fbpx

As maiores dificuldades para estudar têm soluções e nós vamos te mostrar!

Por Matheus De Marchi 18 dez 2019 - 7 min de leitura

Todo mundo sabe que é muito mais apontar dificuldades do que soluções. Não é como se elas não existissem e nós simplesmente as conjurássemos, mas convenhamos, gastamos muito menos energia reclamando do que contornando o problema.

Isso não é um privilégio de quem trabalha, quem estuda também sofre com os problemas que surgem magicamente quando tomamos uma decisão difícil – sim, estudar para concursos públicos é um caminho complicado –.

Vamos ver aqui as os problemas mais comuns que atrasam a vida do concurseiro, e claro, propor sugestões de como solucioná-los!

Falta de tempo

< https://giphy.com/gifs/reaction-9u514UZd57mRhnBCEk>

É o problema mais comum e infelizmente verdadeiro.

Tudo bem que tem gente que nem lava a louça por falta de tempo(…).

Mas no caso do estudante para concursos, essa dificuldade está presente de forma legítima (na maioria dos casos pelo menos, tem um pessoal que só usa de desculpa mesmo).

Veja bem, a realidade do brasileiro é estar estudando (colégio, técnico, faculdade…) ou trabalhando simultaneamente aos estudos. Você gastar 8 horas do dia ou mais com as obrigações, mais o tempo para cuidar da casa, família, doguineo, bater cartão no boteco e vigiar a(o) cremosa/crush é desgastante.

Imagina depois de tudo isso você ainda precisar separar um tempo para estudar?

Mesmo que você tenha esse tempo, seus estudos provavelmente não irão render.

A solução não é abandonar o emprego, largar a faculdade ou chutar o bumbum do mozão. A solução é planejar-se!

Tenha certeza de que quer aquela vaga (ela te motivará). Faça seu planejamento com antecedência (mais tempo de preparação = menos tempo por matéria). Encontre técnicas de estudo que funcionem e se adaptem ao seu modo de vida/tempo.

Existem N formas de estudar de maneira que você não precisará nem de meia hora por dia!

E por último, faça um compromisso com você e se dê essa meia hora(sugestão). É mais fácil do que começar a academia na segunda-feira!

O presentíssimo “mas”

< https://giphy.com/gifs/hotstar-star-tv-mrpaanchal-63LO9Sn9jFWjQo9KIB>

Ele é a conjunção favorita do ser humano moderno! Em todas as frases em que dizemos algo que queremos fazer, o “mas” estará presente!

“Quero jogar Xbox com meus amigos, MAS minha namorada quer assistir suas séries coreanas na TV”. (nossa, que exemplo específico ¬¬”).

“Quero quebrar as duas pernas do meia do meu time que ganha uma fortuna para tornar a vida dos torcedores mais infelizes, MAS isso aparentemente é contra a lei”.

“Quero ir para o bar todo o dia, MAS também preciso trabalhar”.

Nada de conjunção! A função do mas ao que parece é acabar com os sonhos das pessoas(…)!

Entre esses sonhos, certamente está o de ser aprovado em um concurso público, MAS essa desculpa você não usará!

O mas provavelmente acompanhará todas as dificuldades que listamos aqui. “Quero estudar, mas não tenho tempo”. “Quero estudar, mas não tenho dinheiro…”.

Apesar das piadas (muito verdadeiras) acima, o mas só é um problema quando você deixa que ele se torne um. É claro que algumas dificuldades não serão solucionadas apenas pela sua atitude.

Quero ter um Aston Martin, mas não tenho condições financeiras para isso”. É… Hoje não tem jeito. Porém posso me esforçar e me tornar um deputado e depois não fazer mais nada…! E então ter um de cada cor!

O seu compromisso irá gerar mudanças que irão eliminar o mas do seu sonho. “Não tenho tempo para estudar hoje, MAS posso me planejar para encaixar um horário!”.

Por que não? Pense no seu Aston Martin!

Entende? O mas pode ser usado também de forma positiva, desde que você se condicione para isso.

Falta de dinheiro

<https://giphy.com/gifs/confused-travolta-poor-wallet-3o6UB5RrlQuMfZp82Y>

Você pode reclamar de falta de dinheiro para um monte de coisas! Não viaja, não vai ao restaurante bacana, não casa de uma vez… MAS não estudar por falta de dinheiro não vai estar na sua lista!

Dinheiro é um assunto delicado e culturalmente o brasileiro não INVESTE em educação. Pode ser porque não tem essa possibilidade ou pode ser porque acha que não vale a pena…

O ideal é você contar com suporte e material de qualidade, que claro, custam dinheiro! Considere isso um investimento que terá retornos muito maiores quando você tiver sucesso.

Não tem jeito mesmo?

Sem problemas! A internet está literalmente cheia de conteúdo gratuito. Acho muito difícil você não encontrar alguma aula sobre algum assunto. O YouTube está cheio de vídeoaulas!

Muitas delas oferecem e-books grátis. Existem N sites de educação com quase todos os temas, e se você souber analisar o edital, encontrará todas as Leis, Decretos e as parafernálias legais que eles pedem!

Não tem internet?

Sua cidade deve ter uma biblioteca (sim, elas ainda existem).

Ter dinheiro ajuda (oferece conforto), MAS a falta de dinheiro só será um impedimento se você deixar (até as inscrições podem oferecer isenções). Falta de dinheiro NÃO será um problema para os seus estudos se você se esforçar a encontrar alternativas.

Eu sou uma vítima

< https://giphy.com/gifs/road-accident-victim-5mALha900mUmY>

Já sei, já sei… Você não tem sorte, você não é inteligente o bastante, você precisa trabalhar, você não pode frequentar um cursinho, você, você, você… O mundo está contra você!

Olha… Ultimamente (nos últimos milênios) o mundo está contra todo mundo. Ou você vive de forma questionável legalmente/eticamente/moralmente ou você vai levar pancada mesmo.

O que diferencia você de quem conseguiu sucesso de forma legal? A sua atitude!

Se ver como aquele que nunca consegue, que é passado para traz e que é injustiçado muito provavelmente vai te colocar nessa condição.

Essa dificuldade depende só da sua atitude. Comece a flertar com o pensamento positivo, com o sucesso, com a expectativa de daqui há algum tempo estar em um lugar melhor, ganhando mais e fazendo o que gosta!

E faça isso até essa imagem não lhe causar desconforto! Está feito? Então vai estudar!!!

Falta paciência

< https://giphy.com/gifs/cute-aww-eyebleach-aCqb9YW7QclN3rtto5>

Você é o posto do doguineo aí de cima?

Não tem paciência para assistir vídeoaulas? Nem para ler? Na terceira página está pescando?

Não tem paciência com a coleguinha do cursinho? Você é de Áries/Escorpião?

Então vamos colocar dessa maneira. Você sofre mais com a impaciência para estudar ou com a sua situação atual no emprego/falta dele?

Nada acontece de forma automática ou fácil e as pessoas que atingem seus objetivos se esforçaram em algum aspecto ou momento da vida. Se o seu fraco é a falta de paciência, é aí que você vai bater.

Se esforce um pouco mais agora e lá no futuro só perca a paciência por ter que administrar todos os seus bens!

Vai estudar!

A culpa do passado

<https://giphy.com/gifs/funny-tree-soldier-KrReRG3ZOQ8Cc>

Cheio de traumas né?

Experiências anteriores ruins são uma desculpa recorrente quando as pessoas vão estudar. Tiveram essa experiência ruim com algum material, com algum professor, com alguma banca ou ficaram no “quase” e pegaram ranço.

São várias as razões que podem desanimar o concurseiro com a justificativa de que “já tentei”.

Nesse caso, seu passado deve servir como guia. Use toda a sua maturidade para identificar o que de fato aconteceu. O material era ruim por quê? Não gosteu do professor por quê? A banca te sacaneou por quê?

É muito provável que você perceberá que boa parte dessa experiência ruim foi culpa sua mesmo. Falta de foco, esforço, atenção… Agora, se não foi o caso e se você é mesmo o(a) anjo que foi uma vítima das circunstâncias, ótimo!

Você já sabe como procurar um material, professor, cursinho sem as coisas que você sabe que não funcionam para você.

Sabendo como usar, as experiências do passado podem ser um baita aprendizado e não mais uma desculpa para não estudar.

No mais, é claro que existem mais problemas… E as soluções também são adaptáveis a cada um. Vocês conhecem mais problemas e mais soluções?

Quais são?

Bons estudos e ótima prova!

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais