fbpx

Tipos de liderança, entenda de uma vez os mais comuns tipos de líderes que existe

Por Janine Vieira 01 nov 2018 - 5 min de leitura

Olá galera, tudo bem? Hoje nós iremos matar de vez as suas dúvidas em relação aos tipos de liderança. Primeiramente vamos conceituar o que é né? Vamos lá, a liderança é a arte de comandar pessoas, atraindo seguidores e influenciando eles de forma positiva, as suas mentalidades e os comportamentos.

Existe diversos estilos, mas são três os mais comuns dentro das organizações e os mais cobrados em concursos públicos, são eles: liderança autocrática; liberal e a democrática.

Olá galera, tudo bem? Hoje nós iremos matar de vez as suas dúvidas em relação aos tipos de liderança.

Fonte: http://www.lmconsultingroup.cl/el-buen-liderazgo/

 A capacidade de gerir e conduzir pessoas rumo a grandes resultados é uma tarefa que exige uma habilidade de liderança bem desenvolvida, e as pessoas que possuem essa habilidade são denominadas de “Líderes”, essa capacidade pode surgir de forma natural, quando uma pessoa se destaca no papel de líder, sem possuir forçosamente um cargo de liderança, é um tipo de informal, mas quando um líder é eleito por uma organização e passa a assumir um cargo de autoridade, exerce um tipo formal.

Vamos agora entender os três tipos mais presentes nas organizações:

1. Liderança Autocrática

Fonte: https://dialogos.com.cy/charaktiristika-gnorismata-tou-igeti/

 É o tipo de líder que determina diretrizes sem a participação dos demais participantes do grupo, além de determinar as técnicas para a execução das tarefas totalmente sozinho, o líder que exerce esse tipo autocrático, indica qual a tarefa de cada um dos colaboradores e quem será o companheiro de trabalho de cada um.

Ele possui as características de ser inflexível e dominador, causando mal-estar no ambiente organizacional, ele tem a postura essencialmente direta, dando instruções sólidas, e não deixa espaço para opinião e nem para a criatividade dos participantes que integram o seu grupo de liderados, ele não aceita ideias e nem sugestão de ninguém, pois quer tomar todas as decisões da organização sozinho.

Quando esse líder faz elogios ou críticas, dirige-se diretamente aos colaboradores, nominando publicamente os eventuais autores das faltas cometidas e/ou de atos dignos de elogios.

As consequências desse tipo autocrático estão relacionados com a ausência de espontaneidade e de iniciativa, e pela inexistência de qualquer amizade no grupo. O trabalho só se desenvolve na presença do líder, visto que, quando este se ausenta, o grupo produz pouco e tende a indisciplinar-se.

2. Liderança Liberal

Fonte: https://project-management.com/4-productivity-boosting-tips-for-managing-projects-and-teams-at-the-micro-level/team-collaboration-business-results-performance/

 Também conhecido como Laissez-Faire: o líder que trabalha utilizando esse estilo não se impõe e também não é respeitado pelos participantes de seu grupo.

Então, dessa maneira as pessoas têm total liberdade para tomar as decisões, quase sem nenhuma consulta ao seu líder. Não há grande investimento na função, havendo participações mínimas e limitadas por parte do líder. É o grupo que decide sobre a distribuição das tarefas e sobre quem trabalha com quem. Os participantes do grupo tendem a pensar que podem agir livremente, tendo também desejo de abandonar o grupo.

O líder não regula e nem avalia o grupo, e faz alguns comentários irregulares sobre as atividades apenas quando questionado. A produção quando se tem esse tipo de liderança, não é satisfatória, visto que se perde muito tempo com discussões e questões pessoais.

Este é frequentemente considerado o pior estilo existente, devido à falta de supervisão.

3. Liderança Democrática

 

Fonte: https://br.linkedin.com/in/sinergyrh-gest%C3%A3o-de-pessoas-3b24a058

Esse tipo, é onde o Líder assiste e instiga o debate entre todos os participantes do grupo que ele lidera. São todos os envolvidos que esquematiza as providências e técnicas a serem executadas, para atingir os objetivos e todos participam nas decisões. Cada membro do grupo decide com quem trabalhará e o próprio grupo que decide sobre a divisão das tarefas.

O líder procura ser um membro igual aos outros participantes do grupo, não se encarregando muito de tarefas, e também não se mostrando superior, ele é objetivo, e quando critica limita-se aos fatos.

Este estilo promove o bom relacionamento e a amizade entre o grupo, tendo como consequência um ritmo de trabalho suave, seguro e de qualidade, mesmo na ausência do líder.

O comportamento deste líder gira em torno da orientação e do apoio, e consequentemente é esse o estilo que produz maior qualidade de trabalho.

Para entender de uma vez, resumidamente podemos perceber que o estilo autocrático evidencia o líder, enquanto o liberal evidencia os subordinados e a democrática evidencia tanto no líder como nos subordinados.

Os Líderes influenciam os participantes do grupo ou organização que ele lidera, os participantes também influenciam seus líderes, portanto é bom lembrar que o relacionamento entre os membros da equipe pode também interferir no estilo que o líder adotará. É por esse motivo que cabe a cada líder, decidir qual é o estilo que mais se adapta às suas características e situações, para que assim os objetivos sejam alcançados rapidamente.

Quando existe uma equipe, a meta é alcançada com o esforço de todos, tanto líderes quanto liderados, a liderança não pode ser confundida com gerência ou chefia, por que para ser um líder, não precisa ser necessariamente um chefe; basta ter conhecimento e habilidades que façam com que o grupo busque a realização dos objetivos.

Sendo assim pessoal, é fundamental que toda organização possua líderes de excelência, um bom líder consegue administrar toda a sua equipe de uma forma efetiva, distribuir e delegar as tarefas, estipular prazos e inspirar as pessoas a darem o seu melhor em qualquer atividade que estejam exercendo. Tudo isso por meio do bom exemplo de suas ações e comportamentos.

Esperamos que vocês tenham “entendido de uma vez por todas” os estilos e que possam aplicar esse conhecimento em seu local de trabalho, em sua vida pessoal, a acertar aquelas questões nos concursos públicos.

Nós gostamos muito de divulgar e compartilhar com vocês os conteúdos mais especiais e atualizados para aumentar o seu conhecimento e ajudar nos seus estudos!! Então, peço que nos ajude a deixar esse trabalho ativo deixando seu comentário abaixo nos contando o que achou deste artigo. Ah! pode pedir sugestões de temas a vontade também!!! Isso guia o nosso trabalho e ajuda a melhorá-lo constantemente.

Aproveite e fique com mais informações sobre Liderança, basta acessar nosso blog anterior

 

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais