e quando fala em morte, já dá um frio na barriga e o assunto muda. Pior ainda, se a morte é de algum ente querido e temos que tomar a decisão da doação de órgãos, é por isso que vamos abordar esse assunto polêmico e tão importante para tantas pessoas.

A doação de órgãos ou de tecidos é um ato pelo qual manifestamos a vontade de doar uma ou mais partes do nosso corpo para ajudar no tratamento de outras pessoas

fonte: http://www.blogdaresenhageral.com.br

A doação de órgãos ou de tecidos é um ato pelo qual manifestamos a vontade de doar uma ou mais partes do nosso corpo para ajudar no tratamento de outras pessoas.

Podemos doar os órgãos (rim, fígado, coração, pâncreas e pulmão), como também os tecidos (córnea, pele, ossos, válvulas cardíacas, cartilagem, medula óssea e sangue de cordão umbilical).

A doação de órgãos de pessoas falecidas somente acontecerá após a confirmação do diagnóstico de morte encefálica. São pessoas que sofreram um acidente que provocou traumatismo craniano (acidente com carro, moto, quedas etc.) ou sofreram acidente vascular cerebral (conhecido como derrame) e evoluíram para morte encefálica ou morte cerebral.

Fonte: http://blog.elefanteverde.com.br

Um dos principais fatores que limita a doação de órgãos é a baixa taxa de autorização da família do doador. Atualmente, aproximadamente metade das famílias entrevistadas não concorda que sejam retirados os órgãos e tecidos do ente falecido para doação. Alguns dados estatísticos mostram essa baixa adesão e outras vidas que são perdidas pela falta de conhecimento as vezes.

Em 2014 mais de 27 mil pacientes estavam em lista por um transplante de órgão, e quase 11 mil aguardando por um transplante de córnea. No mesmo ano morreram, em hospitais do país, mais de 36 mil pessoas com traumatismo craniano ou AVC, sendo que em muitos desses casos a pessoa poderia ter sido um potencial doador.

fonte: http://congregar.acsc.org.br

 Um ponto muito importante e que muitas pessoas têm medo é se existe algum tipo interesse entre os atos de salvar a vida de um paciente e o da retirada dos órgãos para transplante. Isso podemos ficar sossegados que NÃO. A retirada dos órgãos para transplante somente é considerada quando todos os esforços para salvar a vida de uma pessoa tenham sido realizados e, ainda assim, o paciente evoluiu para morte encefálica.

Os órgãos doados são encaminhados para pacientes que necessitam de um transplante e já estão aguardando em uma lista de espera única, as vezes por muito tempo. A compatibilidade entre doador e receptores é determinada por exames laboratoriais e a posição em lista é determinada com base em critérios como tempo de espera e urgência do procedimento.

Vamos observar no quadro abaixo, no ano de 2013 quantos estão em lista de espera e quantos transplantes ocorreram:

fonte: http://nefrologiamogi.com.br

Observamos o rim, a lista de espera em 2013 no Brasil chega a 19.913 e o total de transplantes foram de 2.707. Observamos que temos muitos ainda apara amadurecer essa ideia de que podemos salvas muitas vidas.

Ressaltamos que não há custos para doação de órgãos. A doação é um ato solidário, podendo beneficiar pessoas de outras raças, credos e sexo.

Curiosidade: O que acontece depois que é autorizado a doação pela família?

– O hospital notifica a Central de Transplantes sobre um indivíduo em morte encefálica (potencial doador) ou com parada cardiorrespiratória.;

– A Central de Transplantes pede confirmação do diagnóstico de morte encefálica e inicia os testes de compatibilidade entre o potencial doador e os potenciais receptores em lista de espera. Quando existe mais de um receptor compatível, a decisão de quem receberá o órgão passa por critérios tais como tempo de espera e urgência do procedimento;

– A Central de Transplantes emite uma lista de potenciais receptores para cada órgão e comunica aos hospitais (equipes de transplantes) onde eles são atendidos;

– As equipes de transplante, junto com a Central de Transplante, adotam as medidas necessárias para viabilizar a retirada dos órgãos (meio de transporte, cirurgiões, pessoal de apoio, etc.);

– Os órgãos são retirados e o transplante é realizado.

Setembro Verde x Doação de Órgãos

 O setembro verde tem como objetivo de conscientizar e alertar a população sobre a necessidade da doação de órgãos para salvar vidas, a campanha Setembro Verde, que ocorrer durante todo o mês de setembro em vários estados. Criada pelo cirurgião cardiovascular José Lima Oliveira Júnior, integrante da Comissão de Remoção de Órgãos da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), pelo Ministério da Saúde e pelas secretarias estaduais de saúde, a campanha, que está em sua quarta edição neste ano, contará com diversas ações de conscientização em 22 estados brasileiros que já aprovaram o projeto de lei e institui o Setembro Verde.

A campanha, cujo slogan é “Doe órgãos, a vida continua! ”, lembrará principalmente o Dia Nacional da Doação de Órgãos, comemorado em 27 de setembro.

 

fonte: http://www.siqueiranews.com

As concepções culturais do processo saúde-doença-morte nas diferentes sociedades podem possibilitar a não permitir a doação de órgãos. Vale ressaltar que a família tem que autorizar a doação dos órgãos. Converse com eles a respeito do seu desejo.

fonte: http://ligadamedulaossea.blogspot.com.br

Lembramos que a leitura é de caráter informativo.

 

Referências

Disponível em: < http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/secretarias/366-sas-raiz/dahu-raiz/transplantes-raiz/transplantes/21679-doacao>.

 

Esperamos que tenha gostado e desmistificado sobre esse assunto tão importante. Caso tenha gostado ou queira deixar um recado, deixe aqui como sugestão para as demais pessoas.

 

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Comentários
  • Nyckolly 16 fev 2022

    Como faço pra doar o meu rim ?

  • Maxi Educa 17 fev 2022

    Olá Nyckolly, tudo bem? Agradecemos o contato e gostaríamos de ressaltar que nossos blogs possuem conteúdo meramente informativo. De modo que, de maneira alguma, possuímos competência ou autorização para apresentarmos quaisquer tipos de diagnósticos médicos, nem tampouco receitar qualquer pomada ou espécie de medicamento. Indicamos que você procure um médico ou unidade de saúde mais próxima. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais