Gabarite naquele concurso sabendo tudo sobre uma instalação elétrica

Por Otávio Ferreira 13 nov 2018 - 4 min de leitura
4 min

E ai meus queridos concurseiros, nosso blog de hoje iremos falar sobre Instalações Elétricas, esse assunto será explicado com estrema clareza para você concurseiro dominar todo esse tema.

O que seria uma Instalação Elétrica?

Instalação elétrica é um agrupamento de fios, cabos e outros materiais para o bom funcionamento de um sistema elétrico.

Instalação elétrica é um agrupamento de fios, cabos e outros materiais para o bom funcionamento de um sistema elétrico. Toda instalação elétrica é definida por um profissional especializado apresentado através de um projeto, ainda na planta feita pelo arquiteto.

O projeto elétrico determina por onde toda a fiação ira percorrer, e todos os materiais necessários para cada ambiente ou para cada edificação.

Segurança

Para a garantia de uma boa instalação é necessário que o instalador seja capacitado, pois uma má instalação pode causar sérios problemas, desde o gasto exagerado de energia elétrica até curto circuito em todo o sistema da edificação.

Etapas da Instalação Elétrica

 

1 – Elaboração do projeto elétrico:

A primeira etapa para todo o desenvolvimento de uma instalação elétrica é a elaboração de um projeto como citado no começo do nosso blog, esse projeto pode ser dividido em diversas partes, como por exemplo:

– Estudo Preliminar;

– Dimensionamento de detalhamento;

– Desenho do Projeto;

– Aprovação do projeto da concessionária de energia;

Durante a fase do estudo preliminar deve-se analisar todas as informações necessárias para um bom projeto elétrico. Nesta ainda e recomendado que seja listado todos os equipamentos eletrônicos da edificação, ainda no mesmo deverá ser informado todas as caraterísticas de cada equipamento, sem contar também a parte do orçamento.

Após o estudo preliminar é iniciado a fase do dimensionamento e o detalhamento, onde nesta será determinado os circuitos de distribuição, diâmetro dos cabos, disjuntores dos quadros de distribuição e proteção contra curto circuito.

A fase do desenho do projeto é desenvolvida tudo que for definido na fase anterior, o projeto deverá ter indicações de desenhos nas normas técnicas e padrões estabelecidos. É importante que o desenho do projeto traduza corretamente todo o dimensionamento definido.

E por fim e necessário que o projeto seja aprovado nas redes de energia da sua região.

2 – Execução da obra de instalação elétrica residencial

Nesta etapa é a parte da execução da obra, o momento da construção de tudo apresentado no projeto. Para que se tenha um bom resultado e necessário a contratação de um profissional especifico da área como um arquiteto, engenheiro ou eletricista.

Para a instalação existem outras fases necessárias, como:

– Posicionamento das caixas de passagem e eletrodutos;

– Instalação dos condutores dentro dos eletrodutos já posicionados;

– Montagem e instalação dos quadros de medição e distribuição;

– Instalação dos interruptores, tomadas e luminárias;

– Aferição do funcionamento de todos os pontos elétricos.

Como acima falamos sobre as etapas, a seguir iremos ver os principais equipamentos utilizados em uma instalação elétrica.

Cabos e fios

Eles que vão conduzir a eletricidade com segurança para toda a residência. São eles que formam o esqueleto da instalação.

O tamanho e a espessura do cabo irão depender da potência da corrente elétrica dos equipamentos.

Eletrodutos e tubos

São responsáveis por proteger a fiação da sua residência. Podem evitar ainda acidentes como incêndios e choques.

Interruptor

É o que estará em todos os cômodos, a função é ligar e desligar a luz. Existem vários modelos e marcas. A sua escolha irá depender da praticidade que você quer e também do que você imagina para a decoração e estética do ambiente.

Lâmpada, lustres e luminárias

Esses são produtos mais rotineiros e que temos contato com mais frequência, já que podem ter uma vida útil mais limitada. O importante decidir sobre a potência, o tipo, se será de LED ou fluorescente, por exemplo, e até o seu formato.

Tomadas

Outro material que temos contato direto. O ideal é que você instale as tomadas de padrão brasileiro. Além de ter tudo padronizado na sua casa, a compatibilidade com os aparelhos será mais fácil.

Temos dois tipos de Tomadas TUG (Tomada de Uso Geral) e a TUE (Tomada de Uso Específico), a seguir veja a definição de cada uma delas.

TUG: Destinada à ligação de mais de um equipamento e cuja corrente de consumo não seja superior a 10 A (ampère). São tomadas para liquidificador, geladeira, ventilador, ferro elétrico, televisão, DVD, equipamento de som etc.

TUE: Usada para alimentar de modo exclusivo equipamento com corrente nominal superior a 10 A, como torneira elétrica, lavadora de louças, chuveiro, ar-condicionado, motor de portão automático, bomba de piscina etc.

Distribuição em uma Residência

Um pequeno exemplo ilustrativo de como fica uma instalação feita em uma residência.

Por fim vimos como funciona uma instalação elétrica, as fases para ela ser feita, os principais equipamentos utilizados e a Distribuição feita em uma Residência

 

Eai Pessoal o que acharam sobre esse assunto??

Mande sua vida, um comentário ou uma sugestão…..

Grande Abraço…. Aguardamos vocês!!

 

 

Referencias

https://construfacilrj.com.br/instalacao-eletrica-visao-geral/
https://lista.mercadolivre.com.br/projeto-eletrico-casa_NoIndex_True
https://www.engenhariaconcreta.com/instalacao-eletrica-residencial-pratica/
https://lista.mercadolivre.com.br/projeto-eletrico-casa_NoIndex_True
https://www.foxlux.com.br/blog/dicas/tug-e-tue-uso-e-instalacao-dos-diferentes-tipos-de-tomada/
http://blogdecorwatts.com/dicas-de-compras/lista-de-materiais-eletricos/
https://www.leroymerlin.com.br/dicas/confira-tudo-sobre-fios-e-cabos-eletricos
https://www.invoop.com/login
https://www.telhanorte.com.br/interruptor-duplo-simples-fame-628603/p
https://www.magazineluiza.com.br/lustre-pendente-luminaria-retro-md-4149-suporte-para-lampada-nao-inclusa-vivare-iluminacao/p/6318673/cj/lzpn/
https://www.taqi.com.br/produto/tomadas-e-interruptores/conjunto-2-tomadas-tramontina-novo-padrao-4×2-57170065/101049/
https://www.mundodaeletrica.com.br/um-pouco-mais-sobre-o-sistema-eletrico-de-potencia-sep/
Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


Sobre nós

Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

Saiba mais