fbpx

Os 6 piores hábitos nos estudos, saiba como evitá-los

Por Alan Martins de Souza 22 out 2019 - 5 min de leitura

Os piores hábitos de estudos devem ser abolidos de sua rotina. Por isso, evite-os a qualquer custo! E para te ajudar, vou listar aqui alguns desses piores hábitos de estudos.

Criar hábitos de estudos não é nada fácil, exige esforço e dedicação. Sendo assim, vale a pena conhecer os hábitos ruins, para evitá-los. Se já não é fácil, não vamos piorar as coisas, não é mesmo? Venha comigo, tenho certeza que você vai curtir muito este post!

 

Hábito 1: deixar para amanhã

 

Os piores hábitos de estudos devem ser abolidos de sua rotina. Por isso, evite-os a qualquer custo! E para te ajudar, vou listar aqui alguns desses piores hábitos de estudos.

http://gph.is/1Pe3Pwv

 

Já vou abrir a lista com um clássico. Quem é que nunca deixou para amanhã algo que deveria ter sido feito hoje? Infelizmente, é muito comum empurrarmos as coisas com a barriga. Trata-se da famigerada procrastinação.

A pessoa que procrastina é um tanto quanto otimista. Ela acredita que poderá estudar mais tarde, sem problemas. Além disso, ela acredita que vai se dar bem, mesmo assim. Algumas pessoas podem até conseguir, mas isso é raro.

Quando você procrastina, a matéria atrasada vai se acumulando. Dar conta de estudar tudo depois será uma missão praticamente impossível! E é por isso que esse hábito deve ser evitado. Pare de deixar as coisas para amanhã! Pense no agora! Xô, preguiça!

 

Hábito 2: não desgrudar do celular

 

https://gph.is/2xeM0eA

 

Inúmeras pesquisas apontam que os celulares causam diversos malefícios. Não quero numerá-los aqui. Só quero dizer que: o celular pode estar atrapalhando seus estudos. Isso mesmo, não adianta chorar, muito menos bater o pé!

Para estudar de modo eficiente, a concentração se faz necessária. O celular representa uma grande distração. As redes sociais, as notificações, os joguinhos. Tudo isso é muito divertido, mas na hora certa. O momento de estudar deve ser sagrado!

Fica muito difícil se aprofundar em um texto quando o celular não para quieto. Dá aquela coceirinha na mão. Aquela vontade de ler a mensagem recebida. Deixe o crush ou o mozão para depois. Eles vão entender. Desligue o celular, ou deixe-o longe de você. Foque somente no estudo!

 

Hábito 3: respeite seu sono

 

http://gph.is/1aRGpaD

 

A vida moderna é muito louca. O trabalho toma bastante tempo do dia, fora os demais compromissos. O resultado disso é que nos resta muito pouco tempo livre. Esse tempo livre é o único tempo de lazer disponível.

Aqueles que trabalham e estudam sabem muito bem como é. Como procuramos o que nos dá prazer, o estudo fica para depois. Primeiro a diversão, depois a responsabilidade. Com isso, deixamos para estudar nas últimas horas da noite.

O problema é que, no fim da noite, o sono bate. Ainda mais após um dia corrido, cansativo. Para se concentrar em uma leitura, a mente precisa estar descansada. O cansaço só atrapalha. Você acha que é possível focar nos estudos com sono? É mais provável que você acabe dormindo sobre os textos!

Evite o hábito de estudar tarde da noite, quando estiver com sono. Planeje melhor seus horários. Uma mente descansada consegue guardar muito mais informações!

 

Hábito 4: estudar deitado

 

http://gph.is/1PgCTfT

 

Essa dica é da tutora Evillin. E faz muito sentido! Imagine: se deitar, à noite, após um longo dia de trabalho. Fala aí, é muito provável que o sono vai bater rápido. Ao invés de estudar, você vai é acabar dormindo!

Ao se deitar, o corpo fica relaxado. Estamos condicionados a deitar na cama para dormir. Nosso organismo entende que, ao se deitar, é hora de dormir. É como se tudo estivesse programado. Se você estuda de noite, evite se deitar!

Busque estudar numa posição na qual seu corpo não se sinta tão relaxado. Por exemplo, é muito mais difícil dormir sentado à mesa. Tente isso, tente qualquer coisa. O importante é evitar o hábito de se deitar para estudar. Afinal, você vai estudar, ou dormir?

 

Hábito 5: estudar no meio da bagunça

 

http://gph.is/2d7MqHr

 

Talvez você se identifique com nosso tutor Renan. Ele disse que não consegue estudar se seu quarto estiver bagunçado.

Como falei acima, temos diversas responsabilidades ao longo do dia. Uma delas é organizar a casa. Uma casa desorganizada pode tirar o foco. Principalmente de pessoas que gostam de organização. Arrumar a bagunça se tornará prioridade, o que vai atrapalhar o ato de estudar.

Antes de mergulhar nos estudos, organize o ambiente. Coloque as coisas no lugar, para depois não perder o foco. Qualquer distração pode ser prejudicial. Ninguém gosta de perder o fio da meada. Além de um lugar tranquilo, procure um lugar organizado!

 

Hábito 6: música alta

 

https://gph.is/2tm0fLn

 

Já ouvi pessoas dizendo que estudam ouvindo música. Pode ser que funcione, todavia, não com qualquer música. Músicas orquestradas e sons ambientes podem até ajudar. Com o volume baixo, esses tipos de músicas ajudam a relaxar e a se concentrar.

Entretanto, um rock pesado, gritado, não! A voz do cantor se tornará uma distração. Você quer prestar atenção no estudo, ou na letra da música? Pense bem, nossa mente precisa de um foco. Cabe a você decidir qual será o foco mais importante.

Se possível, evite qualquer tipo de música. Curta seu som depois. Dessa maneira, tudo será melhor aproveitado. Um tempo para os estudos, outro para a música. Tudo sem interferência, sem distrações. A imersão em cada uma das atividades será muito mais profunda.

 

Agora um hábito para ser criado

 

https://gph.is/1ZcTH9i

 

Trata-se do hábito de conhecer a Maxi Educa! E isso é muito fácil. Basta você se cadastrar em nosso site! Assim você receberá, em seu e-mail, todas as nossas novidades.

Nossa empresa elabora apostilas digitais e cursos online para concursos públicos e vestibulares. Você não vai querer perder essa oportunidade, né?

Após conhecer os piores hábitos, é hora de potencializar seus estudos. Como? Com nossos materiais, é claro! CLIQUE AQUI para conhecer mais.

Até a próxima, pessoal. Abraço!

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais