Saiba escolher a melhor graduação para sair na frente em um concurso público.

Por Matheus De Marchi 10 out 2019 - 7 min de leitura
7 min

Vamos começar esse blog entendendo que você já optou por se tornar um concurseiro. Você está em um período em que seria normal fazer uma faculdade, mas por algum motivo sempre se viu como um funcionário público. Você também pode estar simplesmente pensando em mudar de carreira (qualquer que seja sua idade), iniciar uma nova, ou cansou do antigo emprego.

Existem X motivos para você entrar na vida dos concursos públicos, e, caso você tenha tempo e condições de fazer, uma graduação pode lhe ajudar muito a passar na frente de outros candidato (a)s.

Você também já sabe como eles funcionam (aquele papo do lançamento do edital, requisitos para o cargo, disciplinas…). Então só restou uma dúvida: “qual curso devo fazer?”.

A resposta para essa pergunta é bem simples: DEPENDE!

 

Hahahaha. Não… O tutor não está de sacanagem.

Porque… Depende mesmo!

Deixa que eu te explico e tento adiantar algumas dúvidas. Só precisa ficar conosco até o final!

 

Preciso mesmo fazer um curso superior?

  Vamos começar esse blog entendendo que você já optou por se tornar um concurseiro.

<https://giphy.com/gifs/idk-shrug-colin-farrell-13NUOwOLq0NJug>

 

Acredita que também depende?

Pois é… Esse blog vai ser pior do que fazer consulta jurídica.

O fato é que muitas pessoas decidem se arriscar nos concursos públicos porque não têm chance/oportunidade ou simplesmente não tem %$#* para fazer uma faculdade. Isso é normal, nem todo mundo sabe desde criança que quer ser médico/advogado/engenheiro…

Então fica o dilema, vou fazer uma faculdade apenas para ter vantagens em um concurso?

Se o seu objetivo de cargo for muito específico ou você espera ter um salário bacana, provavelmente você terá que fazer uma graduação de nível superior. Os melhores cargos e as melhores remunerações exigem conhecimentos específicos que são inerentes de X cargos. Por exemplo: antes de ficar famoso pela facada, tenho certeza de que do procurador dessa notícia estudou muito. Por obrigação do cargo, ele tem uma graduação em Direito.

Agora, se você está em busca da estabilidade que o cargo oferece e não precisa de salários acima dos cinco dígitos, você vai encontrar muitas oportunidades de emprego para concursos de nível médio e/ou técnico.

Apenas para exemplificar (e garantir meu jabá) vou lhes linkar aqui um blog onde falamos de carreiras na área jurídica. Existem ótimas oportunidades e salários para cargos que exigem apenas o nível médio.

Se você tiver um gás (tempo e oportunidade) também existem ótimas vagas para cargos que exigem nível técnico/tecnólogo. De novo, tudo vai depender do cargo e da área que você pretende seguir.

 

O TRF-3, que acabou de fechar as inscrições oferece salários de mais de 7 mil bolsos para aprovados de nível médio/técnico em TI. Tudo bem que entrar em um concurso desses vale o esforço do salário, mas não é tarefa simples. Será um esforço semelhante ao da graduação.

Aliás, essa é uma dica legal. Vagas para técnicos em TI e enfermagem por exemplo, talvez sejam funções que não recebam tanto (ou recebem se procurar direito), mas pode ter certeza de que a oferta de vagas é enorme.

Ou seja, não fazer uma graduação também é uma opção mais que viável.

 

Mas eu quero fazer um curso…

  

<https://giphy.com/gifs/about-me-captain-america-civil-war-hannah-no-fJW2jK0akgkhi>

 

Ohkey! Entendo perfeitamente seu anseio pelas cervejadas e todas as experiências que uma faculdade proporciona. No meio das festas você até pode aprender alguma coisa. (o que pode ser bem útil).

 

Por que não unir o útil ao agradável então?

Nesse ponto (a escolha) você precisa saber que NENHUM curso é inútil do ponto de vista do concurso público. Então se quando for fazer uma escolha pesar a paixão, pode deixar ela falar alto sim. Na pior das hipóteses você terá um leque maior de opções para cargos “abertos” de nível superior.

Porém, se você está sendo simplesmente prático e quer adiantar sua vida, vamos listar aqui os quatro cursos que vão te ajudar bastante na briga com as bancas (pensando em valores e oferta de vagas).

 

Enfermagem ou Medicina

  

<https://giphy.com/gifs/television-scrubs-cMq7gwTNX4jTO>

 

Não é piada não. Eu sei que você está pensando “saúde!? Nunca tem ninguém para atender, fico esperando horas, o estagiário arrebentou meu braço para tirar sangue…”.

É. O nível de atendimentos não é dos melhores e de fato existem poucos profissionais, o que na verdade acaba sendo uma explicação de um para outro. Mas prefeituras (principalmente) abrem concursos na área da saúde o TEMPO TODO… Sem exagero! É claro que os concursos na área de medicina oferecem menos vagas, mas toda a área da saúde é uma excelente pedida.

 

Licenciatura e/ou Bacharelado (X áreas)

  

<https://giphy.com/gifs/funkofficial-bad-teacher-boy-27c3zdaY6eeIAwp7Qi>

 

E não pense apenas no cargo de professor (claro que é o mais comum). Se falei que a área da saúde oferece vagas a torto e direito, a educação não fica atrás. É uma categoria de concursos que também oferece oportunidades nas áreas municipais, estaduais e federais e assim como as pessoas precisam de cuidados médicos, também precisam estudar (e como precisam).

A remuneração varia muito, de prefeitura ou estado. Mas sempre tenha em vista de que existem cargos como técnicos em assuntos educacionais por exemplo que oferecem estabilidade e salários acima de R$ 4.700,00.

Mas se for a sua paixão, parta para as aulas. Agora, em pesquisa rápida e acessando as primeiras páginas do Google (sem aprofundar mesmo), encontrei mais de 6.000 vagas nas diversas áreas que os professores podem atuar (nem considerei as prefeituras).

 

Administração

  

<https://giphy.com/gifs/angry-monday-working-xiAqCzbB3eZvG>

 

Aquele papo de que administrador pode dar pitaco em quase qualquer área é quase verdade. Além dos cursos específicos você pode levar em conta que até alguns concursos de nível médio vão pedir algumas matérias básicas que envolvem administração.

Uma segunda vantagem é que a Administração (ADM) é um curso de humanas, onde cansará de ver números (algo que não acontece em história por exemplo), logo matemática e raciocínio lógico não serão um bicho de sete cabeças para o formado em administração.

Dos quatro cursos que vamos citar, caso você não tenha especificidade, posso arriscar a dizer que ADM é o curso mais completo para concurseiros em geral.

 

Direito

  

<https://giphy.com/gifs/snl-1pAhjC0eFT35ocuZKZ>

 

Esse seria o mais completo, não fossem os números da nossa apresentação anterior. Isso porque se espera que um doutor saiba pelo menos escrever de forma correta. Então vale a mesma regra de ADM, as matérias que você estuda durante a graduação ajudam bastante.

Depois a vantagem é a mais óbvia. Do mesmo jeito que é essencial saber Direito para cargos específicos (e que remuneram muito bem), outros cargos, incluindo de nível médio também pedem alguma coisa na área. Isso significa sair na frente de MUITA gente.

 

A escolha nunca é fácil

  

<https://giphy.com/gifs/crying-cry-tears-LG6mzmfXC3V1S>

 

Falamos apenas de quatro opções. Existem literalmente todas as outras (sim qualquer curso). Acontece que analisando editais, são essas quatro que mais ofertam oportunidades ou ajudam o candidato sem norte.

Talvez o primeiro passo seja você decidir se a escolha da sua graduação vai ser passional ou racional. Se você tiver esse comprometimento consigo, escolha aquela que lhe trará mais benefícios no futuro.

Mas se você prefere viver “fazendo o que gosta”, não se torture, existirão muitas possibilidades também.

Apenas se lembre, qualquer escolha exigirá comprometimento. Se for encarar uma facul e precisa de ajuda com o vestibular ou se vai partir para o concurso, você precisa de um suporte legal. E nisso, esses caras aqui te ajudam!

Obrigado pela visita e ótimos estudos!

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


Sobre nós

Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

Saiba mais