fbpx

Fique Ligado, Concursos da Semana!

Por Maxi Educa 09 out 2015 - 8 min de leitura

11-10

Nesse Domingo dia 11 de Outubro de 2015 serão realizadas as provas dos seguintes concursos:

– Advocacia-Geral da União – Advogado da União de 2ª Categoria.
– Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN – Assistente em Administração.
– Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN – Auxiliar em Enfermagem.

Nossos professores analisaram as provas anteriores destes concursos e separaram algumas dicas sobre o conteúdo principal exigido em cada uma dessas provas, se vai prestar algum desses concursos neste fim de semana não deixe de ler o conteúdo abaixo.

Advocacia-Geral da União – Advogado da União de 2ª Categoria.
Dica: Tutora Paula Bidoia

O concurso da Advocacia-Geral da União, mais comumente conhecido como AGU é um dos sonhos de muitos estudantes que estão há um bom tempo se preparando para almejar este cargo. Porém, aos que começaram a se preparar tenham calma, daremos as dicas mais importantes sobre o que e como estudar.
Quanto ao conteúdo além dos assuntos mais exigidos em lei, como a lei 8.112/1990, que trata sobre os servidores públicos e a Lei de Licitação (8666/1993) vale a pena frisar que muita matéria a ser abordada para esta prova possui algumas peculiaridades.
Entre as leis que mais são cobradas para este concurso, destacamos aqui as específicas que foram cobradas no último concurso:

– Lei complementar nº 73, de 1993, que institui a Lei Orgânica da Advocacia-Geral da União, esta sem sombra de dúvidas é uma das principais leis exigidas, pois fala da composição da AGU, seus órgãos e membros e quais são seus direitos, deveres e proibições;
– Lei nº 9.028, de 1995, que dispõe sobre o exercício das atribuições institucionais da Advocacia-Geral da União, em caráter emergencial e provisório,
– Lei nº 9.469, de 1997, que regulamenta o disposto no inciso VI do art. 4º da Lei Complementar nº 73, de 10 de fevereiro de 1993; dispõe sobre a intervenção da União nas causas em que figurarem, como autores ou réus, entes da administração indireta; regula os pagamentos devidos pela Fazenda Pública em virtude de sentença judiciária; revoga a Lei nº 8.197, de 27 de junho de 1991, e a Lei nº 9.081, de 19 de julho de 1995;
– Decreto nº 7.392, de 2010, que aprova a Estrutura Regimental e o Quadro Demonstrativo dos Cargos em Comissão da Advocacia-Geral da União, aprova o Quadro Demonstrativo dos Cargos em Comissão da Procuradoria-Geral Federal e remaneja cargos em comissão para a Advocacia-Geral da União e para a Procuradoria-Geral Federal.

A Advocacia-Geral da União – AGU – é a instituição que exerce a advocacia pública na esfera federal, ou seja, é a instituição responsável pela defesa de todos os poderes da União judicial e extrajudicialmente. Também é sua atribuição exercer atividades de consultoria e assessoramento jurídicos para o Poder Executivo Federal, bem como representar o País perante jurisdições internacionais.
A Constituição Federal trata a AGU como função essencial à justiça.

Pertencem ao quadro da AGU: os advogados da União, os Procuradores da Fazenda Nacional, os Procurados Federais e os Procuradores do Banco Central. Todos os seus membros são concursados e ocupam cargos efetivos.
Para ter maiores informações sobre o funcionamento da Advocacia-Geral da União, acesse o site www.agu.gov.br, lá você irá encontrar informações importantes, como por exemplo as Súmulas e Orientações Normativas que são próprias dessa instituição, não tendo a possibilidade de encontrar conteúdo em sites não confiáveis. Além disso, todas as informações sobre o que precisa saber sobre o funcionamento da AGU está disposto.
Não fique inseguro ao se deparar com o conteúdo que é exigido pelos editais, siga corretamente o que está sendo pedido, leia de maneira intensa e atenciosa a letra de lei seca, pois isso não cai, na verdade “despenca” nas provas. Atente-se sempre se a lei que está estudando está atualizada, pois as mudanças no texto de lei ocorrem com grande frequência.
Portanto, caro candidato desejamos muita sorte e muito empenho para com seus estudos. Lembre-se a maior riqueza está em você mesmo, seja um campeão pelo esforço, pois esse é o caminho para a aprovação.

Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN – Assistente em Administração.
Dica: Tutora Clariana Ribeiro Nogueira

A dica de hoje trata das ferramentas administrativas, pois é um tema muito abordado pelas bancas em se tratando de cargos de assistente administrativo, por terem características específicas de cada uma que podem confundir os candidatos. As ferramentas cobradas pela UFRN são as seguintes: organograma, fluxograma, cronogramas e manuais operacionais.
Temos que as ferramentas administrativas são úteis para identificar, analisar, buscar soluções para problemas e dar suporte a parte administrativa.
É importante que você conheça as peculiaridades de cada uma delas, para não ser surpreendido pela banca em questões fáceis e sair a frente dos outros candidatos. A seguir, veremos então o que é e para que serve cada uma delas para esclarecer e fixar esse assunto.

Os organogramas Tratam-se da representação gráfica nos níveis hierárquicos e departamentais de uma organização, sendo como o seu “esqueleto”. O organograma tem o intuito de proporcionar a visualização da estrutura funcional da empresa e sua hierarquia, delegar autoridades e responsabilidades, bem como retratar a trajetória de comunicação.
Os fluxogramas tratam-se de um recurso que permite visualizar o caminho e o processo de trabalho a serem executados por um setor e/ou departamento, indicando o próximo passo a ser seguido. Basicamente é utilizado para conhecer o funcionamento do processo, documentar procedimentos, indicar fluxo de trabalho e analisar processos e atividades (visando melhorar sua eficiência).
Os cronogramas são a representação gráfica das etapas do projeto ou trabalho com seus respectivos prazos baseado no Gráfico de Gantt, que é uma ferramenta gráfica para visualização do trabalho ao longo do tempo. É uma ferramenta que ajuda a controlar e visualizar o progresso do trabalho e realização das atividades.
Os manuais operacionais são documentos elaborados dentro de uma empresa com a finalidade de uniformizar os procedimentos que devem ser observados nas diversas áreas de atividade, sendo, portanto, um ótimo instrumento de racionalização de métodos, na finalidade de servir como um instrumento de permanente consulta. Devem sempre estar atualizados.
O conhecimento destas particularidades podem fazer a diferença na sua prova. Este é apenas um lembrete de pontos importantes que provavelmente estarão em sua prova. Porém, ressalto a relevância de revisar integralmente estas ferramentas, como os demais pontos do edital deste concurso, principalmente resolvendo questões a respeito. Assim, poderá ver o nível de dificuldade dos temas abordados e conhecer peculiaridades que são cobradas pela banca, além de reforçar o seu conhecimento. Verifique o quão seguro está a partir disso.

Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN – Assistente em Administração.
Dica: Tutora Patrícia Costa Machado

O concurso da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN para o preenchimentos das vagas para o cargo de Auxiliar de Enfermagem está próximo.
Analisamos as provas anteriores do referido concurso e constatamos que os assuntos abaixo apontados estiveram presentes em duas delas.
– Biossegurança nas ações De Enfermagem, princípios e técnicas de antisséptica e asséptica, prevenção e controle de infecção ou Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (IRAS), medidas de Biossegurança nos serviços de saúde (Precauções Padrão e de Isolamento);
– Vigilância, prevenção e controle das doenças infecciosas e parasitárias (ex.: Dengue, Tuberculose), doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), como Diabetes e Hipertensão Arterial Sistêmica e suas complicações, Sistemas de informação em Saúde e Indicadores de saúde, Programa Nacional de Imunização (PNI) e calendários oficiais de vacinação;
– Anatomia e fisiologia do ser humano e terminologias em saúde; Semiotécnica aplicada à enfermagem, Sinais Vitais, assistência de enfermagem ao paciente no pré, trans e pós-operatório de cirurgias diversas.
– Cuidados de Enfermagem no pré-natal, parto e puerpério, complicações na gravidez, no parto e no puerpério, Políticas Públicas de apoio a gestante, ao recém-nascido, a criança e ao adolescente: pré-natal, aleitamento materno; Programa Nacional de Triagem Neonatal (teste do pezinho) e acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil;
Em relação às Políticas Públicas de Saúde e ao Sistema Único de Saúde (SUS), tenha sempre em mente a evolução histórica de todo o processo de implantação do SUS e seu embasamento legal. Dentre as políticas públicas, atente-se aos Pactos pela Saúde, à Estratégia de Saúde da Família. Dê atenção especial, também, ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). As políticas públicas de saúde voltadas a grupos específicos têm grande importância: (Saúde do Idoso, Saúde da Criança, Saúde do Homem, Saúde da Mulher, Saúde da Pessoa com deficiência);
Sobre as legislações específicas da profissão, o Código de Ética e Lei do Exercício Profissional da Enfermagem juntamente com as Entidades de Classe na Enfermagem precisam fazer parte dos seus estudos e conhecimentos.
Lembre-se, ao analisarmos as provas anteriores fazemos um apanhado geral, ou seja, temos uma visão ampla, mas superficial do conteúdo possível de ser solicitado, por isso recomendamos que estude o conteúdo previsto no edital, empenhe-se e dedique-se para realizar uma boa prova e obter êxito em seus estudos e objetivos.

Desejamos à você uma ótima prova, e que venha a aprovação!
Gostou das dicas? deixe sua opinião ela é muito importante para nós.

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais