fbpx

Entenda de uma vez por todas o que é Educação Positiva!

Por Carol Miranda 21 fev 2020 - 7 min de leitura

Você sabe o que é Educação Positiva?

Hoje em dia predominam na nossa educação 2 modelos de educar: ou os pais são autoritários, ou são permissivos.

Ou seja, ou são 8 ou são 80, ou vão do 8 ao 80 em questão de minutos,  porque as pessoas que pensam que a punição, os castigos e humilhações funcionam geralmente fazem isso porque acreditam que essa é a única maneira de se educar, e porque ainda não tem ferramentas e nem conhecimento para fazer diferente.

Já as pessoas que não acreditam na punição geralmente se tornam muito permissivas, e deixam a criança fazer o que quiserem, não dão limites pra criança, e também não sabem como fazer diferente.

Educação Positiva
https://giphy.com/gifs/the-simpsons-homer-simpson-bart-VvHjhoD5WDyVy

Então enquanto em um modelo predomina o controle extremo, no outro modelo predomina a total falta deste controle.

E eu quero te dizer, que nenhum desses dois modelos são benéficos pra criança porque a longo prazo transformam as crianças em pessoas inseguras, com sentimento de que não são importantes, que não são vistas e que não são aceitas.

Por isso, hoje eu quero apresentar para vocês um caminho do meio entre o 8 e o 80, que é a educação positiva.

E o Que Seria Então Essa Educação Positiva?

A educação positiva é educar com gentileza e firmeza ao mesmo tempo, é dar limites e respeito simultaneamente, é dar limites claros sem precisar gritar, bater, punir e humilhar a criança, é ensinar autorresponsabilidade e ensinar a criança a fazer o que precisa ser feito, é não fazer pela criança o que ela já é capaz de fazer sozinha.

Nesta forma de educar se preza pela autorresponsabilidade, porque o que a educação positiva faz é ajudar os adultos a encontrar um meio termo que não seja nem punitivo e nem permissivo, por isso que a gentileza e a firmeza caminham de mãos dadas neste modelo de educação.

Realmente é uma forma muito diferente das que nós conhecemos de educar os filhos e também muito diferente da forma que fomos educados quando éramos crianças e adolescentes.

Por isso, é muito comum vermos adultos falando assim: “ Eu apanhei e não morri”, ou “na minha época, meu pai só me olhava e eu já sabia o que eu tinha que fazer” ou “agora nada pode, essa geração é puro mimimi”, ou “eu não bato pra machucar, é só um tapinha”, ou “você tem que dar uns tapas nesse menino pra ele aprender…!”

Porém, estes adultos que repetem essas frases em alto e bom som se esqueceram o quanto era ruim quando apanhavam, o quanto era ruim fazer alguma coisa obrigada porque sentia medo das consequências, o quanto de insegurança ele carregava a cada vez que não sabia se tinha feito as coisas da forma certa, da forma que alguém mandou, porque vivia com medo de errar, porque se errasse poderia apanhar, ser punido ou humilhado.

E isso reflete em vários dos nossos comportamentos até nos dias de hoje e muitas vezes nem nos damos conta disso.

É normal que muitos adultos não conseguem perceber os reflexos de uma educação punitiva quando dizem essas frases, porque na realidade estão sendo leais aos seus pais e a educação que lhes foi dada, estão sendo tão leais a seus pais que repetem os padrões de comportamentos que aprenderam com eles, porem, hoje em dia, em pleno 2020, temos uma diferença enorme em relação aos nossos pais, porque os nossos pais fizeram o que eles sabiam com os recursos que eles tinham há 30 anos atrás, e nós hoje, temos a nossa disposição inúmeros estudos, pesquisas, livros, a neurociência comprovando os malefícios da educação punitiva e da educação sem limites e permissiva a longo prazo , e nós, eu e você somos privilegiados por termos a nosso dispor tanta informação sobre novas formas de se educar, sendo muitas delas gratuitas.

Então, antes de criticar esta forma de educar com base no respeito mutuo, ou de dizer frases como as citadas acima, dê a você e ao seu filho este presente e esta oportunidade , e ao menos pesquise, leia e  saiba como a educação positiva pode te ajudar, e como a educação positiva pode transformar a sua vida e a do seu filho, porque eu tenho certeza, que muitas das vezes que você castiga, humilha e bate no seu filho dói muito mais em você, porque você sabe que quem não teve habilidade de autocontrole e de resolução de problemas foi você.

Já dizia a Dr Jane Nelsen, de onde tiramos a ideia absurda de que para uma criança agir melhor, antes precisamos faze-la se sentir pior?

Pense comigo, quando alguém briga com você, te humilha , te xinga e te dá ordens, você tem vontade de colaborar com essa pessoa, ou você sente raiva, ódio, e a sua vontade é de sumir ou de revidar na mesma moeda? Pois é, assim acontece com as crianças também, quando nós as tratamos mal, as humilhamos, as xingamos porque não obedeceram ou porque não executaram uma ordem nossa. As crianças também sentem raiva, ódio, vontade de sumir ou de revidar, afinal, não é porque são crianças que não sentem ou não podem sentir raiva.

Veja que quando trazemos a mesma situação que fazemos no dia a dia com o nosso filho pro nosso mundo adulto fica mais fácil entender como temos o costume  e a mania de destratar e de desrespeitar nossos filhos, e eu sei, que muitas vezes fazemos isso sem nem perceber, já que essa forma de agir já está no nosso piloto automático que quando vemos já era, já fomos mal educados, já humilhamos, já falamos o que não gostaríamos.

Então um dos primeiros passos para você conseguir tratar seu filho com gentileza e firmeza é conseguir primeiro se autorregular diante dos maus comportamentos deles, pra depois que você estiver calmo e conseguindo conversar sem gritar com seu filho, sem fazer falta de educação com ele, sem humilhar e sem punir, ai sim, depois que você estiver tranquilo e consiga conversar como um adulto controlado, você vai ajudar seu filho a se acalmar também para que quando os 2 estiverem calmos, vocês possam juntos resolver a situação e o problema que aconteceu.

https://giphy.com/gifs/the-simpsons-homer-simpson-tales-from-public-domain-tkYpAbKdWj4TS

Então Entendam

A educação positiva  tem como base o respeito mútuo, a criança se sente respeitada pelo adulto e o adulto também é respeitado pela criança, tem como base também o foco em solucionar os problemas que acontecem , ao invés de fazer a criança pagar pelo que fez, neste modelo de educação nós pais ensinamos a criança a resolver o que ela fez, ela aprende com os erros e aprende a resolver problemas, esta forma de educar tem como base também a parentalidade pro ativa, que é quando sabemos o que esperar de cada faixa etária e ai entendemos o porquê a criança se comporta daquela maneira de acordo com sua idade, tem como base também como já disse a gentileza e a firmeza caminhando juntas, de mãos dadas, existem regras, combinados e limites claros, que são feitos com a participação da criança, sempre ouvindo a opinião dela também, deixando que ela  participe dos combinados e regras da casa no que for possível de acordo com a sua idade e maturidade, e no que ela não tiver maturidade para opinar ela será comunicada de forma respeitosa do que precisa ser feito.

A educação positiva é eficaz a longo prazo, porque ensina características e habilidade de vida e socioemocionais para as crianças. Na educação positiva não existe punição, castigo e recompensa, porque o foco é na solução dos problemas causados, e tem o objetivo de ensinar características e habilidades de vida e socioemocionais como a cooperação, o respeito por si e pelos outros, autoestima, autorresponsabilidade, autonomia, inteligência emocional.

E agora que você já entendeu o que é a educação positiva quero te fazer um pedido : transforme a sua relação com seu filho, esteja disposto a mudar a sua forma de se relacionar com ele,  ensine sobre respeito respeitando, ensine a não gritar, não gritando, ensine a não bater, não batendo, esteja disposto a pregar na sua vida o que você ensina pros seus filhos na teoria, decida ser o exemplo de auto regulação e de autocontrole pro seu filho, decida se  comunicar de forma assertiva, clara e objetiva, decida pela educação respeitosa,  decida criar vínculos fortes e seguros.

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais