Garanta já seu sucesso aprendendo tudo que você precisa saber sobre ÉTICA PROFISSIONAL!!!

Por Angélica Calil 26 jul 2017 - 4 min de leitura
4 min

Ética Profissional:

De modo geral, ÉTICA é uma palavra de origem grega – ethos – que significa caráter.

Com exatidão maior, o objeto da ética é a moralidade positiva, ou seja, o conjunto de regras de comportamento e formas de vida através das quais tende o homem a realizar o valor do bem.

Agora, em se tratando de ÉTICA PROFISSIONAL, sabe-se que ser bom profissional, ter conhecimentos técnicos, dons, talentos, habilidades e capacidades bem desenvolvidas, cabe a qualquer pessoa que deseja ter uma carreira de sucesso.

Ter bom relacionamento com os colegas, facilidade no trabalho em equipe, boa comunicação, flexibilidade entre outras características, são aspectos altamente valorizados nas organizações.

 

A Ética Profissional é também um tema cobrado com muita frequência na maioria dos concursos públicos.
Fonte: http://faculdadelasalle.edu.br

→ A Ética Profissional é também um tema cobrado com muita frequência na maioria dos concursos públicos.

 E exatamente por isso, vamos passar algumas dicas para que você arrase com a banca, gabaritando as questões, e também se torne um profissional de destaque!!!

Uma conduta ética no trabalho, seguindo padrões e valores, tanto da sociedade, quanto da própria organização é essencial para o alcance da excelência profissional. Não basta apenas estar em constante aperfeiçoamento para conquistar credibilidade profissional, é preciso assumir uma postura ética. Através dela ganhamos confiança e respeito de superiores, colegas de trabalho e demais colaboradores.

De uma maneira bem simples, vamos definir ÉTICA PROFISSIONAL

Sendo a Ética, o conjunto de princípios e valores morais que conduzem o comportamento humano dentro da sociedade, as organizações, ao seguir tais padrões éticos sociais, aplicando-os em suas regras internas, têm como resultado, o bom andamento dos processos de trabalho, alcançando assim, suas metas e objetivos.

O profissional deve seguir tanto os padrões éticos da sociedade quanto as normas e regimentos internos das organizações.

Surge aí, a Ética Profissional, proporcionando ao trabalhador, um exercício diário e prazeroso de honestidade, comprometimento, confiabilidade, entre tantos outros, que conduzem o seu comportamento e tomada de decisões em suas atividades.

Por fim, a recompensa é ser reconhecido, não só pelo seu trabalho, mas também por sua conduta exemplar.

Comportamento Profissional

Comportamento Profissional é o conjunto de atitudes esperadas do servidor no exercício da função, consolidando a ética no cotidiano das atividades prestadas, e indo além, abrangendo atitudes profissionais como um todo, favorecendo o ambiente organizacional do trabalho.

Quando se fala num comportamento profissional conforme à ética busca-se que a atitude em serviço do profissional, atenda aos ditames éticos.

Atitudes em Serviço

 Atitudes em serviço são ações que o servidor toma quando no desempenho de suas funções, acarretando benefícios quando cumpridoras da ética e prejuízos quando não. Na verdade, trata-se de exteriorização do comportamento profissional.

Vamos conferir alguns exemplos de Atitudes CORRETAS no Trabalho:

HONESTIDADE

Fonte: https://s-media-cache-ak0.pinimg.com

HONESTIDADE

Ninguém perde por ser honesto. Aliás, a honestidade traz dignidade. Esta é a hora de mostrar seu caráter e ser um profissional ético.

HUMILDADE

Esteja pronto para ouvir sugestões, elogios e críticas. Você pode aprender muito com seus colegas de trabalho. Portanto, seja flexível às opiniões.

PRIVACIDADE

Dentro das organizações, existem assuntos sigilosos e que devem ser tratados de forma discreta. Seja algo de clientes ou colegas de trabalho, o seu dever é manter segredo e não expor informações que são exclusividades da empresa. Deve se agir com responsabilidade, a fim de garantir o sigilo necessário.

RESPEITO

Seja com o chefe ou com o subordinado, você deve ser respeitoso com os colegas de trabalho. Evite falar mal daqueles que te incomodam, isso não irá te acrescentar nada e poderá prejudicar sua imagem dentro da empresa.

Em contrapartida, também podemos listar alguns Comportamentos que o profissional DEVE EVITAR:

FALAR DEMAIS

 Fonte: http://sorisomail.com

FALAR MAL DOS OUTROS

Fonte: http://2.bp.blogspot.com

 VIVER MAL-HUMORADO

Fonte: http://revistasou.com.br

 NÃO POSSUIR HIGIENE PESSOAL

Fonte: https://i.ytimg.com/vi/R-rl1geAyjE/hqdefault.jpg.

 NÃO RESPEITAR OS DEMAIS

Fonte: http://4.bp.blogspot.com

SER EGOÍSTA

Fonte: http://1.bp.blogspot.com

 BRINCAR DEMAIS

Fonte: https://ww2.itau.com.br

 SER INFLEXÍVEL

Fonte: https://curitibapsicologa.files.wordpress.com/2012/10/nc3a3o-querer-ouvir-ver.jpg.

VESTIR-SE DE FORMA INADEQUADA

Fonte: http://i1.r7.com/data/files/2C92/94A3/2409/6015/0124/0BDC/5918/3AED/secretaria-assanhada-m-20093009.jpg.

FALTA DE PONTUALIDADE

Fonte: http://varelanoticias.com.br/wp-content/uploads/2015/03/rubinhotwittercollor-336×320.jpg.

Também não podemos deixar de falar sobre a Organização do local de trabalho:

Fonte: https://pitacoseachados.files.wordpress.com/2015/07/tumblr_myumfy6umc1qbycdbo1_1280.jpg?w=350&h=200&crop=1.

Para trabalharmos bem, precisamos estar num ambiente agradável – limpo, organizado, de fácil acesso.

A primeira coisa que devemos ter em mente é que esta organização é importante. Afeta até mesmo o nosso rendimento no serviço. Quando estamos num lugar organizado, trabalhamos mais animados. Se precisamos procurar alguma coisa como uma ferramenta, achamos com muita mais facilidade.

Agora, se temos problema com a organização, existem algumas ferramentas que podem nos ajudar. Uma desta ferramentas é uma metodologia para organização de qualquer ambiente: o 5S. Vejamos:

Fonte: http://vamosquevamos.com/wp-content/uploads/2016/06/5s.jpg.

Agora é só seguir essas dicas para ultrapassar qualquer obstáculo, sejam esses desde questões de concursos até mesmo atitudes e comportamentos éticos diante da empresa e da sociedade.

E não se esqueça: A ética revela seu caráter, sendo assim, seja ético e isso poderá te proporcionar inúmeras conquistas profissionais.

Abraço e até a próxima!!!

Imagem destacada disponível em:
https://media.licdn.com/mpr/mpr/AAEAAQAAAAAAAAQ7AAAAJGYyNGY2ZWMwLTRlYzctNGVkYi1hMmI2LTQwOGIxZWNkOTljZg.png.
Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Comentários
  • Ana Karina 27 ago 2018

    preciso de tudo e um pouco mais sobre Ética Profissional e Empresarial para um trabalhos curso que eu faço.

  • mm
    Maxi Educa 03 set 2018

    Bom dia Ana. Obrigada por participar do nosso blog deixando aqui o seu comentário. De fato a matéria de Ética é muito cobrada em concursos públicos. Enviaremos alguns links para que você tenha acesso: http://blog.maxieduca.com.br/top-five-etica/ http://blog.maxieduca.com.br/diferenca-moral-etica/ Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


Sobre nós

Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

Saiba mais