fbpx

Você tem empowerment em seu trabalho? Descubra com apenas um clique.

Por Clariana Ribeiro Nogueira 20 jan 2017 - 3 min de leitura

Vamos começar essa conversa entendendo o que é essa palavrinha de origem inglesa: empowerment, que pode ser entendido como “empoderamento”.

Este termo sugere uma maior participação dos trabalhadores nas atividades da empresa proporcionando-lhes maior autonomia de decisão e responsabilidades.

eu tenho o poder

Mas é muito mais do que isso…

Então, surge a questão: Qual o objetivo do empowerment?

Ojetivo da Empowerment

Seu objetivo é muito simples: O empowerment visa a delegação de poder de decisão, autonomia e participação dos funcionários na administração das empresas, independente do seu nível hierárquico e cargo.

O intuito desse empoderamento é o maior comprometimento dos empregados em contribuir para as decisões estratégicas com criatividade e liderança, com o objetivo de melhorar o desempenho da organização.

O empowerment objetiva tirar do gestor (seja gerente ou diretor…) o já ultrapassado monopólio do poder, influência, domínio das informações e planejamento centralizado apenas nele (ou na alta cúpula).

Aplicação nas empresas

 

Aplicacao nas Empresas

Empowerment é um conceito do qual muito se fala, mas pouco se pratica nas empresas. É uma alternativa para o tradicional modo de gestão. O novo paradigma está focado na desburocratização, na descentralização, na flexibilização e na inovação.

Chiavenato tratou da valorização das pessoas em empresas que trabalhavam com empowerment e para ele essa importante ferramenta é para “… fazê-las se sentirem valiosas, necessárias, respeitadas, fortalecidas, benquistas, aceitas e imprescindíveis”. Ou seja, mexe até com a autoestima delas!!!

Assim, a empresa que usa do empowerment leva em consideração que deve valorizar e aproveitar o potencial das pessoas de sua organização. Para isso, deve haver uma cultura na organização voltada para esse empoderamento, se não, realmente não sairá do papel.

 

Vale dizer que o empowerment se apoia em quatro bases principais:

 

Bases principais

Poder dar poder às pessoas. Isto é, delegar autoridade, influência e responsabilidade em todos os níveis da organização. Assim, as pessoas sentirão liberdade e autonomia em suas ações.

 

Motivação proporcionar motivação às pessoas para incentivá-las constantemente. Isso envolve o reconhecimento pelo bom desempenho, recompensas pelos resultados alcançados, sentimento de participação dos resultados de seu trabalho e possibilidade de comemoração do alcance das metas.

 

Desenvolvimento dar recursos às pessoas em termos de capacitação e desenvolvimento pessoal e profissional. Isso significa treinar continuamente, proporcionar informações e conhecimento, ensinar continuamente novas técnicas, criar e desenvolver talentos na organização.

 

Liderança proporcionar liderança às pessoas. Ou seja, definir objetivos e metas conjuntamente dando incentivos para a tomada de iniciativas das pessoas em benefício da empresa como um todo.

Ainda não está claro?

Veja abaixo a diferença do perfil das pessoas que trabalham em uma empresa com empowerment e outra sem empowerment:

sem e com empowerment

Que tal conhecer as principais vantagens da utilização do empowerment:

Libera algum tempo dos gerentes/diretores: permite que eles se dediquem às atividades primordiais.Que tal conhecer as principais vantagens da utilização do empowerment:

Ajuda no desenvolvimento dos funcionários: oferece a oportunidade de melhoria do desempenho e/ou crescimento humano devido às constantes situações de tomada de iniciativa e de decisão;

Contribui para motivação: transmite a mensagem de que os subordinados são considerados pessoas importantes e de confiança;

Agiliza a decisão: não precisa repassar tudo que acontece a departamentos superiores;

Diminui custos: redução do número de pessoas e departamentos envolvidos na tomada de decisão.

Mas, será que só existem vantagens?

vantagens empowerment

Não! Assim, como tudo tem seu lado bom e lado ruim, o empowerment também tem suas desvantagens:

O Empowerment pode apresentar alguns desvios e falhas:

-Incompreensão: A maior parte dos gestores não sabe de fato o que significa o termo e não consegue repassar o empowerment para os demais;

– Propostas mal elaboradas: Formulação de propostas e programas orientados repletos de contradições e inconsistências práticas;

Sabotagem: Executivos e gestores com frequência, ainda que inconscientemente, sabotam os trabalhos criando exceções constantes com medo de perder o controle.

http://www.bananas.life/

Tais falhas desviam a empresa do caminho da descentralização do processo decisório para retornarem às práticas tradicionais.

E aí conseguiu descobrir se você tem empowerment em sua empresa? Conhece alguma que tenha? Que tal contar para nós suas experiências e o que achou deste post? Estamos curiosos e queremos muito saber a sua opinião…

 

 

 

 

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais