fbpx

Aprenda de uma vez por todas a fazer flexão abdominal corretamente e não vacile na sua prova

Por Fernando Massarotti 29 jan 2020 - 4 min de leitura

Vocês estão preparados para aprender tudo sobre flexão abdominal? Vou te falar que a maioria das pessoas pensam que é muito simples fazer esse exercício e na hora da prova passam apuros. Mas fiquem tranquilos que nesse blog vou te dar todas as informações que você precisa saber para mandar super bem nessa prova. Então vamos lá!

Você vai aprender de uma vez por todas a fazer flexão abdominal corretamente e não vacilar na sua prova do concurso.
<https://giphy.com/gifs/nbctitangames-nbc-premiere-titan-games-4GXUa4U05Q0JAM972c>

Primeiro de Tudo – O que é Flexão Abdominal?

Existem vários tipos de flexão abdominal, vou te mostrar os mais cobrados nos editais de concursos por aí. Então se liga abaixo nesses 3 tipos de flexão abdominal:

Flexão Abdominal Supra (Mãos na Cabeça)

Esse é o tipo mais comum que vemos as pessoas fazendo na academia. O importante neste exercício é lembrar que o pescoço deve ficar fixo e a força tem que ser feita no abdômen.

Você vai aprender de uma vez por todas a fazer flexão abdominal corretamente e não vacilar na sua prova do concurso.
<https://giphy.com/gifs/work-got-abs-Nu00jRwONkkJq>

Flexão Abdominal Supra (Mãos Cruzadas no Ombro)

Essa é extremamente parecida com a anterior, porém as mãos devem estar cruzadas sobre o peito tocando os ombros.

Você vai aprender de uma vez por todas a fazer flexão abdominal corretamente e não vacilar na sua prova do concurso.
<https://giphy.com/gifs/exercise-abs-wefitu-45wEmqKPFvz7a>

Flexão Remador.

A Flexão Abdominal estilo Remador é uma daquelas que as pessoas reclamam bastante, porém ela é extremamente eficiente. Ela exige mais de cada um, mas também da mais resultado. E para melhor explicar como é devida execução deste estilo de exercício, ninguém melhor que o Time do Tag Team aqui da Maxi Educa. Se liga nesse vídeo do Educador Físico Luiz Eduardo, que além de ser muito entendido do assunto, consegue explicar de maneira objetiva e didática para você entender.

Muito bacana essa explicação né? Repare que o vídeo foi destinado ao concurso da Polícia Civil do Distrito Federal, que é um concurso muito concorrido. Para você entender melhor como é pedido no edital, se liga abaixo a parte exata que descreve como deve ser o Teste de Flexão Abdominal:

[…]

DO TESTE DE FLEXÃO ABDOMINAL – PARA OS CANDIDATOS DO SEXO MASCULINO E FEMININO

O teste terá a duração de um minuto e será iniciado e terminado com um silvo de apito. A metodologia para a preparação e a execução do teste de flexão abdominal para os candidatos do sexo masculino e feminino obedecerão aos seguintes critérios:

a) a posição inicial será tomada com o candidato deitado de costas, na posição completamente horizontal de todo o corpo em relação ao solo, com as costas e a cabeça em contato pleno com o solo, joelhos estendidos, os braços atrás da cabeça, cotovelos estendidos e dorso das mãos tocando o solo;

b) após o silvo de apito, o candidato começará a primeira fase do movimento, realizando um movimento simultâneo, onde os joelhos deverão ser flexionados, os pés deverão tocar o solo, o quadril deverá ser flexionado (posição sentado) e os cotovelos deverão alcançar ou ultrapassar os joelhos pelo lado de fora do corpo.

Em seguida e sem interrupção, o candidato deverá voltar à posição inicial realizando o movimento inverso. Esse movimento completo, finalizado com o retorno à posição inicial, corresponderá a uma unidade de execução.

A contagem das execuções corretas levará em consideração as seguintes observações:

a) o auxiliar de banca examinadora irá contar em voz alta o número de repetições realizadas. Quando o exercício não atender ao previsto neste edital, o auxiliar de banca repetirá o número da última repetição realizada de maneira correta;

b) a contagem que será considerada oficialmente será somente a realizada pelo auxiliar da banca examinadora;

c) ao final de cada repetição, a cabeça, o dorso das mãos e os calcanhares (com os joelhos completamente estendidos) também devem tocar o solo;

d) cada execução começa e termina sempre na posição inicial; após cumprir todas as etapas será contada como uma execução;

e) na primeira fase do movimento, os joelhos devem ser flexionados, os pés devem tocar o solo, o tronco deve ser flexionado e os cotovelos devem alcançar ou ultrapassar os joelhos pelo lado de fora do corpo;

f) somente será contado o exercício realizado completamente, ou seja, se ao soar o apito para o término da prova e o candidato estiver no meio da execução, esta não será computada.

Será concedida uma segunda tentativa ao candidato que não obtiver o desempenho mínimo na primeira, após um tempo não menor do que cinco minutos da realização da tentativa inicial.

A pontuação do teste de flexão abdominal será atribuída conforme a tabela a seguir.

Você vai aprender de uma vez por todas a fazer flexão abdominal corretamente e não vacilar na sua prova do concurso.

O candidato que não atingir o mínimo de 50,00 pontos no teste de flexão abdominal estará eliminado do concurso.

[…]

E ai jovem concurseiro, conseguiu entender direitinho como é o Teste de Flexão Abdominal. Lembrando que nesse blog foi dado mais relevância ao estilo remador pois ele é o teste cobrado no concurso da PC-DF.

Espero que tenham gostado da leitura. Aproveite para compartilhar esse Blog e deixar seu comentário!

Um Grande Abraço, até a próxima e Bora Treinar!

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais