fbpx

Conheça a logística reversa e sua funcionalidade que contribuem com o meio ambiente

Por Clariana Ribeiro Nogueira 15 mar 2017 - 4 min de leitura

 Já sabemos que a logística está inserida em nosso dia a dia e nós nem percebemos, não é mesmo? As roupas que usamos e os alimentos que comemos, por exemplo, fazem parte de um fluxo de materiais, informações e dinheiro que nem imaginamos de compra, recebimento, armazenagem, separação, expedição, transporte e entrega de o produto certo, na hora certa, no lugar certo, ao menor custo possível.

Mas, será que você conhece o que é a logística reversa? Será que ela também está em nosso cotidiano? O nome “logística reversa” é bem instigante e se você quiser entender melhor desse assunto, continue lendo esse post…

Logistica reversafonte: http://blog.qualidadesimples.com.br/2012/05/14/logistica-reversa

Vamos já simplificando para iniciar bem esse papo?

O que é logistica reversa

fonte: http://www.oeco.org.br/

 

Será que você se lembra das velhas garrafas de leite de vidro “retornáveis”? ou já ouviu falar do tratamento de produtos após seu uso, como por exemplo das baterias de celulares? Ou da comum reciclagem das garrafas pets?

garrafa retornavel de leite

fonte: http://articulo.mercadolibre.com.ar

Pois é, este ciclo “ao contrário” é a embalagem ou o produto retornando do consumidor para a indústria, a qual chamamos de logística reversa independentemente do motivo: reciclagem, reuso, recall, devoluções, etc…

 

Quer um conceito de logística reversa?

garrafas pet retornaveis

fonte: www.bloglogistica.com.br

Pois é, simplificaria muito!!! Mas eu tenho que lhe informar que este conceito ainda está em construção e é algo relativamente novo no Brasil. Apesar disso, veja esta definição de Lacerda (2002) que esclarece muito sobre o assunto:

 

“Logística reversa pode ser entendida como um processo complementar à logística tradicional, pois enquanto a última tem o papel de levar produtos de sua origem dos fornecedores até os clientes intermediários ou finais, a logística reversa deve completar o ciclo, trazendo de volta os produtos já utilizados dos diferentes pontos de consumo a sua origem. No processo da logística reversa, os produtos passam por uma etapa de reciclagem e voltam novamente à cadeia até ser finalmente descartado, percorrendo o “ciclo de vida do produto””.

 

O que sustenta a ideia de logística reversa?

 

 

4 pilares:

 

4 pilares

 

 

– A lotação dos aterros (crescimento da quantidade de lixo nos centros urbanos);

– A conscientização da população dos problemas ambientais;

– A escassez de matérias-primas;

-As políticas governamentais e empresariais e a legislação ambiental.

Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010

 

Lei 12.305

 

fonte: http://portal.comunique-se.com.br

 

Todos estes fatores mencionados acima resultou na Lei nº 12.305/10, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Agora é lei! A lei diferenciou resíduos (o que pode ser reaproveitado ou reciclado) de rejeitos (o que não se reaproveita), considerando os segmentos doméstico, industrial, construção civil, eletroeletrônico, lâmpadas com vapores de mercúrio, agrosilvopastoril, área de saúde e produtos perigosos.

Por exemplo, os produtores de lâmpadas fluorescentes precisam prever como será a devolução, a reciclagem daquele produto e a destinação ambiental adequada.

 

Você deve estar se perguntando: “Então, a Logística reversa se relaciona com a sustentabilidade?”

 

Sustentabilidade

fonte: meioambiente.culturamix.com

Completamente!!! A implantação de um sistema de logística reversa é mais um passo importante rumo ao desenvolvimento sustentável do planeta, já que possibilita o retorno de resíduos sólidos para as empresas de origem, evitando que eles poluam ou contaminem o meio ambiente (solos, florestas, rios, mares…)

Isso porque na indústria, as embalagens são higienizadas e retornam à linha de produção e caso não tenha mais condições de uso, elas são descartadas corretamente pelos próprios fabricantes.

 

Quais são os produtos principais que fazem parte do sistema de logística reversa?

 

lampadas fluorescentes

 fonte: http://ambientalsustentavel.org

Pneus

– Óleos lubrificantes automotivos

– Baterias de celulares e pilhas

– Embalagens de agrotóxicos

– Peças e equipamentos eletrônicos e de informática

– Lâmpadas fluorescentes e de mercúrio e vapor de sódio

– Eletrodomésticos

– Latas de alumínio, garrafas pet e papel

Desafios da logística reversa

 

desafios

fonte: http://registrodesonhoseexperiencias.blogspot.com.br

Instalar locais específicos e estruturar devidamente a questão de transporte para retirar estes produtos para levar eficaz e eficientemente de volta às fábricas ou centros de tratamento é um grande desafio. Isso visto que se deve lidar com volumes crescentes e de difícil previsão destes produtos realizando a deposição em local seguro, com o menor risco ambiental possível.

Assim, é preciso planejar estrategicamente gerenciamento de estoques, sistemas de informação, espaço físico e relacionamento com clientes visando aproveitar os benefícios deste novo mercado como com relação a imagem e atrair e fidelizar clientes com mais esta opção de serviço pós-venda.

 

 

E aí, gostou da leitura? Ficou alguma dúvida? Tem sugestões? Comente conosco e motive o nosso trabalho. Queremos continuar te ajudando com conteúdo de qualidade!!!

 

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Comentários
  • Antônio Fernandes Mousinho Neto 07 nov 2017

    muito bom! não tinha lido nada ainda bem fundamentado e explicativo como esse artigo. Parabéns!

  • Maxi Educa 08 nov 2017

    Olá Antonio. Agradecemos sua participação e comentários em nosso Blog. Ficamos lisonjeados em saber que conseguimos contribuir para sua leitura com um tema que não é tão debatido no cenário nacional. Caso tenha sugestões de assuntos, deixe-nos que entraremos em contato com nossa equipe de tutores. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais