fbpx

Entenda os novos “4” do Marketing – Os 4 A’s, 4 C’s e os 4 P’s

Por Janine Vieira 30 nov 2018 - 4 min de leitura

Nosso blog de hoje iremos falar sobre o Mix de Marketing – Os 4 A’s, 4 C’s e os 4 P’s, esse assunto será explicado com estrema clareza para você concurseiro dominar todo esse tema.

 

Mix de Marketing

 

Quando falamos de Mix de Marketing, automaticamente os estudiosos da área de administração já lembram dos 4 famosos pilares do marketing, conhecido como: Os 4 Ps, que vocês com certeza já devem estar familiarizados. Porém com o tempo esses pilares tiveram a necessidade de se adaptarem com as mudanças no mercado, a globalização e também com as exigências de seus consumidores, e dentro desse mix foi acrescido mais dois termos: os 4 As e os 4 Cs.

A frase Mix de Marketing, automaticamente todos os estudiosos da área de administração já lembram dos 4 famosos pilares do marketing, conhecido como: Os 4 Ps

Fonte: https://marketingemedia.com.br/o-marketing/

Vamos conceitua-los melhor?

 

Os 4 As: Foco nos Objetivos da Empresa. (Análise, Adaptação, Ativação e Avaliação)

 

 

Fonte: http://noticias.universia.com.br/carreira/noticia/2015/09/21/1131374/5-caracteristicas-essenciais-atingir-objetivos-profissionais.html

 

Criado por Raimar Richers, é um modelo que envolve as funções básicas de uma Gestão de Marketing, para ele essas funções se dividiram em 4 fases: Análise, Adaptação, Ativação e Avaliação, esse modelo foi batizado por ele de Sistema Integrado de Marketing, e mais para frente ficou conhecido como os 4 A’s do Marketing.

 

 As fases e atividades correspondentes aos 4As são:

Análise: É a fase de identificação de Forças do Mercado através da pesquisa de mercado e os sistemas de informação como bases de dados e CRM

Adaptação: É a fase de adaptação dos Produtos ou Serviços às necessidades levantadas na Fase de Análise. É neste ponto que se efetuam as correções de produto (características, embalagem, design, etc) e preço.

Ativação: É a fase de concretizar os planos através de aspectos logísticos, da distribuição, da venda, e da comunicação, através da propaganda, promoção ou relações públicas.

Avaliação: É a fase de análise dos esforços Gastos e das forças e fraquezas organizacionais através de uma auditoria a todo o processo.

 

Os 4 Cs: Foco na parte mais importante das empresas, os clientes (Clientes, Conveniência, Comunicação e Custo);

 

 

Fonte: https://totalclinic.com.br/7-segredos-para-atrair-e-fidelizar-pacientes/

 

Criado por Robert Lauterbom, os 4 C’s tem como objetivo principal orientar o Mix de Marketing diretamente para as necessidades dos clientes. Para as empresas, o mais importante do que ter um produto/serviço para oferecer aos seus consumidores, é ter clientes para satisfazer. Para reter um cliente é preciso proporcionar a eles várias oportunidades com o objetivo de tornar esse cliente cada vez mais fiel.

Clientes: Os clientes são os consumidores que buscam por produtos/serviços para satisfazer as suas necessidades, e as empresas como ofertantes desse produtos devem satisfazer essas necessidades pois sem clientes não existem vendas e consequentemente não existe lucros. Os profissionais das organizações devem conhecer os seus clientes, realizar um atendimento de qualidade, para assim conseguir a fidelização de seus clientes.

Conveniência: A conveniência nada mais é, do que o cliente sempre irá procurar a empresa que oferece o produto/serviço que lhe convenha, podendo ser a mais próxima de sua casa, a que fica no caminho deles para o trabalho, e também a característica que mais influência na compra, que é a empresa que possua o melhor atendimento, que como dito acima no primeiro C, isso faz com que a empresa consiga tornar esse cliente cada vez mais fiel.

Comunicação: Bom, todo mundo sabe, que sem comunicação não existe absolutamente nada. Não se pode produzir, vender, divulgar sem possuir uma comunicação. Os clientes devem estarem cientes da existência da mercadoria e dos serviços que a empresa oferece, por isso a necessidade de divulgar. Com a divulgação dos produtos, os clientes terão mais facilidade de acesso ao buscarem os produtos para realizarem a compra.

Custo: O que para a empresa é preço, para os clientes é o custo, normalmente os clientes não irão pagar muito mais do que sua percepção de valor sobre o produto, o valor que eles terão que desembolsar para adquirirem o produto/serviço. Então para que o preço seja justo, tanto para o cliente quanto para as empresas, os profissionais de marketing das organização devem realizar várias pesquisas de mercado e com os clientes, que nada mais é do que o primeiro A (Analise) dos 4 A’s citado no começo desse blog.

  

Os 4 Ps: Foca no lado empresarial. (Preço, Praça, Produto e Promoção)

 

Nós temos um blog especifico, que vai mostrar para vocês o que é como funciona os 4 P’s do Marketing, que é o mais usado e abordado no conteúdo de marketing, vamos deixar o link aqui em baixa para complementar a sua leitura.

 

Nós gostamos muito de divulgar e compartilhar com vocês os conteúdos mais especiais e atualizados para aumentar o seu conhecimento e ajudar nos seus estudos!!

Então, peço que nos ajude a deixar esse trabalho ativo deixando seu comentário abaixo nos contando o que achou deste artigo

Ah! pode pedir sugestões de temas a vontade também!!! Isso guia o nosso trabalho e ajuda a melhorá-lo constantemente.

Curta, compartilhe e fique sempre conectado em nosso próximos blogs.

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Comentários
  • DELEON DO SACRAMENTO MENESES 01 out 2019

    Como posso usar os 4As, os 4Cs e os 4Ps em uma loja de calçados?

  • Maxi Educa 09 out 2019

    Olá Deleon, tudo bem? Primeiramente gostaria de agradecer o seu comentário, o seu acesso em nosso blog. Em relação a sua dúvida, informamos que não prestamos esse tipo de serviço, pois nossos blogs são de carater educativo, e com eles visamos auxiliar nossos leitores em seus estudos, e também auxilia-los a conseguir a aprovação em concurso público. Aconselho você a procurar um profissional de Administração de Marketing, para te ajudar a criar um plano de marketing para a sua loja de calçados, pois não podemos instrui-la como criar e utilizar esses planos sem conhecer o mercado em que sua loja atua. Mais uma vez obrigada, e estamos sempre a disposição para responder as demais dúvidas que surgirem, um beijo e até mais! Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Bruna 02 nov 2020

    Como posso usar os4 os para cria na comunidade

  • Maxi Educa 03 nov 2020

    Olá Bruna, tudo bem? A respeito de suas dúvidas, informamos que nossos blogs possuem caráter meramente informativo e voltado para concursos públicos, que é nosso foco maior. Inclusive você pode ficar de olho em nosso site https://www.maxieduca.com.br/, para caso abra algum concurso nessa área. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais