fbpx

Conheça o trabalho dos enfermeiros na classificação de risco e aprenda como é realizada

Por Antonio Carlos Gelamos 30 maio 2017 - 4 min de leitura

Quando procuramos um pronto atendimento com acolhimento e classificação de risco, achamos que sempre estamos pior que os outros não é? Será que realmente eu entendo como funciona essa classificação de risco?

 

Acolhimento de risco
fonte: http://www.hemopa.pa.gov.br

Calma, estamos aqui para ajudar você a entender!!! E você que estuda para concursos, esse tema é muito importante.

 

A palavra “acolher”, em seus vários sentidos, expressa “dar acolhida, admitir, aceitar, dar ouvidos, dar crédito a, agasalhar, receber, atender, admitir”.

O acolhimento como ato ou efeito de acolher expressa uma ação de aproximação, um “estar com” e “perto de”, ou seja, uma atitude de inclusão, de estar em relação com algo ou alguém. É exatamente no sentido da ação de “estar com” ou “próximo de” que queremos afirmar o acolhimento como uma das diretrizes de maior relevância política, ética e estética da Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS.

Política porque implica o compromisso coletivo de envolver-se neste “estar com”, potencializando protagonismos e vida nos diferentes encontros.

Ética no que se refere ao compromisso com o reconhecimento do outro, na atitude de acolhê-lo em suas diferenças, dores, alegrias, modos de viver, sentir e estar na vida.

Estética no que diz respeito à invenção de estratégias, nas relações e encontros do dia-a-dia, que contribuem para a dignificação da vida e do viver e, assim, para a construção de nossa própria humanidade.

Classificação de Risco

principal

http://www.redehumanizasus.net

A Classificação de Risco é um processo dinâmico de identificação dos pacientes que necessitam de tratamento imediato, de acordo com o potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento (baseado em prioridades).

Objetivos da Classificação de Risco:

– Avaliar o paciente logo na sua chegada ao Pronto-Socorro humanizando o atendimento.

– Descongestionar o Pronto-Socorro.

– Reduzir o tempo para o atendimento médico, fazendo com que o paciente seja visto precocemente de acordo com a sua gravidade.

– Informar os tempos de espera.

– Promover ampla informação sobre o serviço aos usuários.

– Retornar informações a familiares.

Alguns pontos importantes devem ser ressaltados:

 

– Caracterização do espaço por cores, para maior clareza e facilidade na compreensão das áreas e seus usos quando as cores escolhidas fazem alguma referência ao sistema adotado na classificação de risco (prioridade no atendimento). As cores podem estar como detalhes em faixas, piso, parede do ambiente, contribuindo também para a sinalização;

– Sinalização e identificação clara dos espaços e usos de modo a incluir todos os usuários, sendo importante que esta orientação já se inicie no entorno do equipamento de saúde;

– Áreas de apoio para os trabalhadores sempre próximas do espaço de trabalho (copa, conforto, banheiros, etc.).

Interferir nos espaços físicos favorece problematizar as práticas, os processos de trabalho e os modos de viver e conviver nesse espaço.

É importante ressaltar que não se pretende aqui criar normas ou estabelecer parâmetros rígidos, sendo que estas considerações e propostas devem ser adaptadas, repensadas e recriadas de acordo com as singularidades de cada situação, local, diferentes demandas, numa construção coletiva pelos sujeitos envolvidos – trabalhadores, arquitetos, engenheiros, gestores e usuários.

Conheça o Protocolo de Manchester

Confiante

 

A classificação de risco se dará nos seguintes níveis:

Vermelho: PRIORIDADE emergência, necessidade de atendimento imediato. (0 minutos)

Laranja: Prioridade 1 – Muito urgente, necessitam de atendimento praticamente imediato. (Até10 minutos)

Amarelo: prioridade 2urgência, atendimento o mais rápido possível. (Até 60 minutos)

Verdes: prioridade 3 prioridade não urgente. (Até 120 minutos)

Azuis: prioridade 4 consultas de baixa complexidade – atendimento de acordo com o horário de chegada. (Até 240 minutos)

Obs.: a identificação das prioridades pode ser feita mediante adesivo colorido colado no canto superior direito do Boletim de Emergência.

 

A Classificação de Risco é realizada com base em protocolo adotado pela instituição de saúde, normalmente representado por cores que indicam a prioridade clínica de cada paciente. Para tanto, algumas condições e parâmetros clínicos devem ser verificados.

OBS: A classificação de risco deve ser executada por um profissional de nível superior, que geralmente é o enfermeiro que tenha uma boa capacidade de comunicação, agilidade, ética e um bom conhecimento clínico.

O paciente que chega à unidade é atendido prontamente pelo enfermeiro, que fará uma breve avaliação do quadro clínico do paciente utilizando o protocolo de Manchester, depois encaminha o mesmo para o local de atendimento. A classificação é feita a partir das queixas, sinais, sintomas, sinais vitais, saturação de O2, escala de dor, glicemia entre outros. Após essa avaliação os pacientes são identificados com pulseiras de cores correspondentes a um dos seis níveis estabelecido pelo sistema.

 

Final

fonte: http://www.tolife.com.br

E AGORA? ESTÁ MAIS CONFIANTE?

POIS É, AGORA VOCÊ JÁ SABE COMO É REALIZADO OS ATENDIMENTOS.

E VOCÊ ESTUDANTE, TENHA CALMA QUE VOCÊ MANDARÁ BEM NO DIA DA SUA PROVA.

 

Esperamos que tenha gostado. Caso tenha gostado ou queira deixar um recado, deixe aqui como sugestão para as demais pessoas.

 

 

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Comentários
  • Anazita 27 mar 2018

    Muito bom Parabens pelas informações

  • Maxi Educa 28 mar 2018

    Bom dia Anazita Muito obrigada pelo comentário em nosso blog. Temos uma série muito boa na área da saúde, acesse: http://blog.maxieduca.com.br/terca-da-saude/ Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Marcelo 28 ago 2018

    Bom dia. Ótimo material de conhecimento, claro e objetivo. Parabéns pelo trabalho.

  • Maxi Educa 03 set 2018

    Bom dia Marcelo Agradecemos imensamente sua participação em nosso post, deixando aqui o seu comentário. Ficamos imensamente contentes que você tenha gostado do nosso blog. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Sebastiana dos reis parente 19 dez 2018

    Boa noite gostaria de mas informação sou técnico de enfermagem tô afastado mas queria me informar mas.

  • Maxi Educa 20 dez 2018

    Olá Sebastiana, boa tarde!! Obrigador por participar do nosso blog. Referente o aprimoramento do assunto classificação de risco eu sugiro a leitura do Manual do Ministério da Saúde - Acolhimento e classificação de risco nos serviços de urgência, segue link abaixo; http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/acolhimento_classificaao_risco_servico_urgencia.pdf Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • ILKA RAMOS 11 jun 2019

    QUERIA SABER QUAL A IMPORTÂNCIA DE COLOCAR O NUMERO DO FLUXOGRAMA . NAS QUEIXAS DO CLIENTES

  • Maxi Educa 11 jun 2019

    Olá Ilka, boa tarde! No pronto atendimento é fundamental a realização da triagem feita por um enfermeiro que possa avaliar os pacientes e classificar o risco de acodo com o Protocolo de Manchester. Caso o cliente tenha alguma queixa referente ao atendimento, acredito que o estabelecimento tenha seus canais de comunicação disponíveis e a avaliação e o tratamento deverá ser dado pelo setor responsável. Na avaliação das queixas dos clientes é fundamental a realização da investigação dos fatos, e se for no pronto atendimento e a reclamação for na demora desse atendimento é preciso saber em qual nível o cliente foi classificado, afim de prestar a tratativa adequada minimizando os erros. Obrigado por deixar seu comentário em nosso post. Ah não se esqueça de nós acompanhar nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Aparecida de Souza Cuiabano 25 jun 2019

    Foi muito proveitosa as informações obrigada.

  • Maxi Educa 26 jun 2019

    Que bom que conseguiu aproveitar o conteúdo, Aparecida! Fico feliz por você. Obrigado por dar seu feedback. Ah não se esqueça de nós acompanhar nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW Abraços!

  • Telma Regina 25 ago 2019

    Parabéns e obrigada pelo conteúdo compartilhado! Está num formato de fácil compreensão e bem completo. Inclusive, gostei da mensagem final de incentivo. Gratidão!

  • Maxi Educa 26 ago 2019

    Olá Telma, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • O enfermeiro que não tem Manchester pode atuar no pronto atendimento atendendo evclassifixanso? 27 ago 2019

    Gostaria de saber se o enfermeiros que não tem Manchester pode trabalhar na classificação de risco

  • Maxi Educa 29 ago 2019

    Olá Adélia, boa tarde! De acordo com a Resolução COFEN n° 423/2019 - Normatiza, no Âmbito do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, a Participação do Enfermeiro na Atividade de Classificação de Riscos, em seu Art. 1º No âmbito da equipe de Enfermagem, a classificação de risco e priorização da assistência em Serviços de Urgência é privativa do Enfermeiro, observadas as disposições legais da profissão. Parágrafo único. Para executar a classificação de risco e priorização da assistência, o Enfermeiro deverá estar dotado dos conhecimentos, competências e habilidades que garantam rigor técnico-científico ao procedimento. Espero ter ajudado! Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Renée 14 out 2019

    Paciente com dor na escala de dor com 10 que cor seria?

  • Maxi Educa 16 out 2019

    Olá Renée, tudo bem? Na escala referente ao nível das dores, dor avaliada com 10, é dor no nível máximo, ou seja, a cor indicada seria vermelho, que indica urgência. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • José Aderaldo 03 mar 2020

    Tudo bem esclarecido se torna mais fácil de entender.

  • Maxi Educa 04 mar 2020

    Oi José, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Jose paiva 02 jun 2020

    quais são os sitoma e sitomas de cada cores das classificação risco

  • Maxi Educa 03 jun 2020

    Olá Jose, tudo bem? A respeito de suas dúvidas, informamos que nossos blogs possuem caráter meramente informativo e voltado para concursos públicos, que é nosso foco maior. Inclusive você pode ficar de olho em nosso site https://www.maxieduca.com.br/, para caso abra algum concurso nessa área. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Sonia 18 jul 2021

    Cheguei no PS com Gkaskow 8 . sobre meu monitor tinham bolinhas das cores , na ordem : preta , marrom (parecia marrom) , vermelho , verde e azul. O que quer dizer ? Ja,estou em casa , com alta ha uma semana

  • Maxi Educa 19 jul 2021

    Olá Sonia, tudo bem? Nosso blog tem apenas a intenção de informar, não podemos nos posicionar quanto a diagnósticos médicos. Nós recomendamos que procure um profissional especializado o quanto antes. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais