Ergonomia e Posturologia em tempos de Home Office

Por Matheus De Marchi 09 abr 2020 - 4 min de leitura
4 min

Ergonomia e posturologia são termos desconhecidos para você? Você até já ouviu falar mas nunca prestou muita atenção? Eu também não!

Apesar disso, a partir de hoje vai ser difícil ignorá-los! Primeiro porque o mundo está descobrindo o home office (e não foi do melhor jeito). Segundo porque a sua saúde está mais relacionada a esses termos do que você imagina.

Mas não se preocupe! Nesse post vou mostrar para você porque esses dois termos são importantes e claro, algumas dicas de como você pode utilizá-los ao seu favor e melhorar seu rendimento no trabalho e qualidade de vida.

Confiram a seguir dicas sobre ergonomia e posturologia em tempos de home office.

Ergonomia e posturologia o que?

Como não podia ser diferente, os dois termos recentemente tiveram um boom de interesse. Vou mostrar:

Até a semana que se encerrou no dia 04 de abril, fora alguns picos, os termos ergonomia e posturologia variavam entre 20 e 40 pontos e 14 e 30 pontos respectivamente. No Google Trends esses pontos mostram a “popularidade” dos termos, ou seja, o quanto eles são pesquisados.

Se você não for preguiçoso e clicar no link que eu deixei inserido nos dados, verá que na última semana ambos bateram 100 pontos de popularidade (100 é o máximo). Isso é ótimo! Eles farão essa página ter acessos e meu chefe ficará feliz comigo, mas além disso, mostra que as pessoas descobriram a importância deles (e demoraram!).

Por que são importantes?

Isso é meio autoexplicativos: ergonomia é o nome da disciplina que estuda a relação entre os seres (nesse caso, nós) e os elementos de um sistema (no caso, o escritório em casa). Sua prática remete em entender e otimizar o nosso bem estar e óbvio, otimizar o sistema como um todo. (afinal temos de estar bem para render bem).

Já a posturologia é a área da saúde que estuda a relação entre postura e patologias. Traduzindo: postura ruim, saúde ruim!

Nos entendemos até aqui? Ótimo! Vamos agora ver algumas dicas de como casar esses termos para o seu benefício!

Ergonomia pede um local adequado!

Antes de entrar nas dicas escritas, acesse esse link aqui. O Guilherme Fonseca deu aula (literalmente) sobre ergonomia, posturologia e atividades físicas. Essa é a praia dele, um tema que ele entende, gosta e falou com toda a propriedade. Se não entendeu alguma coisa do blog, é ali que suas dúvidas vão desaparecer!

Sobre o local, a gente só está especificando, na verdade a ergonomia exige organização de forma geral (mas vamos apenas com o local agora). É muito importante que você faça seu home office em um local apropriado para isso.

Na prática isso quer dizer que você não deve se preocupar apenas em ter um local tranquilo na sua casa (avise a família que apesar de tudo, é horário de trabalho), mas também um local confortável… Não confortável tipo sofá, confortável tipo cadeira boa de escritório.

O vídeo mostra dicas sobre isso: você deve se preocupar com a altura da cadeira e da mesa que vai utilizar. Colocar o monitor na linha de visão (nada de olhar para baixo), mantenha os ombros relaxados, tenha os pés, antebraços e coluna bem apoiados para que cabeça, joelhos e pulsos estejam alinhados de forma correta. Enfim, sua postura deve ser confortável!

Faça pausas!

A ergonomia não tem a ver apenas com a sua postura. Lembra do significado? Ela tem a ver com o bom andamento do sistema e o sistema (entenda você) as vezes precisa de uma pausa para render melhor.

Isso vale tanto para o home office quanto para o trabalho fora de casa (se houve possibilidade). Faça pequenas pausas!

Ande um pouco (que seja até o banheiro). Pegue um café (faça um). Dê um oi pro doguíneo, mande mensagem pro crush (mas é só uma ou duas), ande em círculos na mesa (oi?), mas pause um pouco o que está fazendo!

Essas pequenas pausas (pequenas!) darão um alívio ao stress do seu corpo por ficar horas sentado e da sua mente por se concentrar horas em uma tarefa.

Se alongue!

Um dos tópicos abordados na live que citei acima é sobre a ginástica laboral. São movimentos simples que até blogueiros conseguem fazer!

É importante que você se alongue antes de iniciar o seu trabalho e se possível, a cada 02 ou 03 horas. Eu sei que aqui muita gente vai revirar os olhos falando mentalmente: “quem faz isso?”.

Não sei! Mas veja bem, esses alongamentos simples previnem problemas como as tendinites e bursites das vida. Então, se você não conhece quem faz isso, tenho certeza de que conhece que não faz!

Faça atividades físicas!

Esse tópico vale para a vida e não apenas para melhorar sua postura e condição ergonômica (ahn?).

Seja qual for a sua escolha, caminhadas, musculação ou crossfit, atividades físicas irão fortalecer o seu corpo em vários aspectos. Desde seu sistema imunológico (e bota importância nisso hoje) até os músculos que lhe ajudam a manter a postura correta, as atividades físicas deixam você melhor.

E como a ergonomia foca em otimizar todo o sistema, a parte mais importante dele (no que te interessa) é você. Você melhor deixa todo o sistema melhor!

Nos entedemos?

Então faça atividades físicas, alongue-se e mais do que nunca, lave as mãos!

Um abraço!

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