fbpx

3 Dicas rápidas para interpretar História em Quadrinhos, garanto que você não vai se arrepender

Por Ayeda Sanches 13 jan 2017 - 2 min de leitura

História em Quadrinhos

Para leitura interpretativa de Histórias em Quadrinhos/Tirinhas, usa-se o conhecimento da realidade e de processos linguísticos para produzir sentidos e criar significações às ilustrações e falas.

tirinha -inicio

São aspectos relevantes para a interpretação de História em Quadrinhos

1ª Dica: percepção da atualidade, a representação do mundo, a observação dos detalhes visuais e/ou linguísticos, a transformação de linguagem conotativa (sentido mais usual) em denotativa (sentido amplificado pelo contexto, pelos aspetos socioculturais etc).

2ª Dica: conhecer algumas das principais tirinhas, bem como a mensagem que o autor passa com as historinhas. As tirinhas da Mafalda são famosas em provas!

3ª Dica: Preste atenção nas informações não-verbais! Tudo que você vê durante a leitura é importante – desde cenário, posição dos personagens, gestos, vestimentas, etc.

Lembre-se, interpretar é uma arte! A prática constante tornará o processo mais fácil… basta estar atento aos sinais que o próprio texto nos passa. E falando em histórias em quadrinhos, as imagens tornam o entendimento mais fácil.

 

Quer mais um pouco de ajuda? Veja as tirinhas mais conhecidas!

 

ajuda

 

Tirinhas Populares:

 

– Calvin & Haroldo (Calvin & Harold), de Watterson (EUA). Calvin é um menino inteligente, criativo e sonhador, que tem um amigo imaginário, seu tigre de pelúcia, Haroldo. É um garoto que tem problemas de comportamento e mal compreendido. Suas críticas indiretas são à escola, aos pais à forma como os adultos veem as crianças.

Calvin

– Mafalda, de Quino (Argentina). Mafalda é uma menina superinteligente e entendida de política, ética e questões sociais.

Mafalda

– Hagar, o Horrível, de Dik Browne (EUA), sempre traz discussões relacionadas à história ocidental, arte, vida privada e relações familiares.

história em quadrinhos hagar

– Garfield, de Jim Davis (EUA), é a série de tiras mais lidas do mundo, junto com Calvin & Harold e Penauts. Além da preguiça e fome voraz, o gato discute questões de ciência, problemas psicológicos e físicos (saúde, obesidade, tédio, fobias etc). Além disso, mostram os animais antropomorfizados e “donos de casa”.

Garfield

 

História em Quadrinhos Brasileira

 

– Niquel e Náusea, de Fernando Gonsales, é uma série de tirinhas que tem animais como personagens principais. As principais personagens da série são o rato Niquel Náusea (parodiando o nome Mickey Mouse), a barata Fliti e a rata Gatinha. A série traz desde reflexões da língua portuguesa (semântica) até reflexões sobre situações cômicas do cotidiano.

Niquel e nausea

Parecia difícil interpretar algo sem muito o que ler, não é!?

 

parecia dificil 

Agora tenho certeza que você vai dividir este conhecimento com todos!

Comente, curta e compartilhe se gostou!

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Comentários
  • Ana Alice Vieira Andrade 25 ago 2018

    Me ajudou muito isso pois vou fazer a prova da aplicação da militar e Ana Nery todas em Petrolina e me ajudou pois esse assunto cai na prova

  • Maxi Educa 03 set 2018

    Bom dia Ana. Obrigada por participar deixando aqui o seu comentário. Que bom que nosso post ajudou você para a sua prova. Continue lendo outros posts em nosso site. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Leonardo 03 dez 2018

    Me ajudou muito! Obrigado!

  • Maxi Educa 04 dez 2018

    Olá Leonardo, Bom Dia!! Essa é a nosso meta, de trazer um conteúdo de forma clara e objetiva. Muito obrigado por deixar seu comentário e participar do nosso blog. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Rousangylys Almeida 09 out 2020

    Amei a definição aplicada a cada tipo de texto. A exatidão nos textos acima citados.

  • Maxi Educa 13 out 2020

    Olá Rousangylys, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais