fbpx

Você é eficaz, eficiente ou efetivo em seu trabalho? Descubra agora a diferença de todos esses termos e aprenda de vez este assunto

eficiência e eficácia
Por Clariana Ribeiro Nogueira 03 maio 2018 - 3 min de leitura

Esses 3 E’s: eficiência, a eficácia e efetividade tratam do desempenho das pessoas e das organizações nos dias de hoje. O sucesso profissional e organizacional; e o desenvolvimento na carreira e alcance de lucros viriam como consequência.

Além disso, as bancas adoram misturar os conceitos “eficiência”, “eficácia” e “efetividade” para te confundir. A partir de agora isso não ocorrerá mais…

Parece simples até demais e você talvez use esses termos no seu dia a dia achando que são todos iguais ou apenas levemente diferentes.

Mas, você realmente sabe o que são esses termos?

Será que você sabe aplicar corretamente estes termos nas mais diversas situações? Em um primeiro momento, talvez você afirme “Essa é muito fácil, faz uma pergunta mais difícil”.

Além disso, as bancas adoram misturar os conceitos "eficiência", "eficácia" e “efetividade” para te confundir. A partir de agora isso não ocorrerá mais...

fonte: http://geradormemes.com/meme/2szypp

Eu com certeza lhe diria: “Está certo disso?” “Posso perguntar?” “Qual é a resposta certa?

fonte: http://ideiasembalsamadas.blogspot.com.br/2016/07/que-pais-e-esse.html

Se restou uma pontinha de dúvida entre cada termo…

Que tal descobrir a não tão sutil diferença entre eles agora mesmo…

Vamos lá??

Antes de apresentar os conceitos e suas diferenças, vou usar um exemplo com base no futebol para esclarecer a distinção entre EFICÁCIA e EFECIÊNCIA de maneira prática…

Dois times estão jogando uma disputada partida (não vou citar times, vou deixar para a sua imaginação de acordo com suas preferências).

fonte: https://www.youtube.com/watch?v=CXWRBKjQSDY

Um dos times não está jogando nada bem… tem uma desorganização em campo, seus jogadores erram diversos passes, não conseguem fazer uma jogada bonita. Porém, milagrosamente sai um gol desse time que define a partida e conquista a vitória do time. Entenda aqui que ganhar a partida era o objetivo deles, então, vejam só: temos a EFICÁCIA aqui (sem eficiência).

O outro time, por sua vez, jogava com arte, aquela partida bonita de se ver. Deu um show de bola, tinha estratégia, criavam diversas chances de finalização. Os torcedores vibravam com as suas jogadas. Porém, não conseguiam concretizar o gol e perderam a partida. Temos aqui o entendimento de EFICIÊNCIA (mas sem a eficácia). E o goleiro do time adversário que defendeu todas esses chutes a gol? Bom, esse também é bem eficaz (pois seu objetivo era o de defender muito bem as bolas, e ele o fez).

Trocando em miúdos, temos:

Eficácia

– É a relação entre resultados, objetivos e metas;

– É fazer a coisa certa (mas, não necessariamente da maneira certa);

– Relacionada a atingir o objetivo, olha os fins;

– Cumprir a missão;

– Grau ou taxa de realização dos objetivos finais da organização.

 Eficiência

– Depende de como seus recursos são utilizados;

– Realizar atividades ou tarefas da maneira certa, sem erros e atrasos;

– Realizar tarefas de forma inteligente, com o mínimo de esforço e com o melhor aproveitamento de recursos;

– mede a relação entre a quantidade de produto ou serviço e custo dos insumos envolvidos;

– Refere-se a economia e menor consumo de recursos para atingir ao objetivo);

– O foco está no método, caminho ou forma de fazermos;

– Ausência de desperdícios.

Mas e a efetividade? Vamos entendê-la a seguir:

Efetividade

Preste bastante atenção, pois este é um conceito mais abrangente:

– Impacto real que os objetivos cumpridos causam no todo;

– Há uma mudança na realidade;

– Há autores que entendem como a junção de eficácia e eficiência;

– É a satisfação, o sucesso na prática do que é feito e a qualidade percebida pelo cidadão ou cliente;

– Muito usado especialmente na administração pública para indicar se o objetivo alcançado acarretou melhorias e benefícios para a população.

Veja a seguir estes termos relacionados e seus aspectos chaves:

 

E aí, preparado para gabaritar esse assunto no concurso? Participe e treine o uso dos conceitos dos 3 E’s nos contando aqui quais deles você costuma ser mais em seu ambiente de trabalho.

imagem destacada: http://www.primebcenters.com/eficacia-vs-eficiencia/
Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Comentários
  • Margo 17 fev 2020

    Bom dia e muito obrigada pelo artigo, pois normalmente as empresas pedem disponibilidade de uma forma enorme e Voce deve seguir as 3 características, melhor no mesmo tempo :)) Por isso acho que vou precisar apoiar o meu esforco, utilizando kanbantool.com - ferramenta melhor em termos de eficiencia e tudo isso :) Obrigada pelo artigo, mais uma vez :)

  • Maxi Educa 18 fev 2020

    Olá Margo, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais