fbpx

GOT terminou e você tem o domingo à noite vago? Não mais!

Por Matheus De Marchi 23 maio 2019 - 5 min de leitura

Isso porque nós da Maxi Educa iremos preencher seus próximos dois meses com sua nova atividade favorita.

* Alerta de Spoiler: envolve estudos… E com sucesso, uma viagem à Poços de Caldas/MG.

Não aperte o “x” do canto superior direito ainda!

Ou aperte… Tanto faz… Quem vai perder a chance é você!

(brincadeira, não aperta não).

 

Vamos aos finalmentes, O IBGE no dia 21 de maio abriu edital através do Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (IBADE). Eles tiveram um tempo quase perfeito, afinal a gente sabe que ninguém ia estudar domingo à noite enquanto acompanhávamos a série de final mais frustrante da de um canal de TV que não citarei por motivos publicitários, mas que parece com HDO.

O IBGE vai ofertar 209 vagas para Poços de Caldas/MG nos cargos de Recenseador (180 vagas) e Agente Censitário Municipal e Agente Censitário Supervisor (29 vagas).

Os vencimentos serão de R$ 2.100,00 para Agente Censitário Municipal (6 meses), R$ 1.700,00 para Agente Censitário Supervisor (6 meses) e um salário por produção (seja lá o quanto isso quer dizer) para Recenseador (2 meses).

As inscrições podem ser feitas aqui e o prazo limite é dia 09 de junho. A prova será realizada dia 21 de julho.

 

Para quem se interessou pelo cargo de Recenseador

  Isso porque nós da Maxi Educa iremos preencher seus próximos dois meses com sua nova atividade favorita.

< https://giphy.com/gifs/season-14-the-simpsons-14×4-3orieY60l6tDS8jptK>

 

Pode conferir o edital completo aqui, mas como sabemos que vocês não vão ler, vamos às principais informações:

Para a prova vocês terão questões de Língua Portuguesa e Matemática, que você pode estudar dando uma olhada em um monte de material supimpa nesse canal aqui.

Mas como eu sei que você está se sentindo confiante e decidido, você quer investir de verdade no seu futuro, então é aqui que você encontrará seu lazer.

Você também terá questões sobre conhecimentos técnicos que estão disponíveis no próprio site do IBADE.

Animou? Pois bem, entre as atribuições vocês terão de “acompanhar os recenseadores em campo para esclarecimento de dúvidas quanto à identificação dos limites dos setores censitários e percursos, visando à cobertura correta de suas áreas de trabalho; monitorar a produtividade dos recenseadores; adotar as providências relativas à contratação, prorrogação de contratos e desligamento de Recenseadores; auxiliar os Recenseadores na solução dos casos de recusa ou resistência de informantes em atendê-los; colaborar na organização e administração do Posto de Coleta; planejar, organizar, supervisionar e avaliar a execução da coleta de dados realizada pelos Recenseadores, fazendo uso dos sistemas disponibilizados e de visitas em campo, quando necessárias, para garantir a cobertura da área territorial; dirigir veículo oficial ou locado pela Instituição, caso possua habilitação; entre outros”.

É… O trabalho vai ser mais difícil do que a prova.

 

Para quem se interessou pelos cargos de Agente Censitário Municipal e Agente Censitário Supervisor

 

 

< https://giphy.com/gifs/ciscoengemojis-security-l1J9MpthOkxEmmTG8>

 

A dificuldade muda um pouco de nível. Você não precisa encarar o Drogon, mas talvez cruze com o Verme Cinzento modo insano por aí.

Teremos a sempre presente Língua Portuguesa, teremos a troca de Matemática por Raciocínio Lógico, além dos Conhecimentos Técnicos quase iguais ao cargo de Recenseador e Noções de Administração/Situações Gerenciais.

É aqui que você vai conseguir sucesso.

Entre as suas futuras funções vocês terão de “acompanhar as atividades da coleta de dados, garantindo a perfeita cobertura da área territorial, o cumprimento dos prazos e a qualidade das informações coletadas; acompanhar sistematicamente o andamento da coleta de dados nas áreas de atuação de cada Agente Censitário Supervisor, por meio dos relatórios dos Sistemas Gerenciais, e adotar as providências cabíveis, com vistas ao bom andamento dos trabalhos, à total cobertura da área territorial, ao cumprimento dos prazos e à qualidade; equipar, administrar, organizar e zelar pelo Posto de Coleta, adotando providências para garantir seu adequado funcionamento; adotar as providências relativas à contratação, prorrogação de contratos e desligamento de Recenseadores, acompanhar o registro de frequência dos Agentes Censitários Supervisores (ACS) e operar o sistema administrativo existente no Posto de coleta; coordenar as atividades censitárias sob sua responsabilidade, orientando os trabalhos das equipes de campo de sua área de atuação, obedecendo às instruções técnicas, operacionais, administrativas e de informática estabelecidas nos manuais e nas normas vigentes; entre outros” (Agente Censitário Municipal);

e “acompanhar os recenseadores em campo para esclarecimento de dúvidas quanto à identificação dos limites dos setores censitários e percursos, visando à cobertura correta de suas áreas de trabalho; monitorar a produtividade dos recenseadores; adotar as providências relativas à contratação, prorrogação de contratos e desligamento de Recenseadores; auxiliar os Recenseadores na solução dos casos de recusa ou resistência de informantes em atendê-los; colaborar na organização e administração do Posto de Coleta; planejar, organizar, supervisionar e avaliar a execução da coleta de dados realizada pelos Recenseadores, fazendo uso dos sistemas disponibilizados e de visitas em campo, quando necessárias, para garantir a cobertura da área territorial; dirigir veículo oficial ou locado pela Instituição, caso possua habilitação; entre outros” (Agente Censitário Supervisor).

Só pelo tamanho da lista de atribuições já sabemos que vai trabalhar né?

 

A Banca

 

 

< https://giphy.com/gifs/originals-26xBw8ONO5yL5gS52>

 

Todos os cargos exigem fundamental e médio e foram provas assim que consultamos (2018). Vamos lá!

Em Língua Portuguesa a galera parece que não tem criatividade. Segue o padrão nacional, um textão no início e algumas perguntas relacionadas/ounão depois. Por vezes algumas frases do textão são usadas na questão, porém o interesse da banca não é saber se você sabe interpretar e sim saber se você estudou (gramática, concordância…).

Todas as questões oferecem 05 alternativas e os enunciados (felizmente) não ultrapassam as 03 linhas.

Na questão da prova de matemática/raciocínio lógico o padrão segue a linha portuguesa. Os enunciados são pequenos e é muito comum o uso de imagens/gráficos para complicar ou facilitar nossa vida (depende da sua vocação de humanas). Eles querem, assim como em Português saber se vocês leram o edital (e estudaram) pois pedem no oco as matérias (MDC, Equações de 1º Grau…).

Legislação não é o foco desse concurso. Mas vale citar, vai de Lei Seca. Leia o Decreto pedido e se prepare para encontrar trechos dele, pois é isso que eles querem.

 

No mais, não temos muito o que lhes preparar a não ser com as dicas e o material.

Continue acompanhando nossas chamadas.

Bons estudos e ótima prova.

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Comentários
  • Luciene 26 maio 2019

    Por que somente Poços de Caldas?

  • Maxi Educa 27 maio 2019

    Oii Luciene, tudo bem?? Obrigado por ler e participar do nosso blog. A respeito dos cargos serem direcionados apenas à cidade de Poços de Caldas/MG foi justificado pelo IBGE o fato de este ser um censo “experimental”. Experimental no sentido de ser uma preparação ou um ensaio para o Censo de fato, que ocorrerá em 2020. Aparentemente Poços de Calda atende aos requisitos do IBGE para realizar esse tipo de treinamento, por ser uma cidade de porte médio com características diversas que atendem as “variações” dos questionários. A boa notícia é que podemos então esperar número muito maior de vagas para 2020! Ah não se esqueça de nós acompanhar nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais