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O que você precisa saber sobre a função social da escola nos concursos públicos

A função social da escola é um tema bastante recorrente nos editais de concursos relacionados a educação
Por Renan Costa da Silva 20 jul 2017 - 3 min de leitura

A função social da escola é um tema bastante recorrente nos editais de concursos relacionados a educação e vem demonstrando que é algo que se deve ter bastante importância e caminhar juntamente com a educação provinda do lar.

Função social da escola

Fonte: https://goo.gl/DD1wQ5

Com o passar dos anos e a mudança nas estruturas familiares, a escola deixou de ser restrita ao ensino das matérias básicas, passando a auxiliar no papel da família nos processos de aprendizagem sobre questões afetivas e socioculturais principalmente, formando cidadãos críticos, conscientes e empáticos para a sociedade.

A escola tem papel de ser produtora de alunos conscientes e humanizados, não os tornando apenas como homens preparados para funções produtivas, sendo consumidor de produtos, alienados e deprimidos que caminham apenas para o ensino profissional e técnico.

Cada aluno é um ser único, com seu próprio ritmo de aprendizagem, respeitando sempre as experiência vividas anteriormente e externamente à escola. A escola é um ambiente para a troca dessas experiências entre todos que as compõem, sendo um resultado de processos sociais e pessoais.

A função social da escola é um tema bastante recorrente nos editais de concursos relacionados a educação Fonte: https://goo.gl/itRNfW

Dessa forma, o dirigente escolar, o professor, os pais de alunos e a comunidade em geral precisam entender que a escola é um espaço em constante transformação e, portanto, se torna fundamental que ela construa seu Projeto Político-Pedagógico.

Aplicando a função social da escola

Considerando a leitura, a pesquisa e o planejamento ferramentas básicas para o desenvolvimento de um trabalho eficaz, e ainda fazendo uso do método dialético, o professor valoriza as teses dos alunos, cultivando neles a autonomia e autoestima o que consequentemente os fará ter interesse pelas aulas e o espaço escolar então deixará de ser apenas ponto de encontro para ser também lugar de crescimento intelectual e pessoal.

Para que a escola exerça sua função como local de oportunidades, interação e encontro com o outro e o saber, para que haja esse paralelo tão importante para o sucesso do aluno o bom desenvolvimento das atribuições do coordenador pedagógico tem grande relevância, pois a ele cabe organizar o tempo na escola para que os professores façam seus planejamentos e ainda que atue como formador de fato; sugerindo, orientando, avaliando juntamente os pontos positivos e negativos e nunca se esquecendo de reconhecer, elogiar, estimular o docente a ir em frente e querer sempre melhorar, ir além.

O caminho que a escola deve seguir para superar o status que vem passando, é resgatar o conhecimento historicamente acumulado e fazendo os estudantes entenderem o papel desse conhecimento.

Esses são os pontos nos quais a escola deve investir para exercer sua função propriamente educativa: formar o cidadão conhecedor de sua situação, capaz de nela intervir, transformando-a no sentido de ampliar a liberdade, a comunicação e a colaboração entre seres vivos.

Fonte: https://goo.gl/QK9fJ1

“Criar a escola que é aventura, que marcha, que não tem medo de riscos, por isso que se recusa o imobilismo. A escola que se pensa, em que se atua, em que se cria, em que se fala, em que se ama, se advinha. A escola que apaixonadamente diz “sim” a vida”. Paulo Freire.

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Referências bibliográficas
ALENCAR, Semíramis. A Função Social da Escola. Disponível em: <http://www.cress-mg.org.br/arquivos/a_funcao_social_da_escola.pdf>. Acesso em julho de 2017.
CARDOSO, Maria Angélica; Ângela Mara de Barros – UEM. SOBRE AS FUNÇÕES SOCIAIS DA ESCOLA. IX Congresso Nacional de Educação. III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia.
Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/giro-sustentavel/o-papel-social-da-escola/>. Acesso em julho de 2017.
OLIVEIRA, J. F.; MORAES, K. N.; DOURADO, L. F. Função social da educação e da escola. Políticas e Gestão na Educação.

 Você já leu o nosso texto sobre ensino das crianças pela escola e pelos pais?

Acesse aqui e confira nosso blog anterior à respeito.

 

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Comentários
  • Guilherme 06 nov 2017

    Muto obrigado pela ajuda, consegui discorrer meu Seminário Interdisciplinar. Seu nome já esta nas minhas referencias!

  • Maxi Educa 08 nov 2017

    Bom dia Guilherme. Uaallll, que satisfação receber um comentário tão bom como esse. Melhor ainda é saber que conseguimos contribuir com seu seminário interdisciplinar. Fico grandiosamente satisfeito por ter meu nome como referencial. Acompanhe todas as quintas meus posts sobre Educação: http://blog.maxieduca.com.br/quinta-da-educacao/ Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

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