fbpx

CONTRIBUIÇÃO DO ENSAIO COMPORTAMENTAL PARA TRABALHAR COM A ASSERTIVIDADE

Por Alan Martins de Souza 27 nov 2017 - 4 min de leitura

O Ensaio Comportamental é um procedimento utilizado para ensinar comportamentos por meio de treinamentos, em práticas de intervenção. A técnica inspirou-se nos trabalhos de Moreno, criador do Psicodrama, e de Wolpe e Lazarus. Esses autores buscavam a aprendizagem de novos padrões de comportamentos que deveriam ser emitidos diante dos estímulos eliciadores de medo. Salter, autor que apontava a importância da aquisição de comportamentos assertivos nos processos terapêuticos, também serviu como inspiração para a técnica do Ensaio Comportamental; assim como os trabalhos de Skinner, criador do Behaviorismo Radical, que contribuiu para a compreensão das leis que regem os comportamentos.

HABILIDADES SOCIAIS

Na área da psicologia clínica, é comum se deparar com pessoas que possuem déficits em seus repertórios comportamentais, tendo como consequência uma intensa ansiedade que as conduz a estados de sofrimento. São pessoas com grande dificuldade em desempenhar seus papéis sociais e de expressar seus sentimentos e opiniões.

Com o Ensaio Comportamental, o terapeuta visa instalar ou aperfeiçoar as habilidades interpessoais, o que irá contribuir para uma melhor qualidade de vida. E para obter-se isso, uma das técnicas mais utilizadas é o desenvolvimento da assertividade (conjunto de habilidades de interação social que possibilita a expressão de opiniões, sentimentos e desejos).

 ASSERTIVIDADE

Fonte: http://www.psychmechanics.com

Entende-se que o comportamento assertivo é impessoal e genuíno, uma expressão honesta de um pensamento, é socialmente apropriado, é empático e se difere dos comportamentos agressivos, pois não é coercitivo.

Um comportamento assertivo possibilita o bem-estar e uma diminuição da ansiedade, pois, dessa forma, a probabilidade de obtenção de recompensas sociais significativas é muito maior. Por meio de um treinamento assertivo, que inclui diversos métodos para aumentar e aprimorar suas habilidades sociais, uma pessoa poderá desenvolver a assertividade.

 TÉCNICA DE ENSAIO COMPORTAMENTAL

Ensaio Comportamental é um procedimento utilizado para ensinar comportamentos por meio de treinamentos, em práticas de intervenção

Fonte: https://www.linkedin.com

A técnica de Ensaio Comportamental é um tipo de representação teatral, onde terapeuta e cliente representam seguimentos de interações sociais já vividas ou que serão enfrentadas no futuro. O terapeuta pode dar um modelo, desempenhando o papel do próprio cliente, ou o de pessoas ligadas a ele, e esse processo pode ser repetido várias vezes e os papéis podem sofrer alternâncias. Trata-se de uma técnica versátil, podendo ser utilizada em atendimentos individuais, de casal, ou familiar, além de poder ser utilizada com adultos e crianças.

Existem alguns pré-requisitos para a utilização do Ensaio Comportamental, como: obter uma boa descrição da situação problema (o que, como, onde ocorreu). A descrição precisa dar informações sobre os comportamentos verbais orais e não verbais. Através de perguntas e reforçamento diferencial de respostas, o terapeuta modela o comportamento de relatar a situação a ser trabalhada. Isso possibilita que o cliente identifique os comportamentos internos e externos de suas dificuldades, aprimorando seu repertório comportamental ao mesmo tempo. Além disso, é necessário decompor uma sequência comportamental em partes, possibilitando trabalhar somente um comportamento-problema por vez, limitar-se ao problema exposto naquele momento, simular interações breves; dar instruções ou modelos de desempenho; representar a cena; dar dicas sobre o desempenho; inverter papéis; reavaliar o desempenho e reavaliá-lo na sessão seguinte; e programar a generalização.

Alguns princípios e procedimentos, isoladamente ou concomitantemente, são utilizados no Ensaio Comportamental.

 INSTRUÇÃO

Trata-se de uma descrição mais detalhada possível do que, e de como deve ser a interação de um comportamento. Há casos onde apenas as instruções são suficientes para ajudar a pessoa a enfrentar seus problemas.

 MODELAÇÃO

Principalmente via aprendizagem vicariante, no qual a pessoa aprende um comportamento por meio de observação. O cliente observa uma pessoa e depois deve imitá-la. Ao terapeuta, cabe tecer comentários sobre o desempenho, lembrando-se de reforçar os aspectos positivos e oferecer dicas para o aprimoramento. A modelação é útil em situações onde o desempenho do cliente é inadequado, ou quando ele não consegue interagir em um determinado contexto.

Ainda falando sobre modelagem, existe a Modelagem por Aproximações Sucessivas, procedimento onde se reforça positiva e diferencialmente desempenhos próximos ao comportamento desejado. Nesse procedimento, os elos de uma cadeia comportamental são divididos e o terapeuta irá programar uma sequência a ser trabalhada.

 UMA FERRAMENTA EFICIENTE

O Ensaio Comportamental mostra-se bastante efetivo em outros tipos de atendimento, como o de casais, onde permite o terapeuta a lidar com os comportamentos encobertos de forma objetiva, fazendo a atenção dos casais sair das topográficas, passando a identificar as classes de respostas controladores de seus comportamentos interativos.

Como uma técnica útil para a instalação e aprimoramento de habilidades sociais, o Ensaio Comportamental é uma ferramenta coadjuvante nos processos terapêuticos e de aprendizagem em situações institucionais (como em escolas, por exemplo). Pode ser utilizado para promoção do repertório comportamental de pessoais com necessidades especiais e/ou déficits em diversas áreas. Assim como qualquer outra técnica, deve ser utilizada após o estabelecimento de um bom vínculo e por um terapeuta com pleno domínio de seus princípios.

Curta, compartilhe e deixe seu comentário. Aproveite e curta a página do Alan Martins, acessando: https://goo.gl/CRrWd1

 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

OTERO, V. R. L. Ensaio comportamental. In: ABREU, C. N. de; GUILHARDI, H. J. (Org.). Terapia comportamental e cognitivo-comportamental: práticas clínicas. São Paulo: Roca, 2004. p. 205-214.
Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais