fbpx

Internet: Maior serviço de comunicação desenvolvido pelo homem

Por Carlos Alexandre Quiqueto 02 jun 2016 - 6 min de leitura

Como surgiu tudo isso?

De uma maneira quase acidental, a internet se originou. Nos tempos da guerra fria, foi criada a Arpanet, rede operacional que mantinha a comunicação entre as bases militares e os departamentos de pesquisa dos Estados Unidos. O objetivo da criação desta rede de comunicação era de não deixar o país vulnerável no caso de ataque soviético ao Pentágono, o que cortaria toda a comunicação. Sem um centro de comunicações fixo ou rota única de informações, essa rede de comunicação subterrânea era praticamente indestrutível.

Passada a guerra, foi permitido o estudo por parte de universidades e outras instituições, ampliando e desenvolvendo a rede antes apenas destinada a comunicação militar. A Arpanet acaba se dividindo entre a Milnet, voltada a assuntos militares e o restante se torna pública e recebe o nome de Internet.

O que é a Internet?

Podemos resumir o funcionamento da internet em uma pequena rede conectada a outras redes maiores, como no caso, seu provedor de internet, se utilizando da tecnologia TCP/IP, comunicação baseada em endereço de IP (Internet Protocol) que nada mais é que seu “endereço” na rede, sua identificação. Estas redes se tornam uma teia de redes gigantesca.

O que são os Sites e a World Wide Web?

Os sites e serviços são aplicativos disponíveis em servidores, formados por grandes computadores conectados à rede mundial, cada um com um IP específico. Um site consiste em um conjunto de páginas Web, acessíveis pelo protocolo HTTP ou hyper transfer protocol, Protocolo de Transferência de Hipertexto, que é um protocolo de comunicação utilizado para sistemas de informação de hipermídia, distribuídos e colaborativos, que consiste na base para a comunicação de dados da World Wide Web.

Hipertexto é o texto estruturado que utiliza ligações lógicas (hiperlinks) entre nós contendo texto. O HTTP é o protocolo para a troca ou transferência de hipertexto.

A World Wide Web ou Rede de Alcance Mundial, consiste no conjunto de todos os sites públicos existentes.

Os documentos na WWW podem estar em forma de vídeos, textos, figuras, etc, onde para serem visualizados precisamos utilizar uma ferramenta chamada navegador que descarrega as informações e exibe na tela do usuário.

As páginas num site são organizadas a partir de um URL ou  Uniform Resource Locator ou Localizador Padrão de Recursos, onde fica a página principal, e geralmente residem no mesmo diretório de um servidor. As páginas são organizadas dentro do site numa hierarquia observável no URL, embora as hiperligações entre elas controlem o modo como o leitor se apercebe da estrutura global, modo esse que pode ter pouco a ver com a estrutura hierárquica dos arquivos do site.

Como se divide uma URL

A URL é o endereço de um recurso disponível em uma rede, ou seja é o endereço virtual ou caminho que indica onde se encontra o mesmo, um arquivo, uma máquina, um site, um link.

Um URL é composto de várias partes separadas :

tabela

Protocolo – designa o protocolo de acesso ao objeto. São: http (acesso a hipertexto), ftp (acesso a transferência de arquivos), mailto (envio de e-mail’s), telnet (acesso remoto), news, etc.

host ou domínio –  é o endereço da máquina: designa o servidor que disponibiliza o documento ou recurso solicitado.

Porta – ponto lógico no qual se pode executar a conexão com o servidor. (opcional)

Caminho – especifica o local (geralmente num sistema de arquivos) onde se encontra o recurso, dentro do servidor

Parâmetros e consulta – qualquer informação que o objeto necessite para tornar-se disponível. É um conjunto de um ou mais pares “pergunta-resposta” ou “parâmetro-argumento” (como por exemplo

No endereço https://www.pciconcursos.com.br/provas/download/advogado-sabesp-fcc-2014 http://www.cultura.ufpa.br/dicas/net1/int-www.htm

Analisando cada parte:

http://

É o método pelo qual a informação deve ser localizada. No caso, http://, é o protocolo utilizado para buscar páginas na Web.

Há outras maneiras, como:

ftp:// (para entrar em servidores de FTP),

mailto: (para enviar mensagens),

news: (para acessar grupos de discussão), entre outros.

www.maxieduca.com.br/

É o nome do computador onde a informação está armazenada, o qual é também chamado servidor. Cada computador tem um nome exclusivo, ou seja, é único no planeta.

Pelo nome do computador se pode antecipar o tipo de informação que se irá encontrar. Os que começam com www são servidores de Web e contém principalmente páginas de hipertexto. Quando o nome do servidor começa com ftp trata-se de um lugar onde é permitido copiar arquivos.

provas/

É a pasta onde está o arquivo. Nos servidores a informação está organizada em pastas, como no computador que você está utilizando agora.

Download/

É a subpasta onde está o arquivo.

advogado-sabesp-fcc-2014

É o nome desse arquivo.

Deve-se atentar se o nome do arquivo (e das pastas) está escrito em maiúsculas ou minúsculas. Para os servidores que utilizam o sistema operacional UNIX essa diferença é importante. No exemplo acima se, ao invés de int-www.htm, o nome do arquivo fosse digitado como int-WWW.HTM ou int- Www.Htm, a página não seria encontrada.

Outro detalhe é a terminação do nome do arquivo (.htm) que indica o tipo do documento. Nesse caso, .htm ou .html

indica que o arquivo é uma página da Web.

Entretanto, uma URL pode conter outros formatos de arquivos. Alguns tipos comuns disponíveis na Internet são:

jpg e gif (imagens),

txt e doc (textos),

exe (programas),

zip ( arquivos compactados),

aid, au, aiff, ram, wav, mp3 (sons) e

mpg, mov, wmv, flv e avi (vídeos).

Se o endereço contiver um desses arquivos o navegador poderá abrir uma janela perguntando ao usuário o que fazer (salvar ou abrir) com o arquivo, especialmente quando for um arquivos de terminação .zip (arquivo comprimido) ou .exe (um programa).

Navegador

Um navegador de Internet também conhecido pelos termos inglês web browser ou simplesmente de browser é o software (programa) que permite você acesse a Internet, veja vídeos, escute musica, jogue e interaja com documentos virtuais da internet, também conhecidos como páginas da web. O navegador que você usa faz uma enorme diferença na maneira como você percebe a Internet, então ter a capacidade de escolher seu navegador é Importante.

Os principais são:

navegadores

A Evolução da Web

Web 1.0: Sites com conteúdo estático, produzidos maioritariamente por empresas e instituições, com pouca interatividade entre os internautas. Altavista, Geocities, Yahoo, Cadê, Hotmail, DMOZ eram as grandes estrelas da internet.

Web 2.0: Conteúdos produziro pelo próprios internautas, maior interatividade online através de Blogs e sites como o Youtube, Flick, etc

Web 3.0: A Web 3.0 é a terceira geração da Internet. Esta nova geração prevê que os conteúdos online estarão organizados de forma semântica, muito mais personalizados para cada internauta, sites e aplicações inteligentes e publicidade baseada nas pesquisas e nos comportamentos. Esta nova Web também pode ser chamada de “A Web Inteligente”.

Esta foi uma breve ideia de como funciona a internet como um todo, assim como expor as ferramentas indispensáveis para seu funcionamento. Deixe sua opinião e sugestão abaixo a respeito do artigo, será de grande ajuda na produção de futuras publicações.

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais