fbpx

AMOR CONCURSEIRO: a missão possível de conciliar a maternidade com os estudos

Por Angélica Calil 28 out 2019 - 6 min de leitura

Como mãe de três filhos que sou (isso mesmo, você ouviu bem, eu disse TRÊS!!!), quero aproveitar nossa conversa de hoje, para lhe dizer que sim, é possível conciliar a maternidade com a rotina de estudos para concursos públicos! É o que eu costumo chamar de “Amor Concurseiro”.

 

https://pixabay.com/pt/photos/cora%C3%A7%C3%A3o-livro-p%C3%A1ginas-rom%C3%A2ntico-3819685/

 

Maternidade ou Estudos? Eu escolho as duas opções!!!

 

MÃE é palavra pequena, mas com um significado infinito, pois quer dizer amor, dedicação, renúncia a si própria, força e sabedoria.

Ser mãe significa mudar a sua vida, seu tempo, seu pensamento, dar todo o seu coração e seu amor para levar seus filhos adiante e ensiná-los a viver.

Diante de toda essa exigência quanto ao tempo, cuidado e muita (mais muita mesmo) dedicação, ser mãe concurseira também agrega ainda a esse combo, foco e equilíbrio emocional, já que para lidar com a culpa, cansaço e a rotina dupla (ou tripla, no caso de mamães que também trabalham fora), será necessário a soma de mais dois elementos fundamentais: a perseverança e a disciplina.

Porém, não se preocupe, pois nós só não usamos capa, máscaras ou disfarces, mas a mim não restam dúvidas: Nós temos sim, superpoderes!

 

https://amaeimperfeita.blogs.sapo.pt/super-maes-imperfeitas-1-19391

 

Ter Foco, Equilíbrio Emocional, Perseverança e Disciplina…. Mas como???

 

1) Foco

Alcançar foco nos estudos significa definir e apresentar caminhos, abrir percepções e ajustar prioridades.

Quando lhe pesarem o cansaço da carga de tarefas diárias que a maternidade nos traz, e também o desânimo, ainda assim, não desista. Pare, respire e tente lembrar de sua prioridade, ou seja, passar em um concurso público.

Feche os olhos, visualize o rostinho do(s) seu(s) filho(s) e lembre-se que é por ele(s) também, que você está fazendo tudo isso. Quer foco melhor do que este? (Eu me derreto pelos meus).

 

2) Equilíbrio Emocional

Possuir maturidade emocional para lidar com adversidades, pessoas difíceis, baixos resultados, comandos agressivos, crises, estresses, etc., quando se é mãe e ainda mais, quando mãe concurseira, parece impossível (eu mesma já dei uma surtada várias vezes, rsrsrsrs). Mas acredite, essa missão é possível!

Comece reservando um tempo para descansar e relaxar, mesmo enquanto se divide entre estudar e ser mãe. O fundamental é não se esquecer que relaxar é tão importante quanto estudar. É nesses momentos de prazer que você consegue otimizar seu cérebro para prepará-lo para mais uma leva de aprendizado.

Aproveite essa pausa e dê um cheirinho, um super beijo e um abraço bem apertado no(s) seu(s) filhotes. Tem coisa melhor que isso? (Pera aí, vou lá fazer isso com os meus agora…..)

Pronto! Voltando…

 

3) Perseverança

Ser perseverante significa não desistir jamais. Possuir persistência, ou seja, capacidade de insistir até obter o êxito.

Pense no futuro melhor que você poderá proporcionar para sua família e terá certeza de que o sacrifício vale a pena.

Como sempre incentivamos nossos filhos a não desistirem em uma competição esportiva, em uma prova difícil, e em várias outras situações, imagine a carinha deles, nos admirando. Para eles, somos modelo de força. Eles nos enxergam como verdadeiras leoas.

Então, dê exemplo, e nessa selva do mundo dos concursos, lute até o final!

 

https://papodehomem.com.br/por-que-os-meninos-apegados-a-mae-se-afastam-dela-quando-crescem/

 

4) Disciplina

Você deve ser a mais organizada possível, planejando o seu trabalho de maneira eficiente.

Faça cronogramas, elabore ciclos de estudos e aproveite seu tempo ao máximo. Mesmo que você tenha se planejado para estudar à noite, se por acaso, surgir alguma oportunidade à tarde, como por exemplo, um soninho inesperado que seu filho tirou, seja forte, resista à tentação de deitar e dormir com ele e não pense duas vezes: aproveite e estude!

Assim você consegue adiantar e antecipar conteúdos, otimizando seu tempo de estudo (pois sabemos que esse tempo é raro, portanto, muito precioso). Não desperdice a oportunidade!

 

Como lidar com a CULPA

 

“Se eu pudesse aliviar o mundo de um sofrimento, seria o de remover as culpas indevidas que a maioria das mulheres carrega dentro de si, na função de Mãe”. Içami Tiba

 

O dilema de estar com a família e se sentir culpada por não estudar, ou estar estudando e ter a sensação de que está perdendo um tempo precioso com as crianças, é algo que mina as energias e promove pensamentos e emoções muito negativas na maioria das mães concurseiras.

De forma alguma você deve permitir que a preparação para as provas se torne um verdadeiro pesadelo em sua vida.

Mães são extremamente intuitivas, então, siga seu coração e nos momentos que decidir cuidar dos filhos ou naqueles que optar por não o fazer, jamais se culpe pela decisão tomada.

 

Peça ajuda!!!

 

Seja capaz de delegar tarefas de maneira assertiva, dividindo as atividades/responsabilidades para pai, avós, tios, padrinhos, irmãos mais velhos, babás, vizinhas, amigas, etc.

Confesso que para mim essa delegação é bem difícil, porém, bem pior é tentar assumir todas as tarefas sozinha, não dar conta e enlouquecer com isso. Ajuda é fundamental e deve ser sempre bem-vinda.

Desmistifique em sua cabeça, de uma vez por todas, e sem nenhuma culpa, aquela crença limitante de que você deve carregar sozinha o peso que a palavra MÃE traz perante a sociedade.

 

https://br.pinterest.com/pin/407505466256133310/?nic=1a

 

Você tem uma motivação enorme que é o “Ser Mãe”

 

Lembre-se que, em matéria de motivação, independente das dificuldades do dia-a-dia, você já tem uma vantagem enorme, que é o “Ser Mãe”.

Pense que a aprovação em um concurso público proporcionará um futuro estável e uma maior qualidade de vida para seus filhos, e utilize esse pensamento para te impulsionar nos estudos (Só não esqueça de dividir as responsabilidades e não se culpar pelas decisões tomadas).

Uma ideia super legal é escrever sua meta de aprovação em algum lugar bem visível de sua casa ou trabalho (de preferência o local onde você passa mais tempo) junto com a foto dos seus filhos, para que você possa lembrar a todo momento o porquê de todo esse sacrifício e dedicação. Que é por eles, para eles!

Até porque, vamos combinar, qual mãe já não adora ficar babando na foto dos maiores tesouros da sua vida, não é mesmo? Então aproveite, e junte o útil ao agradável!

Mas é claro que eu não poderia encerrar nosso papo sem deixar a foto do meu trio fantástico também. Olha aí, minha motivação diária!

 

https://emojiterra.com/pt/dedo-para-baixo-pele-clara/

 

 Gabriel, Giovana e Gustavo Calil

 

É com essa chuva de corações que eu termino este post. Espero que vocês tenham gostado. Curta, compartilhe, e deixe seu depoimento, nos contando um pouco da sua experiência também.

 

https://giphy.com/gifs/love-hearts-shurly-3o7TKoWXm3okO1kgHC

 

Aproveite e conheça o Maxi Educa. Podemos te ajudar também! Nossa missão é transmitir a possibilidade de aprender no seu tempo, do seu jeito, contemplando a diversidade e despertando um mundo de potencial que há em cada ser humano.

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais