fbpx

Métodos eficazes para você mandar bem na hora da prova aproveitando seu tempo e conhecimento

Por Paula Bidoia 29 mar 2017 - 3 min de leitura

Eis que chegou o tão aguardado dia de fazer a sua prova e o medo muitas vezes acaba tomando o lugar da confiança. Como vencê-lo nessa hora?

Como vencer o medo e conseguir a confiança

Saiba que não é fácil, porém é necessário manter a calma. Para que você não seja surpreendido na hora da prova, lhe daremos alguns macetes que você deve levar consigo para a vida toda, temos certeza que essas dicas podem contribuir com o momento da sua prova.

Um dia antes da prova…

 

 

Um dia antes da prova

Revise rapidamente as matérias, se já estiver com algumas delas afiadas, vá para aquelas que ainda lhe passam um pouco de insegurança. Passar os olhos sobre a matéria um dia antes pode salvar aquela questão que te desclassificaria do certame.

Tome muita água, esta é a fonte natural que vai hidratando seu corpo. Quanto a café, chá, chocolates eles também são bons para manterem sua mente acordada, porém isso é de acordo com a necessidade de cada pessoa.

Leia mais uma vez o edital e separe os materiais que devem ser levados. Se está pedindo caneta preta, com tubo transparente, não apareça no dia com caneta azul, pode ser que no local não seja fornecido material e não tenha como você conseguir o correto.

Planeje, ainda na véspera, como chegar ao seu local de prova, nem sempre ela é feita em locais que conhecemos, portanto traçar uma rota, a maneira como se conduzir até o local já não será um quebra cabeça para o dia.

Planeje como chegar ao local da prova

Durma cedo, de preferência de 6 a 8 horas, pois como você vem se preparando há um bom tempo para a prova e com certeza acabou dormindo tarde muitos dias, essa é a hora para manter o seu corpo e seu cérebro descansados.

O que você não deve fazer na véspera da sua prova…

 

 

O que nao fazer na vespera da prova

 

Nada de ir ou dar festas na véspera de sua prova, o resultado do outro dia é lamentável. Seu corpo vai estar muito cansado e toda a sua preparação vai para o ralo.

O uso de bebidas alcoólicas deixa seu organismo mais preguiçoso e ainda que você chegue na hora exata para fazer seu concurso, pode acontecer de ficar pensando nos momentos da noite anterior. Lembre-se: foca na matéria!!!!

 

Enfim, o grande dia da sua prova. Leia e releia mil vezes nossa orientações

Leia e releia

Se você seguiu as dicas do dia anterior, nada de ficar desesperado porque não vai te ajudar, relaxe, com medo ou sem medo você tem que encarar, então, vá sem medo.

Alimente-se bem antes de ir para sua prova e leve água ou algum alimento que não atrapalhe as demais pessoas que estiverem fazendo a prova, pois barulhos repetitivos acabam desconcentrando os demais.

Para os que vão fazer a prova no período da manhã, temos outra dica, acorde bem antes do início da sua prova para evitar correrias, certificar-se que pegou todo o material que tem que levar para fazer seu concurso.

 

Enquanto estiver fazendo a prova

 

 

Cada um tem uma estratégia para fazer a prova, porém alguns cuidados devem ser tomados.

Geralmente as carteiras já estão marcadas com o nome do candidato, confira se a carteira se adequa às suas necessidades (destro e canhoto).

Como você ainda está com a mente fresca e tem muita matéria dentro do seu cérebro, o melhor é resolver as questões que tenha mais afinidade, não perca muito tempo em questões que você não sabe muito bem.

O que fazer durante a prova para descansar seu cerebro

O bom estrategista é aquele que sabe controlar seu tempo, portanto, fique de olho nas horas que vão passando, geralmente o aplicador da prova faz a anotação do tempo transcorrido.

 

Nada de ficar olhando a prova do vizinho, a “cola” pode ser sua pior escolha, pois as questões geralmente não estão na mesma ordem.

Sentiu canseira? Normal, tenha a noção que seu cérebro cansa e precisa se recompor, dê uma respirada, tome água e vá ao banheiro. Mas cuidado, não vá ao banheiro de meia em meia hora porque ai você não vai conseguir concluir sua prova.

 

Assim como você precisa de um tempo para as questões, vai precisar reservar um tempo também para o gabarito. Não seja aquela pessoa que deixa para o último momento passar todas as questões.

Passe a prova para o gabarito

Esperamos que tenha gostado dessas dicas, claro que você tem suas particularidades, e se achar alguma outra importante que não tenhamos listado, deixe aqui como sugestão para as demais pessoas.

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais