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Saiba como o tema inclusão social é tratado nas escolas e alavanque na frente da concorrência em concursos públicos

A inclusão prevê a inserção escolar de forma radical, completa e sistemática.
Por Renan Costa da Silva 27 jul 2017 - 3 min de leitura

Antes de adentrarmos diretamente ao tema inclusão, devemos trazer uma diferença que causa muita confusão entre os concurseiros, quando se deparam com os termos – INCLUSÃO X INTEGRAÇÃO.

A inclusão prevê a inserção escolar de forma radical, completa e sistemática. fonte: http://www.inclusive.org.br/arquivos/28638

Veja como fica fácil de entender:

O processo de integração ocorre dentro de uma estrutura educacional que oferece ao aluno a oportunidade de transitar no sistema escolar, da classe regular ao ensino especial, em todos os seus tipos de atendimento: escolas especiais, classes especiais em escolas comuns, ensino itinerante, salas de recursos, classes hospitalares, ensino domiciliar e outros. Trata-se de uma concepção de inserção parcial, porque o sistema prevê serviços educacionais segregados.

Na integração nem todos estão caminhando juntos, ainda que estejam próximos.

A inclusão prevê a inserção escolar de forma radical, completa e sistemática. Todos os alunos, sem exceções, devem frequentar as salas de aula do ensino regular.

A inclusão permite com que todos caminhem juntos, não se limita aos alunos com deficiência e aos que apresentam dificuldades de aprender, mas a todos os demais, para que obtenham sucesso na corrente educativa geral.

Quando se avalia as propostas de ação educacional, visando à inclusão, encontramos na orientação dessas ações, dimensões ético conservadoras. Essas orientações, no geral, expressam-se pela tolerância e pelo respeito ao outro, que são sentimentos que precisamos analisar com mais cuidado para entender o que podem esconder nas suas entranhas.

O respeito, como conceito, implica um certo essencialismo, uma generalização, que vem da compreensão de que as diferenças são fixas, definitivamente estabelecidas, de tal modo que só nos resta respeitá-las.

O que é a inclusão

fonte: http://www.sinepe-pi.org.br/site/abril-da-inclusao.html

A palavra inclusão traz implícito a ideia de exclusão, pois só é possível incluir alguém que já foi excluído. A inclusão está embasada na inclusão/exclusão com a luta das minorias na defesa dos seus direitos.

As ações educativas têm como eixos o convívio com as diferenças, a aprendizagem como experiência relacional, participativa, que produz sentido para o aluno, pois contempla a sua subjetividade, embora construída no coletivo das salas de aula.

A inclusão é produto de uma educação plural, democrática e transgressora. Ela provoca uma crise escolar, ou melhor, uma crise de identidade institucional, que, por sua vez, abala a identidade dos professores e faz com que seja ressignificada a identidade do aluno. O aluno da escola inclusiva é outro sujeito, que não tem uma identidade fixada em modelos ideais, permanentes, essenciais.

O direito à diferença nas escolas desconstrói, portanto, o sistema atual de significação escolar excludente, normativo, elitista, com suas medidas e mecanismos de produção da identidade e da diferença.

Currículo x Educação Especial

fonte: http://www.bookstorming.com.br/caderno-do-aluno-2016/

No que tange às relações entre currículo e educação especial, temos um prolongamento da filosofia homogeneizadora enfatizada por Sacristán. Tradicionalmente, buscou-se uma abordagem da diversificação curricular que consiste em organizar o sistema escolar, de modo que sejam ensinados a alunos diferentes em contextos normalizados (escola comum), embora com programas distintos – currículo diferenciado, em classes separadas ou em grupos diferentes dentro da mesma sala de aula.

Para contrapor o modelo curricular sustentado pela lógica da homogeneidade, almeja-se a construção de um currículo inclusivo, que possa garantir a todos os alunos acesso a um currículo comum com níveis diversificados e lhes dê oportunidades de se envolverem de forma positiva nas atividades da classe

Acreditamos que as boas práticas pedagógicas sejam apropriadas a todos os alunos, inclusive aqueles com necessidades educacionais especiais. Entretanto, sabemos que em alguns momentos e contextos, estes alunos podem precisar de flexibilizações mais significativas ou de atendimentos mais específicos. Um currículo, que tenha como princípio a diferença, deverá considerar todas essas situações e vivências.

O que infelizmente ocorre é que se a sociedade se sentir no direito de escolher quais os deficientes que poderão ser incluídos, nunca haverá a inclusão destes alunos. Dessa forma, mesmo com a aparente fragilidade das pequenas iniciativas elas tem demonstrado serem suficiente para enfrentar, com segurança e otimismo, o poder da velha e enferrujada máquina escolar.

A inclusão é um sonho possível.

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Comentários
  • Patricia 22 set 2018

    O aluno incluso geralmente nao acompanha a turma como caminhar com a turma em um ritmo e este aluno em outro no mesmo ambiente? Tem situacoes (comprometimentos) que nao ten evolucao a nivel escolar nem de vicencia. Este aluno "passar'. Pela turma regular., um momento rapido. Seguindo para um local de recursos. É complexo, o q esta envilvido aqui e mais o emocional dos pais/respobsaveis doque a evolucao deste aluno

  • Maxi Educa 03 out 2018

    Bom dia Patricia. Obrigada por deixar seu comentário em nosso blog, expondo seu ponto de vista. A inclusão na educação segue muitas portarias, resoluções, decretos, leis (...) que em teoria funcionam como algo natural. Mas você tem razão em destacar a complexidade do caso. E não estamos nem falando de forma direcionada a Educação Especial. A inclusão envolve todos os alunos que por X motivo podem ser diferenciados de alguma forma. O ritmo de aprendizagem pode sim ser excludente, não legalmente falando, mas por parte de colegas de sala, professores, escola de forma geral (casos e casos, claro). A solução sempre é dada com um discurso lindíssimo de ser ouvido/lido. “Os professores trabalharão individualmente com as necessidades de cada aluno (...)”. Sabe como é... Essas utopias/discursos políticos que nossa educação vive presenciando e ... Bom... São apenas isso... A dificuldade em torno da inclusão passa por todo um processo de preparação e suporte ao professor, que sabemos que não existe fora do papel (e muitas vezes nem nele). Não acho que a separação/exclusão em si seja uma solução quando falamos em diferentes ritmos de aprendizagem, mas considerar que em salas com mais de 40 alunos os professores conseguirão balancear esses ritmos por conhecer as dificuldades de cada aluno também é um discurso longe da realidade. Infelizmente esse é um daqueles debates que só existem entre aqueles que passam por essa situação na sala de aula ou na escola. Quem de fato define o norte nessas situações leu em algum lugar de algum país sobre alguma experiência que deu certo. Só esquece que esse lugar/momento/país/experiência não representa a realidade do Brasil. É um debate inesgotável. Mas ficamos felizes por ver que fora da hierarquia vertical que vive a educação algumas pessoas ainda mostram interesse e têm opinião sobre isso. Acompanhe nossos posts sobre Educação, acessando: https://blog.maxieduca.com.br/educacao/ Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Jane Aparecida de Souza 21 jun 2020

    Gostei muito!trabalho na educação há 21 anos,agora estou cursando pedagogia,e ,vejo em cada diciplina um aprendizado novo,e sobre inclusão,aprende o quanto é importante ser trabalhado em sala de aula,porque quando abordemos o tema,não estamos falando exclusivamente de pessoas especiais,e sim de um grupo em geral,dar oportunidade a todos,principalmente aqueles que se sintam excluído,de alguma forma,fazendo com que todos se sintam importante.

  • Maxi Educa 22 jun 2020

    Olá Jane, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Eliane 01 jun 2022

    Eu achei muito interessante e importante!

  • Maxi Educa 02 jun 2022

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