fbpx

Fique Ligado, Concursos da Semana!

Por Maxi Educa 17 out 2015 - 25 min de leitura

18-10

Nesse Domingo dia 18 de Outubro de 2015 serão realizadas as provas dos seguintes concursos:

– CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) – Santos.
– Banco do Brasil – Escriturário.
– São Paulo Turismo S.A. (Produtor Técnico de Eventos) (Técnico em Turismo).
– Secretaria Municipal de Educação (SME/RJ) – Professor de Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Matemática.
– Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) Nível Médio/Técnico Completo – Auxiliar Administrativo – Rede Assistencial- STS Sapopemba/ Aricanduva.
– Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) Nível Superior Completo – Assistente Social – Rede Assistencial- STS Sapopemba/ Aricanduva.
– Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) Nível Superior Completo – Enfermeiro Plantonista – Rede Assistencial- STS Sapopemba/ Aricanduva.

Nossos professores analisaram as provas anteriores destes concursos e separaram algumas dicas sobre o conteúdo principal exigido em cada uma dessas provas, se vai prestar algum desses concursos neste fim de semana não deixe de ler o conteúdo abaixo.

CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) – Santos.
Tutor: Ewerton José da Silva.

Saber identificar o que são navegadores de internet pode auxiliar em questões que pedem para diferenciar programas de navegadores, segue abaixo uma tabela com os principais navegadores.

Tabela 1

Em relação a antivírus, são funções desejáveis analisar os arquivos que estão sendo obtidos pela Internet, verificar continuamente os discos rígidos (HDs), flexíveis e unidades removíveis, como CDs, DVDs e pen drives, de forma transparente ao usuário, atualizar as assinaturas de vírus e malwares conhecidos pela rede, de preferência diariamente, identificar e eliminar a maior quantidade possível de vírus e outros tipos de malware.
Em relação à nomenclatura de arquivos, < > : “ / \ | ? * são caracteres reservados, não permitidos para nomear um arquivo, nomes de volumes são case insensitive, ou seja, D:\ ou d:\ referem-se ao mesmo volume, CON, PRN, AUX, NUL são palavras reservadas para extensões de arquivos, C:tmp.txt” refere-se a um arquivo chamado “tmp.txt” no diretório corrente no drive C.
Vale lembrar que a placa mãe é a mais importante placa de circuitos de um computador. Entre seus principais componentes estão o Chipset, os Barramentos USB e AGP. O Chipset de uma placa-mãe é um dos fatores mais importantes para definir os recursos que o computador vai suportar. Há chipsets, por exemplo, que oferecem suporte ao barramento USB 2, que é mais de 10 vezes mais rápido que o barramento USB 1.1. Ainda falando de Hardware, saiba que a memória RAM (DRAM ou SRAM) usa acesso aleatório (RAM significa Memória de Acesso Aleatório). Quem usa sequencial são as fitas para backup.
Em relação ao sistema operacional, algo que é muito cobrado são assuntos relacionados a gerenciamento de arquivos. Lembre-se que no Windows 7 é o Windows Explorer que nos auxilia a navegar entre os arquivos e pastas. Confira abaixo alguns atalhos do Windows que podem ser pedidos em questões do concurso:

Tabela 2

Tabela 3

 

Banco do Brasil – Escriturário.
Tutor: Adriano Augusto Placidino Gonçalves

O concurso para Escriturário do Banco do Brasil tornou-se um dos mais concorridos do país. São apontados como fatores que contribuem para esse fenômeno: “o salário oferecido; a jornada de trabalho e a concessão de outros benefícios como: possibilidade de ascensão e desenvolvimento profissional; participação nos lucros ou resultados; vale-transporte; vale-cultura; auxílio-creche; ajuda alimentação/refeição; auxílio a filho com deficiência; plano odontológico; assistência médica (planos de saúde); e previdência privada.

E o que faz o Escriturário do Banco do Brasil? O escriturário é responsável pela comercialização de produtos e serviços do Banco; atendimento ao público; atuação no caixa (quando necessário); contatos com clientes; prestação de informações aos clientes e usuários; redação de correspondências em geral; conferência de relatórios e documentos; controles estatísticos; atualização/manutenção de dados em sistemas operacionais informatizados e a execução de outras tarefas inerentes ao conteúdo ocupacional do cargo, compatíveis com as peculiaridades da instituição.

De acordo com o Edital 01/2015, o processo seletivo envolverá provas objetivas, prova de redação, perícias médicas e procedimentos admissionais. Sendo as provas objetivas a primeira etapa a ser superada, vejamos o que será exigido:

As provas objetivas serão compostas por 70 questões de múltipla escolha, sendo 25 questões de Conhecimentos Básicos e 45 questões de Conhecimentos Específicos, de caráter eliminatório e classificatório, totalizando 100,0 pontos.
A prova de Conhecimentos Básicos, com valor total de 30,0 pontos, incluirá as seguintes disciplinas: a) Língua Portuguesa: 10 questões; b) Raciocínio Lógico-Matemático: 10 questões; e c) Atualidades do Mercado Financeiro: 5 questões.
A prova de Conhecimentos Específicos, com valor total de 70,0 pontos, incluirá as seguintes disciplinas: a) Cultura Organizacional: 5 questões; b) Técnicas de Vendas: 10 questões; c) Atendimento: 10 questões; d) Domínio Produtivo da Informática: 5 questões; e) Conhecimentos Bancários: 10 questões; e f) Língua Inglesa: 5 questões.

A data da realização da prova do concurso se aproxima e consequentemente restam-lhes apenas mais alguns dias de preparação. Com isso, foco naquilo que importa é fundamental. A maioria dos candidatos possui maior dificuldade com as questões que envolvem “Conhecimentos Bancários” e, por este motivo, será esse nosso foco. Importante destacar que você candidato não pode desviar sua atenção com temas irrelevantes para a prova, pois o tempo é curto e o edital é denso. Neste sentido, a melhor forma de se preparar para as questões de conhecimentos bancários para o concurso do Banco do Brasil é através de provas anteriores da Cesgranrio.

Como maneira de colaborar com seu estudo, em seguida trazemos as questões aplicadas na última prova para escriturário do Banco do Brasil, com breves comentários.

Conhecimentos Bancários

01. (Banco do Brasil – Escriturário – CESGRANRIO/2015) A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) é um órgão que regula e fiscaliza o mercado de capitais no Brasil, sendo
(A) subordinada ao Banco Central do Brasil
(B) subordinada ao Banco do Brasil
(C) subordinada à Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA)
(D) independente do poder público
(E) vinculada ao poder executivo (Ministério da Fazenda)

01. Resposta: E
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) é uma autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda, instituída pela Lei 6.385, de 7 de dezembro de 1976. É responsável por regulamentar, desenvolver, controlar e fiscalizar o mercado de valores mobiliários do país.

02. (Banco do Brasil – Escriturário – CESGRANRIO/2015) O Banco Central do Brasil é um órgão do Subsistema Normativo do Sistema Financeiro Nacional. Ele determina, periodicamente, a taxa de juros de referência para as operações de um dia com títulos públicos, via atuação de seu(sua)
(A) Comitê de Estabilidade Financeira (COMEF)
(B) Comitê de Política Monetária (COPOM)
(C) Conselho Monetário Nacional (CMN)
(D) Conselho de Administração
(E) Câmara de Compensação de cheques e outros papéis

02. Resposta: B
O Comitê de Política Monetária, ou Copom, é o órgão decisório da política monetária do Banco Central do Brasil (BCB), responsável por estabelecer a meta para a taxa básica de juros, que no Brasil é a Taxa Over-Selic, ou Taxa Selic. A Taxa Over-Selic é a taxa de juros de referência para as operações de um dia com títulos públicos. É a taxa que regula as operações diárias para financiamento dos títulos públicos federais.

03. (Banco do Brasil – Escriturário – CESGRANRIO/2015) Os cartões de crédito são, às vezes, chamados de “dinheiro de plástico”. Seu uso crescente como meio de pagamento implica vários aspectos, EXCETO o(a)
(A) ganho sobre a inflação para os possuidores de cartão, sendo os valores das compras pagos apenas no vencimento do cartão.
(B) crédito automático até certo limite para os possuidores de cartão.
(C) aumento da demanda de papel moeda pelos possuidores de cartão, para pagamento de suas transações.
(D) aumento da segurança da transação, tanto para o comprador quanto para o vendedor.
(E) indução ao crescimento de vendas para os estabelecimentos credenciados.

03. Resposta: C
Considerando que a questão quer a “exceção”, a alternativa que deve ser assinalada é a “C”, pois o uso do cartão de crédito evita o uso do papel moeda e não o inverso. Todas as demais assertivas estão corretas.

04. (Banco do Brasil – Escriturário – CESGRANRIO/2015) Uma desvalorização cambial da moeda brasileira (real) frente à moeda norte-americana (dólar), implica a(o)
(A) diminuição do número de reais necessários para comprar um dólar
(B) diminuição do estoque de dólares do Banco Central do Brasil
(C) diminuição do preço em reais de um produto importado dos EUA
(D) estímulo às exportações brasileiras para os EUA
(E) aumento das cotações das ações das empresas importadoras na bolsa de valores

04. Resposta: D
A taxa de câmbio nominal é a quantidade de moeda nacional necessária para se adquirir uma unidade de moeda estrangeira. Uma desvalorização cambial significa um aumento da taxa de câmbio nominal (aumenta-se o número de reais necessários para se adquirir um dólar). Quando o Banco Central brasileiro anuncia que irá afrouxar a política monetária, isto leva a uma rápida resposta dos agentes do mercado de câmbio: eles irão vender a moeda nacional e adquirir moedas estrangeiras, o que irá levar a uma depreciação da moeda nacional. Em resposta a isso, vários produtores nacionais perceberão que agora está mais atraente aumentar suas exportações.

05. (Banco do Brasil – Escriturário – CESGRANRIO/2015) Tradicionalmente, o rendimento da Caderneta de Poupança sempre foi determinado pela variação da TR (Taxa Referencial) mais juros de 0,5% ao mês. Entretanto, os depósitos realizados a partir de 04/05/2012 têm rendimento vinculado à meta da taxa Selic. Desde então, se esta meta for igual ou menor que 8,5% ao ano, os juros da Caderneta de Poupança são
(A) aumentados para 130% da Selic
(B) aumentados para 130% da Selic mais a TR
(C) aumentados para 100% da Selic
(D) reduzidos para 70% da Selic
(E) reduzidos para 70% da Selic mais a TR

05. Resposta: D
Quando a Taxa Selic for igual ou menor que 8,5%, a remuneração da caderneta de poupança é de 70% da Taxa Selic. Essa questão se refere somente aos juros adicionais da poupança, desta forma, pelo que dispõe a Lei nº 12.703/2012 a remuneração adicional será por juros de:
a) 0,5% (cinco décimos por cento) ao mês, enquanto a meta da taxa Selic ao ano, definida pelo Banco Central do Brasil, for superior a 8,5% (oito inteiros e cinco décimos por cento); ou
b) 70% (setenta por cento) da meta da taxa Selic ao ano, definida pelo Banco Central do Brasil, mensalizada, vigente na data de início do período de rendimento, nos demais casos.

06. (Banco do Brasil – Escriturário – CESGRANRIO/2015) O Plano Gerador de Benefícios Livres (PGBL) é uma aplicação que tem como objetivo a complementação da aposentadoria do seu investidor. Pode-se dizer que o PGBL é bom para o empregado que possui renda tributável e declara o imposto de renda no modelo completo, pois ao investir num PGBL, tem-se restituído o Imposto de Renda (IR) retido na fonte pelo empregador sobre o valor da aplicação. Como a tributação do PGBL ocorre no resgate sobre o(s) seu(s)
(A) rendimentos, o IR é postergado, mas não há a sua isenção.
(B) rendimentos, o IR é diferido, mas não há a sua isenção.
(C) rendimentos, há isenção do IR.
(D) valor integral, o IR é adiado, mas não há a sua isenção.
(E) valor integral, há isenção do IR.

06. Resposta: D
Se há restituição do IR é porque há incidência, então logo de cara as alternativas “C” e “E” estão fora. No caso do PGBL, as contribuições pagas podem ser deduzidas da base de cálculo do IR até o limite de 12% da renda bruta, porém no resgate ou recebimento do benefício, o IR incidirá sobre todo o montante recebido pelo participante.
O PGBL é um plano de previdência com cobertura por sobrevivência indicado aos consumidores que preencham a declaração de ajuste anual do imposto de renda para pessoas físicas (IRPF), devendo-se ter em mente que podem ser utilizados para redução da base de cálculo do IR, limitado a 12% da renda bruta anual.
Dessa forma, quando do recebimento de resgate ou benefício pago sob a forma de renda ou pagamento único, a alíquota do IR incidirá sobre o montante total recebido incluindo aí as contribuições e rentabilidade. Assim, a alternativa correta é a “D”.

07. (Banco do Brasil – Escriturário – CESGRANRIO/2015) A sociedade empresária W & Z Ltda. pretende expandir a sua atuação e, para tal fito, necessita de numerário, uma vez que seu capital disponível não lhe permite corporificar seu crescimento. Nessa linha, inventaria os seus bens desembaraçados disponíveis e apresenta proposta de empréstimo bancário com as garantias que enumera no documento que entrega ao gerente do Banco onde tem suas operações financeiras. O gerente sugere que a garantia seja concretizada por penhor mercantil e apresenta os contratos necessários, previamente aprovados pelo setor jurídico, e indica que o numerário será disponibilizado em até vinte e quatro horas após a formalização do negócio. Nos termos do Código Civil, prometendo pagar em dinheiro a dívida que garante com penhor mercantil, o devedor poderá emitir, em favor do credor,
(A) cheque especial
(B) letra de câmbio própria
(C) debênture comercial
(D) carta de crédito pignoratícia
(E) cédula do respectivo crédito

07. Resposta: E
A promessa de pagamento pode ser formalizada através de um título que comprove aquele crédito, ou seja, através de uma cédula do respectivo crédito.

08. (Banco do Brasil – Escriturário – CESGRANRIO/2015) Sr. X é concitado por Sr. Y a atuar como avalista em título de crédito no qual Sr. Y é devedor. Dado o alto grau de amizade entre os dois, o ato é praticado. Algum tempo depois, Sr. X recebe comunicação de que pende de pagamento a dívida resultante do aval. Diversas dúvidas acudiram ao avalista que, consultando profissional especializado em títulos de crédito, assentou que o seu dever de pagamento estaria relacionado a
(A) obrigações portadas por devedor, mesmo ilíquidas
(B) cláusulas contratuais estipuladas em desfavor do devedor
(C) títulos de crédito derivados do original
(D) obrigação líquida constante do título
(E) estoque de débito do avalizado junto ao credor

08. Resposta: D
O aval é a garantia de pagamento formal e solidária firmada por terceiro em um título de crédito, onde os intervenientes são: o avalista (aquele que presta o aval), o avalizado (aquele que recebe o aval) e o credor. Para tanto, basta que se lance o aval no próprio título ou na folha de alongamento. A simples assinatura no anverso do título é suficiente para configurar o aval. Assim, o aval é a declaração cambial através da qual uma pessoa (avalista), se torna responsável pelo pagamento de um título de crédito nas mesmas condições de seu avalizado.

09. (Banco do Brasil – Escriturário – CESGRANRIO/2015) Sr. G resolve abrir conta corrente no Banco Y e, para isso, outorga procuração para Sra. H, sua amiga, que se dirige à agência mais próxima para formalizar o ato. Após longos anos de relacionamento exclusivamente com o procurador, o gerente do Banco recebe recomendação dos seus superiores hierárquicos de contatar todos os correntistas representados por terceiros. Diante disso, solicita à Sra. H contato pessoal com Sr. G, o que vem a ser negado, tendo em vista que o titular da conta não mantém relações com estranhos, nessa categoria incluído o gerente de sua conta corrente. Diante dessa negativa, é indicado ao gerente o enquadramento da atuação de Sr. G e Sra. H, nos termos da Carta-Circular BACEN nº 3.542/2012, no concernente a situações relacionadas com
(A) movimentação de contas
(B) cartões de pagamento
(C) dados cadastrais de clientes
(D) operações de investimento interno
(E) operações de crédito no País

09. Resposta: C
A Carta-Circular BACEN nº 3.542/2012 institui práticas sobre a manutenção de cadastros dos clientes bancários, entre outras práticas, para fins de combate à lavagem de dinheiro. Assim, ao não entregar os dados, o Sr. G e Sra. H são enquadrados em situações relacionadas com dados cadastrais de clientes. Vejamos:
Art. 1º, III – situações relacionadas com dados cadastrais de clientes:
a) resistência ao fornecimento de informações necessárias para o início de relacionamento ou para a atualização cadastral, oferecimento de informação falsa ou prestação de informação de difícil ou onerosa verificação;
b) abertura, movimentação de contas ou realização de operações por detentor de procuração ou de qualquer outro tipo de mandato.

10. (Banco do Brasil – Escriturário – CESGRANRIO/2015) O combate à lavagem de dinheiro tem se disseminado no mundo, tendo o rápido desenvolvimento de sofisticadas organizações criminosas que utilizam o sistema financeiro para legitimar as suas atuações originariamente ilícitas. De acordo com a Lei Federal nº 9.613/1998, o crime de lavagem, atualmente, caracteriza-se, entre outras ações, por ocultar valores decorrentes de atos consubstanciados como:
(A) infrações administrativas
(B) infrações penais
(C) multas mobiliárias
(D) sanções do Banco Central
(E) ilícitos civil

10. Resposta: B
Os recursos “lavados” através do processo de lavagem de dinheiro derivam de ilícitos penais. Ou seja, para que seja “lavado”, o recurso deve ter sido originado de atividade considerada como infração penal.

Sobre o grau de dificuldade da prova, tradicionalmente, situa-se entre médio e elevado, portanto é importante que você candidato esteja mesmo preparado.

Desta maneira, caso ainda não tenha estudado esse conteúdo ou já tenha estudado e não tenha entendido muito bem como esses dispositivos podem ser exigidos, estude novamente esse tema, lembrando sempre que a leitura detalha e atenta do conteúdo faz toda a diferença, considerando ainda que cada questão correta muda expressivamente o resultado final.

São Paulo Turismo S.A. (Produtor Técnico de Eventos) (Técnico em Turismo).
Tutora: Letícia Kondo

Visando a importância de acertar o número máximo de questões e atingir as primeiras colocações no concurso é necessário atentar-se a alguns detalhes da língua portuguesa e não se deixar confundir com as “pegadinhas” que algumas palavras podem trazer.

Veja alguns exemplos de grafias que podem acarretar dúvidas ou problemas:

1) Estava PARALIZADO de medo
O “s” entre duas vogais nos substantivos é presente também nos verbos, portanto, o verbo acima está grafado erroneamente.
O correto é: Estava paralisado de medo. (de paralisia)

Outro exemplo seria: Carros com catalisador poluem menos. (de catálise)

2) Analisemos a questão abaixo:

Assinale a resposta que completa corretamente as orações:
O agente do crime fugiu para evitar prisão em ______________.
Os acordos de paz entre os países é ______________.
O motorista ____________ a lei de trânsito.

A) fragrante – iminente – infligiu.
B) flagrante – eminente – infligiu.
C) fragrante – eminente – infringiu.
D) flagrante – iminente – infringiu.

(Questão retirada da prova SP Turismo – Analista de Turismo -2010)

Flagrante: Do latim: flagrans.antis – Que se viu ou se registrou no momento exato de seu desenvolvimento (ocorrência): flagrante crime.

Iminente: Imediato; que pode acontecer num momento muito próximo; que está prestes a ocorrer; que se pode realizar a qualquer momento.
Eminente: Excelente; que se sobressai pela excelência ou pela superioridade.

Para a frase em questão a opção correta seria “iminente”.

Infligir: Aplicar pena, castigo ou punição por alguma coisa
Infringir: Não respeitar nem obedecer; violar uma lei e/ou uma norma; transgredir: infringir o regulamento.

A opção adequada para a frase é “infringiu”.

3) Desapercebidos x Despercebidos

Os erros passaram desapercebidos pelos revisores. – Frase incorreta

Desapercebido significa desprovido de, desprevenido.

Despercebido significa não notado, não percebido.

Os erros passaram despercebidos pelos revisores – Frase correta

4) Retificar x Ratificar

Os fatos retificaram nossas previsões. – Frase incorreta

Retificar se refere ao ato de corrigir, emendar ou alinhar alguma coisa. Dica: Lembre-se que é um vocábulo derivado da palavra “reto”.

Ratificar significa confirmar, reafirmar, autenticar.

Os fatos ratificaram nossas previsões. – Frase correta

5) Taxar x Tachar

Foi taxado de ladrão. – Frase incorreta

Taxar se refere ao ato de fixar um preço.
Tachar se refere ao ato de colocar defeito, ou acusar alguém.

Foi tachado de ladrão. – Frase correta

Portanto, tome cuidado com tais peculiaridades da nossa língua, procure sempre ler e analisar os vocábulos com atenção, são esses detalhes que farão de você o candidato aprovado no concurso.
Estamos torcendo pelo seu sucesso!

Secretaria Municipal de Educação (SME/RJ) – Professor de Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Matemática.
Tutora: Ana Eduarda Giardulli

Para os interessados no concurso da Secretaria Municipal de Educação (SME/RJ) – Professor de Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Matemática, vale lembrar que sua prova já está próxima, por isso, aqui tendo como base provas anteriores, elaboramos algumas dicas e informações que julgamos úteis para quem irá participar dessa área.

A Educação Brasileira passou por modificações na composição dos níveis escolares, bem como na composição do currículo oficial em diversos níveis do ensino. Assim é importante que você aprofunde seus estudos sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Brasileira (Leis 9394/96) no que tange ao papel do docente nas instituições de ensino, às finalidades da educação e também aos componentes curriculares obrigatórios ao ensino fundamental.

De acordo com provas anteriores desta instituição julgamos importante ainda que você deve-se estar atento também aos seguintes conteúdos para que tenha um bom desempenho na prova:
– Projeto político-pedagógico
– Currículo na educação
– Planejamento e avaliação do ensino

Um dos temas em alta na educação atual é a interdisciplinaridade uma vez que cada vez mais busca-se em nossa educação a integração dos diversos conteúdos aprendidos na escola entre eles e entre eles e o cotidiano do aluno, fato que torna essencial o seu conhecimento sobre esse tema

Para saber:
A Secretaria Municipal de Educação (SME) tem como missão elaborar a política educacional do município do Rio de Janeiro, coordenar a sua implantação e avaliar os resultados, com o objetivo de assegurar a excelência na Educação Pública no Ensino Fundamental e na Educação Infantil, contribuindo para formar indivíduos autônomos e habilitados a se desenvolver profissionalmente e como cidadãos. Cabe à Secretaria de Educação cuidar da Educação Infantil (6 meses a 5 anos); do Ensino Fundamental (1° ao 9° ano) e da Educação de Jovens e Adultos do município do Rio de Janeiro.
Com uma das maiores rede públicas de ensino da América Latina, a SME atende 654.454 alunos em 1003 escolas, 247 creches públicas, 213 Espaços de Desenvolvimento Infantil e outras 162 creches conveniadas. São mais de 40 mil professores, e você pode ser o próximo a fazer parte dessa equipe.

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) Nível Médio/Técnico Completo – Auxiliar Administrativo – Rede Assistencial- STS Sapopemba/ Aricanduva.
Tutora Evelise Akashi

Quando você chega nessa matéria pra estudar, já dá aquela respirada…uma pausa…porque sabe que vai ser difícil? Muitas pessoas têm dificuldade com matemática, por isso vou tentar dar algumas dicas para tirar esse “trauma”.
-leia o exercício devagar;
-verifique de que tópico se trata: equação, operações, geometria, etc.
-releia o exercício e anote os dados principais.

Os problemas para serem melhor resolvidos devem ser interpretados sim, como um texto de português. Você tem que entender o que ele está pedindo através das dicas, e tudo ficará mais simples.
Ahh…outra coisa, matemática é muito treino também, então resolva muitos e muitos exercícios.
Vamos resolver um com as dicas??

(SPDM – Auxiliar Administrativo – ESF – CONSESP/2015) Três torneiras enchem uma piscina em 10 horas. Quantas horas levarão 10 torneiras para encher 2 piscinas?
(A) 3 horas
(B) 6 horas
(C) 4 horas
(D) 9 horas

Seguindo as dicas:
-leia o exercício devagar;
-verifique de que tópico se trata: equação, operações, geometria, etc.
-releia o exercício e anote os dados principais.

Leu??
Pela pergunta, como temos 3 dados, podemos deduzir que seja uma regra de três composta

Vamos anotar os dados:

Torneiras piscina horas
3——————-1————-10
10—————–2—————x

Para uma regra de três composta a dica é fazer perguntas e vamos definir que horas tem flecha para cima:
Torneiras piscina horas
3——————-1————-10
10—————–2—————x

Agora as perguntas:
Quanto MAIS horas, mais ou menos torneiras? Vamos precisar de MENOS torneiras ligadas.(flecha no outro sentido)
Torneiras piscina horas
3——————-1————-10
10—————–2—————x

Quanto MAIS horas, mais ou menos piscinas enchem? Quanto MAIS horas, mais piscinas podemos encher.(flecha mesmo sentido)
Torneiras piscina horas
3——————-1————-10
10—————–2—————x

Ficamos com uma flecha ao contrário, portanto vamos mudar a posição dos números:

Torneiras piscina horas
10——————-1————-10
3—————–2—————x

10/x=10/3∙1/2
Multiplicando em cruz:
10x=10-3-2
10x=60
X=6 horas

Resposta: B.

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) Nível Superior Completo – Assistente Social – Rede Assistencial- STS Sapopemba/ Aricanduva.
Tutora: Ana Maria B. Quiqueto

Para os interessados no concurso da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), Nível Superior Completo – Assistente Social – Rede Assistencial – STS Sapopemba/ Aricanduva, alertamos que a prova se aproxima. Por esse motivo, elaboramos algumas dicas e informações que julgamos úteis para quem irá participar dessa área.

Vamos lá!

– Assistente Social

O cargo para Assistente Social no âmbito das unidades de saúde cresce constantemente. Atualmente a área da saúde constitui um dos campos de trabalho com número significativo de assistentes sociais ativos. Para o interessado que pretende pleitear essa vaga é necessário ficar alerta, pois a prova, além dos conhecimentos específicos elencados no edital concurso, requisita vasto conhecimento sobre o SUS. Assim, sobre este conteúdo, julgamos viável saber:

– Sobre a vigilância epidemiológica, principalmente seus objetivos;
– Transição demográfica relativa ao processo de envelhecimento da população pela queda da fecundidade, mantido o decréscimo da mortalidade;
– A percepção da saúde como direito de cidadania;
– Elaboração de planejamento participativo com vistas a intervenção comunitária;
– Distribuição geográfica brasileira diferente para algumas de suas principais doenças endêmicas;
– As ações para atuação no SUS e
– Conhecimentos pertinentes a Lei 8.080-90.

Ao atentar-se as estes conteúdos, que foram exigidos no concurso anterior, o interessado certamente realizará um boa prova, com domínio pontualidade.
Em relação ao conhecimentos específicos exigidos, a organizadora do concurso não costuma trazer muitas novidades, geralmente se apega ao conteúdo que foi descrito no edital. No entanto, uma dica importante para esta parte da prova, é o estudo profundo dos Parâmetros para a Atuação de Assistentes Sociais na Saúde. Devido constituir-se como referencial de intervenção dos profissionais de Serviço Social na área da saúde, este documento pode ser a “porta” de respostas para inúmeras questões solicitadas na referida prova. Vale a pena explorar e estudar!

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) Nível Superior Completo – Enfermeiro Plantonista – Rede Assistencial- STS Sapopemba/ Aricanduva.
Tutor: Herman Velásques Felipus

No último concurso da SPDM para enfermeiro, foram cobradas 50 questões específicas sendo 10 relacionadas ao SUS e 40 de conhecimentos gerais da área.
Dentre as que mais aparecem nos concursos, podemos citar:

SUS
– Lei 8.080-90,
– vigilância epidemiológica
– educação voltada a uma comunidade
– doenças endêmicas
– índice de mortalidade
– iniciativa privada em relação ao SUS
– campo de atuação do SUS

Conhecimentos gerais da área de enfermagem
– Saúde do Homem
– Resolução COFEN 358/2009
– Processo de Enfermagem
– Resolução COFEN Nº 0453/2014
– Código de Ética Profissional
– modelo teórico de assistência
– sondagem vesical
– úlceras por pressão: Escala de Norton (2 questões)
– curativos (3 questões)
– Rede de Atenção às Urgências (3 questões)
– exame físico (3 questões)
– sondagem nasogástrica
– procedimentos gerais de urgência e emergência (4 questões)
– processo de enfermagem
– técnicas básicas (2 questões)
– saúde da mulher (3 questões)
– Saúde da Família (4 questões)
– Vacinas

Além de outras que abrangem técnicas básicas e doenças infectocontagiosas.
É importante que se estude todo o conteúdo do edital e escolha bem o lugar de estudo, elaborando um horário em que devem constar todas as disciplinas do Concurso Público/Processo Seletivo.
Faça uso de vários recursos de aprendizagem e fixação, tais como: grifar ou marcar expressões, frases ou trechos, anotar e fazer chamadas à margem do texto.
Nunca deixe acumular matérias, estude todos os dias.
Planeje cuidadosamente sua programação de estudo, evitando ultrapassar os seus índices de resistência física.

Desejamos à você uma ótima prova, e que venha a aprovação!
Gostou das dicas? deixe sua opinião ela é muito importante para nós.

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais