fbpx

Pratique esses 05 Hábitos para a Vida e para os Estudos!

Por Matheus De Marchi 14 fev 2020 - 6 min de leitura

A forma como você estuda pode ser um reflexo da forma como você encara sua vida…. Acha que não?

Você já pensou sobre como algumas pessoas parecem ser vencedoras naturais? Pessoas que já tem uma vida bacana e ainda melhoram de nível ao passar em um concurso para cargo melhor ou acertar financeiramente em outras áreas?

Pois é… Essas pessoas vencedoras têm alguns hábitos para a sua vida que quanto empregados em outras áreas (como os estudos) fazem com que elas pareçam incríveis.

A notícia boa é que você também pode ser incrível, só precisa começar a praticá-los.

Ficou curioso(a) para saber alguns desses hábitos?

Então confira abaixo 05 hábitos que você deve levar consigo para a vida e por que não? Para os estudos!

Hábitos #01 – Seja persistente!

Então confira os 05 hábitos que você deve levar consigo para a vida e por que não? Para os estudos
<https://giphy.com/gifs/pays-persistence-CzYdshE2kT4ha>

Vou seguir a ideia do título: apresentarei hábitos para a vida e que podem ser empregados em X áreas incluindo os estudos (principalmente os estudos).

Vamos começar adquirindo o hábito de ser persistente!

Só que presta atenção, ser persistente não é sinônimo de ser chato ou insistente em algo que obviamente não está certo. Persistir em cantar o(a) coleguinha de trabalho quando é claro que ele(a) não gosta, não é ser persistente, é assédio!

Vamos ser persistentes no sentido de não desistir e não no sentido de forçar alguma situação. Me foi proposto quando entrei na Maxi escrever blogs. Mesmo não tendo talento para me tornar um blogueiro, eu persisto desde então e pelo menos consigo transmitir uns 70%(?) do que quero. Não é um nível de excelência, mas eu já melhorei em relação ao meu primeiro post. Ainda estou persistindo e melhorando…

Persistir cabe em qualquer situação que você queira ou precise para melhorar e atingir seu objetivo. Aprender uma segunda língua é difícil? Persista!  Seu primeiro negócio deu errado? Persista no segundo ou terceiro! Quer uma promoção ou aumento no trabalho? Persista!

Persistir aqui está relacionado ao que você controla. Você pode se esforçar mais nas aulas de língua estrangeira, no seu empreendimento, no seu trabalho… Especificamente você pode persistir nos seus estudos e na busca pelo cargo que deseja.

Persistir (por exemplo) em jogar na Mega-Sena até pode dar resultado (a chance existe, não é?), mas isso não é controlado por você. Persista no que você consegue controlar!

Hábitos #02 – Não se compare com ninguém

Então confira os 05 hábitos que você deve levar consigo para a vida e por que não? Para os estudos
<https://giphy.com/gifs/latenightseth-lol-seth-meyers-lnsm-icJA0VF7ntoEL18Jez>

Já falei sobre o perigo da comparação especificamente em relação aos estudos em outro post. Aqui trataremos sobre esse probleminha que parece vir programado de fábrica para “tudo”.

Fala a verdade, quando você era criança e fazia alguma realização ou mostrava suas notas, você nunca escutou um, “mas seu irmão(a)/primo(a)/amiguinho(a) tirou quanto?”. Ou posteriormente, “mas fulano(a) já está trabalhando…”. “Cicrana já é avó…” Ou ainda, “mas o seu é menor…”. Oi?  

Além de entender que tamanho não é tudo (de novo esse papo?) você precisa entender que as comparações quase sempre dão um resultado negativo. Conseguir não se comparar a outras pessoas diz mais sobre o entendimento que você tem de você mesmo do que sobre saber ou não como está seu nível de sucesso em relação ao outro.

Não se comparar mostra confiança. Você tem que entender que cada um tem seu ritmo, seu nível de comprometimento, seu foco, sua habilidade…Se alguém conseguiu uma conquista antes de você, ótimo, dê os parabéns, pegue dicas se puder e vá atrás da sua. O tempo diferente de cada um não é motivo de constrangimento (e não deixe que te façam pensar assim). São bases diferentes, responsabilidade diferentes, oportunidades diferentes… O início da jornada de alguém não pode ser comparado ao meio da jornada de outro alguém.

Para os estudos entenda: alguém conseguir aprovação antes de você não o torna melhor e nem alguém que consiga depois é pior. São tempos diferentes.

Hábitos #03 – Tenha critérios

<https://giphy.com/gifs/smile-smiling-good-E6LPrrzKOJwhG>

Tenha critérios… Para tudo!

Os critérios vêm no sentido de fazer as melhores escolhas. Se na balada você topar com o(a) tutor/blogueiro(a), por favor… Tenha critérios!!! Seja educado(a), agradeça o interesse e não baixe o seu nível.

Vai contratar um serviço? Vai adquirir um bem? Comprar um material de estudos? Seja crítico(a)! Pesquise, se informe, procure sempre a qualidade.

É possível que você esteja pensando: mas qualidade custa dinheiro… Custa!

Mas pense também que muitas vezes o barato sai caro! Se por conta do dinheiro não existe a condição de conseguir o melhor, espere e se movimento para isso. Sairá mais em conta do que o “meia-boca” várias vezes, sem contar a frustração!

Hábito #04 – Tenha um planejamento

Então confira os 05 hábitos que você deve levar consigo para a vida e por que não? Para os estudos
<https://giphy.com/gifs/cheezburger-animation-fail-4qANoeI3g45a0>

Planejar-se é o segredo para a vitória… Não precisa elaborar planos mirabolantes como o Coyote para fazia para capturar o Papaleguas, mas também não precisa viver no modo “seja o que Deus quiser” o tempo todo.

Vai viajar? Olhe horário de saída e a rota com antecedência. Deixe as malas prontas, revise o carro… São cuidados básicos, mas que não jogam às coisas à sorte. Vai comprar um bem a prestações? Veja como estão e tenha uma perspectiva de como estarão seus gastos durante o processo. Tem segurança no emprego? Pode assumir uma dívida a longo prazo? Planos…!

Planejar-se em aspectos da sua vida é não deixar as coisas ao acaso. Nos estudos você pode/deve fazer o mesmo. Um bom planejamento de estudos no lugar de “estudar quando der” pode ser a diferença entre a sua aprovação ou não.

Hábito #05 – Chute a Ansiedade

Então confira os 05 hábitos que você deve levar consigo para a vida e por que não? Para os estudos
<https://giphy.com/gifs/cheezburger-animation-fail-4qANoeI3g45a0>

Todo mundo tem… Não adianta falar que você não é uma pessoa ansiosa porque você é. A diferença é que talvez você consiga controlar sua ansiedade melhor do que os outros.

Controlar a ansiedade pode ser a chave para o sucesso em muitos aspectos da sua vida. Falar em público? Tem pessoas que sofrem (muito por antecedência). Ter uma conversa séria? Outras nem dormem. Receber uma encomenda? Pobre da loja que fez a venda! Tem um encontro? Ficar nervoso não é tão fofo quanto parece…

A ansiedade se torna prejudicial a partir do momento que lhe impede de realizar seus objetivos. Você pode senti-la. Às vezes é até um bom sinal, é um indicio de que você ainda se emociona (de forma saudável) com algumas coisas (como o trabalho). Senti-la ao ponto de “travar” ou “esquecer” o que é importante em uma apresentação ou uma prova é algo para se preocupar.

Ache um hobby, pratique uma atividade física… Se o caso for mais sério procure profissionais! Mas ter a ansiedade controlada pode ser o diferencial entre o sucesso e o fracasso em X aspectos da sua vida pessoal ou profissional.

Todas essas dicas são aplicáveis aos seus estudos e na vida de forma geral. O ideal é que você as “pratique” primeiro no dia-a-dia, utilizá-las no estudo depois será quase natural.

Além dessas 05, vocês indicariam mais alguma? Qual?

Compartilhem conosco!

Um abraço!

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais