fbpx

TUDO NA VIDA É FEITO DE ESCOLHAS, PORÉM UMA ERRADA ANULA UMA CERTA (CESPE)

Por Adriano Augusto Placidino Gonçalves 16 dez 2016 - 3 min de leitura

Com certeza você já deve ter ouvido falar da banca examinadora CESPE e de como são consideradas complexas suas provas. O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (CEBRASPE), denominado CESPE, tem se tornado uma das instituições mais respeitadas e também temidas, por aqueles que sonham em conquistar um cargo público.

 

 

concurseiro

 

Mas porque a banca CESPE é tão temida pelos concurseiros? A banca CESPE possui dois modelos básicos de provas, sendo um deles o de “múltipla escolha” (alternativas A, B, C, D e E) e o outro de “Julgamento de itens” (CERTO ou ERRADO), onde a indicação incorreta de uma resposta “ANULA” uma correta.

Alternativa certa ou errada

 

Como fica o famoso chute na banca CESPE…

 

 

Chute CESPE

 

Com esse método de prova a banca CESPE torna o famoso “chute”, muito mais difícil de ser utilizado pelo candidato. Por exemplo, em uma prova com 100 questões, onde você se preparou para o concurso e responde apenas o que sabe, consegue resolver 85 questões, deixa 15 em branco e erra apenas 5, soma um total de 80 pontos.

Por outro lado, em um segundo exemplo, imaginemos a mesma prova, onde você também se dedicou muito nos estudos, mas consegue responder com certeza apenas 80 questões, no entanto, para elevar sua nota você resolve se utilizar do famoso “chute” nas outras 20 questões que tinha deixado em branco. Destas, você acerta mais 5 e erra 15. Supondo que você mandou muito bem na resposta das 80 questões e acertou “TODAS”, somadas a estas 5 alcançadas pelo chute você teria 85 pontos, e estaria muito perto da aprovação. Contudo, você errou 15 questões, perdendo, com isso, 15 pontos! Deste modo, sua nota final será de 70 pontos.

Note, que no segundo caso, se você não tivesse utilizado o chute, teria as mesmas condições e estaria concorrendo em igualdade com o candidato do primeiro caso.

Por isso, a orientação para esse tipo de prova, onde cada resposta errada, anula uma certa, é melhor na DÚVIDA não assinalar nenhuma alternativa!

Existem algumas outras correntes, que orientam o contrário, desenvolvendo diversas técnicas, baseadas no equilíbrio de respostas certas com as erradas, entre outras, contudo, acreditamos que a melhor técnica é conhecer bem o estilo da prova realizada pela banca, estudar e não se arriscar.

 

sucesso

 

 

A banca CESPE tem adquirido muito respeito e tem sido uma das bancas mais utilizadas pelos órgãos públicos, tendo em vista que ela valoriza muito o conhecimento dos candidatos, sendo muito coerente em suas questões, exigindo exclusivamente os temas que foram indicados no Edital.

Com isso, pode ficar despreocupado que o que foi cobrado no Edital, certamente cairá em sua prova, não sendo em vão todo seu estudo e preparação.

Como em qualquer outra área de nossa vida, para alcançar o sucesso almejado, não existe uma formula mágica, é necessário trabalho, esforço e dedicação!

E ai se interessou pelo assunto? Quer se preparar com os melhores conteúdos e estar pronto para enfrentar qualquer banca examinadora? Então, não deixe de conhecer nossos materiais no site: www.maxieduca.com.br

E não vá embora antes de deixar seus comentários, dúvidas e dicas aqui, para que possamos continuar contribuindo com informações e novidades que irão te ajudar na busca da tão sonhada aprovação em um concurso público.

Boa sorte em sua caminhada rumo a aprovação em um concurso público!

 

 

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais