fbpx

Entenda melhor a Junção Escamocolunar (JEC) na coleta do material citopatológico

Por Ana Paula Fernandes 10 abr 2019 - 4 min de leitura
4 min

Conhecer a localização da JEC nas diversas fases da mulher é de grande importância para uma coleta bem-sucedida do material citopatológico, pois pode variar tal localização em relação ao orifício cervical externo.  Dependendo de fatores como idade, estímulo hormonal, uso de anticoncepcionais hormonais e gestação.

A JEC original é observada no nascimento e está localizada na junção entre o orifício cervical externo e o epitélio cilíndrico endocervical. Na puberdade, com o crescimento do colo uterino, o canal cervical sofre um alargamento, fazendo com que ocorra a eversão do epitélio endocervical. Assim dando origem ao epitélio ectópico, e como resultado se torna mais pronunciado durante a gestação.

A exposição desse epitélio ectópico ao meio ácido vaginal leva à substituição por epitélio escamoso do tipo metaplásico. O encontro entre esse novo epitélio metaplásico e o epitélio cilíndrico endocervical ocorre novamente no orifício cervical externo e a JEC passa a ser denominada funcional. Portanto, a região que se estende entre a JEC original e a funcional denomina-se zona de transformação. Esse espaço é revestido por epitélio escamoso metaplásico, produtor de glicogênio que se forma a partir da proliferação das células de reserva.

A JEC original é observada no nascimento e está́ localizada na junção entre o orifício cervical externo e o epitélio cilíndrico endocervical.

http://vencerocancer.com.br/wp-content/uploads/2014/05/cap14-2-700px2.jpg

desenho esquemático da JEC

https://www.slideshare.net/JaquelineAlmeida26/aula-sobre-citologia-normal

Anatomicamente o colo do útero é dividido em endocérvice, parte interna, que constitui o canal cervical e ectocérvice, parte externa, que mantêm contato com a vagina. A endocérvice é revestida por uma camada única de células cilíndricas produtoras de muco (epitélio colunar simples), também chamado glandular.

A ectocérvice é revestida por um tecido de várias camadas de células planas – epitélio escamoso estratificado. Entre esses dois epitélios (colunar e escamoso), encontra-se a junção escamocolunar (JEC), que é uma linha que pode estar tanto na ecto como na endocérvice, dependendo da situação hormonal da mulher. Na infância e no período pós-menopausa, geralmente, a JEC situa-se dentro do canal cervical.

Em suma, a junção escamocolunar (JEC) é o local onde o epitélio ectocervical encontra o epitélio endocervical. Essa junção é caracterizada por uma abrupta mudança de células escamosas estratificadas não queratinizadas para epitélio colunar simples.

A identificação da zona de transformação durante a coleta do exame citológico é de grande importância, pois é certamente nessa região que se estabelecem a maioria das lesões precursoras do câncer de colo do útero. Nas mulheres, principalmente após a menopausa, o colo do útero diminui de tamanho, por ausência de estímulo hormonal, ocorrendo deslocamento da JEC para dentro do canal endocervical.

JEC e Citologia

O princípio básico da citologia é identificar as alterações na morfologia celular, observando-se o citoplasma e o núcleo das células coradas pela técnica de Papanicolau.

Amostra satisfatória é aquela que apresente células em quantidade suficiente, bem distribuídas, fixadas e coradas, de tal modo que sua visualização permita, acima de tudo, uma conclusão diagnóstica.

As características citoplasmáticas indicam o grau de diferenciação celular, que, quando se alteram, podem mostrar diferenças em sua quantidade além de características como forma, coloração, apresentar vacuolizações, depósito anormal de proteínas como a queratina, entre outras.

O núcleo, por sua vez, quando se analisam o aspecto, a coloração, o tamanho e a forma da membrana nuclear, indica se a célula está normal, saudável ou, por outro lado, se está sofrendo alterações inflamatórias, pré-neoplásicas e até mesmo neoplásicas.

 

http://lnx.eurocytology.eu/sites/default/files/styles/max/public/images/2236_1427625351.png?itok=U2Ekh0Ro

 

https://www.eurocytology.eu/pt/course/1119

 

A presença de células metaplásicas ou células endocervicais (representativas da JEC) tem sido considerada indicador de qualidade da coleta.  Pelo fato de essa coleta objetivar a obtenção de elementos celulares representativos do local onde se situa a quase totalidade dos cânceres do colo do útero.

Em conclusão, para garantir uma boa representação celular do epitélio do colo do útero, o exame citopatológico deve conter amostra do canal cervical.  Preferencialmente, coletada com escova apropriada, e da ectocérvice, coletada com espátula tipo ponta longa (espátula de Ayre).

Aproveite visite o nosso site acessando o link e descubra os diversos produtos que a Maxi oferece.

Deixe seus comentários e sugestões para o próximo post. Até!

Referências

http://aps.bvs.br/aps/deve-se-repetir-o-citopatologico-quando-o-resultado-contem-apenas-representacao-do-epitelio-escamoso/
https://www.eurocytology.eu/pt/course/929
CONSOLARE, Márcia Edilaine Lopes; MARIA-ENGLER, Silvya Stuchi. Citopatologia Clínica Cérvico-Vaginal.Roca.
Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Comentários
  • Tatiane Nunes da Silva 11 jul 2019

    O que significa resultado preventivo? .Negativo para células malignas .Alterações inflamatórias .flora bacilar associada a cocos e/ou cocobacilos .junção escamo-colunar com representatividade

  • mm
    Maxi Educa 12 jul 2019

    Olá Tatiane, boa tarde! O acompanhamento médico durante a fase do diagnóstico do paciente é muito importante para garantir saúde ao paciente. Por isso, o paciente deve voltar sempre ao médico para verificar se a troca de medicamentos ou novos exames são necessários. Segue abaixo algumas considerações a respeito da sua dúvida; O exame preventivo é realizado com objetivo de identificar alterações nas células do colo do útero e vagina para detectar precocemente lesões ou doenças como câncer do colo do útero. O resultado esperado para ser considerado normal deverá conter as seguintes especificações: - Adequabilidade da Amostra: Satisfatória ou Satisfatório para avaliação oncótica. - Epitélios Representados na Amostra: Escamoso e/ou Glandular - Microbiologia ou Flora: Bacilos ou Lactobacilos - Avaliação Hormonal: eutrófico; hipotrófico (para mulheres na menopausa); - Conclusão Diagnóstica: Alterações celulares benignas reativas ou reparativas; - Inflamação ou Atrofia com Inflamação (para mulheres pós-menopausa). O exame de Papanicolaou é um exame rotineiro de prevenção, não um exame de diagnóstico. Um resultado do Papanicolaou anormal, significa que outros exames deverão ser realizados para determinar a presença de um câncer ou uma lesão pré-cancerosa. Esses exames incluem a colposcopia e a raspagem endocervical. Uma inflamação pode estar associada a uma resposta inflamatória, a mais conhecida é a de estimular ou ativar o sistema imunológico quando o organismo é invadido por micro-organismos oportunistas e nocivos, como bactérias, vírus e fungos. Outra função importante da inflamação é atuar no processo de cicatrização, mecanismo de reparação do organismo. A cicatrização ocorre quando há uma resposta inflamatória no local da lesão, e essa resposta resulta na produção do novo tecido que recobrirá o local lesionado. Existem diversos fatores que estimulam a resposta inflamatória na cavidade vaginal. Os mais frequentes são os mecânicos e os hormonais. Na relação sexual, o atrito entre o pênis e a vagina provoca fissuras ou lesões microscópicas nas paredes vaginais. Para cicatriza-las, existe a mediação da resposta inflamatória. O outro motivo é hormonal e diz respeito à atuação da progesterona no organismo feminino. Este hormônio tem sua produção aumentada na segunda fase do ciclo menstrual e deixa a mucosa da vagina mais delgada e por isso, mais delicada. Este fato, aliado a outros mecanismos de regulação da flora vaginal, resulta em uma inflamação local. A presença de células metaplásicas ou células endocervicais (representativas da JEC) tem sido considerada indicador de qualidade de coleta, pelo fato de essa coleta objetivar a obtenção de elementos celulares representativos do local onde se situa a quase totalidade dos cânceres do colo do útero. Obrigado por deixar seu comentário em nosso post. Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Michele 18 set 2019

    Boa tarde queria saber o significa este resultado:presença de células endocervicais e legalizadas da mec.

  • mm
    Maxi Educa 23 set 2019

    Olá Michele, tudo bem?? Apenas como explicação para sua pergunta, quando o resultado do exame papanicolau indicar a ausência de células endocervicais no esfregaço, indica que a junção escamo-colunar (JEC) não foi amostrada. O patologista (laboratório) deve classificar esta amostra como inadequada e o profissional de saúde deve sempre efetuar nova coleta. No entanto, não indicamos leitura de resultados de exames médicos sem ser realizada por um médico especialista na área examinada. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Vanice silva 19 set 2019

    O que significa colposcopia satisfatória e positiva.Epitélio aceto_branco tenue

  • mm
    Maxi Educa 24 set 2019

    Olá Vanice, tudo bem?? Apenas respondendo sua pergunta, a colposcopia é um exame que permite visualização direta do colo uterino, e por ação de algumas substâncias como ácido acético, podem ser identificadas alterações celulares mostradas como áreas mais esbranquiçadas no exame. Isso pode estar associado a infecção com HPV, por exemplo. Porém é indispensável um exame complementar, como biópsia ou citologia oncótica. No entanto, não indicamos leitura de resultados de exames médicos sem ser realizada por um médico especialista na área examinada. Consulte seu ginecologista, que com certeza, saberá conducir seu caso adequadamente. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • FERNANDA 21 set 2019

    O que significa presença de componentes do jec??

  • mm
    Maxi Educa 30 set 2019

    Olá Fernanda, tudo bem? Apenas respondendo sua pergunta, no âmbito de amostras satisfatórias do exame de papanicolau, a presença de células da junção-escamo-colunar (JEC) – células metaplásicas ou endocervicais - é considerada indicador de qualidade do exame, estas células se originam no local onde se desenvolvem a maior parte dos cânceres de colo de útero. De modo geral, uma amostra pode ser considerada satisfatória quando possui células em quantidade e qualidade representativa, com distribuições adequadas, bem fixadas e coradas. No entanto, não indicamos a leitura de laudos de exames laboratoriais sem serem realizados por um profissional da área da saúde. Procure seu médico ginecologista ou a unidade de saúde mais próxima. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Patrícia 24 set 2019

    O que significa junção escamo-colunar com representatividade celular de morfologia própria

  • mm
    Maxi Educa 30 set 2019

    Olá Patrícia, tudo bem? Apenas respondendo sua pergunta, no âmbito de amostras satisfatórias do exame de papanicolau, a presença de células da junção-escamo-colunar (JEC) – células metaplásicas ou endocervicais - é considerada indicador de qualidade do exame, estas células se originam no local onde se desenvolvem a maior parte dos cânceres de colo de útero. De modo geral, uma amostra pode ser considerada satisfatória quando possui células em quantidade e qualidade representativa, com distribuições adequadas, bem fixadas e coradas. No entanto, não indicamos a leitura de laudos de exames laboratoriais sem serem realizados por um profissional da área da saúde. Procure seu médico ginecologista ou a unidade de saúde mais próxima. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Izabel cristina 14 out 2019

    E classificado como uma bacteria?Esse conteúdo quando a mulher possue..complicaria a mulher a ingravidar?

  • mm
    Maxi Educa 16 out 2019

    Olá Izabel, tudo bem? Agradecemos o contato e gostaríamos de ressaltar que nossos blogs possuem conteúdo meramente informativo. De modo que, de maneira alguma, possuímos competência ou autorização para apresentarmos quaisquer tipos de diagnósticos médicos. Também não indicamos a leitura de laudos de exames laboratoriais sem serem realizados por um profissional da área da saúde. Procure seu médico ginecologista ou a unidade de saúde mais próxima. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Ana paula Neves 08 nov 2019

    Eu porque eu tendo sagramento na hora relação eu fiz exema e médico me informo tenho faz cirurgia . Isso grave o que causa celular jec médico me falou coisa com coisa primeiro ele falo que tavo tumor e agora passa cirurgia

  • mm
    Maxi Educa 09 nov 2019

    Olá Ana Paula, Tudo bem? Apenas como informação, de uma forma geral, sangramento durante relação sexual está associado a algum tipo de lesão em colo uterino ou parede da vagina, podendo ser proveniente desde inflamações, infecções e doenças sexualmente transmissíveis, até mesmo sobre lesões do tipo tumores, pólipos, miomas e até câncer de colo de útero. No entanto, não se apavore, são apenas hipóteses. Procure novamente seu médico e tenha uma conversa franca, peça para que ele lhe explique qual seu real diagnóstico e qual o tipo de tratamento adequado. E caso venha a ser cirúrgico, já aproveite para tirar todas suas dúvidas referentes à cirurgia. Você nunca deve sair de uma consulta médica, principalmente ginecológica, sem esclarecer tudo que te deixa em dúvida. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Fernanda Aparecida Souza 14 dez 2019

    O que significa ectocervice juncao escamo coluna -1/-1

  • mm
    Maxi Educa 16 dez 2019

    Olá Fernanda, tudo bem? Apenas como explicação para sua pergunta, quando o resultado do exame papanicolau indicar a ausência de células endocervicais no esfregaço, indica que a junção escamo-colunar (JEC) não foi amostrada. O patologista (laboratório) deve classificar esta amostra como inadequada e o profissional de saúde deve sempre efetuar nova coleta. No entanto, gostaríamos de ressaltar que nossos blogs possuem conteúdo meramente informativo. De modo que, de maneira alguma, possuímos competência ou autorização para apresentarmos quaisquer tipos de diagnósticos médicos. Também não indicamos a leitura de laudos de exames laboratoriais sem serem realizados por um profissional da área da saúde. Procure seu médico ginecologista ou a unidade de saúde mais próxima. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Leoni Dziurkowski 26 fev 2020

    O que é Atipias celulares limítrofes em células escsmosas,nesta amistra(ASC-US).Organismos fungicos morfologicamente consiste com candida spp.

  • mm
    Maxi Educa 04 mar 2020

    Olá Leoni, tudo bem? Estaremos te auxiliando nessa dúvida, porém, apenas conceitualmente. Nossos blogs possuem conteúdo meramente informativo e também relacionado à conteúdos cobrados em concursos públicos. Não é aconselhável fazer a leitura de laudos de exames médicos e procurar o significado do resultado na internet. Pelo contrário, isso é muito grave. Muitas vezes, você vai ter acesso à informações incorretas. Procure o mais rápido possível um ginecologista, que irá te instruir de forma correta. Apenas para que você saiba, às possíveis alterações celulares pré-cancerosas observadas num exame de Papanicolaou são chamadas ASC (células escamosas atípicas). As células escamosas atípicas quando ASCUS (células escamosas atípicas de significado incerto), têm uma baixa probabilidade de ser pré-cancerosa. Quando um exame de Papanicolaou mostra ASCUS, o médico poderá pedir a realização de um teste de HPV ou simplesmente que se repita o exame de Papanicolaou em 6 meses. Agora, quanto aos Organismos fungicos morfologicamente consiste com candida spp, refere-se à uma doença também conhecida por monilíase vaginal. A candidíase vaginal é uma infecção ocasionada principalmente por um fungo denominado Candida albicans ou Monília, que causa um corrimento espesso, grumoso e esbranquiçado, acompanhada geralmente de irritação no local. Para alguns especialistas, raramente a candidíase é uma doença sexualmente transmissível porque estudos mostram que o fungo já está na flora vaginal e, por um desequilíbrio da mesma, é que a Candidíase vem a se manifestar. A doença aparece quando a resistência do organismo cai ou quando a resistência vaginal está baixa, facilitando a multiplicação do fungo. Respondidas suas dúvidas, reiteramos a necessidade de se procurar um ginecologista para confirmar com propriedade o resultado do exame e proceder com o diagnóstico correto. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Anna Flor 23 jun 2020

    Olá gostaria de saber o que quer dizer esse resultado : Negativo para lesão intraepitelial ou malignidade. Presença de células representativas da junção escamo colunar. Flora mista.

  • mm
    Maxi Educa 23 jun 2020

    Olá Anna, tudo bem? Nosso blog tem apenas a intenção de informar, não podemos nos posicionar quanto a diagnósticos médicos. Nós recomendamos que procure um profissional especializado o quanto antes. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Caroline plein 25 jun 2020

    Gostaria de saber o que significa a presença de JEC no preventivo

  • mm
    Maxi Educa 26 jun 2020

    Olá Caroline, tudo bem? A respeito de suas dúvidas, informamos que nossos blogs possuem caráter meramente informativo e voltado para concursos públicos, que é nosso foco maior. Inclusive você pode ficar de olho em nosso site https://www.maxieduca.com.br/, para caso abra algum concurso nessa área. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


Sobre nós

Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

Saiba mais