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Mitos e verdades sobre evasão escolar que podem render uma boa pontuação no seu concurso público

A evasão escolar enfrentadas ultimamente em nossas escolas trazem grandes impactos aos alunos em sala de aula, podendo ser um dos grandes fatores de repetência, resultado também da progressão continuada apoiada pelo nosso sistema básico de ensino no Brasil
Por Renan Costa da Silva 23 nov 2017 - 9 min de leitura

A evasão escolar enfrentadas ultimamente em nossas escolas trazem grandes impactos aos alunos em sala de aula, podendo ser um dos grandes fatores de repetência, resultado também da progressão continuada apoiada pelo nosso sistema básico de ensino no Brasil, que o aluno e/ou família acaba se enganando quando acha que essa seria a melhor alternativa.

 A evasão escolar enfrentadas ultimamente em nossas escolas trazem grandes impactos aos alunos em sala de aula, podendo ser um dos grandes fatores de repetência, resultado também da progressão continuada apoiada pelo nosso sistema básico de ensino no Brasil

Fonte: https://ejaitabira.files.wordpress.com/2011/04/g5.jpg

A baixa qualidade do ensino básico brasileiro, traduzida pelos altos índices anuais de repetência e evasão escolar, reflete os defeitos históricos da própria sociedade brasileira, que é excludente. “Nosso desafio, em pleno século XXI, é estruturar uma escola republicana que seja realmente para todos, o que muitos países fizeram no século XIX, outros no século XX e o Brasil, infelizmente, não conseguiu até hoje”.

Esta dura avaliação foi feita pela ex-secretária de Ensino Básico do Ministério da Educação (MEC), Maria do Pilar Lacerda Almeida e Silva. Ela defende a mudança da cultura arraigada no país, que impede a adoção definitiva da progressão continuada nas escolas.

O sistema de progressão continuada, que consiste na identificação das dificuldades de cada aluno no ano letivo e sua pronta resolução, de modo a evitar a reprovação, não significa aprovação automática. É uma alternativa que está sendo adotada com sucesso por diversos países, segundo o pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) Sergei Suarez Dillon Soares, que avaliou as políticas educacionais de 49 nações de todos os continentes.

“Todas as pessoas que analisaram a pesquisa também ficaram surpresas com o resultado”, diz Sergei Soares. Sua conclusão é que as melhores notas e os resultados mais efetivos obtidos no ensino básico foram observados exatamente entre os que adotaram o regime de progressão continuada. Ele descobriu também que o percentual de repetência escolar brasileira é o segundo mais alto do mundo, menor apenas que o de Angola. “A repetência afeta a autoestima das crianças, além de ser uma das principais causas do baixo rendimento e da evasão escolar”, diz o pesquisador.

Além do desgaste emocional, a repetência tem um custo financeiro. “Para cada ano repetido na escola, o custo da educação aumenta em pelo menos 50%. Embutido nesse custo há uma mina de ouro a ser explorada racionalmente pelas escolas, capaz de aumentar em igual percentual, só com o fim da repetência, os investimentos destinados à educação”, diz – uma argumentação também defendida pela secretária de Ensino Básico.

São com essas falas absurdas que vemos a real importância que os Estados vêm dando a educação no geral, onde citam principalmente o lado financeiro como de interesse, quando na verdade a real preocupação deveria apenas ser na aprendizagem e ensino de nossa população.

Porém, até quando vamos continuar realizando essa progressão continuada a fim de pensar apenas nos impactos momentâneos causados na vida de nossos estudantes?! Pois isso a longo prazo causa um impacto ainda maior na vida dos nossos discentes que passam de ano em ano sem uma bagagem adequada e suficiente para se comunicar, vivenciar uma experiência de um emprego digno, tampouco incentivar essa ausência e incentivo intelectual que poderá sim, atrapalhar em certos momentos a vida social desse aluno no futuro.

Evasão por estados

Um estudo realizado de acordo com o Censo Escolar com dados inéditos que integram um conjunto de indicadores divulgados pela primeira vez pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e Ministério da Educação (MEC) traz números alarmantes referentes a evasão escolar.

“A evasão é maior nas escolas rurais, em todas as etapas de ensino. O Pará tem a mais alta taxa de evasão em todas as etapas de ensino, chegando a 16% no ensino médio”, informou o Inep em nota.

Causas da evasão escolar

Fonte: https://supereficientemental.com

Características chaves das escolas eficazes

Confira as 11 características chaves que podem auxiliar tuas escolas a minimizarem esses problemas enfrentados a cada ano, que serve para nos orientar e centralizar nos objetivos que atendam melhor nossos alunos.

Fonte: http://www.jornalahora.com.br

Fonte: http://www.jornalahora.com.br

1 – Liderança profissional

Liderança firme e objetiva:

– Diretor (líder) agente-chave de mudança

– Lideres proativos 

– Estabilidade de equipe

– Mediação

– Redes de apoio

– Longa jornada de trabalho

Enfoque participativo

– Compartilhamento das responsabilidades

Um profissional que lidera

– Liderança profissional

– Envolvimento e conhecimento sobre o que acontece na sala de aula

– Apoio aos professores 

2 – Objetivos e visões compartilhadas

Unidade de propósitos 

– Importância de uma visão compartilhada

– A concordância entre os professores em relação aos seus objetivos

– Conjunto de valores comuns

– Atitude positiva quanto a aprendizagem dos alunos

– Decisões colegiadas e colaboração são condições importantes para a unidade de propósitos

Prática Consistente

– Consenso entre professores (avaliação, cumprimento de regras e políticas referentes a prêmios e sansões).

– Professor como modelo para o aluno em suas relações (professor/aluno – professor/professor).

Participação institucional e colaboração

3 – Ambiente de aprendizagem

Um ambiente ordenado

– A escola precisa ser um lugar calmo

Um ambiente de trabalho atraente

– Manter a escola em um bom estado de conservação e manutenção

4 – Concentração no ensino e na aprendizagem

Os objetivos principais das escolas se referem ao ensino e à aprendizagem

– Proporção do dia devotada a disciplinas acadêmicas ou a disciplinas acadêmicas especificas

– Proporção do tempo das aulas devotada à aprendizagem ou à interação entre alunos

– Proporção do tempo dos professores gasto na discursão do conteúdo do trabalho com alunos, em oposição a assuntos rotineiros e a manutenção

– Professores preocupados com objetivos cognitivos, em lugar de relações pessoais e objetivos afetivos

-Pontualidade nas aulas

– Estar livre de distúrbios vindos de fora da sala de aula

Ênfase acadêmica

Escolas são consideradas eficazes por aspectos de ênfase acadêmica:

– Diligência dos alunos na sala de aula

– Distribuição regular de deveres de casa

– Importância da qualidade e da quantidade do dever de casa

– Um bom feedback do professor

– Enfatizar o domínio do conteúdo acadêmico (escolas primárias)

– Exames de admissão (escolas secundárias)

– Distribuição e monitoramento regular do dever de casa

– Conhecimento da disciplina pelo professor

Foco no desempenho

– Ênfase na aquisição de habilidades básicas ou orientação para o desempenho (Tem influência positiva na eficácia escolar)

5 – Ensino e objetivos claros

Organização eficiente

– Professores bem organizados e clareza quanto a seus objetivos

Clareza de propósitos

– É importante que os alunos saibam o objetivo do conteúdo das lições

Aulas bem estruturadas

– Ensino estruturado que estimule o desenvolvimento/aprendizagem do aluno

Ensino adaptável

– As várias formas que o professor pode utilizar para transmitir o conhecimento para o aluno

– Flexibilidade para modificar e adaptar seus estilos de aula

6 – Altas expectativas

Expectativas elevadas em relação a todos os atores

Comunicação das expectativas

Oferta de desafios intelectuais

Expectativas altas em geral

As expectativas partem da estrutura (professor, aluno, pais). Consequentemente essas expectativas podem ser:

– Altas: papel mais ativo do professor em ajudar os alunos

– Baixas: abordagem passiva do ensino (sem motivação)

Comunicação das expectativas

– Elaborar motivações que façam o aluno entender que é capaz de aprender/adquirir conhecimento

Fornecimento de desafios intelectuais

–  Mais desafios, mais eficácia

– Encorajar os alunos a utilizarem sua imaginação criativa e a solução de problemas

7 – Incentivo positivo

As pesquisas mostraram que nem todas as formas de incentivo tem um impacto positivo. No entanto, incentivos positivos tendem a estar associados a um melhor resultado do que à punição.

Disciplina clara e justa

– “Boa disciplina é uma condição importante para um ambiente de ordem (..), mas é melhor quando derivada do sentimento de ‘pertencer e participar’ do que de ‘regras e controle externo’” (Wayson et al., 1988)
Disciplina eficaz envolve manter boa ordem, aplicação de regras consistentes, claras, justas e bem entendidas

Feedback
– Reforço positivo: reforçar comportamentos adequados, imediato ou deixado pra depois (pode ser na forma de um elogio ou até mesmo como recompensa, prêmios)

8 – Monitoramento do progresso

Monitoramento do desempenho e progresso dos alunos, das salas de aula e da escola como um todo, são características importantes de diversas escolas eficazes. 

Monitoramento do desempenho do aluno

– Monitoramento frequente e sistemático do progresso/desenvolvimento dos alunos e também das turmas. Sendo assim, é uma forma de determinar até que ponto os objetivos da escola estão se realizando; segundo, a atenção dos pais, professores e alunos voltada para esses objetivos; terceiro, informa o planejamento, os métodos de ensino e a avaliação, e, por último, mostra que os professores estão interessados no progresso dos alunos.

9 – Direitos e responsabilidades dos alunos

Quando os alunos têm um papel ativo na vida da escola e quando também é dada a eles parte da responsabilidade por sua própria aprendizagem costumam responder melhor ao processo educativo.

Maximização do tempo da aprendizagem

Desenvolvimento de pessoal baseado na escola

Aumento de autoestima dos alunos

Posições de responsabilidade

Controle dos trabalhos

10 – Parceria casa-escola/escola-família

Envolvimento parental na aprendizagem dos filhos

A participação da família tem, por sua vez, alta relevância, pois, mostram efeitos positivos na aprendizagem dos filhos e também se constitui um fator-chave para a pesquisa em eficácia escolar.

11 – Organização orientada à aprendizagem

Formação de professores baseada na escola

E então? Gostou do nosso post de hoje? Gostaria de acrescentar alguma vivência? Tem algum palpite sobre como acontecerão da melhor forma esse processo de adaptação das escolas?

Compartilhe essa ideia e passe em diante essas importantes informações, pois o descuido pode tirar uma vida.

Deixe aqui seu comentário e mais sugestões que teremos grande prazer em lhe atender.

Referências bibliográficas

http://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&view=article&id=1162:reportagens-materias&Itemid=39
https://g1.globo.com/educacao/noticia/abandono-no-ensino-medio-alcanca-11-do-total-de-alunos-apontam-dados-do-censo-escolar.ghtml
SAMMONS, Pamella. As características-chave das escolas eficazes. In: BROOKE, Nigel; SOARES, Francisco. (orgs.) Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.pp. 335-382.

 

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