fbpx

Aprenda algumas dicas para manter o foco durante os estudos!

Uma dica para você manter o foco é estabelecer pequenas metas. As metas profissionais devem ser elevadas até onde você consegue sonhar.
Por Matheus De Marchi 09 jan 2020 - 6 min de leitura

Se você nunca quis decepar a cabeça de uma pessoa quando ouviu a máxima “mas você só estuda?”, você deve repensar suas escolhas. Aproveita… Começo de ano, metas novas!

Essa violência imaginária é justificada por um fato simples: estudar é difícil! Quem estuda (de verdade) sabe isso, e quem escolheu não encarar essa empreitada normalmente é quem faz perguntas como a de cima.

Nós, que não queremos ver um festival de cabeças rolando por aí e sabemos como é difícil estudar, vamos falar a respeito de algumas dicas sobre como manter o foco durante essa atividade, e se sobrarem linhas, boas respostas para quem irritar vocês com as mesmas perguntas bestas.

Foco no blog!

Organize seu local de estudos

<https://giphy.com/gifs/workplace-office-rage-YKX5PqXylLxSg>

Comece direito: tenha um lugar de estudo!

Ache um espaço em que você consegue ter paz e se concentrar para estudar. Estudar de maneira séria é uma tarefa cansativa para o seu cérebro, exige concentração e dedicação! A não ser que você tenha a mente de um monge tibetano, um lugar apropriado é o primeiro passo para que seus estudos rendam.

Se tiver acesso a um local como uma biblioteca (sim, elas ainda existem), isso é o ideal. Mas se por indisponibilidade de horário, acesso, tempo (…) você não consegue ir estudar em algum lugar assim, sem problemas! Arrume um cantinho de estudos na sua casa.

Poucas pessoas tem uma casa com escritório ou local propício e isso não pode ser um problema. Pode usar seu quarto, a cozinha, o quartinho das tranqueiras… O segredo aqui é você organizar esse local.

Pode usar a mesa da cozinha sem problemas, mas não faça isso após o jantar enquanto alguém (ou você) lava a louça.

Manda o empeastro do marido/namorado ir ver o futebol dele em algum canto que não faça barulho próximo a você. Avisa que durante umas duas horas ninguém vai entrar na cozinha para fazer lanchinhos ou buscar cerveja… Enfim! Trate de deixar seu lugar, seja qual for, um local bacana para estudar e só para isso!

Tenha metas realistas

<https://giphy.com/gifs/tennistv-tennis-djokovic-tv-Z8kQv8t1bY7wpw7aeY>

Uma dica legal para que você mantenha seu foco é estabelecer pequenas metas.

Pequenas metas de estudo! As metas profissionais devem ser elevadas até onde você consegue sonhar.

Mas por que pequenas metas?

Basicamente você terá dois benefícios: em primeiro lugar, considere que estudar é uma tarefa cansativa, pequenos conteúdos ou doses homeopáticas de aprendizado são melhor digeridos pelo seu cérebro, principalmente após um dia cansativo. Em segundo lugar, as metas estabelecidas têm que ser atingidas!

Se você estabeleceu que verá todo o conteúdo de Direito Constitucional para X concurso na primeira semana e ao final não consegue, isso já manda uma mensagem negativa ao seu cérebro. Você não está conseguindo!

Cumpra as pequenas metas e sinta-se bem por isso. “Na segunda-feira verei Y tópicos de Língua Portuguesa…”. Excelente! A sensação de dever cumprido é ótima! Vai te manter motivado e por consequência, focado nos estudos.

Encontre técnicas de estudo

<https://giphy.com/gifs/technique-TFzZ8ocfIIg3si7OuZ>

Tem gente que simplesmente senta a bunda na cadeira, lê normalmente o que estiver no material, vê dois vídeos no YouTube e já sabe tudo sobre tudo. A gente quer decepar essas cabeças também.

Mas se você é um ser humano normal, simplesmente ler como se fosse um romance não será tão eficiente assim. Não se preocupe, se manter focado lendo 1000 páginas de Game of Thrones é uma coisa, se manter focado lendo 150 de Tributário é sem dúvidas outra!

 Para resolver esse problema você deve encontrar uma Técnica de Estudos que sirva para você. Existem um monte! Sério… Digita aí no Google. O único trabalho que você terá será encontrar a que melhor te atende de acordo com o seu tempo, expectativa, objetivo, prática

Seu foco nos estudos pode melhorar muito se você encontrar a técnica certa.

Cumpra horários

<https://giphy.com/gifs/thehills-3o6Mblpo7jq1JBaXLi>

Você definiu que estudará duas horas por dia? Bom!

Em que momento do dia? Quando “der”? Ruim!

Cumprir horários não diz respeito apenas a fazer as duas horas do dia que você definiu. Cumprir horários exige um compromisso de horário! Não entendeu?

Olha… Se você frequentasse um curso preparatório teria em X dias da semana um horário fixo de aulas, certo?

As aulas não rolam “quando der”. São das 20h às 23h (por exemplo). É isso que você estabelecerá para o seu local de estudos! Estudarei duas horas por dia, todos os dias das 21h às 23h.

Simples assim! É muito importante que você tenha uma disciplina nesse sentido. Seu cérebro pode ser condicionado aos estudos e ter uma regularidade de horários e tempo vai ajuda-lo muito nesse sentido. Estabeleça horários e os cumpra!

Esquece o “quando der” enquanto for concurseiro.

Fuja dos estudos! (?)

<https://giphy.com/gifs/happy-crazy-homer-simpson-kEKcOWl8RMLde>

Isso você faz sem problemas né?

Quem nunca?

Mas apesar do título, vou falar de outra fuga aqui.

Ter foco constante durante os estudos é extremamente cansativo e estressante. Chega um momento que você vai espanar mesmo… Nada vai render!

Para prevenir essa escorregada você habitualmente vai fugir dos estudos. Diária ou semanalmente você fará alguma atividade que não tenha relação com concurso público. Vá para o cinema, faça um happy hour, marca aquele fut com os amigos… Academia? Por que não?

O importante aqui é que você tenha alguns momentos para seu cérebro se desligar do trabalho cansativo que é estudar. E não faça caretas porque você não estará perdendo tempo que poderia estar usando para estudar.

Após as atividades recreativas seu estudo renderá mais. Menos tempo de estudo com qualidade é melhor do que mais tempo meia boca!

Prometa pequenas recompensas

<https://giphy.com/gifs/dog-eyes-snack-yvgaJzI8Q01Ow>

Prometer para quem?

Oras… Para você!

Estudar é chato, é cansativo, exige tempo, esforço, disciplina, concentração, compromisso, paciência (…).

Tem toda a demanda de um trabalho regular e sem o salário no começo do mês!!!

Para se manter focado, utilize a motivação!

Quando fizer seu planejamento, inclua nele pequenas recompensas… Pode ser quando terminar determinada matéria, pode ser por ficar três semanas sem pular nenhum dia de estudos, pode ser por ir bem em determinado simulado… Pode ser qualquer coisa!

O importante é que você reconheça que está evoluindo e merece ser premiado por isso! Não importa que seja por você mesmo.

Se condicione a esses prêmios! “Eu me esforço, logo mereço uma recompensa.”. Se faça entender que seu esforço nos estudos trará uma recompensa maior (seu cargo). Enquanto não chega lá, pequenas recompensas manterão seu foco em estudar. Não precisa de dar um carro 0km, pode ser uma roupa que já queria, aquela cerveja diferente que você gosta e é bem mais cara, um passeio ou muito chocolate!!!

Sinta o gostinho do sucesso e de pequenos prêmios para focar e não perder de vista o objetivo maior!

Com foco nos seus estudos e lombriga por sucesso, sua aprovação virá com certeza!!!

Têm outras dicas para manter o foco? Por favor, compartilhem conosco!

Se todo mundo se ajudar a gente chega mais longe.

Bons estudos e ótima prova!

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais