fbpx

Você sabe o que são ferramentas de produtividade à distância (home office)?

Por Matheus De Marchi 17 out 2021 - 7 min de leitura

O home office se tornou comum na vida de muitas pessoas desde o início da pandemia. Apesar de estarmos vendo um movimento para que as coisas voltem ao “normal”, muitas empresas aprenderam que existem benefícios nesse sistema de trabalho. Encontramos as que retornarão ao trabalho presencial, as que adotarão um sistema hibrido e as que abraçaram de vez essa modalidade.

Se você se encontra na segunda ou na terceira opção, esse blog pode te interessar.

Vamos ver a seguir uma pequena lista com ferramentas de produtividade à distância, algumas características de cada uma e os benefícios que elas podem trazer ao seu ambiente de trabalho remoto.

Se liguem aí!

Microsoft Teams

< https://giphy.com/gifs/usfigureskating-team-figure-skating-3o7aDaA9obiRkaS7lu>

A primeira ferramenta que foi muito utilizado no home office da nossa lista é o Teams da Microsoft.

De acordo com a própria Microsoft, ele é a solução ideal para que você tenha chats, reuniões, chamadas e colaboração em um só lugar.

O Teams conta com uma versão gratuita em que você terá acesso a quase todas as funções da ferramenta, tendo como diferença principal para a versão paga, itens com capacidade de armazenamento ou duração das chamadas.

Vale a pena você considerar o Teams justamente por ser uma ferramenta by Microsoft, em que ele vai te oferecer integração com outras aplicações que você provavelmente está acostumado(a) a usar no dia a dia, como Office, Skype, SharePoint, OneNote (…).

Além disso, o Teams se destaca pela segurança e estabilidade.

Se é você quem vai colocar ordem na casa, você encontrará facilidade em gerenciar diferentes grupos no mesmo lugar, em que a criação e colaboração em diferentes projetos ou equipes, estará à simbólica distância de apenas um click!

Como uma solução para um pequeno empreendimento ou grande empresa, o Teams provavelmente vai atender todas as suas necessidades!

Cisco Webex Meetings

< https://giphy.com/gifs/WeAreCisco-cisco-wearecisco-lovewhereyouwork-1zkHHWAfGem5gDDR1W>

Dependendo de qual é a sua área de trabalho, você provavelmente ergueu uma sobrancelha desconfiado ao ler sobre a sugestão da ferramenta da Cisco.

Mas pode confiar!

A Cisco é uma empresa líder mundial quando o assunto é TI e Redes, logo, não é nenhuma surpresa que ela ofereça um serviço eficiente, estável e de qualidade quando falamos em vídeo chamadas. Estamos falando do Cisco Webex Meetings.

Mas o Webex não é só uma alternativa às ferramentas mais conhecidas de vídeo conferência. A Cisco também incluiu no seu software facilidades para produtividade e trabalho em equipe. O maior destaque em relação às outras soluções que focam em vídeo chamadas fica por conta da Assistente Digital (Webex Assistant), uma IA que atende comandos de voz, podendo por exemplo, marcar os tópicos mais importantes, fazer anotações e até fazer transcrições em tempo real (segundo a Cisco).

Para fecharmos, vale dizer que a Cisco oferece diferentes planos com diferentes benefícios para quem tem intenção de usar sua ferramenta, que variam do plano gratuito ao plano empresarial. As diferenças giram em torno do limite de tempo entre chamadas, número máximo de pessoas, por reunião, armazenamento na nuvem e eficiência da sua assistente.

Google Hangouts

< https://giphy.com/gifs/nbc-parks-and-rec-recreation-special-MaOktMBPhk99vUOcJR>

Falarmos de soluções tecnológicas no home office e não falarmos do Google, seria no mínimo estranho. Como não queremos passar a impressão errada aqui, a próxima ferramenta apresentada será o Hangouts.

Essa solução é mais simples do que as duas anteriores, mas ela é eficiente no que se propõe. O Hangouts é uma alternativa (gratuita) às necessidades de vídeo chamadas e reuniões online.

O seu destaque se dá pela facilidade de acesso. Caso você use um computador, uma extensão no seu navegador é o bastante para usar o aplicativo, caso use um smartphone, um app resolve o seu problema. Pode parecer algo “bobo”, mas a facilidade de acesso poupa tempo e recursos uma vez que não é necessário nenhum treinamento para usá-lo.

A única exigência do Google faz para que se use o Hangouts, é que você tenha uma conta Google (óbvio). A vantagem é a facilidade na importação de seus contatos para as reuniões, além do compartilhamento de links para as ferramentas de elaboração da própria empresa.

As principais vantagens do Hangouts estão em torno do seu custo (zero), ser multiplataforma (sem desculpa se você usa Linux, por exemplo), e contar com o armazenamento na nuvem do Google, o que lhe garante acesso às fotos e conversas armazenadas em um histórico.

Para uso profissional ou pessoal, o Hangouts é talvez a opção mais simples e eficiente da nossa lista.

Zoom

< https://giphy.com/gifs/glblctzn-global-citizen-every-vote-counts-MqymjlRRfNTqFbq2l2>

Uma outra ferramenta utilizada no home office é o Zoom se encontra no limbo entre as ferramentas voltas para produtividade e com focos em reuniões.

Você pode pensar nele como um WhatsApp “bombado”, com a eficiente simplicidade do app de mensagens e com os recursos necessários para gerir reuniões virtuais.

Entre suas vantagens estão o controle que o host mantém sobre os integrantes da reunião (sabemos que as vezes os ânimos podem se exaltar), a não exigência de um cadastro ou e-mail próprio da empresa (como vemos com a Microsoft e Google) e facilidade de acesso (navegador ou app de smartphone).

Outro ponto interessante é a possibilidade de gravação de suas reuniões tanto na nuvem quando no seu computador. Além disso, o Zoom permite que você compartilhe sua reunião, por exemplo no YouTube!

O Zoom, assim como outras soluções também oferece diferentes benefícios de acordo com os planos contratados, variando desde o gratuito, até o empresarial, em que as vantagens giram em torno do tempo disponível para reuniões, número de participantes, quantidade de armazenamento e possibilidade de transcrição.

Para uma ferramenta de bate-papo mais do que turbinada, vá de Zoom!

Google Drive

< https://giphy.com/gifs/PCya6Lr0RYHM4>

Acabando com a estranheza, vamos falar sobre a segunda ferramenta do Google. Ao contrário do que muita gente pode pensar,  Google Drive não é lembrado apenas quando precisamos de alguns GB de armazenamento pessoal na nuvem.

A Google oferece diferentes planos para Empresas que giram em torno do que eles chamam de Google Workspace (os planos são chamados de Google Workspace e Google Workspace Essentials) e assim como os outros, apresentam diferentes benefícios e valores.

Diferente de todas as opções anteriores, que inevitavelmente têm um foco em vídeo chamadas, o Google Drive foca sua eficiente no armazenamento e compartilhamento de arquivos (ou seja qual for a sua necessidade) na nuvem. Vale lembrar que o Google Meet está disponível para os usuários do Drive, caso você ainda precise do vídeo.

Usando o Google Drive você terá um espaço compartilhado com a disponibilidade das ferramentas conhecidas da empresa (Documentos, Planilhas, Formulários, Apresentações…), além da (choquem!) integração entre o Workspace com o Microsoft 365, caso sua empresa já utilize as ferramentas Microsoft.

Outra vantagem do Google Drive é a possibilidade de criar chats específicos em cada documento editado de forma colaborativa, fora o fato de que, fatalmente os usuários já estão familiarizados com o sistema, devido ao seu uso pessoal.

Já usamos o Google para uma pancada de coisas na nossa vida, por que não o colocar também no trabalho?

Skype

< https://giphy.com/gifs/microsoft-hype-windows-10-7h5FhxawWqSdO>

Fecharemos nossa lista de ferramentas com o mais do que conhecido Skype, da Microsoft.

Para não dizer que batemos no “mais do mesmo”, eu quero chamar a atenção de vocês para a conectividade que o Skype oferece.

Além das facilidades já citadas nas outras ferramentas, que incluem o navegador e smartphone, o Skype traz alguns “plus”! É possível manter contato/reunião através de um dispositivo Xbox (eu sei, eu também usaria ele para outras coisas) e até através de dispositivos equipados com Alexa!

Mas não para por aí, pode parecer uma ideia estranha para algumas pessoas hoje em dia, mas a ferramenta também permite que sejam executadas chamadas telefônicas (sim, ligações!) a custos muito baixos. E não se enganem, ainda existe quem prefira uma ligação do que uma mensagem de texto ou voz.

O Skype também permite fazer transferências financeiras e conta com versões gratuitas ou empresariais. O restante de suas funções inclui o compartilhamento de tela/arquivos, além da segurança e qualidade nas chamadas de vídeos que são semelhantes às ferramentas que já vimos.

Para um contato mais “pessoal”, é do Skype que você precisa!

Mas tem outros!

Sem dúvida! Além das necessidades normais para suprir o trabalho à distâncias (home office) e ganhar tempo, o isolamento provocado pela pandemia fez com que não apenas as ferramentas existentes evoluíssem para atender a diferentes demandas, como outras novas surgissem. Falar de todas as opções nos daria margem para blogs e blogs de conteúdo.

Mas eu sei que você tem sua preferência! E aí? Qual sua ferramenta favorita? Ela ficou fora da lista?

Conta pra gente!!!

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais