4 segredos para estudar direito civil para OAB

estudar direito civil para oab
Por Bruno Tulim e Silva 09 set 2019 - 3 min de leitura
3 min

Conquistar a aprovação no exame da OAB é um dos principais objetivos dos estudantes de Direito. Afinal, esse resultado é um dos pré-requisitos para que os profissionais da área possam exercer plenamente a sua profissão.

Entre os diversos assuntos exigidos na prova, a disciplina de Direito Civil ganha um destaque especial, correspondendo a uma média de 10% das questões da primeira fase — um índice bastante relevante, não é mesmo?

Pensando nisso, separei aqui 4 segredos que vão ajudá-lo a estudar Direito Civil para OAB e garantir um excelente rendimento no dia do exame. Pronto para começar? Então, vamos lá!

 

1. Conheça os conteúdos mais cobrados na prova

 

O segmento de Direito Civil é, por si só, bastante amplo. Por isso, é muito importante que você conheça com antecedência os assuntos abordados com mais frequência e tenha tempo hábil para se aprofundar neles.

Nesse aspecto, podemos destacar entre os tópicos mais exigidos no exame da OAB:

  • Direito das Obrigações;
  • Direito da Família;
  • Direito das Sucessões;
  • Direito das Coisas — também conhecido como Direito Real;
  • Direito Contratual — principalmente contratos de compra e venda, doação, empréstimo, mútuo e prestação de serviços.

 

Mantendo o foco nesses itens, você já garante boas chances de se sair bem nas questões da área de Civil.

 

2. Tenha um roteiro de estudos

 

Aqui, a palavra-chave é planejamento. Comece dividindo as disciplinas de acordo com o nível dificuldade, dando prioridade para aquelas em que você tem se enrola um pouco mais e exigem dedicação extra.

Na sequência, construa um cronograma que oriente a sua rotina de estudos. Estabeleça horários determinados para cada disciplina, equilibrando a leitura dos conceitos com exercícios.

Não se esqueça de incluir momentos de descanso entre uma matéria e outra. Assim, você dá ao cérebro um tempo para relaxar e absorver melhor os conteúdos estudados!

 

3. Busque provas anteriores

 

Esse tópico merece um destaque especial, porque traz não apenas um, mas dois ótimos benefícios na hora de estudar Direito Civil para OAB!

Buscar as provas anteriores é uma excelente forma de colocar em prática a primeira dica que eu trouxe neste conteúdo, pois pode ajudá-lo a conhecer os assuntos que mais se destacam ao longo dos anos. Assim, você direciona a atenção às matérias mais relevantes e garante melhor aproveitamento da sua hora de estudos.

A outra vantagem é que você pode aproveitar que está com as provas em mãos para resolver as questões do exame. É uma tática bastante interessante, pois além de conhecer a abordagem utilizada nas perguntas, os exercícios também são uma boa forma de fixar melhor os conteúdos aprendidos, de testar os seus conhecimentos e ajudar a conhecer o seu ritmo de prova.

 

4. Matricule-se em um bom curso preparatório

 

Investir em um curso preparatório para OAB também é uma ótima ferramenta para que você consiga aprofundar melhor os conteúdos de Direito Civil. Dessa forma, você pode contar com uma metodologia focada em garantir a sua aprovação de forma eficiente e em tempo hábil.

 

Além disso, em um curso preparatório, você pode contar com outras vantagens, como:

  • material didático completo, desenvolvido com foco no exame;
  • conteúdo preparado de acordo com as exigências mais atuais da OAB;
  • realização de simulados que ajudam na preparação para o momento da prova;
  • possibilidade de interação com outros colegas e professores durante as aulas;
  • suporte de professores especialistas para tirar as suas dúvidas.

 

Em algumas instituições você encontra, ainda, a possibilidade de personalizar o seu plano de estudos e de ingressar em cursos na modalidade EAD, uma excelente opção para quem precisa de flexibilidade de horários, mas não abre mão de uma formação de qualidade. O segredo é buscar a alternativa que melhor se enquadra em sua rotina!

Por fim, lembre-se de que essa área da profissão é altamente valorizada dentro do exame e, por isso, demanda uma atenção toda especial. Mas tenho certeza que, colocando as dicas deste artigo em prática, você estará pronto para estudar Direito Civil para OAB e conquistar excelentes resultados no exame!

Então, prepare o seu cronograma, reúna seus materiais de estudo e, se precisar de uma força extra para a sua preparação, dê uma olhada em nosso conteúdo para acertar na escolha do curso preparatório para OAB.

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


Sobre nós

Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

Saiba mais