fbpx

Quer estudar com ajuda de aplicativos? Nós indicamos alguns!

Vamos dar algumas dicas sobre aplicativos/sites com diferentes propósitos que podem lhe ajudar nos estudos. Confira a seguir!
Por Matheus De Marchi 23 jan 2020 - 6 min de leitura

A internet e as ferramentas que utilizamos para acessá-la (principalmente smartphones) estão aí e chegaram para ficar já tem muito tempo. Praticamente qualquer coisa pode ser resolvida com alguns cliques no computador ou dedadas no celular. Podemos resolver um problema no banco, chamar uma carona, encontrar o amor da nossa vida ou pedir as compras do mercado. Praticamente qualquer coisa MESMO.

Então por que não a utilizar (junto com suas ferramentas) para estudar? Você pode fazer isso. Aliás, caso tenha acesso, você deve fazer isso!!!

Vamos dar algumas dicas sobre aplicativos/sites com diferentes propósitos que podem lhe ajudar nos estudos. Confira a seguir!

Trello

A internet e as ferramentas que utilizamos para acessá-la (principalmente smartphones) estão aí e chegaram para ficar já tem muito tempo.
<https://giphy.com/gifs/expert-cable-management-lXWnziNV0K09y>

O primeiro aplicativos/site não vai lhe ensinar conteúdo nenhum! Mas é super útil para quem precisa se organizar. Ele não é a primeira dica da nossa lista à toa! O Trello é basicamente uma ferramenta de gestão.

Mas gestão de que? (você me pergunta).

Do que você quiser! (eu te respondo).

Uma das suas principais qualidades é que ele é adaptável (como um app com esse propósito deve ser). Se você precisa organizar resumos e tarefas entre o seu grupo de estudos, ele serve. Se você estuda sozinho e só precisa visualizar/organizar sua lista de atividades, cartões de memória, calendário de estudos, anexar arquivos, comentar conteúdos… Ele também serve!

O Trello é gratuito (com funções especiais pagas) e pode ser encontrado tanto no site oficial do app quanto para smartphones com Android ou iOS.

Ah! Outra vantagem é que todas as suas atividades sincronizam automaticamente independente de qual plataforma utilize para acessá-las/editá-las.

Pomodoro

Vamos dar algumas dicas sobre aplicativos/sites com diferentes propósitos que podem lhe ajudar nos estudos. Confira a seguir!
<https://giphy.com/gifs/mutti-official-tomato-pomodoro-mutti-cKP4Ry7BpCRaQ6ReT5>

Já falamos em um blog anterior sobre a Técnica Pomodoro. Ela pode ser utilizada tanto para estudos quanto para executar diferentes tarefas. Não vou explicar de novo, então não seja preguiçoso(a) como eu e clica no link acima.

Para criar sua tarefa, controlar seus pomodoros e seus períodos de descanso eu vou deixar para vocês as opções de apps para Android e iOS, além de um site com o mesmo intuito (todos são “Pomodoro”). Se você não quis ler sobre a técnica no blog citado, a própria descrição dos aplicativos vai ajudá-lo(a) a entender o conceito.

Pelo menos tente, pode ser que essa seja a melhor técnica para você!

Forest

<https://giphy.com/gifs/betterthingsfx-hello-technology-l0HUjNJFYUTzhELJK>

O Forest está disponível apenas como app. Provavelmente você já ouviu falar dele pois ganhou vários prêmios desde que foi lançado e isso não foi por acaso.

Admita, tentar se concentrar em algo que não é tão legal (como estudar exatas) tendo o smartphone por perto é uma tarefa ingrata. Pode ser por causa do Instagram ou por causa de algum jogo… Foco e smartphones não combinam… Certo?

Errado!

O Forest surgiu justamente para mostrar que o seu smartphone pode ser uma baita ferramenta para lhe ajudar a manter o foco. E sabe o que é melhor?

Você fará isso jogando!!!!

A ideia é a seguinte: o Forest é um game no maior estilo Colheita Feliz. Você terá uma propriedade e deverá plantar e cuidar e fazer crescer e blá, blá, blá! Nada inovador até então…

Só que aqui, para que as coisas “cresçam” é preciso que você NÃO use o smartphone. Isso mesmo. O seu jogo só evolui caso os seus dedinhos permaneçam longe do celular. As atividades do jogo pedem X tempo para serem cumpridas e esse tempo só é marcado justamente pelo tempo em que o seu smartphone está “quieto”. O jogo evolui assim, maiores recompensas, evolução, pontos… Tudo pela sua inatividade!!!

Se você não se concentra por ser competitivo demais e quer jogar enquanto estuda, seus problemas acabaram. Você vai não jogar enquanto estuda!

Como os já citados anteriormente, ele está disponível para Android e iOS também.

MECflix

Vamos dar algumas dicas sobre aplicativos/sites com diferentes propósitos que podem lhe ajudar nos estudos. Confira a seguir!
<https://giphy.com/gifs/tamu-dog-dogs-reveille-QM8WoNRrLFhFLA2NMq>

É sério… O Governo teve mesmo toda essa criatividade… Mas pelo menos essa ideia funciona: pode admitir que é fácil se lembrar desse nome e é o oposto do caso da falta de criatividade que gera polêmica como esse caso aqui.

O Mecflix não está disponível para apps (nem iOS nem Android), mas você pode acessá-lo normalmente do seu smartphone através do site já linkado aí atrás. Ele é mais voltado para quem está estudando para vestibulares, porém concursos de nível médio (normalmente) também podem pedir muitos dos conteúdos do site.

Ele é composto por vídeo-aulas bem curtinhas (dificilmente passam de 10 minutos) sobre um monte de assuntos! Todo o conteúdo é gratuito e bem didático.

Vale a pena você encontrar um espaço entre os seus favoritos e adicionar o site do Mecflix, você sabe, para quando não encontrar aquele conteúdo específico no YouTube. =D

Elevate

Vamos dar algumas dicas sobre aplicativos/sites com diferentes propósitos que podem lhe ajudar nos estudos. Confira a seguir!
<https://giphy.com/gifs/animated-smash-YicJuiUTPIkw0>

Nas palavras do próprio desenvolvedor do app, o “Elevate é um programa de treinamento cerebral desenhado para melhorar sua concentração, habilidade de expressão, velocidade de processamento, memória, habilidades matemáticas e mais. Cada pessoa recebe seu programa de treinamento personalizado que se ajusta ao longo do tempo para maximizar os resultados.”.

Não consigo explicar melhor do que isso. Ele é a caixa de ferramentas completa para você melhorar seu rendimento nos estudos/provas para o seu entendimento, execução, velocidade (…)!

O ideal é que você utilize o Elevate entre os seus estudos, enquanto você está relaxando.

Dessa vez são os navegadores que irão ficar na mão. Ele está disponível apenas para aplicativos e você pode encontra-lo para o sistema Android ou iOS assim como os outros.

* Só fica um alerta: o app está disponível apenas em inglês, o que não deve ser um grande problema. Ele é bem intuitivo e de quebra de ajuda a praticar seu ingreis.

Português Panda

Vamos dar algumas dicas sobre aplicativos/sites com diferentes propósitos que podem lhe ajudar nos estudos. Confira a seguir!
<https://giphy.com/gifs/panda-store-grocery-vO4ik3XWjkQ2A>

É uma vergonha, mas eu vou fechar nossa lista de dicas segregando. Eu sei que é feio e que eu não devia fazer isso… Só que não tem jeito! O nosso último app é muito bacana para ficar de fora da lista mesmo estando disponível apenas para Android.

O Português Panda é um app com muitas (tipo muitas mesmo) questões de português para concursos, além de vídeo-aulas para te assessorar.

Fora as questões ele oferece dicas de interpretação de texto, treinamentos e relatório de desempenho! Funciona off-line e é free. É o crème de la crème dos apps de questões!!!!

Vale a pena carregar o panda com você. No busão, na sala de espera, na fila do banco… Sempre sobra um tempinho para você praticar um pouco. Sai desse Insta e vai estudar!!!

Com certeza você deve utilizar algum app que não foi mencionado aqui. Qual é? Te ajuda como?

Compartilhe conosco e ajude nossa comunidade concurseira!

Bons estudos e ótima prova!

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais